Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

Gabrielle 21/09/2022

Interessante e atemporal
Lewis sempre aponta uma genialidade incrível. A forma como ele descreve os 4 tipos de amores me fez perceber que eles realmente existem, e da perspectiva cristã, é edificante.
Maysa 09/10/2022minha estante
A maneira q ele fala desses assuntos é realmente mt bom??

Luh 12/09/2022

Apesar da escrita um pouco cansativa do autor, é interessante conhecer os 4 amores, e ainda ver como eles podem se desenvolver a ponto de se transformarem completamente em outro amor, e se não tomar cuidado, se transformar no oposto de sua Essência.

Se tens paciência, vale a leitura. Não desista dela não.

denalyn 03/09/2022

muito bom!
esse livro me fez refletir sobre várias coisas e pensar de maneira diferente sobre outras que não irei esquecer com facilidade.

Cristiane 31/08/2022

O sonho de encontrar nosso destino, aquilo para que fomos feitos, num Céu de amor puramente humano não pode estar correto a não ser que toda a nossa Fé esteja errada. Fomos feitos para Deus.

Legos 30/08/2022

Os amores por CS Lewis
Gostei bastante de livro, apesar de ter uma pegada mais religiosa conseguiu cumprir com minhas expectativas.

A leitura foi motivada pela minha universidade, com certeza tirarei bom proveito dos ensaios do autor sobre o amor

Minha única crítica sobre o livro é o fato de que em alguns momentos o autor se arrastar demais na prosa e fazer a leitura ficar confusa.
DANILÃO1505 31/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Victor 30/08/2022

Good, but...
Nesta bela obra, somos convidados a conhecer através da visão de Lewis, quatro maneiras de expressar o amor.

Afeição, onde tratará como surge e alguns exemplos. Achei interessante que esse tipo de amor acontece naturalmente, mesmo por alguém que nem mesmo projete ou queira. É quase como uma compaixão, admiração ou respeito.

Amizade, tão desgastada na contemporaneidade, que para muitos nós é difícil defini-la com precisão. O amigo não é só outra pessoa com quem compartilhamos momentos ou gostos similares, é encontrar no outro uma parte de nós.

Eros, o fogo, a paixão, o desejo, o querer além do prazer. Quando nossos pensamentos são unicamente aquela pessoa. Quando a consumimos em pensamento tanto que vai além da razão. Quem arriscaria definir o amor romântico?

Por fim, a Caridade. Aqui há um paralelo com o narcisismo. Dentre nós, existem aqueles que praticam o dar de forma genuína, de coração. E aqueles que ao partilhar, desejam expor esse momento, mostrar a terceiros o quão generoso é. Neste último, não mora a verdadeira caridade.

Deus nos fez a sua imagem e semelhança. Não fisicamente, mas dotados de dádivas, como os amores. É difícil manter um equilíbrio entre todos eles. Por muitas vezes, um deles sempre se sobressai aos demais. Cabe a nós, cultivar o amor a Deus. De devoção, de compreensão, de gratidão.

Daí, cultivar em equivalência o amor próprio e aos demais. Pois, só é possível amar verdadeiramente outros, se amando também, assim como ser amado é essencial.

Antes de começar os devaneios, quero deixar nesta resenha dois raciocínios finais sobre esse tema:

Leiam: Mateus 5:43-48

[~]

Amar, significa amar o não amável. Perdoar, significa perdoar o imperdoável. E fé significa acreditar no inacreditável.
-- G. K. Chesterton

Samyra16 28/08/2022

Eu acredito que meu tipo de amor é o afeição tenho necessidade de aceitação, tenho que buscar mudar isso!!!

Andressa Menezes 10/08/2022minha estante
Resenha incrível! ?

Layza Bezerra 10/08/2022minha estante
????

Loren.Mayna 11/08/2022minha estante
Já vou colocar na minha lista rs

Layza Bezerra 15/08/2022minha estante
Colocaaaaa ?

Danny 04/08/2022

O cara é um gênio
Reflexão bem profunda sobre os amores. No início não estava entendendo muito, mas com o passar da leitura consegui captar tudo o que ele quis passar. Gostei.

Ni Afonso 31/07/2022

Como seres caídos e egoistas podem amar? Será que nossos amores estão nos lugares certos? Será que no nosso íntimo nós compreendemos que Deus é amor ou fazemos do amor o nosso deus?
Obra excelente!

