Almakia

Lhaisa Andria

Resenhas - Almakia I

1 | 2 | 3 | 4

Nanda 08/04/2016

O livro começa em um ritmo um pouco lento, meio monótono, talvez pelo fato de toda a explicação da história de Almakia, a descrição dos personagens, mas isso foi apenas o prólogo. Já no primeiro capítulo Lhaisa me conquistou com a história de Garo-lin, uma menina que tinha tudo para ser normal, que era o caso dos vilashi, mas que tinha um almaki de fogo e por isso ela teve a oportunidade de estudar no Instituto de Almaki Dul'Maoijin, no início tudo para Garo-lin era novidade, e ela ficou encantada com o Instituto, mas com o passar do tempo ela percebeu que nada era como parecia. Dentro do Instituto havia um grupo de 5 alunos intitulado Dragões de Almakia, eles eram as pessoas mais importantes do Instituto e estavam destinados a decidir os rumos de Almakia, cada um deles tinha um Almaki de primeira ordem e eles tinham passe livre para qualquer coisa que quisessem fazer, incluindo maltratar os alunos do Instituto.
Eu adorei o modo como Garo-lin foi retratada, apesar de sofrer todo o preconceito na sociedade de Almakia, ela não se rebaixava e permanecia com a cabeça erguida, ela é uma personagem forte e não me pareceu nada como uma personagem forte, muitas vezes eu consegui enxergá-la como uma pessoa real e me identifiquei com algumas atitudes dela.
Garo-lin vivia sozinha no Instituto até a chegada de Kidari, uma Kodorin estabanada e avoada. Kidari foi a personagem com quem eu mais me identifiquei, o jeito dela me lembrou muito o meu porque eu também sou estabanada. E Kidari é uma personagem inocente, doce e carismática, sem dúvida eu me encantei por ela.
A amizade que nasce entre as duas é muito legal, Garo-lin protege Kidari dos insultos que as pessoas do Instituto faziam contra Kidari, mas como nada é perfeito em um dia Kidari fica em apuros, pois uma espécia de gato que ela tinha, chamado Shion, foi capturado pelos Dragões e estava sendo maltratado. Essa parte do livro é o pontapé inicial para toda a história, porque Kidari enfrenta os Dragões para salvar Shion, e Garo-lin entra no meio de tudo quando os Dragões ameaçam a amiga.
Depois disso tudo várias coisas acontecem, Garo-lin sabe que cruzou uma linha (mesmo que imaginária) e que não tinha como ela voltar atrás com o que tinha feito, e agora teria que arcar com as consequências, que demoram a chegar, mas chegam da forma mais inesperada possível. Todo ano alguns estudantes do quinto ano são escolhidos para as Incumbências com alunos do sexto ano, as Incumbências são missões dadas aos Almakins para testar suas habilidade e ajudar no crescimento do estudo.
Garo-lin estava no quinto ano, mas nem imaginava ser escolhida, até porque os alunos que escolheriam os estudantes esse ano eram os Dragões, mas o que parecia impossível aconteceu e Garo-lin é escolhida para ser a protegida do Dragão de Fogo, Krission Dul'Maojin e Kidari foi a escolhida pelo Dragão de Raio, Vinshu Zawhart.
Quando eles partem para a Incumbência, Garo-lin vai apreensiva, enquanto Kidari fica encantada pela oportunidade, mal sabia onde ela havia se metido. A convivência entre Garo-lin e os Dragões é complicadíssima, porque eles a desprezam o tempo todo e a tratam como empregada, mas Garo-lin continua mantendo a sua postura, até um incidente com Krission, que tira tudo dos eixos. Em meio a isso um segredo sobre Kidari é revelado, fazendo todos reavaliarem os conceitos sobre ela.
Com o passar da história a relação entre o grupo vai se modificando, por conta de algo mais sombrio que estava acontecendo em Almakia e eles não tinham conhecimento, Garo-lin passa a enxergar os Dragões de outra forma e muitas mudanças acontecem. Krission é arrogante ao extremo, e fala muitas palavras erradas, mas ainda assim eu gostei do personagem e de tudo o que aconteceu com ele.
O livro é uma introdução a história, um pouco longa, mas cheia de ação e reviravoltas. Sem dúvida Lhaisa escreveu uma história muito boa, com uma trama excelente, personagens sólidos e me deixou ansiosa pelo próximo volume. A Vilashi e os Dragões é uma história que prende a atenção do leitor desde o início e você só consegue parar de ler quando chega ao final, entrou para a minha lista de favoritos e está super recomendado. A capa do livro ficou muito bonita e toda a diagramação também, eu só não gostei muito da revisão, achei muitos erros que me incomodaram e poderiam ser corrigidos. Apesar do preço meio salgado, vale a pena.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2012/11/resenha-uma-garota-um-grupo.html

Desi Gusson 23/09/2015

Entrei Procurando Dragões, Saí Com Uma Senhora História
Falar de Almakia – A Vilash e os Dragões traz um misto de emoções que é difícil de explicar. Por um lado temos uma história que, sem desculpa nenhuma, é ma-ra-vi-lho-sa e por outro temos uma revisão... inexistente.

Deixe-me recomeçar uma ladainha antiga: eu, Desirée Gusson, vou me interessar e possivelmente amar todos os livros de fantasia com mocinhas phodas, escritos por meninas, sempre! Juntando isso ao fato de ser nacional, quase chorei de alegria. Fiquei tão empolgada que, quando vi o e-book em promoção comprei o primeiro EEE o segundo.

E não me decepcionei, em parte.

