A Menina Que Brincava Com Fogo

A Menina Que Brincava Com Fogo Stieg Larsson

Resenhas - A Menina Que Brincava Com Fogo

Yasmin675 24/04/2020

Larsson não decepciona.
Fiquei bastante impressionada com Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, tão impressionada que cheguei a ficar desesperada para realizar a leitura do livro seguinte, e mais uma vez Stieg Larsson entrega uma narrativa fantástica, com personagens incríveis e um enredo eletrizante. Já posso afirmar que é uma das melhores sequências que eu já li na vida.

Eu estou acostumada a encarar sequências medianas (ou menos que isso), então conforme fui lendo A Menina Que Brincava Com Fogo eu me peguei esperando o momento em que as coisas iam ficar sem graça, mas não aconteceu. Certo, no início eu demorei pra pegar o ritmo, já que Larsson demora um pouco pra desenvolver o plot principal, eu particularmente não gosto muito quando os autores enrolam, mas posso e vou passar pano pra isso porque o livro é incrível assim mesmo.

Desta vez, Lisbeth é a protagonista com o estrelato que merece. Depois da repercussão do caso Wennerstrom, Lisbeth resolve dar um tempo e sumir do mapa, Mikael (insistente) tenta se comunicar com ela mas suas tentativas são todas em vão. A Millennium está indo razoavelmente bem, prestes a revelar uma matéria bastante escandalosa sobre a indústria do sexo e o tráfico de mulheres, porém Mikael e Dag (o autor do artigo) acabam entrando num beco sem saída ao chegar num nome de que nenhuma testemunha parece saber a respeito (e se sabem, não revelam nada). Lisbeth, já de volta, acaba se infiltrando nos arquivos de Mikael e descobre sobre a investigação, interessada pelo assunto, ela sai a procura de Dag e Mia, ambos responsáveis pelo start do dossiê sobre o tema e seus responsáveis.

Na mesma noite em que Lisbeth visita Dag e Mia, ambos são assassinados, e ela se torna a principal suspeita do crime. Sabendo muito bem o que está em jogo, Lisbeth se esconde nas sombras que ela conhece bem, enquanto Mikael faz o possível e o impossível para tentar descobrir alguma forma de inocentar a amiga.

Esse livro é da Lisbeth. Desde o primeiro volume eu me peguei pensando como seria se ela tivesse o protagonismo ressaltado e ficasse em evidência, pois bem, é exatamente o que Larsson fez neste volume e eu ADOREI. Lisbeth continua sendo a personagem empoderada que não deve satisfações a ninguém, se atendo as suas próprias convicções enquanto se esforça para provar sua inocência em seus próprios termos. Gostei que ela fez Mikael suar para descobrir a identidade do antagonista da narrativa, intervindo apenas quando era extremamente necessário. Preciso dizer que adorei a forma com que o autor revela os segredos do passado que Lisbeth escondia, me fez compreender melhor quem ela é e porque se comporta daquela forma. Mikael pra mim continua no meio termo, um personagem morno, gosto muito dele mas como a Lisbeth literalmente rouba a cena, pra mim ele foi meio zzz, apesar de todos os esforços para limpar o nome de Lisbeth. Devo dar menções honrosas a Dag e Mia, me apeguei muito aos dois e sofri bastante com o assassinato.

Achei o mistério em torno do assassino um pouco fraco. Na verdade, pra mim o assassinato pareceu um pouco mais como um plano de fundo, já que o foco principal sempre foi Zala, mas isso não torna a leitura ruim, muito pelo contrário.

A escrita continua maravilhosa, afinal de contas, estamos falando de Larsson. Não sei como ele consegue escrever com tanta maestria e desenvolver tramas tão complexas e desesperadoras. A ação continua muito presente, há muitas cenas em que o ritmo é tão rápido e eletrizante que eu sequer conseguia acompanhar direito. Pretendo ler o livro seguinte o mais rápido o possível.

Iara 22/04/2020

A menina que brincava com fogo, livro 2 trilogia Millenium
Que decepcao esse livro, infelizmente foi uma leitura difícil que custei terminar. Os personagens, antes tão bem construídos no livro 1, foram totalmente estigmatizados.
Faltando 10% para terminar o livro eu achava sinceramente que não ia ter final, que iria ficar para o livro seguinte. Acredito que pelo menos umas 500 páginas do livro é enrolação para fazer volume. A história conta pouco, desenvolve pouco e termina de forma abrupta.

Além disso acho que fiquei com uma baita ressaca literária :(

Thaís 17/04/2020

Assim como o primeiro livro esse é muito bom, entretanto leva um pouco mais de tempo para a história central realmente começar.

Pois mesmo que tudo tenha ligação somente após 200 páginas mais ou menos o plot central começa tomar forma.

