Tudo Menos "normal"

Tudo Menos "normal" Nora Raleigh Baskin

Resenhas - Tudo Menos “Normal”

LuciyM 11/09/2013

Amei, é um livro sensível, gostoso de ler e com uma mensagem linda no final, perfeito.
A autora nos envolve na história do Jason a tal ponto que me senti dentro da pele dele, vivendo os conflitos dele (alguns que todos temos), vendo através dos olhos dele como o "normais" não enxergam o que realmente importa.
Além disso, Jason é escritor em um website, então dentro do livro há uma mini história que reflete os desejos dele.

Gabi 14/03/2021

bom
O livro tem uma premissa bem legal, me chamou atenção pq é muito parecido com passarinha outro livro que gostei muito, mas a diferença é que o livro não entrega o que a sinopse diz. Talvez se eu não tivesse lido a sinopse eu teria gostado bem mais.

Lirieudo 12/07/2020

Interessante para aqueles que querem compreender o autismo.
Quem convive com um autista sabe que não é fácil estimular essas pessoas. Enquanto professor de uma autista, sei quão difícil é fazer com que ela desenvolva as habilidades. Através do Livro pude compreender melhor como é a percepção de um autista e por intercalar essa leitura com um Livro técnico sobre autismo enriqueceu mais ainda a experiência, ao conseguir identificar na narrativa os comportamentos típicos dessas pessoas.

Dressa Oficial 10/01/2014

Resenha - Tudo Menos Normal
Olá, tudo bem com vocês ?

Hoje venho trazer a resenha desse livro que comprei em uma promoção por R$6,00

É uma narrativa de Jason Blake ele gosta de escrever histórias e ler histórias narradas em primeira pessoa então escreve a história dele em primeira pessoa.

Jason Blake tem 12 anos e tem autismo ele conta como é o seu dia a dia na escola, com os médicos que atendem ele como terapeuta ocupacional e psicólogos.

Jason as vezes fica muito nervoso e não consegue se controlar fazendo alguns movimentos estranhos com as mãos e ele não consegue encarar as pessoas nos olhos, acha que não tem necessidade de olhar para a pessoa pois não saberia reconhece-las.

Jason se mostra um menino muito inteligente e demonstra o autismo como uma doença involuntária, ou seja apesar de ele ter algumas crises que não possui total controle do seu corpo ele pensa em muitas coisas e tem noção de tudo que acontece ao seu redor só não consegue demonstrar isso em suas atitudes.

Ele percebe que as letras que aprende na escola se faladas de forma trocada podem magoar as pessoas.

Pagina 78
Títulos. Nomes. Mais palavras, as mesmas vinte e seis letras colocadas juntas que às vezes magoam as pessoas e às vezes não.

Jason publica uma fan fics na internet e recebe um elogio e contato de uma menina que posta na rede, ele fica todo feliz com essa nova amizade, fica sabendo que vai rolar um encontro desse site com os participantes, sua família decide dar de presente um ingresso para esse encontro e então a possibilidade dos dois se encontrarem pessoalmente aparece.

Página 84
Sinto muito, papai. Sinto muito que você esteja tão triste comigo.
Tudo o que você precisa fazer é mudar uma letra e o mundo todo fica diferente. Como as pessoas. Eu gostaria de poder mudar uma letra e tornar tudo melhor.
Mas não posso, papai.

O livro é legal mas como aborda apenas uma passagem na vida de Jason não achei que me prendeu muito mas me passou uma outra imagem de quem sofre de autismo.

Beijos

Até mais ...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/01/resenha-tudo-menos-normal.html

kari 21/06/2020

Uma história de um menino autista que mostra como ele vê o mundo e como ele sente as coisas, o que para muitos seriam estranho e diferente, mas para ele é só a maneira como ele processa tudo.
Este livro passa uma mensagem muito importante, pois conseguimos entender o que passa da cabeça de Jason, porque ele tem as atitudes que tem, o que era estranho, passa a ser normal visto de uma perspectiva diferente, a sociedade rótula como as pessoas devem agir, mas os atípico não entende e nem obedece essas regras pois simplesmente são o que são, apenas não existem esteriótipos.

cris.leal 11/07/2017

Sobre autismo...
Jason Blake é um gênio da escrita criativa. Ele tem 12 anos, mora com os pais e um irmão mais novo. Frequenta a escola, mas não tem muitos amigos, na verdade ele é muito sozinho devido a sua baixa capacidade de comunicação e socialização. Jason é autista. Mas ele acaba encontrando um pouco de compreensão quando cruza com Phoenixbird (Rebeca), uma garota que publica histórias no mesmo website que ele. Os dois iniciam uma amizade baseada em e-mail.