Primeiramente, e é muito importante avisar, não, não temos dragões de verdade (literariamente falando, ok?) nesse livro. Dragão é um título para jovens herdeiros de famílias poderosas que inevitavelmente controlam a vida em Almakia. Também pode ser sinônimo de gente arrogante e mesquinha que sabe que tem poder e gosta de jogar ele na sua cara. Seu vilash!

Vilash também é um termo inédito, mas que agora uso no meu dia-a-dia pra ser sincera. Substituiu o Daliti pra mim. São mil palavras novas diferentes e realmente me fez falta de uma explicação maior para seus significados, tipo um dicionário no final do livro, pra consulta... nerds nerdeiarão com essas coisas.

Senti que algumas informações ficaram desconexas no meio da história, porém nada que atrapalhasse o andamento da leitura. Garo-lin é, sem dúvidas, uma ótima protagonista. Teimosa e opiniosa ela até tenta se manter longe do caminho dos Dragões, mas quando as coisas apertam ela mostra quem é de verdade. Do outro lado do ringue temos Krission, o absoluto (e meio disléxico) Dragão do Fogo. Irritante, soberbo, cruel, tudo que nossa protagonista não é (tirando a parte do irritante, isso ela sabe ser quando quer). Eu queria pegar um travesseiro e sufocar ele até a morte enquanto dormia, só um pouquinho!

Como você não é assassinado toda hora?

Apesar desse comportamento elitista ao extremo a relação que Garo desenvolve com os Dragões vira uma coisa tão especial que esqueci meu instinto assassino, e simplesmente aproveitei o que estava por vir. Lhaisa, sua linda de nome lindo!

Não sei se peguei a primeira edição ou o que, os erros de revisão que encontrei me perturbaram um bocado, e por isso a nota baixa. Mas como toda história que fica impregnada na nossa cabeça não dá pra não ter um carinho enorme por Almakia. Quero voltar logo pra esse mundo mágico e ver o que acontece agora que o bicho pegou de vez pro lado da Garo. Ainda bem que já tinha comprado o segundo e agora posso devorar esse também. Espero que as coisas tenham melhorado, mas, acima de tudo, espero reencontrar Garo-lin e os Dragões logo!

Para essa e outras resenhas na íntegra, acesse o blog!

site: www.desigusson.wordpress.com

Laís Helena 20/04/2015

Resenha do blog "Sonhos, Imaginação & Fantasia"
Garo-lin Colinpis é a primeira vilashi a frequentar o instituto Dul’Maojin, onde todos os jovens com almaki são ensinados a controlar seus poderes. Porém, nem tudo era como ela esperava, e agora, depois de cinco anos estudando no instituto, ela aprendeu a se manter em silêncio e a não chamar a atenção de outros almakins, que a menosprezam pelo fato de ela ser uma vilashi, descendente de um povo que veio de fora de Almakia.

Entretanto, ela muda de atitude quando os Dragões (denominação para almakis muito importantes que guardam Segredos de Família) maltratam o gato de sua única amiga, Kidari Chanboni. Garo-lin os enfrenta e sofre uma retaliação, e a partir daí a história se desenvolve.

E a maneira como a história se desenrolou a partir desse acontecimento me impressionou. Devido a uma atitude tão simples quanto defender uma amiga, Garo-lin se meteu em uma grande conspiração, que foi muito bem planejada pela autora, apesar de em alguns momentos ela ter explicado as coisas de uma maneira um tanto confusa. O início do livro, apesar de trazer um bom ritmo e uma escrita fluída, não impressiona muito, mas a partir de determinado ponto prende o leitor e o leva rapidamente até o fim.

A escrita é bem simples e, como já dito, bastante fluída. Ainda assim, achei que faltou um pouco de detalhamento nos trechos descritivos e um pouco de amadurecimento na elaboração das cenas. Em alguns momentos uma cena chegava ao fim deixando a sensação de que algo estava faltando; provavelmente alguns detalhes a mais as teriam deixado mais interessantes.

Um ponto negativo do livro foi a revisão. Como li a versão Kindle, não sei como está a edição impressa, mas em diversos momentos me deparei com a falta de espaços entre palavras e com alguns erros de gramática, como “há” no lugar de “a”.

Quanto aos personagens, de início eles pareceram um tanto estereotipados, em especial os Dragões, retratados como valentões. Porém, aos poucos a autora foi trabalhando suas personalidades e desfazendo a impressão inicial de Garo-lin sobre eles, ainda que em alguns momentos eles tenham parecido incoerentes.

O final trouxe algumas reviravoltas, revelações e muita ação. Terminou de uma forma um tanto brusca, deixando diversos conflitos para serem resolvidos no segundo volume, e por isso me deixou muito curiosa para sua continuação.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2014/11/resenha31.html

Sâmella Raissa 10/06/2014

Resenha original para o blog SammySacional

Os leitores mais assíduos e um pouco antigos - mas só um pouco, acho - já devem saber que eu nunca fui fã de fantasia, mas isso mudou quando eu conheci os livros da Karen Soarele. Foi a partir daí que comecei a dar chance de leitura para outros livros desse gênero e, inclusive, procurar indicações nessa base, muito embora, confesso, algumas das maiores indicações ainda fossem descartadas em meu subconsciente. Mas eis que uma promoção inesperada na Amazon me deu uma chance de mudar - novamente - a ideia à respeito de alguns desses casos. Um deles era Almakia - A Vilashi e os Dragões, que apesar de sempre ver resenhas positivas e sua nota alta no Skoob, não achei que pudesse me prender. Ainda bem que aproveitei a chance da Amazon - e da autora; obrigada! - e embarquei em mais esta aventura. E sabem de uma coisa? Eu me apaixonei por esse livro...

