Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

Juliana3274 18/07/2022

Achei interessante a categorização que o autor fez dentro de cada um dos amores, eu nunca tinha visto dessa forma, ajuda bastante a entender o que ele tá querendo passar. O último dos amores foi muito bem colocado no final do livro pra fechar com chave de ouro e concluir o raciocínio, mostrando o caminho que todos os nossos amores devem seguir. Muito bom!! Dei 3,5 só por algumas discordâncias teológicas.
almeidalewis 19/07/2022minha estante
Lewis não é uma unanimidade,não se preocupe ??

Felipe 12/07/2022

O Caminho para o verdadeiro Amor
Esse livro foi sem dúvidas uma ótima surpresa. Ganhei-o de presente em 2019, sempre adiava sua leitura, tendo tentado por duas vezes lê-lo. Acredito que o tempo certo realmente era agora.

O livro fala sobre o tema óbvio dos tipos de amores existentes. Diferente da divisão já tão tradicional em três amores, Lewis trás, como no título do livro, uma divisão em quatro amores, precedida de uma introdução em que ele fundamenta, diferencia e ambienta o amor.

Percebo que um dos pontos mais altos do livro é o fato de que, a menos que se tenha alguma espécie de desordem, todos nós experimentamos algum dos amores, isso somado à forma em que o autor expõe seu pensamento, torna todo o conteúdo bastante acessível e muito palpável. Causou em mim uma percepção de que, ao longo da minha vida, venho experimentando o amor de uma forma prática, porém comecei a compreendê-lo melhor também em teoria.

Afeição, Amizade, Eros e Caridade são os amores segundo C.S. Lewis. Sendo totalmente revigorante a compreensão de cada um deles.

Por fim, o melhor de ler este livro é a sensação de que se pode, ao se aprofundar no amor, amar melhor, caminhando sempre num caminho de maior liberdade e desprendimento, para se aproximar cada vez mais do Amor perfeito. Vale totalmente a leitura!

Lis 12/07/2022

"Não existe investimento seguro. O simples fato de se amar é uma vulnerabilidade. ame alguma coisa e seu coração certamente ficará apertado e possivelmente partido..."
Achei interessantíssimo a forma como o C.S. Lewis dividiu os amores: Afeição, Amizade, Eros e Caridade. As análises sobre cada um são de fácil entendimento ao mesmo tempo densas e completas. A forma de colocar esses conceitos dentro do cristianismo o tempo todo dentro do livro me incomodou um pouco, por não ser cristã. Porém, tentei ter uma visão mais ampla, neutra e funcionou ao decorrer do livro.
Vale apena ler, a leitura é curtinha e fluída. Se todos pudéssemos parar um momento para analisar nossas relações e estudar sobre elas ao mesmo tempo sem deixar a prática desses ensinamentos de lado, conseguiríamos nos relacionar de forma mais leve.

Carla Gracy Tavares 08/07/2022

Os livros de Lewis leva um tempo pra que a leitura venha fluir.
Aqui ele vem nos falar sobre os tipos de amores, perigos e qualidades de cada um deles.
Vale a pena a leitura.

Ramon.Barcelos 05/07/2022

Extraordinário
Um livro que traz de forma tão profunda esse sentimento amor, em um certo momento chorei com o mesmo, um barbudo chorou, que amor que o nosso Deus tem conosco.

Larissa 02/07/2022

Muitos pontos interessantes para aponta-los e discutir sobre eles. Então, optei por apenas cita-los e fazer um breve comentário a respeito de cada, prometo não me prolongar, o meu objetivo aqui é só te mostrar o que você encontrará nesta obra e se você fará um bom uso dela. Bem, dito isso, vamos aos tópicos:
. Lewis começa nos dando definições breves de amores humanos que para ele são aproximações do Amor Divino.
. Ambivalência do patriotismo e suas facetas abordadas pela visão de Chesterton e de Kipling.
. Herdar uma tradição seria algo bom? Lewis afirma que isso leva ao patriotismo, o que para ele PODE produzir burros que dão coices e mordem.
. Para a Afeição não existem barreiras, é necessária familiaridade. É o amor mais humilde, já que não procura impressionar. Ela se dá pelo som de uma máquina de costura, pelo batuque do rabo do cachorro, por pantufas e roupas velhas, coisas humildes e despojadas.
. A amizade é o menos natural dos amores, não é essencial, mas somente esse amor parece nos levar ao nível dos deuses e dos anjos.
. Eros: ou estar apaixonado, amando e para o elemento sexual animal dentro do Eros: Vênus
. Para o Vênus deixo uma um pensando do Lewis: " o desejo por uma união que somente a carne pode mediar poderá ter a grandeza de uma busca metafísica, ao passo que a carne, nossos corpos mutuamente excluídos, faz com que isso esteja fora do alcance para sempre."
. Por que não se pode separar duas pessoas que estão apaixonadas? Porque preferimos compartilhar infortúnios e tristezas com a pessoa amada, do que viver feliz sem ela.