A chance de conhecer a garota pessoalmente, aparece quando ele ganha dos pais uma ida à convenção do site. E é aí, então, que Jason começa a se preocupar, por temer que a menina que ele deseja que seja sua primeira amiga de verdade (e talvez até mesmo namorada), o julgue apenas pela aparência, não se esforçando para enxergá-lo como realmente é.

A história é inteiramente contada do ponto de vista de Jason, dando uma ideia clara de como ele vê o mundo e mostrando a sua determinação de ser ele próprio num mundo onde não se encaixa. Um dos aspectos mais comoventes da história é a relação entre Jason e seus pais. Vale a pena conferir.

site: http://www.newsdacris.com.br/2013/08/eu-li-tudo-menos-normal.html

Rafa 02/03/2021

Uma visão tão particular do mundo! Tão intensa, mas também tão "simples". Fico perguntando, se não somos nós quem complicamos demais, em tentar concertar tudo, principalmente em relação as pessoas.

Vicky 26/05/2021

Muito bom!
O final não e lá essas coisas, mas passa a mensagem que o livro todo tenta passar desde o início e isso já é ótimo. Enfim, adoraria tê-lo em minha estante.

Manuela.Cavalcanti 20/07/2020

O mundo do autista
Acho super interessante como o livro se apresenta, quanto à questão do leitor saber se adaptar ao mundo do autista e não o contrário. Afinal, todo mundo gosta de ler e perceber as coisas na sua língua própria, não é mesmo? Achei essa sacada da escrita muito massa no livro.

Porém, fui com muita expectativa para a leitura desse livro. Esperei muito até a história engrenar, coisa que só aconteceu na metade do livro. Achei a escrita um pouco confusa também, porque ele é dividido em partes que têm lapsos temporais. Depois, no capítulo seguinte, ele volta para a continuação do trecho do capítulo anterior... Não sei se curti muito esse estilo de escrita. Sem falar que no final eu só tava interessada em ver o que ia acontecer entre ele e Rebecca.

É legal, no entanto, ver como o livro mergulha nos pensamentos do menino. As pessoas ao redor dele não o entendem, não compreendem o modo dele agir. Isso porque ele não fala muito. Os pais precisam deduzir algumas coisas a partir do comportamento do garoto, o que fica meio difícil, porque erram muitas vezes nesse palpite.

É fofinho também o jeitinho do garoto de estar apaixonado.

Débora Castro Alves 21/07/2020

Leitura interessante, mostra o universo pela visão do autista, seus sentimentos e anseios, como se relaciona e se refere às coisas e pessoas.
É uma aprendizado importante de inclusão social.

Marcela204 10/09/2020

Muito boa, mas não funcionou para mim.
É uma história delicada, porém tinha maiores expectativas. O personagem é bem construído, mas esperava mais da sua relação familiar ou até mesmo com os colegas de sala.

O enredo é bem centrado no seu talento com as palavras e escrita e na amizade virtual encontrada, porém ficou faltando alguma coisa. Uma emoção a mais? Um aprofundamento dos problemas? Achei um pouco superficial.
Acho que li esperando algo do tipo "Passarinha", mas não foi o que encontrei.

No entanto, a história é muito boa se você conseguir se conectar realmente com Jason.
Uma pena que para mim não deu muito certo...

caua 09/09/2020

O LIVRO e muito bom, fala sobre um garoto que foi diagnosticado com autismo, e ele conta como e o seu dia a dia. Para mim essa leitura foi muito rápido, a autora sabe como fazer você ficar preso na historia PARA saber o final.

Clarissa 14/02/2021

Aquele sobre empatia
Esse livro me fez refletir muito sobre o que é ser normal.

Igual ou diferente a que exatamente alguém precisa ser para estar no padrão?

Acredito que sou uma pessoa melhor depois de ouvir o Jason e através dele conhecer o Bennu.

Jussara 08/08/2020

Trechos do livro
"Sou como uma folha sobre um rio, sendo levada pela água, não exatamente flutuando, nem exatamente afundando. Então, não posso parar e não posso controlar a direção que estou tomando. Posso sentir a água, mas nunca sei para onde estou indo."

"Nunca vemos a nós mesmos da maneira como as outras pessoas nos vêem."