“Realmente não era um assunto que interessasse a maioria, mas ela gostava de saber sobre o passado. Talvez porque seu futuro sempre fora tão incerto e sua descendência tão desconsiderada.”

Neste primeiro volume da trilogia Almakia, escrita por Lhaisa Andria, A Vilashi e os Dragões, acompanhamos o universo de Almakia. Dividida entre grandes sociedades e pequenos vilarejos imigrantes, dentre os quais moram povos como os vilashis, esta é uma sociedade por muitos destacada como perfeita, mas que fora fruto de muitos anos de guerras entre poderosos dragões, donos de habilidades mágicas que subiram-lhe a cabeça pelo poder. Passando uma imagem que procura fugir das guerras e propõe uma sociedade mais unida, Almakia então nasceu, mas, aos poucos, sucumbi, sutilmente, ao desejo de poder. Os Cinco Dragões de Almakia, jovens de famílias poderosas e distintas do Domínio, estão em preparação para tornarem-se os ditadores do rumo da sociedade, e tudo transcorria bem até o momento em que, numa pequena vila distante do centro de Almakia, uma vilashi mostrou-se uma portadora de um dos Sete Poderes Elementais. Garo-lin Colinpis já sabia que teria muito preconceito a enfrentar na capital e no Instituto Dul'Maojin, afinal, era quase uma afronta uma simples vilashi ser uma manejadora de não menos que o fogo. Tudo o que ela queria, no fim das contas, era passar em branco por todos aqueles anos obrigatórios no instituto e poder retornar à sua vila normalmente, mas alguns incidentes irão mudar o seu rumo, e, ao que parece, o rumo de toda a Almakia também...

“- Todos nós somos um pedaço de Almakia! Mesmo que você diga que somos diferentes, vilashi, está errada. Todos nós nascemos nesse Domínio... E se olhar por esse lado, você não é diferente dos Dragões.”

Numa trama cheia de ligações e uma história por si só já dotada de aventura, Lhaisa Andria nos conduz por entre o universo de Almakia, com sua narrativa fluída e muito bem escrita, revelando-nos, a cada página, detalhes sobre a história dessa sociedade aparentemente tão perfeita, mas interiormente tão opressora. É com empolgação e por vezes tensão que acompanhamos a jornada de Garo-lin Colinpis desde que entrara no Instituto, até os momentos inusitados e intensos fora da fortaleza e as várias aventuras que transcorreram a partir daí, com as companhias mais ilustres e inacreditáveis. Sobre isso, gostaria, inclusive, de parabenizar a autora pela ótima desenvoltura dos personagens. Dotados de personalidades fortes e determinadas, alguns até intrigantes e misteriosos à seu modo, foi perceptível, durante toda a leitura, a distinção entre eles e mesmo a identificação com vários, o que só me deixou ainda mais conectada à leitura. De repente, era como eu estivesse dentro do livro, ao lado deles em sua jornada. Fosse me divertindo com a espontaneidade de Kidari, tendo um papo descontraído com Benar e Summerin, recebendo conselhos do Nu'lian ou dando um puxão de orelhas sutil no Vinshu.

“- A coloquei acima de todos os outros e você ser uma vilashi ou o que for não tem importância alguma. Gosto de você mesmo assim!”

Leia o resto da resenha em...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2014/06/resenha-almakia-i-vilashi-e-os-dragoes.html

Fernanda 01/06/2014

[Resenha] Almakia - A Vilashi e os Dragões - Lhaisa Andria
Olá!

Tive a oportunidade de ler este livro através de um Book Tour organizado pela autora e fico muito feliz por tê-lo lido, pois gostei do livro, e fiquei surpresa porque fazia uma ideia errada a respeito de seu conteúdo.

Almakia é o primeiro livro de uma trilogia, eu gosto quando são livros fechados, pois esperar por uma continuação não é nada legal.rsrsrrs

Almakia é uma estória fantástica, este livro não é feito somente de ficção, pois existem muitas verdades da nossa sociedade.

Um dos males da nossa sociedade é o PRECONCEITO - é um sentimento bobo fútil e sem real razão de existência, se você e eu somos de carne e ossos e somos da Raça Humana, respiramos o mesmo ar, porque o preconceito contra uma pessoa somente porque ela é menos favorecida que você? Se é preconceituoso para com os menores para que então a tamanha necessidade de se ter um deles para lhe servir...deveriam saber viver sem um deles para lhe dar comida.

Preconceito é somente algo sem sentido imposto por uma sociedade medíocre!

Garo-lin é uma Vilashi que por azar ou coisa do destino nasceu com o almaki de fogo. Garo-lin, nasceu em uma sociedade preconceituosa e por possuir capacidades diferentes das outras pessoas de sua vila ela tem que frequentar o Instituto de Almaki Dul´Moajin. E dentro do instituto vemos os mesmos tratamentos preconceituosos dos filmes americanos (Ricos maltratam os pobres por estarem frequentando os mesmos lugares que eles).

Garo-lin, foi maltratada durante os anos que passou no Dul´Moajin, mas como ela é uma garota determinada ouve tudo em silêncio, mas devido aos acontecimentos Garo-lin se envolve em com pessoas que ela sempre evitou, Os Dragões que sempre a desprezaram. Mas é sempre assim que acontece, não é?!.

