Noites Brancas e A Árvore de Natal na Casa de Cristo

Noites Brancas e A Árvore de Natal na Casa de Cristo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

m.dalri 29/05/2024

Amo o quão emocionados todos os personagens são. A história é maravilhosa, fluida e reflexiva. Enfim meu novo sonho de vida se tornou conhecer São Petersburgo.
Ayla 29/05/2024minha estante
Comecei a ler esse mas não continuei. Tem algum desfecho inesperado?

carina182 30/05/2024minha estante
Também terminei hoje eu amei

carina182 29/05/2024

Eu gostei muito do livro foi o meu primeiro livro de literatura russa e eu gostei muito, a história é muito intensa, acontece tudo rápido. A escrita é muito boa.

DebsMonte 29/05/2024

Ah
A escrita é muito boa, mas não é um livro que eu gostei totalmente. Dois jovens sonhadores e desesperados em 4 noites em Petersburgo? Eu só não estava preparada para tanto desespero e 4 noites me pegaram demais. Hahahaha

Pretendo ler outras obras do autor, principalmente ?Crime e Castigo?.

Eloise.Abreu 29/05/2024

Primeiro livro o Dostoievski
Meu Deus que livro maravilhoso me prendeu do início ao fim, os personagens são cativantes, pretendo ler mais livros desse autor tão bem falado da literatura

Renata Cavalcante 29/05/2024

Gostei bastante
Ahh gostei dessa história. Mas que final foi esse? É um livro curto e fácil de ler. Passei um tempinho na Rússia, mas já voltei kkkkk. Até parece que eu havia sido teletransportada pra lá. Gostei muito da história.

Aqlabia0 29/05/2024

É meio irônico que esse livro tem alguns parágrafos que chegam a 6 páginas e eu ainda achei pouco. Queria mais.

Mrlaf 29/05/2024

Que mais? Certo dia, encontrei o Fedossiéi Nikolaitch, queriadizer bem na cara dele: canalha?? E aí?? Aí, senhores, sei lá por quê, não disse nada!

esse final gostei não

Michelle.Damacena 29/05/2024

O começo me deu sono, porque o Sonhador é um pouco difícil de ser entendido, parecia que ele tava batendo a cabeça no teclado e não fazia diferença o que ia ser escrito, maaaas no decorrer da história fica mais fácil.
A Nastienka é outra que dá pra sentir um pouco de raiva, mas depois de entender tudo não podemos julgar a querida. São dois solitários desesperados pelo amor e por alguma emoção na vida. Ela o engana, mas também se engana e o faz por temer não encontrar outra pessoa que esteja disposta a amá-la.
Se você se desapegar do lapso temporal do livro (um amor acontecendo em três dias), para além da empolgação da pra ver beleza nesse encontro.
O final achei muito bonito, em que o Sonhador mostra que sente e entende verdadeiramente o amor, desejando apenas a felicidade da amada, mesmo sendo a sua própria infelicidade resultado disso.

Eduardo1737 29/05/2024

Noites Brancas
Data de leitura: 24/05 à 28/05

Sinopse:

?Noites Brancas? é mais um romance sentimental escrito por Fiódor Dostoiévski, o livro vai narrar a história de um jovem garoto chamado Sonhador, em mais um de seus dias na cidade de Petersburgo, no período das ?noites brancas?, onde o sol não se chega a pôr por completo, oferecendo entardeceres intermináveis ao longo de toda a noite. Nestas duas noites ele acaba conhecendo uma moça chamada Nastienka que estava esperando o seu amado que era inquilino da residência de sua avó, ele desenvolve uma paixão não recíproca por ela. O personagem acaba desenvolvendo uma ar de melancolia ao não poder ficar com sua amada, por seu amor ser platônico.

Crítica:

?Noites Brancas? não é aquela obra que vai te instigar a ler e devorar cada página por conta do enredo, e sim por conta da forma lúdico, delicada, poética e melancólica que Dostoiévski descreve cada frase, sendo a principal característica dos protagonistas. A forma como o autor descreve cada sentimento, a profundidade da dor dos outros e os sonhos e anseios é o principal ponto positivo de ?Noites Brancas?. Uma crítica que tenho é exatamente por o livro ser um tanto utópico, muito pela relação excessivamente dramática e irreal entre Sonhador e Nastienka, além do livro fugir um pouco do enredo e ser muito descritivo.

Conclusão:

?Noites Brancas? é sem sombra de dúvidas uns dos melhores livros para se iniciar na literatura russa, é um livro leve, curto e emocionante, com uma escrita fluida e sentimentalista.

Pontuação:

Escrita: 5/5
Personagens: 3/5
Enredo: 2/5
Fluidez: 5/5
Resultado: 3,5??

G2bri3la 29/05/2024

Sinceramente...
Eu acho que sou muito amargurada porque terminei a leitura com ódio, real.
Esse livro me destruiu, 5 estrelas!!

Jonas.Doutrinador 28/05/2024

Bonitinho, mas...
Não me surpreendeu, talvez porque eu já mergulhei mais profundamente na literatura de Dostoiévsk, este livro não me surpreendeu tanto. Todavia, da pra entender porque muitos apontam essa obra ser o carro chefe pra poder entrar no universo dostoievskiano, leitura leve, fluida e com muitos diálogos com boas reflexões existencialistas. Não gostei do final, pois achei ele bem clichê, mas creio que isso se deve por já ser mais familiarizado com obras mais profundas.

marieduarxdaff 28/05/2024

Porta de entrada
Por mais louco e bizarro que Noites Brancas sejam, eu gostei, jurei que ia ser um livro que eu ia abandonar mas não, gostei muito.

iszbellz 27/05/2024

Noites Brancas ?
Que linda depressão esse livro é! Além de muito poético e melancólico, é incrível ver os pensamentos de um homem solitário mas muito sonhador. Inclusive, me identifiquei com o mesmo mais do que queria...

?Não sei ficar quieto quando o coração fala dentro de mim.?

?Sou um sonhador; tenho tão pouca vida real, é tão raro contar com minutos como este, como agora, que não posso deixar de repetir esses momentos em sonhos.?

?Se não há outra vida, é preciso construí-lá a partir desses próprios fragmentos.?

?E você se pergunta: onde é que estão os seus sonhos? aí você balança a cabeça e diz: como os anos passam depressa!
E outra vez se pergunta: o que foi que você fez com os seus anos? onde você enterrou sua melhor época? Você viveu ou não viveu? Olhe, você diz a si mesmo, olhe como o mundo está ficando frio.?

?É fácil se apaixonar por uma ideia.?