Sam's 30/07/2022

Sensacional
Lewis nesse livro decorre sobre os quatro tipos de amores que nós seres humanos sentimos, como cada um é em sua essência, como reagimos e os perigos se abordadas da forma errada.
É legal a maneira em que ele não condena nenhum dos aspectos no amor, mas coloca cada um como uma ponte que nos faz ser mais parecidos com o que Deus queria que fossemos.
Muito bom!

Jordânia 28/07/2022

Maravilhosa obra! Como sempre, Lewis sempre cirúrgico em suas colocações, abrange nesse livro tbm, de forma cativante, algo que por muitas vezes não se sabe explicar ? O amor!

Vitoria 22/07/2022

Perfeito
Que livro bom, inteligente e racional. C.S. Lewis é um gênio na literatura e eu digo isso com certeza
O livro é dividido em cinco capítulos sendo estes:
1°- afirma que os amores naturais são apenas imagens gloriosas do amor de Deus e nunca podem chegar perto pois ao se tornarem deuses tornam-se demônios.
2°- *Afeição* é o mais humilde dos amores pois não procura impressionar, é um amor confortável e que precisa de familiaridade, também fala sobre o ciúmes já que a mudança é uma ameaça à afeição.
3°- *Amizade* é o menos necessários dos amores mas possui um valor civilizatório, ajuda a comunidade a viver bem. Enquanto o Eros deseja corpos nus a amizade deseja personalidade. Ela também representa uma rebelião de um grupo quanto o pensamento da maioria. Torna homens bons melhores e piores os maus.
4°- *Eros* contempla a pessoa amada mais que a si mesmo, ?preferimos compartilhar tristezas com a pessoa Amada mais que sermos felizes de outra maneira?
5°- *Caridade* o simples fato de amar deixa alguém vulnerável mas a solução não é trancar nosso coração e sim oferecê-lo a Deus e lançar fora toda armadura. Deus que de nada necessita traz amorosamente à existência criaturas completamente supérfluas com a finalidade de amá-las e aperfeiçoa-las.
Nii 22/07/2022minha estante
Eu amo os livros deleer

Maria.Karolynna 22/07/2022minha estante
Tô ansiosa pra ler!!!

Vitoria 22/07/2022minha estante
É perfeitoo, recomendo demais

Lolô 21/07/2022

Muito difícil até pra dar nota
Essa é a minha primeira resenha feita em dupla, fruto de uma leitura coletiva sensacional que documentei no meu instagram literário. Vamos lá:
Em primeiro lugar, devemos confessar a dificuldade da leitura. Não são textos fáceis e fluidos, mas sim parágrafos totalmente acadêmicos e rebuscados. C. S. Lewis apresenta conceitos complicados para falar do que nos é familiar e trata das formas que o amor se manifesta nas relações: Afeição, Amizade, Eros e Caridade. Passamos pelos capítulos tentando entender do que, afinal, o homem está falando, descobrindo (o que deveriam ser) piadas depois de ler algumas vezes, e encontrando (com certo esforço) nós mesmas e os nossos naquelas páginas. Até aí tudo bem, achamos que entendemos! Afinal, vivemos aqueles conceitos no nosso dia a dia, achamos que sabemos o que é amar.Mas no último capítulo, vem a melhor parte: sabe todos esses amores? São só imagens distorcidas. Tipo uma transmissão naquelas TV's antigas cheias de chuvisco. Os nossos amores não passam de sombras, iguais às da alegoria de Platão projetadas no fundo da caverna (dá uma procurada no google, é bem legal), enquanto o verdadeiro Amor brilha lá fora. Somente quando saímos da escuridão dos nossos amores tortos, e os submetemos à soberania dAquele que é o verdadeiro Amor que eles se tornam o que foram criados pra ser. Fora dessa Graça, eles não passam de sombras, moldadas conforme o que queremos ver e imaginar, governando a nossa vida discretamente. Nem sempre é fácil sair da caverna e aceitar que os nossos amores ocuparam os lugares errados em nós a vida toda, mas quando tomamos coragem e decidimos fazê-lo, podemos enfim desfrutar deles plenamente, ouvindo as orientações de quem os criou e reaprendendo o que verdadeiramente é amar. É transformador na mesma medida que é complicado. É lindo na mesma medida que é difícil de entender. Que bom que lemos de forma coletiva. Te recomendamos a fazer o mesmo. Baita experiência!

site: https://www.instagram.com/tantopraler/