A Árvore que Dava Dinheiro

A Árvore que Dava Dinheiro Domingos Pellegrini

Resenhas - A Árvore Que Dava Dinheiro

Clio0 19/11/2022

Esse é um dos meus livros favoritos.

Domingos Pellegrini conseguiu fazer aquilo que a maioria dos escritores infanto-juvenis almeja: criar uma história dinâmica com uma lição de moral latente.

Na pequena cidade de Felicidade, a maioria da população vive pobre, mas com uma vida relativamente feliz. Contudo, a pessoa mais rica da cidade - o velho - está prestes a deixar a vida miserável que leva e a legar tudo a seus inquilinos e devedores.

Sua morte causa uma festa na cidade, e esse desrespeito será pago nos acontecimentos seguintes, quando uma árvore que dá dinheiro é plantada a pedido do falecido na praça da cidade.

Os personagens que aparecem não tem nome, apenas funções: o pai, o açougueiro, o quitandeiro, o menino, etc. Essa despersonificação tem motivo - qualquer um poderia ser seduzido pelo brilho reluzente do ouro, ou melhor, do verde das notas.

O velho é uma clara inversão de Scrooge, o velho rico e sovina que é ensinado sobre caridade e empatia na véspera de Natal na obra de Charles Dickens. Não é necessário conhecer esse, mas torna a leitura mais rica.

É um ótimo livro e a história se sustenta mesmo nos dias de hoje. Não recomendo para crianças abaixo da faixa dos oito simplesmente porque uma certa noção matemática é necessária.

@tigloko 19/11/2022minha estante
Interessante esse livro ser uma inversão do livro do Dickens, me interessou muito!!! Ótima resenha ?

Mawkitas 09/03/2023minha estante
É um dos meus livros preferidos também. Releio de tempos em tempos.

JoAo366 15/12/2023minha estante
Achei o meu hoje, ganhei em um evento de soletrar quando era criança e até hoje não li, depois dessa resenha concerteza irei lê-lo.

Moura.Souza 25/02/2024minha estante
Esse livro é muito interessante faz tempo que li.

AryaA 08/09/2020

Livro de infância
É um dos primeiros livros que tenho recordação de ter lido na vida, e na época já foi muito importante pra mim. Agora já bem mais velha, reli e percebi que ele é bem mais profundo do que aparenta.
Luana.Lorrandra 03/12/2020minha estante
Como q eu faço pra ler? Eu não tô conseguindo ;-;

AryaA 04/12/2020minha estante
Oi, tenta procurar no site estante virtual, não acho que ainda publicam ele.

Paulinha 02/03/2022minha estante
Eu gostei muito do livro, quando eu era mais nova eu sempre pegava lá da escola ?

Jackie! 07/04/2022

Brasileiro só se ferra!!!
Eu sou suspeita para falar desse livro, pois tenho um apego emocional muito grande com ele. Foi um dos primeiros livros que li, uma das primeiras leituras obrigatórias que eu gostei e um dos únicos que a minha mãe leu e gostou também.
A história em si é bem simples, um velho morre e deixa 3 sementes a serem enterradas como último pedido. Essas sementes geram árvores mágicas que dão dinheiro. Mas como o bom brasileiro só se ferra, o povo dá cidade acaba é com muitos problemas, por conta de todo esse dinheiro!
A narrativa é fluida e bem engraçada, tem um gostinho de Brasil, com várias gírias e situações com as quais todo o brasileiro já presenciou.
Ainda assim, continua sendo uma história muito simples e curta, sem muita explicação, mas que fez valer a releitura.

kassya 24/07/2009

O inicio da responsabilidade com o dinheiro!
A ambição desenfreada !
Felipe 11/12/2011minha estante
Tirou as palavras da minha boca!

Falou tudo!

