Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Raul 06/05/2024

Lindo
Estou tentando começar a ler Dostoiévski e, por recomendação, decidi começar por Noites Brancas. O livro é curto, e conta a história de encontros entre o protagonista (o Sonhador) e Nástienka. As falas do Sonhador são profundas e acabei me identificando com ele. Apesar dos longos diálogos, é um livro fácil de se ler, e considero que foi um bom começo na obra do autor.

Kethilyn3 06/05/2024

"O que foi que você fez com os seus anos?"
Primeiro contato com Dostoievski, achei a linguagem um tanto poética - diferente do que estou acostumada a ler - mas me identifiquei demais com o Sonhador e sua angústia com a solidão, velhice e os anos perdidos. Pra mim, o "romance" entre ele e Nastienka foi uma eventualidade, que só aconteceu graças a vontade de viver algo emocionante após tanto tempo de monotonia, e acaba ficando em segundo plano, sendo muito mais importantes suas questões individuais.
Emocionados, né?!

duda 06/05/2024

Sonhador, o primeiro pick me boy
Brincadeira, eu gostei bastante do personagem dele e dessa coisa de sonhar com uma vida diferente, mais interessante, enquanto tua própria vida passa e tu nunca fez nada memorável. por isso q ele se apaixona pela Natienka tão fácil, ela foi a primeira coisa mais interessante q aconteceu na vida dele. é bem como ta escrito no final dessa edição, ?é fácil se apaixonar por uma ideia? (inclusive, nao achei quem escreveu isso, se alguém souber me diz pfv). mas ele foi mesmo bem pick me boy, ainda mais que tudo aconteceu em 4 dias, por isso não dei uma nota tão boa, mas gostei bastante da ideia

Julczs 06/05/2024

Sentimentos
"Sou um sonhador; tenho tão pouca vida real que momentos assim, como este, me são tão raros que não posso deixar de reproduzi-los em meus devaneios."

Esta obra é sem dúvidas, um mar de sentimentos. E que, ao nadarmos nele, sentimos na pele o angustiante fardo, de um amor não correspondido, carregado pelo personagem sonhador.

Lelê 06/05/2024

Maravilhoso
Nastienka sua 🤬 #$%!& vc me paga. Esse livro é o sumo da loucura. Por mais que pareça só um romance normal, ele traz o coringa ao ser humano

Julieelly 05/05/2024

Esse é meu primeiro contato com literatura Russa, se os outros livros forem bons como esse e se expressarem de uma maneira tão linda, triste e melancólica tenho certeza de que irei amar demais.
Com apenas 4 dias de convivência entre os dois eu já senti mais doq em livros em que se é descrito anos de relacionamento.
Foi algo que me tirou da minha zona de conforto, que é em sua maioria livros com finais felizes. Esse livro me trouxe um pouco mais da verdade sobre relacionamentos atuais.

Jurema Jurássica 05/05/2024

Conseguiu me deixar depressiva, dando risadinha ruborizada e irritada e depressiva de novo em um espaço de duas horas. Muito bom, amo me decepcionar.

Cafeína 05/05/2024

Apaixonante...
Esse sempre me pareceu a ovelha negra na literatura de Dostoievski, a obra que destoa da maioria, sendo mais leve e, sobretudo, menos profunda social e psicologicamente. São opiniões que eu sempre vi e cuja justificativa é de fácil rastreio, de modo que eu venho a tentar justificar e descobrir que encanto eu encontrei nessa novela.
A narrativa me conquistou tanto porque não enxergo o protagonista de forma romântica; é evidente que a narrativa se embriaga de um tom onírico que extravasa pela petersburgo, coroada por uma noite ensolarada através da qual umas almas perdidas perambulam; lembrei de imediato o Neil gaiman, ?as cidades têm personalidade?, e o protagonista procura essa personalidade da mesma forma que eu, passeado perdido olhando os prédios, conversando com eles e vivendo entre seus conterrâneos. O nosso sonhador, de labia poética e comportamento distante da realidade, destoa dessa realidade crua, realista, é um homem inflamado de paixões, do tipo que qualquer pessoa com a imaginação exercitada vá se colocar no lugar, ainda mais um leitor. Sonhos são fáceis de se romantizar, é preferível viver nos devaneios do que encarar a realidade, e nisso o personagem se isola do mundo, se afasta dos seus irmãos, se distingue da realidade e, assim, abandona sua vida, sem nem mesmo tê-la vivido. É uma condição difícil de se explicar e mais complicada ainda de se esquivar, a de se viver mais dentro da própria cabeça que no mundo; tolo e entusiasmado, vulnerável a derramar toda a paixão que ele tem para si na primeira oportunidade que encontra, o destino do nosso sonhador não poderia ser outro senão bater de frente com a realidade como ela é, mas ainda assim eu não consegui deixar de sentir nele um certa inocência, quase como se ele não tivesse culpa de ter escolhido tal cárcere, no fim ele é outra criança que precisa sonhar, que nunca foi ensinado a viver no mundo real. O sonhador não é um personagem tipicamente romântico, ele é justamente uma pessoa, tentando ser e viver esse romance.
Por fim, eu ainda acho que, para além disso, é uma narrativa sobre, mais do que uma ideia, um sentimento, aquele específico sentimento de estar sozinho em um lugar que normalmente está abarrotado, aquela sensação do silêncio da madrugada, de jogar conversa fora já meio embriagado de sono, a sensação de vagar pela cidade sem rumo e sentir alguma paz por estar sozinho e poder sonhar.
with Z 06/05/2024minha estante
Mesmo dps de já ter lido crime e castigo, e outros livros do Dostoiévski, esse contínua não só sendo o meu livro preferido do autor, mas tbm, meu livro preferido da vida.

