O Que Aconteceu Com o Adeus

O Que Aconteceu Com o Adeus Sarah Dessen

Resenhas - O Que Aconteceu Com o Adeus

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camille 07/12/2012

Mclean Sweet vive com o pai, Gus, desde quando os pais se separaram. Ela culpa a mãe pela separação e pelo fim da vida em família, da vida normal. Desde então, com o novo trabalho que o pai assumiu - salvando ou fechando de vez restaurantes - ela tem a oportunidade de recomeçar a vida a cada seis meses (aproximadamente).

É desse jeito que ela se torna várias pessoas, inclusive com nomes diferentes, menos ela mesma. Sem medo, ela consegue ser a líder de torcida, a menina ultra participativa, a que se apaixona pelo surfista, mas sempre mantendo constante aquela que nunca diz adeus antes de se mudar e iniciar uma nova vida.

Em Jackson, todavia, ela só nota que perdeu totalmente o momento quando já está encurralada e já está sendo Mclean Sweet, com sua Superximbica, uma relação complicada com a mãe, superprotetora com o pai e sem absolutamente nada nos armários. Só com a antiga paixão pelo basquete e com um vizinho que muda sua vida toda.

Já tinham me alertado para a escrita de Sarah Dessen, então não exatamente fiquei surpresa quando, lá para o final do livro, fiquei presa às últimas páginas de forma que não pude soltá-las. Sarah começa tão igual e sem nada de excepcional que a leitura é boa, mas não incrível.

Todavia, é inegável a mistura se sentimentos que o desenrolar nos faz sentir, sim, Sarah engata numa escrita que nos faz rir e chorar, que nos mantém ligados no que vai acontecer, no que aconteceu e vemos, claramente, o desenvolvimento da personagem. Mclean cresceu, o pai dela amadureceu, até sua mãe.

Não é perfeito, mas é gostoso de ler, e isso faz toda a diferença. Dessen criou personagens que me surpreenderam, não me tirou todas as dúvidas sobre eles, não me deu todos os finais que eu queria. Mas fez um livro que valeu a pena, que me fez pensar em mim, e isso sim é incrível e raro em livros do gênero. Mclean será, de certa forma, inesquecível.

sahmyrlane 21/11/2012

A Sarah Dessen como sempre escrevendo livros que nos fazem pensar e sentir realmente aquilo que ela passa com seus personagens, dá pra sentir muito aquilo que Mclean, uma jovem que muda sempre de identidade quando se muda com o seu pai, como o divórcio de seus pais a afetou ela, e como fez ela querer sempre mudar, e quando chega Lakeview tudo muda e quando ela percebe ela já se vê sendo quem ela realmente é mesmo.
Sou suspeita pra falar pq gosto muito dos livros da Sarah, e o "O Que Aconteceu Com o Adeus" é simplismente uma ótima leitura, e eu achei a relação da Mclean e Dave totalmente diferentes desses clichês de livros adolescentes, por isso que me encantei é um livro lindo e simples do modo que apenas Sarah Dessen consegue escrever.

Carol D. Torre 18/11/2012

Esse é o décimo livro da autora, que é considerada uma das melhores do gênero, mas foi o primeiro que eu li e posso dizer que pretendo ler todos os outros.
O livro tem como base o sentimentos dos personagens, principalmente os da Mclean, e é por isso que consegue tocar tanto seus leitores e fazê-lo tão diferente de outros livros. A premissa é um tanto quanto clichê, mas o que o torna tão especial é a abordagem da autora aos conflitos internos de cada personagem.
A Mclean é uma confusão de sentimentos e personalidades desde que seus pais se separam de forma tão dramática, envolvendo traição e brigas pelas sua guarda. Ao culpar sua mãe - o que não deixa de ser verdade- ela passa a morar com o pai e construir uma relação cada vez mais conturbada com a mãe. Ela tem uma relação muito linda com o pai, de super proteção e cuidado, mas em compensação a sua relação com a mãe é o conflito principal do livro.
Ao mudar de cidade para cidade por causar do trabalho do pai de resgatar restaurantes do fundo do poço, Mclean passou a criar para cada cidade diferente uma nova garota, com nomes e personalidades diferentes. Mas quando ela volta a ser somente a Mclean ela não sabe mais quem é e nem como lidar com as pessoas. É isso o livro mostra, o amadurecimento de uma garota que esbarra com pessoas incríveis pelos caminho e tem que lutar diariamente para conseguir, no mínimo, uma relação estável com a mãe.
O romance acontece aos poucos, no momento certo, como um personagem secundário da trama, o que faz ele parecer mais verdadeiro e você torcer cada vez mais para que a Mclean fique com Dave, o nerd que ama basquete e miniaturas. E ao ver essa garota passando por momentos cotidianos da vida você vai criando uma conexão com personagens como a Deb, a Opal, o Dave e até mesmo o Luna Blu, restaurante que seu pai está tentando salvar.
O livro mostra de forma bem sútil a diferença que faz na vida de os laços verdadeiros que se constroem, como a amizade a a família, e como é bom ter uma pessoa para contar sempre e para ligar ás duas da manhã (quem ler vai entender).
Resumindo, a escrita é deliciosa, os personagens apaixonantes e a história inspiradora, então o que você está esperando? Recomendadíssimo.