Mas encontrei um fio de esperança para Almakia e seus Domínios, um sentimento que é capaz de destruir as barreiras do preconceituosa desta sociedade e com isso dar um rumo diferente para os habitantes de Almakia. A amizade e a visão do jovens Dragões e de uma Vilashi impura transformarão o futuro desta sociedade dominada por pessoas que quanto mais tem mais se quer Poder e Dominação. Sim este livro aborda a nossa sociedade doentia por Poder e Manipulação.

Beijos!

Giu 09/05/2014

Surpreendentemente envolvente, fantasticamente bom
Fantástico! Fiquei sem palavras com o quão bom o livro é, fazia tempo que não colocava as mãos em uma história nacional que mexia tanto comigo como Almakia mexeu (para vocês terem uma noção, a mais recente que eu me lembre foi A Droga do Amor do Pedro Bandeira, pelo menos uns quatro anos atrás). Amei a escrita da autora, amei os personagens e amei o mudo criado por ela! Agora estou morrendo para ler a continuação *-*

Way to Happines 11/03/2014

Almakia, A vilashi e os dragões - Lhaisa Andria (por Lígia Colares)
Garo-lin é uma vilashi que possui um almaki, ou seja, uma aldeã que não tem descendência poderosa, e que mesmo assim possui o dom de manipular o fogo. Quando entra no Instituto, percebe que está ali apenas para ser posta em seu lugar, de apenas uma insignificante aldeã com um insignificante poder. No oposto dela, estão os cinco dragões, descendentes de famílias poderosas que possuem o maior grau de poder de seus almakis, além de futuros governantes de suas cidades.
Sabendo disso, a única coisa que pode-se esperar é que eles nunca se falem, e o maior esforço de Garo-lin é de não ser notada e não fazer diferença, para que a deixem em paz até que seus estudos terminem. Tudo estava encaminhado a isso, se não fosse um incidente: Garo-lin, para defender uma nova amiga, enfrenta diretamente o Dragão de Fogo, Krission, o mais poderoso dentre eles. Como consequencia, Garo-lin é castigada, e por conta desse castigo convive alguns dias com esses despezíveis dragões.

Garo-lin se vê envolvida com esses dragões e percebe que eles não são tão maus assim, e que podem até ser boas pessoas. Logo depois disso, todos eles se veem envolvidos em uma história cheia de politicagem e manipulações, em que os dragões são as principais peças, e Garo-lin, apesar de todas as expectativas, acaba se tornando também uma peça chave! A história é envolvente a ponto de você precisar sentar de vez em quando, para poder respirar!

De início pensei que Lhaisa simplesmente tinha feito uma fusão de Harry Potter com aquele desenho Avatar, mas ela foi muito além disso! Ela criou um pais, com suas características financeiras e políticas, com sua história, seu povo rico e seu povo pobre, e também criou personagens fantásticos!

Eu sempre gostei de personagens secundários, e os dragões extrapolam todas as expectativas, ela conseguiu fundir defeitos com qualidade de forma tal que eles são muito humanos! Kris, o dragão de fogo, a gente descobre que é disléxico e as vezes usa as palavras erradas, então era quatro horas da manhã e eu estava gargalhando com as coisas que ele dizia! Hahaha! Outro dragão que eu amei foi o dragão do vento, que parecia completamente avoado e mesmo assim muito enigmático! E Kidari, a nova amiga de Garo-lin, é tão divertida e espontânea que é impossível não rir enquanto ela estava com o dragão do raio, tão impaciente!

Garo-lin é a única personagem que me incomoda! Ela está sempre com o pé atrás. Eu compreendo, cinco anos sendo ignorada e menosprezada, é de se imaginar o trauma... Mas enquanto todos os outros personagens estão sendo sinceros e espontâneos, ela está sempre arredia, sempre achando que há algum motivo maligno por trás... E isso do início ao fim! A única parte que eu vejo que ela deixa essa dúvida de lado é no final, mas né, nao vou explicar por que, leiam pra saber hahahaha!

Minha única crítica esta para alguns erros de português, escassos no início, e mais frequentes para o final do livro, porém não chega a ponto de incomodar! Mas como eu disse, devorei o livro!

Lhaisa escreve muito bem, a leitura flui tão fácil que é impossível perceber as páginas passando, e os personagens são tão bem feitos que você os vê, os imagina, e tem certeza que eles existem em algum lugar! A história é envolvente e sem clichês! E, para ser bem sincera, o último livro que me fez virar a madrugada foi Senhor dos Anéis, então sim, ele está na minha lista de preferidos, ele está na minha lista 5 estrelas (e eu sou bem exigente!), e eu estou aguardando ansiosamente pelo próximo volume! E com muitas expectativas, então Lhaisa, não me decepcione! Hahaha!

Tâni Falabello 05/01/2014

Com palavras de Garo-lin: inacreditável!
Fazia um bom tempo que eu estava querendo ler Almakia, e não tinha tido oportunidade. Mas confesso que não deveria ter demorado tanto! Que história fascinante!

No começo, posso dizer até que demorei a engrenar no ritmo da história, porém, quando percebi qual o ritmo ditado por Garo-lin e sua amiga Kidari, deixei-me levar! Conhecer os Dragões foi, de início, assustador, mas eles acabaram por demonstrar de que afinal eram feitos, em todos os sentidos!

Não vou entrar em muitos detalhes, pois qualquer coisa que eu fale pode vir acompanhado de spoilers, mas apenas vou citar meus personagens favoritos, além das duas já citadas: os herdeiros do Dragão de Fogo, Kandara e Krission Dul'Maojin! São fascinantes, cada qual ao seu jeito. E o jeitinho sábio e verdadeiro de Nu'lian Gillion achei uma gracinha!...

Enfim, sinto que ainda há muito a ser contado em Almakia, e que venha o livro 2, estou megamente curiosa, após um final sensacional deixado por Lhaisa.

