A Mão e a Luva

Machado de Assis

Resenhas - A mão e a luva

Isabella.Betoni 01/02/2024

Machado de Assis
Quando sai escola pensava que esse homem era um chato. Mas dei outra chance aos 20 anos, com mais maturidade e por vontade própria, e como foi bom para mim! Esse já foi meu 4º título e ele nunca decepciona, somente surpreende!

Erica 28/01/2024

No século XIX já existia talarico
"A Mão e a Luva" é uma obra de Machado de Assis que nos leva a um passeio pela sociedade carioca do século XIX, onde intrigas amorosas se desenrolam como um enredo de novela. O autor habilmente tece uma trama na qual personagens perseguem o amor como se fosse o último brigadeiro na festa. Com reviravoltas tão inesperadas quanto um plot twist em uma comédia romântica, a história nos faz questionar se o destino dos protagonistas é realmente predeterminado ou se Machado estava apenas jogando dados literários. Se você gosta de romance e uma pitada de ironia, este livro é a dose certa. Machado não decepciona nunca em surpreender o leitor.

Bdoida 24/01/2024

São como mão e luva, feitos um para o outro
O romance de Machado toca as almas alheias, a delicadeza que ele desenvolve a índole dos personagens e suas ambições diferencia o homem do menino, sua desenvoltura com as palavras é algo fenomenal.
A história em si é cheia de relacionamentos complexos que começam a eclodir diante das relações amorosas de Giomar, quais os motivos que levam ao amor ? Quais são os verdadeiros segredos do coração e como ele age ? Tudo é implícito e bem trabalhado , vale a pena morrer pelo luxo de não ser amado ?
Esses questionamentos tornam a obra o esplendor que ela é.
Confesso que você irá rir demais com os pensamentos da personagem, e ficar sentimental pelos amores absurdos de Estevão. Uma ótima leitura digna do autor.

Gabriel.Faria 22/01/2024

A forma como Estevão, Jorge e Luís Alves agem ensina muito a postura correta de um homem. Com Luis Alves aprendi que um homem deve ser resoluto e ambicioso! Com Estevão e Jorge aprendi aquilo que um homem não deve ser!

Fico encantado com a escrita de Machado de Assis... Já li a sua primeira obra, Ressurreição. Acabei de ler a segunda e certamente lerei o terceiro, quarto até o último.

Dubac12 25/12/2023

Protagonismo fluido
No geral, a leitura foi tranquila. Esperava uma escrita mais difícil de acompanhar, mas tirando umas expressões, consegui que a leitura fluísse. A grande virada de chave, para mim, foi a mudança de protagonismo: começa com foco no chorão e depois ele se torna um personagem bem secundário. Isso foi algo que eu não esperava e dificilmente vejo em um livro. O problemma é essa ideia do romance em que a personagem "ama" a outra sem nem ter conversado direito. Acho um completo absurdo, mas tento interpretar como algo da época em que foi escrito. Algo assim escrito hoje não funcionaria para mim.

valentina 23/12/2023

Uma história de romance levemente não convencional maravilhosa de Machado, com uma protagonista feminina bastante moderna e muito bem escrita. O livro foi originalmente publicado em folhetim, e imagino como deve ter sido divertido ler na época, com o diálogo que Machado estabelece entre o narrador e as leitoras (no feminino mesmo, como está no livro) ao fim de cada capítulo

Leitorconvicto 20/12/2023

Parece romantismo, mas não é
Li pela primeira vez essa obra, na escola, não queria reler o Memórias que era a outra escolha. Grata surpresa, livro incrível, com aquele toque ácido do Machadão?

helenaslodk 14/12/2023

Achei a leitura ótima, no entanto nem parece Machado de Assis. Depois pesquisando vi que foi um dos primeiros livros dele, o que explico o caráter um tanto romântico da história.

É uma leitura super curta, linguagem tranquila e envolvente. De fato é bem romântico e as críticas sociais que eu estava esperando não apareceram.

Ed.Costa 13/12/2023

?A Mão e a Luva?, de Machado de Assis, é um romance que mergulha nas complexidades dos relacionamentos e nas nuances da sociedade carioca do século XIX.

A trama gira em torno de Guiomar, uma mulher forte e determinada, e seus pretendentes, Estêvão e Luís Alves.