mais resenhas aqui: http://rehabliteraria.blogspot.com.br

*Rô Bernas 11/09/2012

Eu virei fã de Sarah Dessen depois que li "Just Listen". O jeito dela escrever é encantador, mas confesso que no início deste livro eu não achei que ia ser tão bom e denso como foi.

Uma história de rejeição, chegadas e partidas, amizade, família, descobertas, amor, separação... uma história que podia muito bem sair do papel e ser real.

A Mclean se transmutava em cada cidade por qual passava, criando personalidades várias para si mesma, com o objetivo de não sofrer a cada partida e o mais interessante é como ela mesma racionalizava suas emoções, fazendo-a ser muito madura em determinadas situações.

"Foi a coisa mais estranha. Quando meus pés deslizaram sob mim, meu coração saltou com aquela sensação terrível de não ter apoio, nem controle. mas então, olhei para o dave. Ele estava rindo, o rosto vermelho enquanto se sacudia para se equilibrar, depois disso, ele me puxou, eu igualmente desajeitada atrás dele. A mesma situação, duas reações totalmente diferentes.(pág 254/255)

A turma toda é interessante...cada um com seu jeito peculiar. Ah...a história da tatuagem de Dave e Riley é emocionante e eu que não sou muito de chorar lendo um livro, me peguei com lágrimas nos olhos.

Um destaque para o título do livro...foi muito bem escolhido e tem tudo a ver com a história.

Beatriz 11/08/2012

O que aconteceu com o adeus- Sarah Dessen
Mclean, Eliza, Lizbet ou Beth Sweet como preferir, é uma adolescente que vive mudando de cidades por causa do emprego do pai. Durante 2 anos, ela já havia morado em 4 cidades sendo praticamente 4 pessoas totalmente diferentes.
Mas,ao mudar para Lakeview,ela passa a ser ela mesma, o que acaba sendo mais difícil do que ser outra pessoa. Seu relacionamento com sua mãe, que teve uma dura separação com seu pai, não é das melhores, e sua tentativa de não criar laços de amizade e paixão em sua nova cidade não está funcionando.

Amei o livro e o modo de Sarah Dessen escreve, parece que eu já conheço os personagens à anos kkk. Eu esperava mais do final,acho que fiz muita expectativa ao ler a sinopse, mas mesmo assim, foi um ótimo livro e um bom desfecho.

Recomendo :D (4 estrelinhas)

Júlia da Mata 04/08/2012

Minhas férias foram mais ou menos 3 semanas, graças as minhas extensões, fiquei o tempo inteiro na cidade, e só saia nos fim de semanas – mal parecia férias – mas não deixou de serem divertidas. E uma das coisas que eu mais fiz foi ler. Li tanto livro que foi difícil escolher algum para poder resenhar. Mas optei por resenhar na ordem em que li, por isso o primeiro é O Que Aconteceu Com o Adeus, da Sarah Dessen.

O Que Aconteceu Com o Adeus, por Sarah Dessen
Editora iD
424 páginas
Minha Nota: 5

McLean é filha de pais separados, e vive com seu pai, um cara que trabalha para salvar restaurantes, e se isso não der certo, o seu patrão os vende. Então, por isso, eles não tem casa fixa, e vivem se mudando. Em 2 anos, McLean e seu pai já passaram por 4 lugares diferentes. Mas a cada lugar diferente, McLean toma para si um nome e uma personalidade diferente.

Agora eles estão em Lakeview, mas diferente do que aconteceu nas outras 4 cidades, McLean é McLean novamente.

Gostei muito de McLean, ela é uma personagem forte, que luta pelo o que deseja, como fez no divorcio de seus pais, lutando contra a mãe para ir viver com seu pai. Tudo bem que sua mania de trocar de personalidade em toda cidade, escondendo a verdadeira McLean, foi uma fraqueza, mas quem não tem defeitos? Também gostei muito de Deb, uma garota que antes de McLean era totalmente excluída e taxada como esquisita. Ela é ótima em organização – ótima não, maravilhosa! – e muito melhor do que todos costumavam pensar.

