O Que Aconteceu Com o Adeus

O Que Aconteceu Com o Adeus Sarah Dessen

Resenhas - O Que Aconteceu Com o Adeus

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sabrina 13/07/2017

Sabe, eu realmente acreditei que não tinha mais esperança para mim no mundo dos romances juvenis. Eu sempre lutei muito contra o preconceito com livros adolescentes e/ou escritos por mulheres, pois sabemos que o universo literário tem desses elitismos e machismos, só que minhas últimas leituras não tavam ajudando muito pra engrossar meu argumento de que existem os bons livros e os livros ruins de qualquer gênero. Pois bem, eis aqui um ótimo exemplo de que sim, existe sim literatura bem feita para um público jovem e escrito por uma mulher!!!!!! Chupa sociedade!

Sabe, às vezes têm autores que piram na necessidade de fazerem histórias super originais ou mirabolantes, personagens super ácidos e com respostas sagazes na ponta da língua, mas sinceramente, há necessidade? Sobretudo quando essa sede só os faz cair em clichês atrás de clichês que numa tentativa de surpreender, apenas cai no lugar-comum mais uma vez. Sarah Dessen, uma autora muito mais esperta que esses gananciosos sedentos por verem seus nomes em listas de best-sellers, faz o caminho contrário e conquistou meu coração por não fazer nada de novo, o que me pareceu ser uma tremenda novidade.

Novidade mesmo é ver uma protagonista gentil e que nos oferece todos os motivos para gostarmos dela, pois é uma garota muito empática, com senso de responsabilidade sobre os outros - familiares e amigos em potencial -, porém que possui conflitos e que falha de vez em quando por não compreendê-los tão bem (diferente de tantas protagonistas inconsequentes que vemos por aí, que numa tentativa de serem rebeldes e descoladas, são apenas patricinhas mimadas e muito mal educadas, que sinceramente não nos dá motivo algum para torcemos por elas).

Sabe, as novidades não param por aí! Cada personagem tem uma personalidade muito bem demarcada, que em maior ou menor grau, têm seus arcos trabalhados, têm uma história, um propósito, um jeito de ser. E cara, ponto mais que positivo por não haver vilões!!!!! Amo histórias sem vilões unilaterais e óbvios, com frases feitas e maldades previsíveis. Aqui, cada personagem tem seu momento desagradável e que tu pensa "pô, mas essa pessoa é legal sim".

E o que falar do casal aqui trabalhado? Meus parabéns pela paciência da autora em não colocar os carros na frente dos bois, em não levar até o limite a intensidade adolescente e usar isso de desculpa pra colocar declarações de amor profundas na boca de jovens que nem tiveram tempo pra sentirem coisas tão profundas. Tudo aqui é trabalhado com sobriedade, ninguém é precipitado e não rolam juras de amor eterno em relações de 3 semanas, sabe? Isso é muito agradável é muito palpável.

Pra não dizer que é uma obra perfeita, fiquei incomodada com a branquitude generalizada das personagens, mas sabe? Que YA não é assim? Acho até que to calejada com esse universo fictício onde todo mundo tem o olho claro. Eu poderia desenvolver linhas sobre esse meu incômodo, só que gostei tanto desse livro, que vou deixar minha revolta se manifestar pra valer no próximo livro que eu detestar, que não é o caso aqui.

Enfim, enredo simples, mas cheio de muita verdade, nas mãos de uma escritora habilidosa e que vê beleza nas relações humanas mais primárias. Muito agradável mesmo!

Dear Book 18/03/2017

Para os leitores amantes de um romance juvenil
[Resenha com corte de trechos ilustrativos e imagens; confira no link no blog]
Por Clarissa: Oi galera, Tudo ok? Hoje trago para vocês uma super indicação “O que Aconteceu com o Adeus” De Sarah Dessen, com a tradução de Áurea Akemi Arata. Para os leitores amantes de um romance juvenil e com o toque de realidade que convivemos.

Mclean é uma garota não tão normal como os de sua idade, depois que seus pais se separaram e se viu com o pai trocando de cidade a cada seis meses, mas ela não se importa com isso, a cada nova cidade uma nova personalidade, ser uma garota diferente nos novos lares. Sua relação não é tão boa com a mãe, então elas vivem em eterno conflito. Mas tudo está para mudar quando eles vão morar em Lakeview.