O enredo habilmente explora os conflitos entre amor e convenções sociais, revelando as escolhas difíceis enfrentadas pelos personagens.

Com a maestria característica de Machado de Assis, a obra oferece uma análise perspicaz das relações humanas e das tensões sociais da época.

Bom? porém, não é uma das melhores obras de Machado.

missi-dominique 05/12/2023

Nasce uma estrela ?
A mão e a luva é o segundo romance de Machado de Assis. Publicada pela primeira vez em 1874 no O Globo, a obra marca a estreia do autor como folhetinista de jornal.

No romance, um jovem sonhador chamado Estêvão se apaixona por Guiomar - uma moça graciosa e senhora de si mesma -, com quem deseja se casar. Seu amigo, Luis Alves, é o seu confidente-consolador, ajudando-o na dura missão de lidar com seu agudo sentimento pela moça e a decifrar suas intenções. Estêvão tinha muitos competidores, contudo seu coração ingênuo jamais imaginaria o verdadeiro inimigo a enfrentar: o jogo das relações sociais burguesas do sec. XIX. Quem ganha o coração de Guiomar? Esta é a pergunta que embala a leitura desse romance.

Como a obra foi entregue à publicação capítulo a capítulo, não me sinto de todo confortável para avaliá-la. Segundo o próprio autor, esse não era seu método de produção habitual. Creio que a urgência da entrega possa ter influenciado o desenvolvimento da trama.

A despeito disso, Machado nos entrega já nessa fase inicial um surpreende prelúdio do que mais tarde viria a ser o selo do seu estilo literário: construção textual concisa; diálogos com o leitor; personagens femininas fortes, sagazes e ambíguas; crítica realista à sociedade de seu tempo; ironia.

Aos amantes de Machado de Assis, vale muito a pena se aventurar nessa obra, é gostoso ver que o que sempre foi bom conseguiu ficar ainda melhor com o passar do tempo. A descrição psicológica das personagens, por exemplo, já era impecável.

Por outro lado, um ponto fraco dessa obra é não desenvolver bem personagens secundárias que, a meu ver, se faziam essenciais para um andamento mais dinâmico da novela. A personagem Mrs. Oswald, por exemplo, teria um potencial enorme de provocar reações diversas nos leitores, trazer o "fogo no parquinho".

Finalmente, apontados e justificados os pontos fortes e fracos, desafio o leitor a terminar a leitura sem desejar que o fim fosse outro. A leitura envolve de maneira que criamos vários desfechos paralelos à nossa maneira, dá vontade de bater no Machado às vezes, mas isso não tira de maneira alguma o brilho do triunfo impiedoso do desfecho do autor.

Mariana 05/12/2023minha estante
Adorei ?????????? Já quero ler!! Saudades de ler algo dele

Pri.Kerche 05/12/2023minha estante
Missi, amei sua resenha. Deu mais vontade de revisitar essa história. Vou começar a leitura assim que puder. O livro já passou na frente da fila toda?

missi-dominique 05/12/2023minha estante
@Priscilla fico super feliz que tenha te incentivado, amei ?

missi-dominique 05/12/2023minha estante
@Mariana jurava que eu tinha respondido esse comentário, mas se repetir foi bug do skoob, perdão. Respostando:

Tô com dois livros dele aqui engatilhados, naquela indecisão se leio ou não, mas até aqui nunca me decepcionei ? super te incentivo a ler sim

Pri.Kerche 05/12/2023minha estante
Quais os livros engatilhados Missi? Por que indecisão?

missi-dominique 05/12/2023minha estante
Priscilla, os livros são Memorial de Aires e Esaú e Jacó, a indecisão eu acho que é por não saber muito bem o que esperar deles. Sei lá, medo de me decepcionar a primeira vez com ele? Bobeira, né? ?

Pri.Kerche 05/12/2023minha estante
Machado nunca decepciona. Já li os dois, mas faz mto tempo. Lembro de ter gostado mais do Memorial de Aires. Mas não significa q nao gostei de Esaú e Jacó. Sou suspeita qt o tema é Machado?

missi-dominique 05/12/2023minha estante
Siimm, também sou suspeita e os que eu já li tem muitíssimo tempo. Dá até vontade de ir relendo/lendo cronologicamente (os que eu tenho, claro), tem coisa que eu realmente já esqueci

dhezinha 06/12/2023minha estante
já adicionei na minha listaaa