Estilhaça-me

Estilhaça-me Tahereh Mafi

Resenhas - Estilhaça-me

Suzanafernandes 11/06/2024

Demorei meses para finalizar essa leitura, por algum motivo (desconhecido por mim) abandonei esse livro algumas vezes, a leitura simplesmente não evoluía, mas não acho que seja algo pessoal com o livro, apenas não rolou. De mais da metade até o final a leitura simplesmente correu e foi ótima, fiquei surpresa, inclusive me dando vontade de ler os outros livros para continuar essa história. Mas em um geral a história é boa sim, três estrelas por motivos pessoais de leitura. ??

Livia1159 10/06/2024

Vale a pena?
Bom, eu tive o prazer de ler com amigas esse livro e já adianto... não era nada do que eu esperava...

Mas não em um sentido ruim, de fato no primeiro volume da saga eu mais passei raiva que qualquer outra coisa, mas não se pode negar o quão boa é a escrita da autora, que mesmo eu sendo relutante com a história terminei a leitura em um passo extremamente rápido...

Mas não se desanime, o primeiro volume pode não ser dos melhores, mas não quer dizer que a saga seja ruim, que não é, o universo tem um bom desenvolvimento e você acaba se conectando facilmente com ele e com alguns personagens, as reviravoltas são surpreendentes e o futuro do enredo é sempre um mistério, o que nos motiva ainda mais a continuar a saga...

Em um geral a saga em si é boa, não é ótima, mas é boa, vale sim a pena, basta ter paciência de passar pelo primeiro volume.

Isadora1730 10/06/2024

Primeira Distopia
Bom, estou fazendo essa resenha mais para poder cumprir o desafio de leitura. Tem meses que li esse livro, mas até hoje lembro da sensação incrível que foi entrar no universo de estilhaça-me, confesso que o primeiro livro foi um pouco cansativo, mas sabemos que isso é normal pq estamos sendo apresentados a esse universo. No geral, vale super a pena ler e indico a todo mundo!!

Anna1849 10/06/2024

Por que não somos os mesmos. Quero ser melhor.
"Estilhaça-me" se passa em um mundo distópico, onde somos primeiramente introduzidos à mente conturbada de Juliette. Os primeiros capítulos nos levam profundamente a seus pensamentos, desde os mais sofridos até os mais paranoicos. Juliette constantemente afirma que não é louca, mas a repetição dessa declaração nos faz duvidar de sua sanidade.

A autora adota uma escrita altamente descritiva, que por vezes pode se tornar cansativa e requer muita atenção do leitor. Confesso que o início não me prendeu tanto, mas apreciei a forma frenética dos pensamentos da protagonista, que está presa em um manicômio há 264 dias. A maneira como o desespero e a fuga mental de Juliette são descritos é realmente admirável.

O romance principal deste livro é questionável. Adam é frequentemente descrito como um personagem cativante e bom, em contraste com o vilão. No entanto, a relação entre Adam e Juliette carece de desenvolvimento. O livro não constrói uma relação sólida entre os dois, apenas destaca a paixão unilateral de Juliette por ele, motivada pelo fato de Adam ser o único a demonstrar afeto por ela. Para o leitor, as atitudes românticas de Adam não são evidentes, o que dificulta criar um vínculo com o casal e com o próprio Adam, que é pouco explorado tanto para nós quanto para Juliette.

Warner, por outro lado, traz uma reviravolta na monotonia do livro. As cenas com ele são muito mais interessantes do que as com Adam. Embora suas intenções reais sejam obscuras e suas atitudes questionáveis, Warner acrescenta emoção e fluidez à história.

"Estilhaça-me" cumpre seu papel de introduzir o universo da saga. Embora eu esperasse mais da euforia presente nos 70% finais do livro, no geral, é um bom começo para a série.

emanuelinortok_ 10/06/2024

Estilhaça-me!?
No começo, estava me conquistando. Os personagens eram interessantes e o cenário distópico era super curioso. Mas conforme eu avançava, fui perdendo um pouco o interesse. O final deixou a desejar, acho que criei expectativas demais. Eu esperava mais do mundo distópico, mas a autora focou muito no romance entre a Juliette e o Adam. Ainda assim, vou continuar lendo, especialmente por causa do Warner, que é o único personagem com personalidade ali, e também porque adoro o gênero de distopia. Espero que melhore! Sobre a escrita da autora: achei bem peculiar. Nunca tinha lido um livro dessa forma antes. Gostei de "entrar" na mente da personagem, mas ao mesmo tempo, havia momentos em que eu não entendia nada, nem tinha certeza se aquilo tinha realmente acontecido ou era apenas coisa da imaginação dela.

