O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas - O Guia do Mochileiro das Galáxias

João Victor 26/02/2022

O mais doido que já li
Eu não entendi as pessoas falando que esse livro é simples e fácil, achei tão complexo, ficava perdido em vários momentos. Eu gostei do humor ácido e oportuno do autor, e da forma como ele mescla com a crítica social, mas me perdi tantas vezes no meio dessa linguagem galática. Meu personagem preferido é sem dúvidas o Marvin, amei esse robozinho depressivo. Vou ter que buscar um vídeo no YouTube pra entender melhor o livro. Acho que não lerei os próximos.

Thereza 16/09/2020

Leitura obrigatória
Leitura obrigatória para os fans de ficção científica, cheio de acontecimentos cômicos e itens que são referenciados em diversas obras da cultura pop.

Um livro curto de rapida leitura.

Sara 17/05/2023

Eu não entendi bem, acho que era o propósito deixar a gnt meio confuso, percebi do meio pro fim que o livro era de comédia por assim dizer, e como não estava esperando por isso, achei o livro ruim, talvez em uma releitura com essa percepção alterada sobre o contexto do livro eu curta melhor. Pra mim não deu dessa vez ?

TSC 30/10/2013

Bobo, Fraco, Chato e Feio
Comprei a coleção completa para ler. Ainda bem que foi baratinho, pois estou considerando nem tirar os outros 4 volumes do invólucro de plástico.

Primeiro ponto - Dizer que esse livro é de ficção científica é tão errado quanto classificar "Mont Phyton Em busca do Cálice Sagrado" como um filme sobre idade média. Não é. É um livro de humor, e nada mais. Ficção cinetífica é Duna, 2001, ou os livros do Asimov.

Segundo ponto - viu como é infantil o título desta resenha? Pois é proposital. Todos os trocadilhos do livro são do mesmo nível. Humor escrachado não é. Humor fino não é. Humor disfarçado não é (tipo o filme Pulp Fiction, ou os contos de Nelson Rodrigues). Sobrou um humor bobo, bem ao estilo inglês, com trocadilhos fracos, e uma rara boa pinçada aqui e acolá (e que não consegue salvar a obra).

Terceiro ponto - e que história é essa de querer dizer que o livro é um discurso crítico, politizado??? Onde tem isso, Deus do céu? Só porque ele fala em "governo" em alguns trechos, em "deus" em outro, ou em "polícia" em outro, não significa que isso seja crítica alguma. São só elementos da história, como são as naves, o guia, os planetas e o peixe amarelo.

Conclusão:
- ao nível da linguagem do livro: Bobo, Fraco, Chato e Feio.
- traduzindo e elevando o nível: nulo.
Ana Paula 22/02/2014minha estante
Só li o primeiro e não achei lá grande coisa, já estava achando que tinha problemas com o livro, vejo que a maioria gostou. Acho que para quem não curte fisica, ficção cientifica é entediante.

Sol 19/09/2020

Releitura
Quanta história pode ser escrita em menos de 200 páginas! É às vezes difícil de acompanhara mas é genial.

Capitu 04/05/2021

DON'T PANIC
Foi um dos melhores, estranhos e bem humorados livros que já li
Confesso que fiquei confusa no início, mas não esperava menos do Douglas Adams

Qualquer dúvida: 42

Kami 25/03/2022

O Guia do Mochileiro das Galáxias
Que livro incrível! Personagens incríveis! Referências incríveis! Eu não poderia estar mais satisfeita em ter lido este livro.

A história no início parece ser meio boba, assim como os personagens, quando você menos percebe está rindo e se identificado com eles.

Meu personagem favorito é o Marvin! Um robô que faz tudo e nada.

O final foi excelente, eu não poderia estar mais ansiosa para ler o volume 2.

Indico este livro pra quem gosta de viagens malucas pelo Universo e quer rir com os viajantes. Além disso, indico pra quem quer descobrir como a Terra foi criada!

Glaucia Evelin 27/08/2021

Bem legal, uma pena não ter lido quando adolescente, teria virado fã, pois é o estilo que amava. Hoje, meu estilo é outro, apenas por isso não darei continuidade na série.