Parabéns, amiga, ótima história! =) Vale muito a pena ler, se você gosta de histórias fantásticas e muito bem construídas!

SahRosa 06/10/2013

Licenciada em letras e redatora da Trafor Agência de Comunicação, a L da LAP, nasceu em Xanxerê e cresceu em Foz do Iguaçu. Autora também de fanfics, Lhaisa Andrea é autora Almakia – A Vilashi e os Dragões, publicado pela Modo Editora. Contendo 360 páginas, A Vilashi e os Dragões é o primeiro livro da série Almakia. Tendo 28 capítulos e dividido em três partes, Almakia - A Vilashi e os Dragões, conta a história de Garo-lin, uma vilashi que nasceu com um almakin de fogo e tendo a chance de aprimorar seu poder, ela é mandada para estudar no Instituto Dul’Maojin, onde todos aqueles que possui um almakin vão para estudar e ser alguém em Almakia.
No entanto, o fato de ser uma simples vilashi, Garo-lin tem que enfrentar dia após dia os olhares preconceituosos e ofensas daqueles que realmente nasceram em Almakia. Mesmo sendo tratada como lixo e despreza, Garo-lin encara tudo silenciosamente, somente esperando terminar seus estudos para voltar a sua vila, mas o destino resolve mudar seus planos e ao enfrentar os poderosos Dragões (pessoas com os almakins mais elevados e poderosos de toda Almakia) para ajudar sua única amiga no Instituto, Garo-lin percebe que não há mais volta, ela esta conectada aos Dragões.
Sendo aquela que mudará o rumo daqueles que ditaram o rumo de toda Almakia, Garo-lin mostrará toda a sua força de vilashi com um poderoso almakin...
Livros de fantasia sempre costumam ter um efeito muito positivo em mim, são histórias instigantes e sempre me fazendo mergulhar nesse mundo de magia e com Almakia não foi diferente! Com um enredo inovador, cheio de detalhes e personagens que nos cativa, Lhaisa traz para nos leitores, toda a força dos poderosos Dragões e daquela que ousou contra eles! Apresentando todos os elementos de um ótimo livro de fantasia: Poderes, força na justiça, conspiração e lealdade; Almakia veio para encantar os leitores. É fácil se apegar aos personagens criados pela autora, cada um com sua personalidade marcante, que cativa a cada página virada. O romance também esta presente no livro, mas de uma maneira sutil e delicada, sendo mesclada com as aventuras, segredos e batalhas que os personagens enfrentam ao longo dos capítulos de Almakia.
Fiquei deslumbrada e apaixonada pela história e somente lamento o fato de ter que esperar a continuação, pois por mim, leria mais e mais sobre Almakia! O livro alguns erros de revisão, mas são ofuscados pela presença marcante dessa história tão incrível! Além disso, a diagramação é linda e as folhas amareladas contribuem com a leitura. Aguardo ansiosamente pelo volume dois e sei que a autora ainda tem muito a nos contar sobre o fasto mundo de Almakia e seus Dragões!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/

Patty Santos - PS Livros 30/08/2013

Um Universo Complexo e Simplesmente Fascinante
– Está tudo bem, Garo-lin?
Mas antes que ela pudesse responder braços agarram seu pescoço e a puxaram para trás, comprimindo-a de encontro a alguém e escondendo parcialmente seu rosto em um abraço estranho. Então, a voz do Dragão de Fogo soou bem perto da sua orelha, sibilando em tom de ameaça:
- Garo-lin é minha, vilashi. Que fique bem claro!

Almakia é mais um livro de Book Tour lido esse mês, esse foi um livro que comecei a ler sem nenhuma pretensão, e para minha surpresa gostei muito do que li, no começo fiquei meio atrapalhada com os nomes, mas acabei me acostumando, um livro onde a autora criou um universo complexo e simplesmente fascinante.

Garo-lin Colinpis é uma vilashi que descobre muito cedo que tem um almaki e ela é a primeira vilashi a adentrar os Portões Negros do Instituto de Formação Almaki Dul’Maojin para estudar e aprender a manejar seu almaki, ela é uma manejadora de fogo de terceira ordem. Ok, parei! Eu tenho certeza que vocês não entenderam nada não é? Eu disse que era um universo complexo, mas vou tentar explicar para vocês.

Os Almakins são pessoas que nascem com um poder, ou seja, um almaki, existem sete poderes elementares (almakis): fogo, água, vento, metal, raio, luz e natureza, quem possui um almaki, vai para o Instituto Dul'Maojin que foi criado e é controlado por uma família poderosa que tem o domínio sobre o almaki de Fogo, para aprender com mestres a manejar seu almaki. Os Vilashis são uma especie de "estrangeiros" que vivem no Vale Interior e não tem poderes almakis.

Nossa protagonista, Garo-lin, apesar de ser uma vilashi, possui um almaki e vive no instituto a cinco anos, sendo ignorada pelos professores e hostilizada pelos alunos, por ela ser uma vilashi a consideram inferior e não digna de fazer parte do instituto, por este motivo ela aprendeu passar desapercebida pelos corredores, porém Garo-lin se anima com a possibilidade de ensinar para a Kidari, uma princesa do Domínio de Kodo e manejadora de raios, as regras e costumes do instituto, entre eles o de manter distância dos Dragões. Não se espantem eles são dragões de verdade, Dragão na realidade é um título respeitado por todos, almakins ou não e por toda Almakia.

