Noites Brancas

Noites Brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

maria. 28/04/2024

É o suficiente?
Me fez pensar mais do que já penso. Mas queria destacar que a não querida é uma mulherzinha egoísta, que não vale um centavo! Mas não muito diferente dele, né?! Os dois queriam apenas preencher buracos de solidão e carência, o que é muito triste parando para pensar, porque grande maioria acha que amar é isso. Mas a frase final é o que sintetiza muita coisa nesse livro. O momento de felicidade que ele teve com ela deve ser suficiente para preencher a vida, e não só esse momento, mas tantos outros durante a vida que preenchem nosso coração. Por isso que falamos que a vida é feita de momentos, só precisamos conservá-los ainda que acabem.

samy.calore 28/04/2024

Manhã
Meu primeiro contato com a escrita desse tão ilustre e renomado autor e admito que foi uma quebra de expectativas.
Sempre fui apaixonada por clássicos,principalmente românticos,e afirmo que a maioria dos livros que já li não tiveram essa conexão com o romance como esse livro teve. O livro é curto e contado de maneira tão rápida de uma forma que não estava habituada,mas essa fluidez contribuiu para que o leitor se conectasse mais facilmente com a história e com os personagens.
A representação dos sonhos e das ambições de vida são o foco nessa narrativa e mostrar as várias formas dos sonhos sendo praticamente personificados. Essa premissa foi ótima e em minha interpretação cada protagonista representa um tipo de sonho e como encaramos eles,a reviravolta no final me despertou uma dúvida sobre quais caminhos seguimos,sobre as diferentes escolhas que fazemos e como elas podem impactar não apenas a nossa própria vida.
Já li livros melhores e mais profundos,mas o que o autor conseguiu passar em poucas páginas foi algo impressionante e profundo,porém,como dito foi uma quebra de expectativa e esse livro só impulsionou ainda mais minha vontade de conhecer outras obras do Dostoievski.

Adriele102 27/04/2024

Foi o primeiro livro que li do autor, não amei mas achei uma leitura boa, é rápida e envolvente. Vou ler outros títulos para conhecer melhor a escrita dele.

Isa 27/04/2024

Tão atual...
Novamente um doidinho do Dostoievski que não se encaixa na sociedade...
Mas dessa vez lidando com friendzone, ghosting, ilusões e papel de trouxa e mais temas que qualquer jovem já passou

Leitura fluida, mas sem grandes emoções

Foi ótimo para ver como a sociedade evoluiu de 1840 pra cá, qualquer jovem médio lidaria de um jeito muito mais saudável... mas enfim...

Julia4928 27/04/2024

Nos sonhos crio verdadeiros romances
Que livro lindo, o sonhador é o personagem mais diferente que eu já vi em um livro,apesar do final ser esperado é um misto de emoções quando acontece o desfecho da história. Foi o meu primeiro contato com o autor e eu já acho que foi um bom começo.

Mab 27/04/2024

Um abraço quentinho e um chute no estômago
"Um minuto de felicidade plena! Seria isso pouco para toda a vida de um ser humano?" Meu primeiro contato com as obras desse autor e eu comecei pelo livro certo!! A narrativa foi envolvente, apesar de bastante descritiva. Mas adooorei a maneira que ele escreve sobre emoções e pensamentos!!! Consegui refletir sobre muitas questões amorosas!! E nossa, esse final me quebrou? ameii

daiana oliveira 26/04/2024

?Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade plena! Seria isso pouco para toda vida de um ser humano??

Duda 26/04/2024

Primeira obra desse autor
Achei confuso mas acho q isso é esperado já que é o primeiro livro que leio desse autor renomado

Demorei bastante até pegar o ritmo na leitura e o tamanho dos períodos foi algo que me incomodou

Melissark 26/04/2024

Primeiras impressões
Gostei muito do livro, o meu primeiro nesse ramo da literatura russa.
Infelizmente me identifiquei com várias partes dos pensamentos do sonhador. Pretendo estar relendo para perceber as coisas que foram ignoradas e compreender melhor a história e mente do protagonista.

Leiturista 26/04/2024

" Um minuto inteiro de felicidade! Acaso isso é pouco, mesmo para uma vida inteira? "
"Noites Brancas", de Fiódor Dostoiévski, mexeu comigo de um jeito especial. Essa história de amor e perda me fez sentir como se estivesse lá com os personagens. Eles pareciam amigos próximos, e suas histórias me tocaram profundamente.

Mesmo com momentos tristes, vi beleza na forma como os personagens enfrentam seus problemas. Depois de ler, fiquei pensando sobre o amor e a vida de uma maneira diferente, como se algo dentro de mim tivesse mudado.

Maiara226 26/04/2024

Primeira obra do Dostoiévski que eu li e a vontade é consumir tudo que ele escreveu.
Uma história muito profunda, que trata muito sobre confiança, entrega.
O fim foi totalmente diferente do que eu esperava, mas muito impactante. Apesar de achar triste, lições podem ser tiradas dessa história.