Fabianne 19/07/2022

Porque não li esse livro quando tinha 12 anos?
AFF... o melhor título para minha resenha seria:
Este livro é a luz que bate no espelho de moldura barroca, e vai de encontro ao infinito da galáxia, iluminando o nada. :-( não coube :-( grande demais para o título.
O que você achou que esse título para resenha não ficou legal porque não tem lógica?
Então esse livro não é para você.
Não sei nem por onde começar...
Vamos pelo começo. O livro foi escrito por Douglas Adams e publicado em 1979. A história gira em torno dos personagens : Arthur Dent um terráqueo inglês, Zaphod Beeblebrox um alienígena presidente das galáxias, Ford Prefect um alienígena que foi esquecido na terra por anos, Marvin, o androide paranoide sempre muito triste, Tricia McMillan a única personagem feminina do livro inteiro, Slartibartfast o criador de planetas. Todos os personagens nos lembram a quinta série que habita em nós. Fazendo com que o livro fique muito engraçado no início. Mas depois tudo que você sente é uma vontade de deixar o livro pra lá. Mas sou brasileira e não desisto nunca...fui até o final.
Os personagens humanóides, não tem reações normais de pessoas que perdem o lar, a família, e tudo aquilo que passaram a vida conquistando. Toda a tristeza e comportamento humano, de todos os personagens, vai para o robô. Que se torna o personagem desequilibrado e chato da trama. Toda a história que poderia ser contada em 50 páginas se estende a 200 páginas, com observações que chegam do nada e vão para lugar nenhum.
Acho que esse foi a meu primeiro contado com literatura britânica nonsense. Foi o suficiente...não quero mais.
Seria esse o humor britânico?

Lis 15/08/2022

Da pra entender alguma coisa? Definitivamente não! Achei a leitura insana, história que nem o próprio autor entende. É bem difícil eu rir lendo, mas esse livro aqui me arrancou inúmeras risadas. Ansiosa pelos próximos.

Namira 31/01/2021

Malditos Vogons
Eu amo essa história, é a segunda vez que a releio. É incrível a mente brilhante que o Douglas Adams tem para criar uma história tão detalhada e espontânea. Mesmo já tendo lido, é impossível não surtar com os diversos plots. O livro é do meu estilo: cheio de sátira. Tem gente que não gosta, mas é um prato cheio pra mim.

Ninigalai 09/07/2020

Valeu a pena ê ê
Divertido, envolvente, sarcasmo perfeito.
Gostei muito, acho que eu teria gostado ainda mais se eu tivesse lido no momento certo, mas de qualquer maneira, foi bom e nada esnobe.
Ollavo.Adriel 09/07/2020minha estante
Parece ser muito bom!!

Basil24 20/09/2021

Terminei esse livro tendo certeza de que o Douglas Adams fumava antes de escrever porque o plot é muito ??????
O equilíbrio entre o senso de humor tipicamente britânico e muitos fatos científicos que eu não ne esforcei pra compreender, é absolutamente incrível.
É um livro que fluiu muito bem mesmo eu não entendo metade das coisas que estavam escritas, (provavelmente porquê foram inventadas) mas é surpreendente bom.
O ponto que mais me prendeu no livro foi a trama ter sido concluída com base em acontecimentos altamente improváveis de acontecerem isoladamente, e mais ainda em sequência. Trás uma vibe única para toda a história.

Mari 30/12/2021

Nhé?
Confesso que nunca liguei muito para o gênero de ficção-científica, mas O Guia do Mochileiro das Galáxias me interessou muito, e infelizmente não me surpreendi nenhum pouquinho.
O livro não é ruim, há tantas sátiras e reflexões de forma leve que marquei vários trechos, e é realmente engraçado, mas é CHATO.
Quando algo começa a se desenvolver e ficar minimamente interessante, o assunto se torna outro repentinamente, até acredito que tenha sido a intenção do autor, mas não funcionou para mim.
O único personagem que eu realmente me interessei foi o robozinho Marvin, lenda, sou amargurada igual ele.
E volto a dizer que o livro realmente não é ruim, só que infelizmente não foi feito pra mim :(
Mas indico, a leitura é bem leve e divertida, apesar de tudo.

huntero 31/12/2021

Mais ou menos
Tentaram fazer um filme do livro foi até legalzinho, histórico meio sem sentido com muita viagem na maionese