Mas mesmo assim o livro é muito bom! E termina bem no meio de uma sequência então você fica naquela de que PRECISA ler o terceiro livro.

Mais uma vez reitero que não sei porquê levei tantos anos para finalmente ler essa série!

Joana D'Arc 14/04/2020

Nesse segundo livro Lisbeth é tão protagonista quanto Michael.
A riqueza de detalhes apresentadas ao longo da história e a forma como os personagebs crescem junto com ela é incrível

Cintia (@jeitolivrodeser) 01/04/2020

Quando li "Os Homens Que Não Amavam As Mulheres" fiquei impressionada com a trama bem construída e o desenvolvimento perfeito da história. Mas agora que finalizei "A Menina Que Brincava Com Fogo" eu estou simplesmente maravilhada. Que enredo sensacional!

O livro inteiro conseguiu me manter atenta com seu ritmo eletrizante e cheio de adrenalina. Foram 607 páginas de ação do início ao fim. Esse é o melhor romance policial que já li em minha vida de leitora, sem dúvida alguma. A narrativa trouxe tanto a investigação policial como a particular de vários ângulos e pontos de vista, para o bem e para o mal.

Não tem como não me render a série Millenium. Lisbeth Salander é maravilhosa, que personagem real, forte, guerreira... a vontade era de entrar no livro pra protegê-la de tudo e de todos. O Mikael Blomkvist é incrível em vários sentidos, amigo leal, jornalista super honesto e um investigador particular espetacular e determinado a fazer justiça.

Estou maravilhada de verdade por esse segundo livro, recomendo muito a leitura. Se possível mergulhem com tudo na trilogia Millenium. É surpreendentemente perfeita!

grasi 30/03/2020

Muito bom!!! Recomendo bastante a leitura

Bia 19/03/2020

Não sei o que dizer, só sentir
A.D.O.R.E.I

Nesse livro a Lisbeth, que é rainha de tudo e todos, é o foco do enredo, aqui conhecemos mais ela e também os mistérios que a cercam.
Só posso dizer que queria matar mais da metade da população masculina dessa série, o autor fez um ótimo trabalho retratando bem como a sociedade é machista, me enfurecia ler as partes desses homens principalmente porque sabia que não era nada mais do que a realidade, que o que mais tem nesse mundo são homens assim.
Porém como tudo nessa vida é relativo, existem homens também que prestam para algo, como o Mikael que novamente é um investigador exemplar e muito inteligente e também o Bublanski que tenta fazer uma investigação sem levar em conta os boatos que foram espalhados sobre Lisbeth.

Como o primeiro livro esse também tem uma exausta descrição de personagens nem tão importantes, e detalhes que não fazem tanta diferença assim.

Ele termina com um gancho ENORME para o terceiro livro.
Roneide.Braga 19/03/2020minha estante
Já quero. ??? Amei a resenha.

Bia 19/03/2020minha estante
Leia essa trilogia, é divina!
Obs. Tem mais livros, porém o autor só escreveu esses 3 e depois da morte dele continuaram a série

Roneide.Braga 19/03/2020minha estante
?????

Marcelle 18/03/2020

Muito bom!
Adoro a escrita de Larsson!! Livro maravilhoso, ansiosa pra ler o terceiro da série!

Cabral 16/03/2020

A trilogia Millennium começa de forma extremamente empolgante, prendendo o leitor do começo ao fim no volume 1. Neste segundo volume, o autor parece perder um pouco os limites, com momentos que desafiam um pouco a lógica e parecem soluções tiradas da cartola. Tudo pelo espetáculo, é claro, mas não dá para dizer que não é um pouco frustrante ver situações extremamente complexas serem resolvidas num passe de mágica simplesmente porque aquele personagem é infalível ou indestrutível. Além disso, não se pode dizer que este volume tem um final; o que acontece aqui é simplesmente um intervalo para que o leitor possa providenciar o terceiro volume, já que facilmente poderiam ter sido agrupados em uma grande e única bíblia. Agradeço pela divisão, no entanto, já que eu provavelmente não conseguiria colocar um livro de mil páginas na minha mochila. Mas Larsson ainda tem seus méritos e pode muito bem terminar de se salvar no terceiro volume. Continua bem recomendado

Natália Tomazeli 25/02/2020

Biografia da Lisbeth Salander
"Inocentes não existem. Em compensação, existem diferentes níveis de responsabilidades."

É difícil falar dessa série porque esse autor nunca errava mesmo, mas vamos lá...