Lakeview está mostrando quem ela não há muito tempo, ela mesma. Essa nova cidade lhe traz pessoas que fazem a mudança em sua vida, sentimentos que ela nunca sentiu antes, e um garoto, o Dave, que faz querer manter suas raízes ali mesmo. Mas ela precisa de um tempo, antes que se mude logo, ela precisa ver se pode voltar a confiar nas pessoas e no amor, ter fé que tudo pode mudar.

Esta história me tocou, porque é a realidade de muitas pessoas, vivem mudando por causa do trabalho e assim tem receio de criar novas raízes. É uma história bem delicada e realista, a escrita de Dessen é bem complexa, com muitos detalhes, mas este é o tchan dá história, você entende cada detalhe, os sentimentos que os personagens transmitem, cada personalidade, como se fosse real. Quero abraçar todos XD. A leitura pode parecer cansativa, mas ela vai se desenrolando que você fica preso até que leia a ultima página, cada capítulo quer mais, saber o que vai acontecer com cada um. Este livro me fez chorar, rir, ficar apreensiva, com raiva e querer abraçar depois de ler tudo, o que também é triste.
A mensagem que Dessen nos passa é que devemos acreditar nas pessoas, mesmo quando as forças e a fé se esgotaram, terá sempre aquela pessoa que vai lhe estender a mão e te guiar. E também estar aberto a isso.
A escrita é bem leve, porem eu me perdi algumas vezes de tantos detalhes, mas isso favorece a leitura. Parabéns à Sarah Dessen e a Editora ID, essa história é maravilhosa e muitas pessoas vão se identificar.
Indico para todas as pessoas, em alguma parte da trama você vai se vêr no lugar do personagem, e no final vai ficar pedindo mais. Não percam a chance de ler.

Espero que tenham gostado e leiam.
Deixem seus comentários, dica e criticas.

Boa leitura!

site: http://www.dear-book.net/2016/09/resenha-o-que-aconteceu-com-o-adeus.html

Liana Maia 31/01/2017

Tomilho e um amor
Sarah Dessen sempre me surpreende com a forma doce de compartilhar problemas sérios. O livro fala de uma menina que após uma separação brusca dos pais começa a mudar de cidade, assim encontrado uma personagem diferente para si em cada uma. Após mais uma mudança ela se ver se deixando ser ela mesmo, ou melhor, se deixando reencontrar, pois após todas as pessoas que ela fingiu ser acabou esquecendo de como ela é. Um livro que fala sobre amor, sobre amizade verdade, aquela amizade que atende um telefonema até no meio da madrugada. Um livro que fala sobre amar os defeitos e aceitar as qualidades. Um livro que fala sobre laços e que nosso passado faz parte de nós, por mais que não queiramos aceitar. Um livro incrível que vai fazer você viver cada página como se tivesse realmente dentro da história.

Nicoly Mafra 08/12/2016

Resenha - O que Aconteceu com o Adeus
Mclean Sweet ama a sua família e é super ligada a eles. Seu pai, Gus, é dono de um restaurante, o que faz com que o tempo que ele passe com a família seja limitado; porém, sempre que possível ele compartilha com Mclean o amor que eles sentem por basquete, levando a filha no jogos do time favorito deles. Já com sua mãe, Katherine, Mclean possui uma conexão diferente; as duas adoram fazer viagens para a praia, onde as duas ficam hospedadas em um hotel que cheira a mofo, mas sempre se divertem. Mas tudo mudou quando a mãe de Mclean traiu Gus com Peter, o técnico do time de basquete favorito de Gus.

Katherine deixa a família e iniciar uma vida nova com Peter, enquanto Gus e Mclean, magoada pelo que sua mãe fez com a sua família, começam uma nova vida juntos. O pai de Mclean agora trabalha como consultor em uma rede de restaurantes, só que neste novo emprego eles precisam estar sempre em movimento e sempre se mudando.