Um belo texto, meu amigo, um belo texto!

Fernandes83 05/05/2024

Emocionado, eu?!
Que atire a primeira pedra quem nunca teve um dia, ou uma noite, meio Dostoiévski das ideias… hahaha
Aqui, temos uma história de um amor profundo, raro e intenso, vivido em 4 dias. Romântico demais para mim, intenso demais e rápido demais também, pois não é um tipo de enredo que curto. O início da história é maravilhoso, nosso personagem contando detalhes de São Petersburgo, a solidão de estar só em uma cidade enorme, os conhecidos com histórias imaginadas… A escrita intensa, profunda, fluida de Dostô é incrível, mas o romance foi mais complicado, é muito fora da minha zona de conforto. Acho que o mais interessante é esse livro ter sido escrito ha tempos e ainda assim, nós conseguimos nos identificar com partes deles, mesmo na Russia... hahaha Quem nunca esbarrou com alguém e tinha certeza que era o amor da sua vida, (estilo fanfic)? Quem nunca imaginou como era a vida daquele que vc viu na rua? Todo mundo pode ter vivido isso, mas só ele poderia ter escrito desse jeito!

izzy 05/05/2024

O ultimo romantico dostoievski
Tadinho do dostoievski pra escrever um negocio destruidor desse tem que ter sofrido demais na vida n é possivel ser uma pedsoa feliz e escrever isso gente

Comunista e fanfiqueiro 05/05/2024

Ri demais com o final KKKKKKKKK
Nossa, me apeguei muito a essa leitura! Me envolveu de uma maneira fantástica. As vezes era sim entediante ler aqueles parágrafos enormes, mas espero que nos próximos livros de Dostoievski continue sendo exatamente dessa forma. É como ler a alma de alguém, só que escrita em palavras. Não achei essa característica, do autor escrever muito sobre o que o personagem sente e vê, de todo ruim (como foi em madame bovary ?).

No geral, me senti como o próprio protagonista, observando outras pessoas viverem suas vidas e sentirem os seus proprios desgostos. E o final GENUINAMENTE me surpreendeu, gostei muito pois não estava esperando que finalizasse daquele jeito. Foi algo tão real, sabe? Você com certeza já viu ou vivenciou alguém ser descartado daquela mesma forma.

cn. 05/05/2024

Primeira obra lida de Fiódor Dostoievski, q bela porta de entrada!! Espero ansiosamente pelos próximos livros.

guirbs 04/05/2024

Meu primeiro contato com Dostoiévski e já me encontro rendido à inteligência dele, ele traz em uma novela personagens aprofundados e com sentimentos desenvolvidos em pouquíssimas páginas. Um sonhador que acorda por um momento para vida real. Sonhos, paixões, desilusões, solidões e amores, tudo imerso em uma mesma história. A narrativa se passa na cidade de São Petersburgo, no norte da Rússia, onde existem as tais noites brancas (o sol quase não se põe), só que o que mais interessa é a ambiguidade do título, pode ser tanto a localidade quanto a sensação do sonhador com a claridade que os diálogos com a Nástienka o traz. Complexo, fascinante e triste ? a dualidade do amor e outras coisas.

"Um novo sonho é uma nova felicidade! Uma nova dose de veneno delicado e sensual! Oh, que lhe importa nossa vida real!"

Alexandre448 04/05/2024

Amor? será mesmo incompreensível assim?
Mais uma vez sendo expresso em algum livro as complexidades do amor, é um livro q toca a alma e sinceramente achei triste, porém é deslumbrante apreciar como o amor pode nos trazer extrema felicidade, mas, como uma droga, pode nos jogar na extrema solidão e tristeza em questões de segundos.

??Fora ele criado para habitar um instante que fosse nas vizinhanças do teu coração??
I.Turguêniev