Os Cinco Dragões do Instituto Dul'Maojin, eram um grupo formado pelos herdeiros dos nomes de maior poder dentro de toda a Almakia. Todos eles com almakis distintos, mas com níveis superiores aos de qualquer um. Eram Guardiões de um Segredo de Família, o que lhes rendiam total autoridade sobre os outros alunos e até mesmo sobre os seus mestres, tanto que tinha permissão para sair pelos Portões Negros quando bem entendessem.

Krission Dul’Maojin é o Dragão de Fogo e líder dos Dragões, Vinshu Zawhart é o Dragão de Raio, Sumerin Grand’Otto é a Dragão de Metal, Benar Sfairul é o Dragão de Vento e Nu’lian Gillion é o Dragão de Água, conhecido também como Dragão Real, com atitudes arrogantes e esnobes esses cinco Dragões reinam no instituto, infelizmente os planos de Garo-lin de se manter longo do caminho dos Dragões vai por água abaixo quando ao presenciar mais um ato de crueldade da parte deles, e cansada disso, ela os enfrenta para salvar o gato de estimação de Kidari, com isso a paz de Garo acaba. Ela é obrigada a conviver com os Dragões e a fazer todas suas vontades, porém essa convivência acaba revelando os verdadeiros sentimentos do Dragão de Fogo para com a Garo, ele passa a ensina-la a manejar seu almaki, que na realidade é mais potente do que todos pensavam.

Vou confessar os primeiros capítulos do livro são repleto de informações e por conta disso tornam a leitura um pouco arrastada, porém com a evolução da história o livro ganha dinamismo, chega ao ponto de você não querer parar de ler pois precisa descobrir o que vai acontecer em seguida. Garo-lin é uma menina forte que não se curva aos mandos e desmandos do Dragão de Fogo e o que começa como um castigo acaba se tornando uma amizade. Temos vários personagens secundários que ganham destaque no livro, a autora conseguiu trabalhar bem com isso, minha única dificuldade foi memorizar tantos nomes difíceis. No começo eu detestava os Dragões, principalmente o Krission, arrogante, prepotente e grosso, mas confesso que mudei de opinião, o senso de justiça de Garo é surpreendente.

A diagramação do livro é muito bonita, as folhas em amarelo que eu adoro e ele é divido em três partes, e no começo de cada parte temos uma página em outra cor com o desenho de um Dragão e uma citação, fui alertada pela autora sobre os possíveis erros que encontraria no livro, e com certeza eles não atrapalharam em nenhum momento a leitura, pra quem gosta do gênero e quer conhecer mais sobre o mundo de Almakia eu recomendo a leitura do livro.

"Mesmo que você diga que somos diferentes vilashi, está errada... Coloquei-a acima de todos os outros e você ser uma vilashi ou não, não tem importância alguma! Gosto de você mesmo assim."

site: http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

Ana Carolina 09/08/2013

Eu e a Ju conhecemos a Lhaisa Andria, que além de autora do livro também mora na mesma cidade que a gente, através de um trabalho de escola e o fato de termos um blog acabou surgindo e ela nos ofereceu uma parceria. Então ela nos deu um exemplar de seu livro para que resenhássemos e fizéssemos um sorteio pra vocês, que está rolando no Facebook!!!! Muito obrigada Lhaisa!!! (:

Agora, vamos a resenha. Garo-lin é uma vilashi que vive entre almakins no Instituto Dul’Maojin, onde todos estudos e aprendem a usar seus almakis. Você não deve ter entendido nada, então, de maneira breve, vou tentar explicar o universo criado pela autora.

A primeira coisa que você deve saber é que almakins são pessoas que vivem em Almakia e possuem um almaki, que seria um “poder”. Cada almakin tem um almaki diferente, que pode ser de fogo, natureza, água, raio, vento, luz e metal. Outra coisa importante são os vilashis, que são como “estrangeiros”, pessoas que vivem em Almakia, mas não são almakins, portanto não possuem almakis.

Agora, voltando a história, Garo-lin é uma vilashi, que possui almaki. Por isso ela vai ao Instituto Dul’Maojin, que seria uma escola, para aprender a usar seu almaki. O problema é que os almakins são meio/muito preconceituosos e ela acaba passando cinco anos lá sozinha, apenas observando os outros e se controlando ao ver as injustiças praticadas pelos Dragões, que são almakins muito poderosos que estudam no Instituto também. Até que um dia ela não se controla, o que causa sério problemas para ela.

Agora ela está nas mãos dos cruéis Dragões de Almakia, mas será que essa situação não pode mudar??

Pode parecer meio confuso assim, e é no início, mas ao longo do livro tudo vai sendo esclarecido e, particularmente, esse mundo novo me conquistou completamente. Os personagens são cativantes apesar de terem seu momentos ruins, e o cenário é incrível e apaixonante. Terminei o livro podendo dizer com toda a certeza do mundo que eu sou uma almakin de água. (:

O livro acaba de um jeito que faz você ficar com o coração apertado e com muita raiva de um dos personagens. Agora só me resta esperar pelo segundo livro, Almakia: Além dos Segredos.

site: http://aquelecheirodelivronovo.com/

Priscila Yume 31/07/2013

Minhas impressões...
O Domínio de Almakia guarda segredos e poderes que vão além dos existentes nos outros domínios. Ter um almaki gerou várias guerras, dominações e preconceitos e, nessa sociedade onde se ter um é algo valioso, criou-se hierarquias e famílias tornaram-se poderosas e soberanas em várias partes de Almakia. Quem possuir um Almaki tem o privilégio de frequentar o Instituto de Almaki Dul'Maojin, criado por uma das famílias tradicionais e detentora do almaki do fogo, os Dul'Maojin. Os sete Poderes Elementares (almakis) são desenvolvidos e manejadados por muitos e são: fogo, água, vento, metal, raio, luz e natureza.
Vilashi era como eram chamados os estrangeiros que acabaram por residir no Vale Interior e foi de lá, da pequena vila de Godan que nasceu Garo-lin Colinpis, que descobriu que possuía um almaki ao dar um espirro de fogo. Mas o que ela achava que seria seu ingresso em um mundo de sonhos, foi, na verdade o momento em que ela percebeu como ela diferente as coisas dentro do Instituto Dul'Maojin.