O livro se passa dois anos depois da separação do casal, e Lakeview é a quarta cidade em eles vão morar. Em cada uma dessas mudanças Mclean tem um relacionamento superficial com seus colegas e adota personalidades diferentes, para tentar se encaixar de acordo com o local onde ela vai morar. A personalidade diferente também é acompanhada com um nome diferente e um perfil nas redes sociais diferente; tudo isso para facilitar a hora que ela precisa se mudar.

Mas nessa nova cidade, as coisas não saem do modo que Mclean sempre planejou. Ela já tinha escolhido seu novo nome, Liz, e já estava pensando em como seria a sua nova personalidade, mas então ela conhece Dave, seu vizinho, e, por algum motivo que até ela se choca no momento, ela se apresenta como Mclean. A partir daí ela precisa tentar se reencontrar e lidar com muitas mudanças em sua vida.

Os livros da Sarah Dessen são muito realistas, os temas abordados nos livros são temas reais, que poderiam muito bem estar acontecendo com a gente e os personagens são “normais”, não são personagens que se destacam de algum modo, o que faz com que a leitura seja muito tocante.

Sou muito suspeita para comentar sobre os livros da Sarah Dessen, pois eu adoro os livros dessa autora. E eu amei este! A narrativa da autora é maravilhosa, o livro possui umas 400 páginas, mas a leitura é super rápida. Recomendo muito a leitura desse livro!

site: www.instagram.com/nickmafra

Sarah 16/05/2016

O que aconteceu com o adeus
Primeiro livro que eu leio da Sarah Dessen, uma autora da qual sempre ouvi falar muito bem, e que realmente fez jus ao que eu sabia de seu trabalho.
A história fala sobre Mclean, uma menina que sofre com o divórcio dos pais, e passa a morar com seu pai, que por ser consultor de restaurantes, precisa se mudar com muita frequência. Em 2 anos, eles se encontram na quarta cidade, mas diferente do que se pode esperar Mclean gosta de viver assim, dessa forma pode mudar sua "persona" constantemente, e quando tudo acaba, nem se preocupada com os "adeus".
Mas quando eles chegam a quarta cidade tudo parece mudar, e várias questões passam a rondar a personagem principal. Um livro leve, com uma leitura fluida, personagens cativantes e temas importantes como perdão, relações familiares, amigos e se deixar viver com suas emoções, por mais que as vezes possa ser dolorido. O romance do livro é bem suave, o que torna o livro ainda melhor.
Uma história que poderia muito bem ser real, sem nada mirabolante ou falso, simplesmente uma história de vida comum, com dificuldades e momentos bons. Com certeza entrou pros meus favoritos.

tamires aldrighi 24/09/2015

O que aconteceu com o adeus conta a história de McLean, uma menina que, até os seus 15 anos, viveu muito bem, mas após isso sofreu bastante com o amargo divórcio de seus pais. McLean resolveu, então, que "abandonaria" sua mãe com a nova família que ela tinha e que viveria com seu pai, um consultor de restaurante.

Durante dois anos ela viveu em quatro cidades diferentes, lidando com pessoas diferentes, e também sendo diferente em cada lugar que passava. Mas quando ela se muda pela quinta vez, algo parece mudar nela, mudar realmente; já não era a mesma de dois anos atrás. Na verdade, ela ainda não sabia quem era.
Mas, quem sabe, Dave, o garoto da porta ao lado, não ajude a descobrir?

site: http://tamiresaldrighi.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-que-aconteceu-com-o-adeus.html

Graciela 14/05/2015

Leitura sem expectativas
Eu peguei este livro na biblioteca de sp ( no parque da juventude), sem nenhuma indicação e nem expectativas. Eu adorei a história me diverti muito lendo. Acho que a escritora consegue passar uma história bem real e próxima a nós, com alguns assuntos que ou vivemos ou conhecemos alguém que já viveu. Recomendo muito o livro, porém sem expectativas pois li que muitas pessoas se decepcionaram pelo nível da Escritora em outras obras.

