Noites Brancas

Noites Brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

viviandeandrade 01/05/2024

Noites Brancas
Noites Brancas é um conto de Dostoiévski que foge ao formato e habitual de seus textos mais expressivos, mas que não perde em nada quando se avalia a profundidade psicológica que com que o autor trabalha seus personagens.

A história entre o narrador-personagem e Nastienka é um súbito e romance entre uma adolescente do século 19 e um jovem rapaz solitário, que se vê devotado e apaixonado por alguém que ama outro homem.

É um romance para todos os tempos. Um passeio noturno pelas gelidas ruas da Russia do seculo 19.

Mary 01/05/2024

Noites brancas
Confesso que estava achando o livro bem chato, pq o personagem principal parece q não vai parar de falar nunca (e eu acho q ele é o prefeito da coitadolândia) aí ele conheceu Anastácia e pensei q ela ia alegrar a vida dele e pá, mas a mulher terminou de destruir a vida do coitado. fiquei com muita dó dele, por mais q tenha achado ele um pouco irritante ninguém merecia aquele final.

eucherrie 01/05/2024

Opiniões divididas, mas pra que?
Vejo muita gente recomendando esse livro, como um bom pra começar a literatura russa e sinceramente, é mesmo. Ele é fácil, curto e rápido, porém ele não é tudo aquilo que muitos dizem e nem sem graça como outros também falam.
Ele é um livro básico e um romance daqueles simples, não tem nada demais, o eu lírico é emocionado demais, mal conheceu ela e já ama (desespero pra se casar) e a mulher também não é das melhores (desesperada também, vai entender se ler, já que não vou dizer muito pra não dar spoiler).
Foi essa a minha impressão sobre o livro, se você quiser ler, leia já que é um ótimo livro pra começar mas não espere muito do romance.

Giulia29 01/05/2024

Leitura rápida e intensa!
?Sou um sonhador, mal conheço a vida real, e um momento como este é tão raro de ser conseguido por mim, que me seria absolutamente impossível não continuar a evocá-lo sempre em meus sonhos.?
Por ser um dos livros mais fácies de dostoievski e da literatura russa no geral, é um ótimo clássico para começar a ler, com frases lindíssimas e idealizações do que é o amor, em outras descrições, um livro de um personagem emocionado para pessoas emocionadas.
Tiago829 01/05/2024minha estante
Eu sou literalmente o sonhador

vstoriaj 01/05/2024

(500) of day com summer da rússia
MEUDEUS QUE LIVRO BOOOOM
esse livro me instigou a pesquisar e ler mais sobre literatura russa e clássicos.
Nós mulheres meio o sonhador.

dayaralves 01/05/2024

Estou me aventurando a conhecer a literatura russa e confesso que minha experiência tem sido boa. Esse livro é curtinho, uma boa opção pra ter um primeiro contato? A escrita do autor ainda não tinha passado por mudanças significativas, como dá pra perceber em livros escritos depois. Ainda assim vale a pena!

Em algum momento você vai se irritar muito com o personagem principal, mesmo assim quando menos esperar estará imerso na história querendo saber o desfecho.

Juliana JRS 01/05/2024

Personagens bem pouquinho emocionadas, graças a Deus.

"Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Acaso isso é pouco, mesmo para uma vida humana inteira?..."

Laura.Sartor 01/05/2024

Um minuto de felicidade plena
?E você se pergunta: onde é que estão os seus sonhos? Aí você balança a cabeça e diz: como os anos passam depressa! E outra vez se pergunta: o que foi que você fez com os seus anos? Onde você enterrou sua melhor época? Você viveu ou não viveu??

maylane vitoria 30/04/2024

Gostei bastante
Eu gostei muito apesar de eu ainda não conseguir ter uma leitura fluída, porém acho que tem mais a ver com o fato de eu não ler muitos livros assim (que são mais "lentos)

Eu gosto da história e dos protagonista, só fiquei com muita dó do sonhador (também fiquei feliz pela Natienska)

Clara 30/04/2024

Impecável.
"Um momento de felicidade! Sim! Não será isso bastante para preencher uma vida?"

o final????????
sem reações
incrível.

Galathynyus 30/04/2024

"E, entretanto, a alma pede e quer alguma outra coisa! E em vão o sonhador revira seus antigos sonhos, como se fossem cinzas, buscando nelas alguma faiscazinha que seja, para assoprar nela, para aquecer, com esse fogo renovado, o coração enregelado, e fazer com que novamente renasça nele tudo que antes era tão querido, que tocava a alma, que fazia ferver o sangue, que arrancava lágrimas dos olhos e que enganava de maneira tão luxuriante!"

Tiago829 30/04/2024

Amanhã
Livro bastante melancólico sobre o amor e sobre como ele mesmo n sendo correspondido n deixa de ser amor. Por muitas passagens me vi na pele do sonhador, e isso me fez perceber que preciso viver mais.
sweetasnectar 01/05/2024minha estante
passo males com o povo falando q o sonhador é chato e eu me indentificando com cada palavra q saia da boca dele ??

Matareli 29/04/2024

AMEI
EU AMEIIIIIIII
Li por causa da escola (obrigada Isabel de literatura por nos obrigar a ler o livro) todos, TODOS odiaram este livro mas, entretanto, todavia para mim, a obra prende o leitor totalmente! Gente, eu fiquei muito curiosa pra saber o final do romance! Como todo mundo odiou? Como acharam difícil a linguagem? Meu Deus eu achei tão fofa a forma de escrita do Dostoiévski ou sei lá do tradutor mas é um livro tão ROMÂNTICO e GENIAL
Mandyxy 01/05/2024minha estante
Por causa da escola amei AKAKAKAKA

Nik 29/04/2024

Classico
Livro com escrita bem característica do autor, tras questoes de reflexões do que podem acontecer durante a noite