"Os seus primeiros dias já foram o suficiente para ela entender que não era bem-vinda. Longe de ser considerada uma heroína, como na sua vila Godan, ali ela era somente uma vilashi que se atrevera a macular o respeitado Instituto.
Ser a única não era sinônimo de valor. Sua aparência a denunciava totalmente, já que era fisicamente diferente da maioria dos almakins por descender de um povo imigrante. Comparada aos demais alunos, era pequena e mirrada, de cabelos pretos mesclados de marrons claros - como se estivessem sempre sujos de terra, o que dava margem para a piada almakin de que vilashis brotavam do chão. Seus olhos amarelos era o que mais a destacava e todo o contexto, já que era uma característica singular do povo vilashi ao qual decendia, e não havia mais ninguém assim no instituto." (p. 20)

Dentro do Instituto existem os Dragões, são cinco jovens pertencentes à famílias tradicionais que possuem um excepcional domínio sobre o almaki e são portadores dos Segredos de Famílias, são eles: o Dragão do fogo Krission Dul'Maojin, o Dragão da água Nu'lian Gillion, o Dragão do vento Benar Sfairul, o Dragão do metal Sumerin Gran'Otto e o Dragão do raio Vinshu Zawhart. Possuíam total autoridade e autonomia no Instituto, e tratavam os alunos e até os mestres da forma como queriam sem serem questionados. Garo-lin após presenciar a tirania dos Dragões por cinco anos, aprendeu a não chamar a atenção e se esconde e sair do caminho dele sempre, até que ela conhece Kidari, princesa do Domínio de Kodo, o maior do Além Mar, e também manejadora do elemento Raio. Por também ser uma de fora de Almakia, inicialmente ela é desprezada pelos colegas, então Garo-lin toma para ela a missão de ensinar para Kidari as regras do Instituto, ou seja, não cruzar o caminho dos Dragões. Tudo muda no dia em que Kidari perde se bichinho de estimação, Shion, e ao ouvir uma movimentação no pátio, descobrem que os Dragões estão prendendo o animal, Kidari tenta proteger o bichinho mas é impedida, então Garo-lin grita e interrompe o soco que Krission ia dar em Shion, então termina o período de relativa paz de Garo.
Tentando fugir dos Dragões, ela tenta ir para uma incubência, mas o que ela não esperava era que sua incumbência seria ministrada por ninguém menos que Krission Dul'Maojin. Então ela e Kidari partem para suas incumbências, mas o que ela não esperava era se tornar a serviçal de todo o palácio de Dul'Maojin. Cansada das humilhações e ofensas de Dul'Maojin um dia Garo-lin dá um soco no nariz do Krission e tenta fugir em uma mombélula, mas sua fuga é frustrada.
Então se iniciam as aventuras, com a descoberta do grande potencial de Garo-lin com o manejo do fogo, e os sentimentos do Dragão do fogo por ela são mais complexos do que uma mera birra ou preconceito.

Com muita ventura, romance, valorização da O Livro é MUITO BOM! Li e amei cada personagem, passagem e sobretudo o absoluto Krission e suas falas erradas e a calma de Gillion.
Com muita ventura, romance, humor e valorização da amizade, o livro é ótimo e recomendado para todos, público juvenil e adulto.Tenho que admitir que agora estou apreensiva para saber como continua a história, o que vai acontecer com Garo-lin, Kidari, e os Dragões, a autora conseguiu fazer um livro com uma leitura leve, instigante e que prende o leitor do início até o fim.
Então, só posso desejar, uma boa leitura!

Cris 28/05/2013

Surpreendente!
Almakia – A vilashi e os Dragões

“ - Vilashi! – o Dragão chamou convocando, já que ela ficou perdida com palavras.
- Sim? – respondeu na sua reação automática de obedecer ao seu mentor.
- De agora em diante, fique sempre onde eu possa ver. - ele decretou.” Pág 210

Almakia é um livro de fantasia, que narra uma incrível história de magia, fantasia e aventura.

Garo-lin é uma garota vilashi, criada em uma vila humilde, que descobre acidentalmente que possui um dom, ou almaki. Por conta disso, ingressa no conceituado Instituto de Almaki Dul’ Maojin, para poder aprender a controlar as suas capacidades.

Garo-lin é a única estudante representante de seu povo, e por isso, é rejeitada por todos e vive totalmente isolada, até que ingressa no Instituto uma estrangeira, Kidari, que com seu jeito atrapalhado e humilde acaba se tornando sua melhor amiga.

Por fim, Garo-lin se envolve em uma confusão com um dos membros mais importantes do Instituto e por conta disso, acaba sendo conduzida a participar de uma aventura sem volta: precisa enfrentar inimigos poderosos e descobre vários segredos dos quais jamais poderia imaginar que um dia conheceria...