Sofy 12/09/2022

A árvore que dava dinheiro
No começo tava bem com o pé atrás com esse livro (trauma de outros livros que li pra escola) esse conseguiu me entreter, no início a escrita era bem rebuscada, mesmo no final o autor dizendo que fez uma escrita super fácil e compreensível para as crianças (achei um pouco de hipocrisia inclusive), mas foi um livro legal e bom para conhecer mais da literatura nacional, recomendo

___________spoiler____________

Mais flores
E mais flores
O pó
Os frutos
Enredo: a história conta de uma cidadezinha chamada felicidade, a mais pobre do país, localizada entre morros
O proprietário de mais da metade da cidade é um velho rico e miserável, onde usava um par de chinelo e outro de sapato, para os sapatos duraram anos. Quando esse velho morre de derrame, infarto e inicio de uma pneumonia é plantada uma árvore com 3 sementes que ele deixou, mas só uma floresce, dando dinheiro, e a cidade fica enlouquecida
O autor desse livro é Domingos pellegrini, e a editora é a Atica, temos de reflexão que a ganância e a obsessão não nos ajuda, vemos que quando isso ocorreu com os moradores de felicidade, eles só pensavam no dinheiro, mas não se divertiam mais como antigamente, pelo contrário, estavam afundados em dívidas.

Sarah Verissimo 02/06/2022

Ninguém leva dinheiro para o caixão...
A história se passa em uma cidade fictícia chamada Felicidade. Os habitantes de Felicidade são interrompidos de suas pacatas vidinhas para se depararem com um fenômeno que mudará para sempre suas vidas. Nasce na praça da cidade após a morte de um velho morador muito avarento, uma árvore, mas não qualquer árvore, uma árvore que dá dinheiro.

Mariana113 09/08/2021

Nostalgia
Li esse livro quando eu tinha 10 anos. Minha professora do quinto ano que emprestou não só esse como outros livros. Foi uma grande incentivadora da leitura. Obrigada, professora Viviane

Lady Addams 04/10/2023

Uma pequena história reflexiva
No pequeno livro, lemos a história dos habitantes da pequena e humilde cidade de Felicidade. Nela há uma lição de moral sobre a responsabilidade com o dinheiro e como ao lidar com ele afeta nossas vidas, é uma reflexão sobre dinheiro exacerbado, capitalismo, inflação, ganância, falência e responsabilidades.

Luriam 14/11/2021

Eu senti o gosto de infância
Gostaria de ter lido na infância, amei a novela. Irei compartilhar com meu afilhado, acho que ele vai gostar .. leitura simples e fluida. Vale a leitura, muito gostoso de ler.

Aquele livro para ler em uma sentada, ótimo para tirar a ressaca.

Bruh 19/08/2022

A árvore que dava dinheiro
A intenção do autor é boa, a história é boa, o desfecho é bom, mas a conclusão...

Acho que esperava mais desse final, esperava um sentido nesse final. O fina foi raso, mal escrito, sem lógica.

Eu achei que ia ter o porquê o velho deu aquela semente, o objetivo dela, mas não. O livro é bom mas faltou ser concluído, não teve um final em aberto, teve foi um final sem conclusão.

Mas ainda recomendo esse livro pois ele te faz pensar, te faz refletir o quanto dependemos do dinheiro, o quanto vivemos em função dele, colocamos ele em primeiro lugar e esquecemos de nossas amizades, família.

Esse livro tem uma lição bonita, mas poderia ter uma lição impactante se o autor tivesse fechado os pontos. Disso eu tenho certeza.

Cássia 22/04/2021

A árvore que dava dinheiro
Será que dinheiro é tudo? O quanto precisamos dele para sermos felizes? Uma linda história que nos leva a reflexão sobre o verdadeiro valor das coisas.

Line 05/01/2021

Hoje não pode ficar pra amanhã
Bastante reflexivo sobre capitalismo e consumismo.

Felicidade tem moradores simples, humildes, até que surge uma árvore que desperta ganância e ambição em todos. Desperta também a ansiedade e o consumismo desenfreado, adoração ao dinheiro, egoísmo.

Diante de tanto dinheiro não sabiam o que fazer... Até que surge uma oportunidade e depois mais outra, e assim segue a vida desses moradores, sem racionalizar, agindo só pela emoção e esquecendo erros antigos.

Esse livro foi um achado aqui no Skoob ano passado e coloquei como meta pra esse ano, e eu simplesmente adorei, ele faz ótimas críticas em uma linguagem de fácil entendimento.

Nezuminos0 26/07/2023

O pobre é uma desgraça!
“Não se pode controlar o próprio povo pela força, mas se pode distraí-lo com consumismo.” — Noam Chomsky. É, exatamente, isso que aconteceu nesse livro. "O pobre tem o olho maior que a barriga", não pode ganhar uma mixuruca que já quer mansão e tudo de caro. É um ótimo livro pra usar de repertório no Enem! Adorei como ele usou ditados populares e transformou em realidade/acontecimento no livro.