A Bicicleta que tinha bigodes

A Bicicleta que tinha bigodes Ondjaki

Resenhas - A Bicicleta Que Tinha Bigodes

laura:) 18/01/2024

Eu até gostei do livro. Como o português é da Angola acabei ficando confusa em vários momentos, mas a história é legal.

isa.keller 11/12/2023

Horrível
Eu nunca leria esse livro se não fosse cair na prova da escola então já comecei de má vontade. Não é um livro em português brasileiro e sim português de algum país africano que não me lembro agora, deixando a linguagem confusa e estranha para os brasileiros que não não sabem muitas das palavras além do autor colocar nomes confusos nos personagens o que deixa ainda mais difícil de entender e sem nexo. Pessima história é organização dos fatos.

Lud 03/12/2023

Fofo.
É uma palavra muito boa para descrever o livro, vi muitas resenhas ruins sobre ele mas eu gostei, falaram que o livro descreve pouco mas eu não achei, eu gostei bastante e para mim deu sim para imaginar perfeitamente!
Eu gostei muito da carta e do final, o livro é sutil e me arrancou lágrimas quando o sapo morreu e por me identificar com alguns personagens, além da estética dele ser linda!

Helô2701 20/11/2023

Mehhh
O livro conta sobre um menino que vive em Luanda-Angola, que descobre que haverá um concurso de quem escreve a melhor história, quem escrever ganhará uma bicicleta novinha, o menino sonha todos os dias em ganhar essa bicicleta, e escreve sua história em cima da hora. Eu particularmente não gostei muito desse livro pois ele é pouco descritivo então sua imaginação fica muito vaga, acho que o autor teve diversas ideias para escrever essa história e resolveu misturar tudo de uma vez, oque torna o livro bem confuso, e fica ainda mais quando vc descobre que existem palavras diferentes aí vc tem que procurar em um glossário! ????

highlady. 19/11/2023

A bicicleta que tinha bigodes
Foi um livro que tive que ler por causa da escola, e achei completamente sem graça. Fala sobre um garoto que quer ganhar uma bicicleta, de uma competição que estava acontecendo onde ele morava, e para ganhar, precisava escrever uma história. Acontece que ele quer pegar as ideias de Tio Rui, cujas partes de histórias e algumas palavras estão presas em sua barba.
É aí que a história fica pior, como onde ele mora é um lugar simples, em Luanda, por mais que ele talvez não tenha a melhor das educações escolares, ele se mostra um garoto sem esforço nenhum, que quer ganhar algo sem nem tentar.
Uma coisa que ODIEI foi que os lugares não eram NEM UM POUCO descritivos, então não conseguia imaginar nada, nem ele mesmo, nem sua casa, NADA, ABSOLUTAMENTE NADA! Embora seja um livro pequeno, enrolei muito para ler pelo simples fato de que logo nas primeiras páginas acontece a morte de UM SAPO, e que é exigido pela garota que diz ser a dona do sapo (que na minha opinião não é, já que o sapo só fica no quintal dela) um enterro para ele, que dura nada mais nada menos que quase 15 páginas. Achei isso desnecessário, não houve nada que mudou nessa história por causa dessa cena, 90 páginas foi apenas de diálogo e que quando chegou na parte mais importante, foi tudo um borrão, uma correria, e que por mais que acontecesse tudo isso, fiquei esperando alguma coisa legal, tipo, ele ao menos, tentar escrever um história boa.
A única coisa diferente e legal foi que é um livro escrito em um português diferente, o de Luanda, então algumas palavras eram diferentes e gostei disso, por aumentar o vocabulário, mas só isso.
SPOILER: no final, ninguém deles ganha e fiquei com uma enorme vontade de dar um tapa na cara deles e dizer ?bem feito, tentem se esforçar mais na próxima vez!?

Dayane.Farinacio 18/10/2023

Delicinha de leitura
Comprei esse livro por engano kkkk não vi que era infanto-juvenil, comprei por causa do autor e porque estava em promoção kkkk. Mas decidi ler mesmo assim e foi um super acerto. Estava precisando de uma leitura leve e isso é tudo que esse livro traz. Dá uma saudadinha de ser criança, de ter aquela leveza e aquela preocupação inocente, aquele olhar que percebe as coisas com deslumbramento. Não parece que a gente tinha mais tempo nessa época? Ao mesmo tempo, tem referência de novela brasileira antiga, então quem já cresceu consegue se relacionar tbm. Foi uma delicinha ?

Victor.Almeida 15/03/2023

Ondjanki fantastico como sempre numa historia a volta de umas criancas que querem ganhar uma bicicleta num concurso promovido pelo governo e que se desconfia que ja tem dono. Angola fielmente retratada

Bachtéria 18/05/2022

Manor
Cara esse livro é muitoo chato.
Me deu uma preguiçaaaa.
Tipo a história até que é boa mas não me interessou.

Tice 26/04/2022

A biblioteca que tinha Bigodes
Essa leitura foi a mim recomendada por uma aluna no IPE, 8°B, Elisa Vilela (filha de Keise e Roquinho). O conteúdo do livro aborda, de maneira aventureira e divertida, as invenções de estórias bem contadas. Uma delícia para ler sem grandes compromissos.

Daniel 26/03/2022

Lindo
Que livro lindo. Simplesmente me arrancou lágrimas. Muito tocado com o final surpreendente dessa história... que é de uma delicadeza, de uma poesia e também de uma pureza incríveis. Acho que não há nada tão lindo e tocante quanto os desejos mais íntimos de uma criança.

Ju_leitora 23/02/2022

Uma história bem engraçada, escrita num formato para crianças, mas que traz referências que só adultos irão entender, tipo eles assistindo Roque Santeiro na Angola ou as restrições de abastecimento em virtude de conflitos internos...
Uma leitura curtinha e bem divertida.

elisaspa 17/12/2021

um livro bom que merece mais reconhecimento
A história é criativa, gostosa e divertida. Ele é perfeito para quem gosta de livro rápidos, mas que te envolvem na história.

Nunca tinha lido um livro não traduzido para o nosso português, foi muito interessante conhecer o português da angola. Apesar de ter que ficar indo toda a hora no glossario, foi muito legal ver como o nosso idioma é grande e um pouco diferente em outro países.

obs: a classificação é livre

Bia 11/11/2021

É a primeira vez que tenho contato com a obra do autor Ondjaki, que é africano mais especificamente de Luanda.
A bicicleta que tinha bigodes é um livro infanto-juvenil, que conta a história de um menino e seus amigos, que querem participar de um concurso nacional, para ganhar uma bicicleta.
O livro nos conta também através da perspectiva das crianças os fatos que ocorrem em Angola.
A maneira poética como Ondjaki escreve, me fez recordar outro escritor africano Mia Couto.
Durante a leitura algumas palavras não conseguimos entender por ser um português de Angola, embora no final do livro tenha um glossário para auxiliar.
É uma escrita envolvente, rápida e interessante, principalmente por conhecermos escritores fora do Brasil, que tenham a língua portuguesa também como idioma, que é o caso de Angola.

Ailson 14/10/2021

É um livro muito fofo, que trata de esperança, não de esperar, mas de esperançar nas coisas boas, na sorte, na amizade. É lindo, leve e uma boa pegada para quem quer sair da ressaca literaria.