Quando comecei a ler o livro, não tinha idéia da dimensão da história. Ele é narrado em terceira pessoa, e é dividido em vários capítulos, com títulos muito interessantes. Os nomes dos personagens e dos lugares são bem diferentes.
O livro é cheio de criaturas mágicas: meios de transporte fantásticos, animais de estimação bem estranhos... O que achei mais curioso foi a história dos Dragões, achava que ia encontrar criaturas com asas, que soltam fumaça pela boca.... e na verdade, o título de Dragão é para outros tipos de personagens. Adorei a história deles, muito criativa e bem contada.

O único ponto negativo do livro a meu ver, é que tem muitos erros de digitação, muitos mesmo, alguns erros até de concordância. Mas nada que uma revisão mais detalhada, não consiga corrigir!

Também achei o final muito abrupto, com certeza dá aquela curiosidade com o que vai acontecer em seguida, mas achei que ficou muito corrido, e não ficou à altura do restante do livro, que foi muito bem escrito.

Parabenizo a autora, que soube criar um mundo mágico maravilhoso, não tem como não esperar ansiosamente pela sequência. Os personagens são adoráveis, me cativaram facilmente: Os Dragões, os kodorins, os vilashis e como não falar da nossa protagonista, que é corajosa, humilde e muito bondosa.

O livro tem tudo pra virar um filme, fiquei imaginando em várias passagens do texto como seria. A capa também é lindíssima, de excelente bom gosto.

A leitura é realmente agradável do início ao fim, muito divertida, com muitas reviravoltas e emoções. Surpreendeu-me muito, é uma leitura de excelente qualidade.

Quem gosta do gênero não pode ficar sem ler!

Recomendo muito!

“ Nunca havia pensado daquela maneira. Podia descender de um povo de fora de Almakia, mas seus pais, seus irmãos e ela nasceram dentro do Domínio e sua família vivia daquelas terras. As diferenças quem as criavam e as mantinham, eram eles mesmo.” Pág. 269

Thayane Gaspar 20/03/2013

INACREDITÁVEL!
Olá literários!
Hoje é um dia de estreias, estreei minha primeira participação em um booktour e também no mundo de fantasia literária.
Não esperem comparações com outro livro de fantasia, porque eu tinha um preconceito muito grande com esse tipo de literatura. “Tinha”, depois de ler Almakia é bem difícil você não sair amando a magia desses mundos inventados.
INACREDITÁVEL!!! (quem leu, sabe)
Almakia na verdade é o nome do domínio que é regido e habitado por almakins, mas espalhados nesse vasto reino, existem raças inferiores em regiões bem menos luxuosas, vivendo de forma rudimentar e simples chamados vilashis.
E o que se podia esperar desse povo? Nada além de uma vida humilde e submissa aos seus líderes - almakins-. Mas é desse povo que nasce uma menina especial, chamada Garo-lin. E ela tem algo que vilashis não deveriam ter.
Somente almakins podem nascer um o que chamamos de “poder” de manejar elementos da natureza. Esse poder é chamado de almaki. É isso (e muita coragem) que há dentro da personagem principal.
Num mundo onde o meio de transporte são “mombélulas” (algo como insetos voadores), estrangeiros de cabelos verdes e de espirros incendiários eu pensei que nunca iria me identificar com a obra, que eu não ia me conectar aos personagens fantasiosos, e para a minha surpresa isso não aconteceu.
Garo-lin tem a chance de estudar no Instituto, onde pessoas com esses poderes especiais aprendem a controlar e desenvolver essa capacidade e ainda por cima convivem com respeitados mais nada respeitosos Dragões (almakins com almakis muito desenvolvidos, da maior classe e força), e foi nesse momento, que eu me identifiquei com a personagem: quando você parece não se encaixar em lugar algum. Quando a sua casa fica pequena demais e o mundo assustadoramente grande, e você não sabe aonde é seu lugar.
“Sentindo orgulho de ser única e querendo ser digna de tal posição”.
Sozinha, sendo humilhada pela sua origem e tendo seu almaki subestimado, Garo-lin encontra numa estrangeira recém chegada, uma amiga tão deslocada quanto ela, Kidari.
Kidari mal fala a língua deles, e seus diálogos são algo como “Eu gostar de você”. Eu achei tão arriscada a construção desse personagem. Mas foi um risco que deu tão certo!!! A linguagem precária da personagem a tornou carismática, meiga e ingênua. E finalmente “nós gostar muito Kidari!”
E é por ser fiel a ser essa nova amiga que Garo-lin se coloca no caminho dos poderosos Dragões, e ela muda todo o seu destino. Bem, foi nisso que eu acreditei em boa parte da obra, mas depois eu me atentei e percebi que esse sempre fora o seu destino:
"(...) Garo-lin Colinpis, a vilashi que pode mudar o rumo daquele que irá ditar o rumo de Almakia, prometa que irá zelar pelos dragões. (Página 229)".
E o seu destino é uma grande aventura, e o tempo todo ela fica dividida entre as suas origens e o seu futuro.
É impossível não querer viver dentro desse livro!
Acho que vai ser difícil minhas próximas leituras superarem tudo o que eu vive no livro da Lhaisa. Por isso, eu deixo toda a essa responsabilidade para a continuação de Almakia.
“ O que será que sua família diria se soubesse que ela ousou enfrentar alguém que era como o sol.” (Página 41)
Pode deixar que eu respondo por todos os vilashis, Garo-lin: nós diríamos que estamos muito orgulhosos de você.

Quem diria, Almakia - A Vilashi e os Dragões - hoje é meu livro nacional favorito, ganhando de muitos que eu já li pela maneira bem escrita e original com que foi produzido. Sem contar que a diagramação da Modo Editora nesse livro é simplesmente uma obra de arte.
Não deixem de lê-lo!

Thayane Gaspar