Paula 22/07/2014

Uma garota, cinco identidades, e várias histórias
Mclean era uma garota feliz, até o conturbado divórcio de seus pais a levar para longe, tão longe que nem mesmo ela poderia saber aonde foi.
Sua escolha? Partir. Foi isso que fez por quase dois anos, acompanhada de seu pai, e a cada cidade em que chegava adotava um novo nome, uma nova identidade.
Era sempre mesma coisa. Chegar, conhecer o novo lugar enquanto seu pai tentava "salvar" mais um restaurante, e partir sem sequer se despedir. Isso até chegar a Lakeview, até conhecer Dave, até que por engano ela conseguiu ser o que não era a muitos anos, ela mesma.
Quem diria que aquele lugar seria exatamente o que um dia ela gostaria de chamar de lar.
"Lar não era um casa montada, ou apenas uma cidade no mapa. Era qualquer lugar onde as pessoas que te amam estão, sempre que vocês estão juntos. Não um lugar, mas um momento e depois outro, construídos sobre o outro como tijolos para criar um abrigo sólido que você leva consigo a sua vida inteira, onde quer que esteja".
Sou a grata a Mclean, primeiramente por ter tido a honra de conhecê-la e depois por ter tido a oportunidade de ouvir sua história contada pela própria. E caso alguém se pergunte o que de fato aconteceu com o adeus, perguntem a Mclean, acho que só ela poderá responder.

Camis 03/07/2014

Mclean não tem uma vida padrão já há algum tempo. Um dia ela até teve uma rotina normal pra alguém da sua idade, porém tudo mudou no dia em que a mãe da garota traiu seu pai com o técnico do time de basquete pelo qual ambos eram fanáticos. A partir daí as coisas começaram a tomar rumos completamente diferentes.

Sua mãe casou-se com o amante, teve gêmeos e foi morar em uma bela mansão, na qual Mclean nunca sentiu em casa. Seu pai, Gus, vendeu o restaurante da família e aceitou o trabalho de consultor, no qual sua função é encontrar restaurantes à beira da falência, comprar e reerguer o local, e então vendê-lo novamente por um preço mais lucrativo. O problema é que isso acaba fazendo com que Gus nunca fique mais do que alguns meses em uma única cidade, sempre indo à procura de um novo lugar aos pedaços.

Depois de ter conseguido fazer com que seu pai tivesse sua guarda, Mclean teve que se acostumar com a vida nômade que ambos levam. Mas após 2 anos, a garota aprendeu uma maneira de reconstruir sua vida: mudando quem ela é. A cada nova cidade em que vai morar, Mclean adota um novo nome, uma nova personalidade, uma nova vida.

Ela já foi garota normal que teve sua vida destruída pela própria mãe, agora ela quer ser alguém que pode controlar o próprio destino. Depois de ter sofrido com a traição, Mclean não quer mais criar laços com pessoas que vão abandoná-la, e ser alguém diferente a cada parada faz com que a despedida seja sempre mais fácil.

Lakeview, o novo lar temporário de Gus e da filha, no entanto, já começa indo contra as expectativas da garota. De início ela tinha decidido que se chamaria Liz, mas sem perceber acabou se apresentando para Dave com o seu nome verdadeiro, e então não teve mais como voltar atrás. Agora, ali, ela seria Mclean, a verdadeira.

Enquanto tenta redescobrir quem é, a garota também precisa descobrir quem quer se tornar. No meio dos seus problemas familiares, do rancor pela mãe, do amor protetor pelo pai, Mclean se esqueceu que não é ela quem tem que cuidar dos pais, e que ela é só uma adolescente que merece viver as aventuras que a idade lhe permite.

Dave, o garoto gatinho e meio misterioso, é quem irá despertar em McLean novamente a vontade de ser uma pessoa só, alguém que pode ficar em um lugar por mais de alguns meses, alguém que pode ter amigos e que pode pensar no futuro a longo prazo, sem ter medo de que as coisas mudem na semana seguinte.

O que aconteceu com o adeus é uma daquelas leituras que você começa sem saber onde vai parar. É tanto problema que cerca a protagonista, que você nunca sabe qual o próximo capítulo. É um livro que desperta os sentimentos no leitor, e quando dei por mim eu estava vivendo a vida de Mclean junto com ela: com raiva da mãe, querendo Dave, com medo do que estava por vir e protegendo o pai.