Finalizando com a caridade, nós todos a recebemos quando Deus nos fez objetos de seu amor, mesmo não o merecendo.
. Seria a eternidade uma forma de "aliviar" o período do luto, nos fazendo crer que ainda veremos a pessoa que nos deixou? Bem, isso é algo q o autor discorda veementemente, na visão dele, o luto nos faz lembrar de que não existe conforto terreno e que só encontraremos a verdadeira paz e felicidade na eternidade com Jesus Cristo.

Gab 01/07/2022

"Tudo que não é eterno está eternamente ultrapassado"
Quando penso em ler C.S lewis é sempre a mesma cena, nada de e-books, nada de celular, só eu sentadinha no meu sofá com livro aberto e lápis grifando as páginas. Quanto conhecimento e percepção apurados!

Nesse livro de 5 capítulos o autor discorre sobre o gostar e amar, sobre a Afeição, a Amizade, o amor Eros e a Caridade. Em todos traçando o significado desses amores nas relações humanas e enfatizando o perigo que elas oferecem quando tomam o lugar do Senhor em nosso coração.

Como sempre, ele fecha o livro com chave de ouro e da forma como só ele sabe fazer. Deixando nosso coração cheio de amor por Deus, e cheio de vontade de amá-lo como ele merece. Recomendo fortemente!

"Quando virmos a face de Deus, saberemos que sempre o conhecemos." ???
Quesia 02/07/2022minha estante
nossa q descrição perfeita!!

Gab 05/07/2022minha estante
enchi linguiça mas amém ne kkkkkkk

Victor, the Reader 30/06/2022

Os quatro amores
C. S. Lewis, sem dúvidas, não somente foi um grande escritor, mas um gigante intelectual do seu tempo. Sua capacidade de expressão é incomparável. Nesta obra, ele discorre sobre o que ele chamou de Quatro Amores: a afeição, a amizade, o eros e a caridade.

Stephanie 26/06/2022

Os quatro tipos de amores
Gostei da leitura, mas confesso que esperava mais desse livro. Mas não deixou de ser uma boa reflexão sobre as diferentes formas de amor apresentadas no livro.

Alejandro.Jonathas 26/06/2022

Espantosamente atual
Ainda não li todas as obras de Lewis e estou longe de ser um especialista, mas está obra, até agora, que é mais atual pra mim.
Lewis apresenta todos os tipos de amores e mostra como cada um tem o seu papel a desempenhar e que todos possuem todos os tipos de amor, somente é destinado a pessoas diferentes.
Ressalto aqui sobre a amizade. Lewis não fala algo que pode ser considerado clichê, mas apresenta como uma amizade se inicia de um gosto comum e que cada pessoa desperta uma parte da personalidade no outro. Pode se encontrar também em um círculo de amizade alguns problemas. Lewis destaca alguns, dentre eles, a superioridade do círculo com o mundo externo.

Enfim, o livro é recheado de ilustrações que o autor cita para facilitar a compreensão, apresenta vários exemplos e em alguns momentos o teor se torna cômico, mas nunca fugindo do tema abordado.
Mais uma obra excelente de C. S. Lewis

Alex JR 04/06/2022

Amores
Nesse lewis fala exatamente de quatro amores e explica cada um deles se forma brilhante como ele sempre faz.

@srta.bookstan 03/06/2022

Nesse livro aprenderemos sobre os quatro tipo de amores que existem e suas diferenças. Lewis descreve de forma perfeita e usa exemplos simples para nos ajudar a compreender os sentimentos que muitas das vezes confundimos ou não sabemos definir, ele também fala do amor que é Deus e sobre o quanto Ele nos ama.
Amei demais, super indico essa leitura, C. S. Lewis sempre com uma escrita incrível e objetiva que nos faz entender a mensagem passada perfeitamente.

Stella 02/06/2022

C.S Lewis é atemporal! E o amor tbm!
Um livro com uma escrita interessantíssima, similar à feita pelo Lewis em outros volumes, com metáforas reflexivas e um olhar analítico que dificilmente conseguimos supor por conta? Compartilhei várias partes desse livro ao longo da leitura e sempre vou relê com carinho. Você sabe o que é o amor? Quais os tipos de amores? O quanto nos enganamos fingindo que amamos mas na verdade estamos surdos para ouvir os diferentes? Será que nosso amor é desumano?

Nada melhor que um bom livro para ter um bom dia! Recomendo!!

Nath 28/05/2022

Mais um livro que tenho a sensação que Lewis prega enquanto ensina. Em muitos exemplos, é fácil você se enquadrar ou lembrar de alguma situação em que consegue aplica-la. E isso é bom, porque nem sempre a escrita de Lewis vai direto ao ponto, mas a gente conseguir contextualiza-la em situações deixa tudo cristalino.
Meus capítulos favoritos foram sobre a Amizade e Caridade.