A Mão e a Luva

Machado de Assis

Resenhas - A mão e a luva

Felipe1503 15/03/2024

É Machado de Assis!
Machado de Assis não precisa de muita recomendação.

Está grato e curioso com essa leitura!

"Veja o leitor: - curiosidade e gratidão; - veja se há duas asas mais próprias para arrojar uma alma no seio de outra alma, - ou de um abismo, que é às vezes a mesma coisa."

A mão e a luva - Machado de Assis

LaAs183 14/03/2024

Machado é Machado!
Um romance simples e muito fluido, mas que mostra com maestria muitas facetas distintas do sentimento/comportamento humano. E tem um desfecho que culmina na reflexão de que alguns privilégios são dados mais a quem sabe viver do que aqueles que realmente merecem receber.

Annyele3 11/03/2024

O livro é bom, mas só pra quem gosta de literatura clássica.Se você quer começar a ler clássicos não comece por esse.
Talvez por ter sido a verção condensada o livro não teve tanta graça, eu previ o que iria acontecer muito fácil e achei o romance sem sal.
Tenho teorias que o livro original e muito melhor que esse adaptado, faltou foco nos sentimentos de Estevão e na depressão clássica do estilo Romântico.

Natalia 10/03/2024

Chato
Foi a primeira vez que li Machado de Assis, não achei difícil a leitura, entretanto não é meu gosto. Achei bem chato.

Jv02 06/03/2024

Bela escolha
Gostei muito da apresentação dos personagens, uma escrita belíssima de encantar realmente. A narrativa sempre levanta muitos pontos então a todo momento da vontade de ler mais um capítulo e saber o que pode ter acontecido ou sobre as atitudes dos personagens que são muito impulsivas o que fez a paixão de Jorge e Luís Alves chegar a Guiomar. Fiquei bem satisfeito com o final por um momento achei que ela poderia largar tudo e não querer se casar ou então se casar com Estevão por causa do encontro no jardim mas como foi dito se ela está feliz com a escolha dela então essa foi realmente a melhor.

Elizabeth 02/03/2024

Feito para o outro século
Um livro feito para uma mulher sonhadora da época. Não gostei, machista, ele fala para leitora, não gostei dele aparecer como narrador do nada.

Ingledy.Costa 23/02/2024

?Tudo é aliado do homem que sabe querer?
Ler Machado sempre é uma experiência satisfatória, infelizmente passei muito tempo de vida não dando a devida atenção para as primeiras obras escritas? mas desde o início ele já se mostrava ser o que é: um dos maiores escritores da literatura mundial.

A história é envolvente, os personagens foram muito bem trabalhados, são interessantíssimos, além disso, o livro nos proporciona boas reflexões para a vida pessoal e, até mesmo, profissional.

O que falar de Guiomar? Quanto mais a conhecia, mais a admirava? Adoro o protagonismo feminino das obras machadianas. Enfim, um livro que implora para ser lido!

mafe 17/02/2024

Gostei! Achei que não teria muito interesse pela obra, mas me surpreendi ao apreciar a leitura. Para mim o final foi prazeroso e um tanto surpreendente, pois imaginava que o desfecho seria outro. Não é um livro extremamente encantador ou algo assim, mas é agradável.

Juliana 17/02/2024

A mão e a luva.
Uma história de amor que tem como cenário belas chácaras a beira mar no Rio de Janeiro. Nos envolvemos no desespero de Estevão ao tentar conquistar o amor de Guiomar que no decorrer da leitura vai revelando sua personalidade.

Isa_04 16/02/2024

Esse é um livro curtinho de Machado de Assis, até rápido de se ler, mas sempre bom ler devagarzinho mesmo, contemplando cada detalhe. Creio que ao ler esse livro cada pessoa irá se identificar com algum personagem. No momento que escrevo, acho que me sinto como o sr. Estevão, por achar que poderia amar alguém e esse alguém poderia me corresponder, mas nada acontece como desejamos. Creio que dentro de mim cabe um ser intenso como ele, que se apaixonou em um momento que poderia pensar que isso não aconteceria, que pensou que isso passaria, mas acabou reacendendo algo dentro de si com o passar do tempo. Estevão foi um homem corajoso e forte. Corajoso por ir atrás, mesmo sabendo que poderia ter um não. Forte ao final para superar aquilo que não teria, forte por ter controlado seus pensamentos e continuar a viver. Afinal a vida continua, apesar dos pesares, apesar dos desamores vividos. Olho para Estevão e penso se não seria como eu, um alguém melancólico e intenso ao mesmo tempo, seria um paradoxo ou não, essa situação. Afinal, quem é você dentro dessa história?

“ Amores não se encomendam como vestidos; sobretudo não se fingem, ou não se devem fingir nunca.”
Maria 16/02/2024minha estante
Que resenha gostosa de ler!!

Karoline141 11/02/2024

Uma novela de época
Gostei da leitura. No começo não estava me prendendo, mas conforme fui conhecendo Guiomar e a sua personalidade, aquilo foi me deixando curiosa. Gostei de como o autor conseguiu passar e transmitir os costumes da época.
Tive a sensação de estar lendo/assistindo uma novela de época.

Luana_Corazza 09/02/2024

Rápido e extremamente bem escrito (óbvio)
Uma história "simples" mas contada de um jeito que só Machado de Assis conseguiria. Genial.

Adoro como ele fala com os leitores em muitos momentos e como todos os personagens são bem ambientados, mesmo que com poucas páginas disponíveis para isso.

swaturno 01/02/2024

São como a mão e a luva, feitos um para o outro.
Esperava mais do final mas é um ótimo livro, foi a leitura mais demorada que já fiz, levei um ano pra terminar.