ereshkigax 10/06/2024

Esse livro me surpreendeu muito. Comecei a ler às cegas sem saber nada sobre a história.
Somos introduzidos com a Juliette e o mundo da sua cabeça. Seus pensamentos complexos, suas paranoias e suas dores, tudo que sabemos é sobre ela estar em um manicômio e sobre o "mistério" do seu toque.
Conforme a realidade fora do manicômio foi sendo revelada, me surpreendi muito pois não estava esperando toda a distopia.
Confesso que fiquei um pouco incomodada com a forma que a Juliette narrou esse livro, era muita descrição de sentimentos e parece que os acontecimentos nao tinham tanta atenção.
Estou escrevendo essa resenha depois de já ler o segundo livro e metade do terceiro, então posso dizer com muita certeza que recomendo o livro!! Vale a pena ler, esse primeiro é bem introdutório no universo e depois só melhora

Isadora 10/06/2024

Sobre a saga Estilhaça-me
Em minha sincera opinião, o que leva Estilhaça-me a ser "gostavel" é os personagens e, principalmente, o romance. A saga tem uma proposta muito boa de distopia, mas a construção do universo é muito ruim e não é muito bem escrito também. Em Estilhaça-me (primeiro livro) seria bom que tivesse mais contextualização da história do que o romance entre o Adam e a Juliette, porque o primeiro livro chega a ser muito fraco por causa de um romance tão instantâneo que chega a ser forçado. Acredito que o primeiro livro seria 1000 vezes melhor com uma completa introdução do universo onde se passa a história, ou seja, + contextualização e - romance.

O relacionamento entre os personagens em geral é a parte boa da saga. O desenvolvimento do romance dos personagens principais é muito bom e faz com que a gente sinta a conexão que existe entre eles. Diferente do romance entre Warner e Juliette, o romance entre Adam e Juliette foi algo muito instantâneo, porque, mesmo sabendo que o Adam sempre gostou dela e que a Juliette nunca teve uma boa relação com ninguém, eles praticamente mal conhecem um ao outro e já tão completamente apaixonados um pelo outro. Acredito que daria pra desenvolver melhor a relação entre os dois de uma forma que não fosse tão instantânea. Os personagens são muito cativantes e me apeguei bem a eles e como eles se relacionam entre si. Gostei muito como a autora desenvolveu o Kenji nos contos dele, era algo que precisava já que ele é um personagem importante para a saga. O conto do Warner foi muito importante para a forma como enxergamos ele e seu desenvolvimento, já que vimos o seu ponto de vista e assim ele foi de vilão a mocinho.

Agora, acredito que a série não teve um desfecho muito bom, porque, mesmo tendo ficado MUITO satisfeita com a queda d'O Restabelecimento, achei que algumas situações fora resolvidas de forma fácil demais e poderia ser melhor desenvolvido.
Para a saga, dou uma nota 4 por causa da história que, como já disse, tem uma proposta muito boa e que seria maravilhosa se fosse bem escrita e tivesse seu universo bem construído e também por causa que gostei muito da crescimento da Juliette no decorrer dos livros, principalmente em Incendeia-me. E também, como já disse, por causa dos personagens e o romance.

Em geral, os livros da saga são bem fluidos e consegue manter nosso interesse do início ao fim. Por isso recomendo para quem quiser começar a ler livros de distopia.

Adry11 10/06/2024

Peguei esse livro pra ler muito despretensiosamente e acabei formando taaantas opiniões!

1- o livro é muito constante, no sentido de que até a metade eu tava achando ótimo, conhecer e entender os personagens tava sendo suficiente, até que do meio pro fim eu fiquei, tá, e agora? Não vai acontecer nada? É só isso? Só roupas e lugares? Não me deu aquela emoção, aquele nervoso, vontade de ler mais. Mas segui, pq queria muito concluir a coleção e o Warner me deu vontade de continuar.

2- eu amei a escrita, acho que a autora foi muito perspicaz e deu pra quase sentir a "loucura", a mente da protagonista.

3- do ponto de vista da escrita, o que me incomodou foram as descrições estranhas, tipo, sou céu e fogo e mar, sou sol e sal e sombra. Enfim.

eduarda2418 09/06/2024

2.5??
Me deram a maior expectativa ?. Livro xoxo, povo sem graça, o único que tem personalidade é o Warner (e por esse motivo, é o meu favorito).
A escrita é bem fluída e muito fácil de ler.
Não gostei da Juliette, espero que o resto seja realmente melhor.
xumbin 09/06/2024minha estante
eu tô me esforçando pra ler a saga td, mas são bem chatinhos msm(os próximos são melhores)

eduarda2418 09/06/2024minha estante
me decepcionei juro kkkkkk

beatrizzb0 09/06/2024

Estilhaça me
Só quero falar que esse livro é simplesmente surreal!!!!
Muito incrível, estou com medo do que vem a seguir, mas foi uma leitura que eu simplesmente só queria continuar a ler, Não queria parar... Amei! ?
Sky.Luna22 09/06/2024minha estante
Os outros são ainda melhores

Sky.Luna22 09/06/2024minha estante
Os próximos são ainda melhores vc vai amar

Giovanna1394 09/06/2024

Estilhaça - me
Essa saga conta a história de Juliette, uma jovem com um poder de toque letal e como ela vive com esse ?dom? em um mundo distópico.

Esse livro aborda também a questão ambiental e social de uma forma simples de entender, nos alertando para um futuro possível.

Recomendo demais!