Cada personagem que entra no enredo tem uma vida e personalidades completamente diferentes, uns com problemas maiores que o dos outros, mas todos se encaixam tão perfeitamente no desenrolar da estória que fica impossível imaginar toda a trama sem qualquer um deles.

Há cenas no livro, entretanto, que nos fazem pensar que este será a narrativa mais pacata do universo. São passagens que nos fazem lembrar daqueles episódios de novela em que as pessoas estão tomando café da manhã todas juntas, falando um momento de besteira sem fundamento que não vai alterar em nada o curso dos acontecimento, e que sem essas cenas a trama não sofreria mal algum. É o que vi algumas vezes em O que aconteceu com o adeus. Há momentos do livro que só servem pra “encher linguiça”, e que acabam se tornando um pouco entediantes. Por sorte, são poucos.

Mesmo assim, não posso deixar de dizer que Sarah Dessen me conquistou. O romance entre Mclean e Dave fica um pouco no pano de fundo, e talvez essa seria uma alteração que teria feito, porque Dave é realmente cativante. Mas todo o resto, todos os outros contratempos da personagem, são intensos e viciantes. O que aconteceu com o adeus é capaz de grudar na sua pele e deixar um sabor de quero mais ao chegar ao fim.

"- Você me pediu para sair com você. Sei que provavelmente você mudou de ideia. Mas você precisa saber, a resposta era sim. Sempre foi sim, em relação a você. (Página 372)"

site: http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/2014/07/o-que-aconteceu-com-o-adeus.html

Juliana.Brondino 30/12/2013

Esperava mais...
Eu adoro ler mas fiquei um bom tempo sem ter tempo então resolvi ler um livro dessa autora que estava sendo muito comentada e elogiada. Mas não gostei muito do livro. Não tem nada de errado com ele mas não é um livro que você termina e fala "Nooossaaa" .. acredito que seja mais pra adolescentes. Nada como "A menina que roubava livros", "o garoto do pijama listrado", " a lista negra" a "menina que não sabia ler" etc...

Gabriela ð 25/11/2013

Eu esperava muito mais nesse livro por ele ser da "Sarah Dessen", Pois eu li "Just Listen" e me apaixonei completamente pela historia, pela escrita e fui animadíssima procurar outro livros da autora para ler e me decepcionei muito.
O livro é uma leitura arrastada,digamos que um pouco chata que eu só consegui terminar de ler porque queria que ele acabasse imediatamente.
A personagem principal é sem personalidade, e está atrás de um proposito meio que sem sentindo que me surpreendeu ter durado 400 páginas,ainda continuo sendo fã da Sarah, e espero não perder minha vontade de ler outros livros dela por causa desse

Micha 12/10/2013

McLean é uma adolescente traumatizada pelo divórcio dos pais. Magoada com os erros da mãe, decide morar com o pai, mas precisa se mudar constantemente por causa do trabalho dele. Por não querer se apegar às pessoas e lugares, a garota inventa uma identidade diferente a cada nova cidade: Eliza, Liz, Beth... Mas em Lakeview, ela volta a ser apenas McLean Sweet, vai contra suas próprias regras ao se apaixonar por um garoto e se enturmar na nova escola. Pela primeira vez em muitos anos, será difícil dizer adeus...

Luciana 04/10/2013

Opinião!
Foi a minha primeira leitura desta escritora. Li por várias indicações e fiquei bem interessada no livro. Quando comecei a ler, ele me despertou bastante interesse e o tema da narrativa me chamou bastante atenção. Li a primeira metade do livro bem rápido pois queria muito saber oque ia acontecer, mas a partir daí, nada acontece, a leitura enrola demais e nada se desenvolve. Mas ai acredito que vocês devem estar se perguntando. "Ora, mas porque então ela deu 04 estrelas?". Como disse anteriormente, a temática da história é muito boa, fala sobre problemas familiares, sobre perdão e recomeço, e se a gente parar um pouco pra pensar, se encaixa com muitas histórias da vida real. A escritora consegue passar todos os problemas que a protagonista vive, e os seus sentimentos de uma forma primorosa. A narrativa é incrível, ela escreve muito bem, e mesmo a história se prendendo demais em um acontecimento, não consegui deixar de ler um só momento.

1 | 2 | 3 | 4 | 5