A Tempestade

A Tempestade William Shakespeare

Resenhas - A Tempestade

Adriana Scarpin 12/04/2021

Eu deveria ter revisitado A Tempestade há alguns anos, quando da leitura do estupendo Calibã e a Bruxa da Federici, mesmo assim ainda é interessante ver essa peça com o peso do racismo e colonialismo que a permeia, antes a via com um olhar de psicologia arquetípica, mas hoje fica bem mais claro seu significado sócio-cultural num viés materialista-histórico e pós-colonial.
A tradução da Heliodora é bem boa.

Manu 19/03/2020

Última peça escrita por Shakespeare.

Mia fein 05/12/2022

Amo todos as peças desse cara. Li quase todas, algumas me lembro outras não. Mas essa daqui me marcou muito. Principalmente por conta de ser uma peça muito antiga e ter um personagem tão atual como o ariel

Fernanda1004 10/09/2021

"o inferno está vazio, e os demônios estão todos aqui"
essa peça é uma comédia, não por ser toda engraçada, embora eu sempre dê risada do tom debochado que as personagens de Shakespeare têm, mas porque não tem aquele final trágico que é comum nas peças teatrais dele, até estranhei o final por isso.
não foi uma leitura impactante, mas vi em algum lugar que essa foi uma das ou então a última peça que Shakespeare escreveu, e no epílogo a forma que Próspero se despede pode ser interpretada como um adeus do próprio Shakespeare dos teatros, achei isso legal.
gosto bastante das peças dele, essa não é a melhor, mas ainda assim é boa e tem umas passagens interessantes. foi uma boa leitura pra passar o tempo.

Fsanz 24/04/2022

Gostei da história, mas criei outro tipo de perspectiva sobre o final que acabou não atendendo as expectativas.
Vale a leitura, é uma boa obra.

Mar 06/08/2022

O início foi legal mas o final deixou a desejar
Achei o início mais legal do que imaginava, porém acabei me empolgando e me decepcionou o final que não foi tão emocionante quanto eu esperava, esperava algum plot. Mas é bem interessante a ideia. Eu me interessei a ler porcausa do life is strange before the storm que a Rachel e Chloe reproduzem a peça.

Japa 18/01/2023

Mais um clássico pra conta
Na realidade eu quis ler pra entender melhor um conceito usado em outro livro - A Bruxa e o Calibã, da Silvia Federici.

O livro não apresenta grandes dificuldades, muito pelo contrário: é escrito em formato de peça teatral então a leitura é leve, às vezes em forma de rimas, inclusive.

Aproveitei a leitura e ainda consegui entender melhor a analogia usada pela Silvia Federici. Missão cumprida.

luc 25/08/2021

faculdade de filosofia letras e ciencias humanas (skoob marca a sigla como troll) pq me faz ler livros?

Marcos 03/09/2021

A peça do fim?
Não é minha peça favorita, mas admito que foi muito bem escrita. Shakespeare, ao fim de sua peça, se despede dos palcos através de Próspero. Completa sua vingança daqueles que menosprezaram sua arte, mas os perdoa por isso. Para mim, esse foi o intuito dessa peça. Se essa foi a última peça de Shakespeare, me pareceu uma autobiografia de sua jornada pelos teatros. Shakespeare era o rei de sua ilha mágica denominada roteiro de teatro onde ele comandava tempestades e espíritos, ditava quem se casava com quem e os destinos de cada um. Posso apenas estar imaginando a vida da de Shakespeare com base nessa peça mas, me dou esse direito visto que ele fazia o mesmo.

Danyella.Danelhuk 29/05/2023

Um clássico mas tem melhores
Gosto muito das obras do Shakespeare porque elas refletem uma visão diferente do mundo, que a gente pode almoçar em qualquer época.
Não gostei muito dessa peça, mas gostei bastante de Ariel, personagem muito bem escrito.

Leonardy.Negrini 02/12/2020

Poder, Magia e Perdão
Esta obra de Shakespeare, sua última peça escrita, faz uma análise das possibilidades de intervenção quando somos detentores do poder e conseguimos, por nosso próprio esforço ou sorte, termos os nossos desafetos, inimigos ou adversários sobre o nosso julgo.
Calibã quer se vingar de Próspero, Próspero quer se vingar daqueles que lhe tiraram o ducado. E assim, com poderes fornecidos por Ariel, seu espírito juramentado, Próspero poderia ter dado cabo de seus desafetos, mas o perdão foi se avizinhando, talvez também causado e contaminado pelo amor da filha, mas veio e fez morada. Talvez tenha também sido considerado um certo arrependimento por parte de alguns anteriores desafetos, mas aí só Próspero poderia dizer.
Os relatos das práticas magísticas são muito interessantes. Quem não gostaria de ter um Ariel a atender aos seus caprichos? Bom, aqueles que pensam e entendem a Magia como compromisso e como caminho não gostariam, e desejariam libertar Ariel dos deveres e dos caprichos de Próspero. Assim me permito imaginar.
E quem teria a mesma capacidade de perdão de Próspero? Só aqueles com muita maturidade e iluminação, ainda mais nestes tempos sombrios. Mas mesmo assim, com sua capacidade de perdoar, a Calibã só sobra o lugar e o conceito de disforme, sem integração.

Marcelo H S Picoli 30/08/2021

A tempestade
Comédia de Shakespeare, onde não temos aquele final dramático comum em várias outras peças do poeta.
Leitura suave e tranquila.

sofialmeidah 19/10/2020

Qual o ponto dessa história toda?
É a primeira vez que eu não venho fazer um comentário positivo em uma peça de Shakespeare ou em uma peça de teatro qualquer. A história parecia se desviar várias vezes do seu ponto central e apresentava vários temas sem nexo. Dois pontos específicos que me deixaram bem entediada, para exemplificar, foram um total de 10 páginas (o que é uma quantia considerável em uma peça de menos de 100) de conversas entre amigos na qual o leitor não tem nenhuma proximidade ou conhecimento - é como se vc caísse de paraquedas numa roda de amigos e não fizesse a menor ideia do que eles tão falando. A história que é usada como base para esta nos é apresentada no início da peça, levando-nos a pensar que esta vai ser a trama principal, quando na verdade o que acontece é que A Tempestade se trata de uma espécie de "reparação" por conta dos danos causados ao, digamos que protagonista da peça, na história anterior. Não temos um desenvolvimento maior do que de 5 páginas nessa trama prévia (sim, menos que os comentários e conversas paralelas e desnecessárias). Me pareceu contada por uma pessoa que tinha em mãos uma ótima história, porém foi mal desenvolvida. Não digo em relação à escrita, de certo que não, porém a contação foi enrolada e fugiu completamente do que deveria ser a trama principal.