Dôra, Doralina

Resenhas - Dôra, Doralina

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Valerya insta @leslivres_ 31/01/2021

Ow Dôra ...
Um lindo romance dessa escritora esplêndida... fiquei amiga íntima da Dôra.

Eloisa 10/02/2021

Perfeita
Raquel de Queiroz tem um lugar muito especial na literatura para mim.
Vê-la nessa obra mais madura e o tanto que ela mantém de sua força, sensibilidade e feminilidade é um privilégio.
Acompanhamos a Doralina (sempre vou chamar a personagem pela forma que o pai a chamava, achei isso muito lindo) desde menina, sob o cuidado da mãe (Senhora), até sua vida adulta com o Comandante.
A narrativa é em primeira pessoa, a própria Doralina mais velha nos conta sua história com toda aquela bagagem que, provavelmente, se confunde com a da própria autora.
Mais um livro lindo da Raquel de Queiroz que entra para o rol dos meus favoritos.

Vicioouss 11/03/2022

Incrível, Rachel é sensibilidade, é força... O final é arrebatador, chorei. Sou apaixonada pela escrita de Rachel de Queiroz.

Cris01 26/02/2021

Final comovente
Um romance sobre uma menina que cresce em uma fazenda e com o desenrolar da história vai morar no Rio de Janeiro, enfim acaba se tornando o que ela mais odiava.

Camille.Nesi 08/07/2021

é um livro leve, fácil de ser lido e com muitas boas descrições. Sofremos e nos alegramos com Dora a cada página.

Maria 15/07/2021

Inteiramente envolvente
Dora leva o leitor a reflexões profundas sem deixar o romance de lado, um livro para entender relações patriarcais ou melhor de mãe e filha, assim como o brasil rural e seu contraste com a cidade, a liberdade da mulher levando-nos do palco á uma paixão pelo comandante e por fim a volta as suas raízes e o cuidado com a terra aonde deu seus primeiros passos. Dora é uma bela personagem.

AriAri0 13/08/2021

Dôra, Doralina!
Maria das Dores!
A protegida da Nossa Senhora das Dores... Dominada por Senhora...
Moça e Mulher, Nordestina e Ressentida...

O que sua vida bem representa é dor!
Daquela forma que traz inquietação, lembranças, maus sentimentos...

É uma grande história!
Tô bem arriada de ter me aventurado por essas páginas
Axé!

Camila.Ramos 07/09/2021

Eu comecei a chorar na primeira página deste livro. Tem algo da minha alma nessa história ... me vi, me emocionei e amei. Perfeito! Um dos meus favoritos da vida

Mr. Jonas 04/11/2021

Dôra, Doralina
Dôra, Doralina narra a história de Maria das Dores, viúva recente de um casamento de conveniência, que sai da sombra da mãe e de uma vida de submissão para viver em Fortaleza. Na capital do Ceará, Dôra torna-se atriz e passa a viajar pelo Brasil como integrante da trupe de uma Cia de teatro mambembe. Em determinada viagem conhece o Comandante, homem que desperta seu amor mais profundo e com quem se muda para Rio de Janeiro, abandonando o teatro. Após sua experiência com o amor que poucos têm coragem de viver, Dôra retorna para sua cidade natal, fechando o ciclo de vivências que a transformaram em outra mulher.

Rolinzinha 26/11/2021

É um texto bom demais!
Gente, não vou falar da trama. Vou apenas ressaltar a delícia que é ler Rachel de Queiroz. A escrita reproduz o sotaque e o léxico maravilhoso do Brasil em cada uma de suas regiões. É muito boa a literatura produzida pelo autor brasileiro? num tempo de tanta coisa publicada pós-tradução e com sotaque derivado do estrangeirismo, nada como esse livro pra estimular a fome de ler.

Gabriel Brandenburg 17/12/2021

Dôra
Esses é um daqueles livros que nos deixa sem palavras quando termina de ler.
Queria ser amigo de Dôra, conversar ela.
Tenho certeza que vou pensar bastante nela.

Ãlisson 24/01/2022

"Doer, dói sempre. Só não dói depois de morto. Porque a vida toda é um doer".
Dôra, Doralina é a protagonista dessa obra fascinante. Em mais um romance Rachel de Queiroz presenteia o leitor com uma personagem feminina extremamente verdadeira. Aqui acompanhamos a história de uma menina até a vida adulta. Dôra nasceu no interior do Ceará em condições privilegiadas, numa fazenda cheia de criados e farturas. Órfã de pai desde cedo, foi criada pela mãe, uma viúva amargurada que administrava a fazenda da família à mãos de ferro. Com uma relação pouco amigável com a mãe, rodeada de escândalos, Doralina decide se aventurar na cidade grande. A partir de então, podemos acompanhar a emancipação e as descobertas de uma mulher que decide viver sua vida fora dos padrões dos quais foi criada.
A presença de uma linguagem regionalista, o contraste entre o sertão e a cidade grande e as constantes transformações da protagonista, são pontos fortes da narrativa. Um romance que flui com naturalidade e nos conquista.

Encantador e prazeroso.

Dôra, Doralina (1975)