Quando acabei o primeiro livro da série, não tinha ficado com aquela vontade louca de ler o próximo porque "Os homens que não amavam as mulheres" é de certa forma, um livro redondo que apesar de ser um livrão daqueles, fecha todas as pontas da história no final. Não tinha nenhum "rabo" pra mais história, não ficava nenhuma ponta escancaradamente largada para desenvolver no próximo. Era o que eu achava né? Mas a capacidade criativa do Stieg Larson para criar novas e insanas tretas das mais diferentes possíveis é uma coisa que só ele conseguia fazer. Desconheço outro autor com essa mesma capacidade e que faz algo assim sem perder a qualidade. E mesmo que o primeiro resolvesse todos os "mistérios" do seu próprio enredo, mesmo assim ele conseguiu criar no segundo uma trama totalmente nova e ao mesmo tempo resolvendo coisas que nem passava pela minha cabeça que precisavam ser resolvidas. Fiquei pasma de que o universo dessa história super tinha muito pano para manga para acontecer muito mais coisas, real!

Enquanto o primeiro se focou na "resolução de um crime", por assim dizer, o segundo, apesar de fazer o mesmo, explora muito mais o passado dos personagens, principalmente da melhor personagem de todos os tempos, Lisbeth Salander! Gente, esse é o livro da Lisbeth! Tudo se redireciona a ela e em torno dela, aqui a gente vai conhecer muito mais do seu passado e de outras mil nuances que ela tem. Aquelas perguntas que em algum momento alguém se fez sobre ela no primeiro livro, será respondida aqui no segundo. Até quando ela tava me irritando com algumas atitudes no início eu ficava moh empolgada com a leitura. Eu tenho certeza que é porque ela é minha personagem favorita da vida, crush literária, essas coisas... Mas ok... Então como sou muito apaixonada por essa personagem, até achei que esse livro foi melhor que o primeiro, no geral! E quem gosta dela (nem tem como não gostar) vai passar a amar, ou entender melhor porque ama tanto ela.

O assassino do livro eu consegui ser "Xeroque" suficiente para adivinhar quase que de cara, afinal acho que essa era a intenção do autor mesmo (no primeiro livro, realmente não sei o que aconteceu com o meu "xeroquismo", mas neeeem suspeitei de quem poderia ser, apesar de até que ser fácil de saber. Acho que eu fiquei tão imersa com as subtramas da história, que acabei nem focando minha mente para desvendar essa questão). Mas isso nem foi problema já que o livro na verdade tem muitos outros plot twists um atrás do outro que alucinaram minha cabeça loucamente e me surpreenderam suficientemente para que eu não achasse nada previsível, mas também sem que ficasse aquela coisa de novela mexicana, aquela coisa forçada sem pé nem cabeça que acontece com algumas histórias, tanto do gênero como fora dele. O autor soube dosar bem e equilibrar tudo. E aqui não tem previsibilidade nenhuma mesmo! Tudo pode acontecer... Até o início que é mais "lento" consegue ter um evento tretíssimo que eu fiquei MASOQUE? É uma loucura eletrizante que eu particularmente achava difícil largar e ao mesmo tempo queria ler mais lentamente para poder absorver tudo com calma (muito porque eu não queria largar da Lisbeth). Uma experiência de leitura bem incrível! Afinal, esses livros do Larson são incríveis, pelo menos para mim! Agora é rumo ao terceiro e último livro escrito por ele para a saga, bua bua :(

(então, essa resenha escrevi bem na época que eu tinha acabado de ler, ou seja, em 2019. Esqueci de postar ela aqui e ficou por isso mesmo, porém hoje fuçando no meu e-mail achei ela ~e outras muitas. Aliás, tô morrendo de vontade de começar o terceiro livro, até sonhar com a Lisbeth eu já sonhei, o auge da obsessão rsrsrs
Então fica aqui meu pequeno registro bem mequetrefe, mas esse livro merece ficar registrado, vou tentar melhorar quando tiver que postar o do terceiro livro, juro.)

Tati 23/02/2020

Continuação à altura, mantém o nível da série e termina nos deixando ansiosos pela continuação.

Luís Henrique 16/02/2020

Ótima história
O livro é sensacional. É uma daquelas leituras que te faz ficar pensando sobre a trama, e que você não vê a hora de se debruçar na leitura para devorá-lo. E o livro te deixa louco pra prosseguir com o livro 3.

04/02/2020

Bom, assim como o primeiro
Estou gostando muito dessa série de livros millennium. Acho a história muito atraente e envolvente. O único ponto negativo ao meu ver, é que o livro detalha muito alguns fatos irrelevantes e acaba deixando a história muito extensa sem necessidade.

Daniel432 21/12/2019

Ação, Suspense e Emoção
O segundo volume não é tão bom quanto o primeiro mas depois de um tempo melhorou.

O último terço foi simplesmente empolgante, com muita ação, suspense e emoção!!!

Vamos ao terceiro volume!!!

Le 20/09/2019

Trilogia millenium Stieg Larsson
2 livro da trilogia volta mais eletrizante que nunca, trazendo revelações assustadoras e momentos de pura tensão e adrenalina.