Mas meu personagem preferido foi, sem sombra de duvidas, Opal, a gerente do restaurante. Ela trabalhava no Luna Blu desde sua adolescência e por isso amava muito o lugar. E é a que mais luta para salva-lo.

É meio difícil não gostar de Sarah Dessen. Esse é o 3º livro dela que leio, não é o meu predileto, mas continua muito bom! O livro é bem leve e você termina de ler ele rapidinho, não é chato e o tempo todo você fica ali, tentando saber o que vai acontecer. O bom dos livros de Dessen é que eles são tão reais que você espera encontrar os personagens nas ruas de Lakeview.

Outra coisa interessante sobre Dessen é que os livros dela só acontecem em dois lugares: Lakeview e Colby, e em alguns livros você pode ver referencia aos personagens de outros livros. Consegui achar referencias aos dois livros que havia lido, Just Listen e A Caminho do Verão.

Eu achei essa capa magnífica e ficava babando nela desde que o livro foi lançado. Eles usaram a capa original, e isso me deixou muito mais feliz. A iD realmente está de parabéns nesse assunto.

Termino essa resenha com mais uma indicação, leiam Sarah Dessen! Mesmo que você só goste de livros de aventura ou fantasia, dê uma chance a ela, você realmente não vai se arrepender.

Blog MVL - Nina 12/07/2012

Mais um sucesso da Sarah Dessen. Mais uma obra tocante sobre uma adolescente que descobre que a resposta não está em fingir ser outra pessoa para escapar dos problemas familiares. Todos têm problemas. O que nos diferencia é a forma como lidamos com eles.
A princípio, com apenas o primeiro contato da sinopse, o leitor pode acreditar que a protagonista sofre de transtorno de múltiplas personalidades e por isso ela cria diferentes identidades. Com as primeiras páginas lidas fica claro que não é o caso. Mclean odeia o seu nome e toda a história que vem com ele. Depois da separação dos pais ele inicia uma firme política de falar sobre seus sentimentos e isso vai lentamente corroendo sua personalidade, dando lugar a altere gs felizes, completos e satisfeitos. O oposto de como ela se sente.

Fugir é uma atitude típica da adolescência, ser adulto traz muitas realidades indesejáveis, por isso é comum em escape para a pressão da realidade. Alguns praticam esportes, outros ouvem música, no meu caso eu me escondia atrás de livros e, é claro, me sentia muito especial por isso. Acredito que todos se sentem especiais por suas peculiaridades. No caso de Mclean ela se esconde em outras realidades, em outros mundos que não refletem a realidade da sua vida. Ela tem um relacionamento afetuoso e protetor com o pai, já com a mãe os conflitos são mais intensos, falta comunicação entre ambas e Mclean se ressente da nova família que ela criou depois do divórcio. De certa forma, para a adolescente, escolher viver com o pai e ignorar constantemente qualquer tentativa de reaproximação da mãe, é uma forma de punição. Como filha de pais divorciados que não são capazes de trocar uma palavra civilizada, eu sei como é estar em uma situação na qual você não tem poder, precisa se dividir em duas e mesmo assim sentir que não pertence em nenhum dos dois lados. Para Mclean as coisas se agravam porque ela costumava ter um lar feliz e as mudanças são abruptas e chocantes. Quando ela chega à nova cidade e conhece David, um garoto misterioso e meio nerd, ela não consegue mentir sobre sua identidade,com ele, Mclean era apenas Mclean. E isso era suficiente.

O interessante no comportamento da personagem é a forma como ela mesma analisa suas emoções com racionalidade, ao invés de apenas sentir, ela esmiúça cada parte psicológica que motiva suas escolhas. É uma atitude madura que contrasta com o seu comportamento reacionário e egoísta. Mclean está em seu melhor quando avalia a si mesma e aos outros, geralmente com perspicácia.

Como o usual, Sarah Dessen explora os conflitos típicos da adolescência, o divorcio dos pais, emoções como rejeição, autodescoberta, paixões. Tudo o que é comum às experiências reais dos jovens. A narrativa em primeira pessoa não é cansativa, pelo contrário, é um prazer acompanhar a protagonista desabrochando, lidando com seus problemas com maturidade e valentia.

Marina Moura | http://www.minhavidaporumlivro.com.br/

Anelise.Sobral 07/07/2012

"O que aconteceu com o adeus" conta a história da Mclean, uma garota que depois de presenciar um escândalo familiar que acabou se tornando conhecido no país todo, adota um comportamento um tanto quanto peculiar.

Seus pais se separam e ela decide ir morar com o pai, além de cortar relações com sua mãe. O diferencial dessa história é que como o pai dela tem um emprego que exige que eles se mudem constantemente, a cada cidade nova que eles chegam ela resolve "ser outra pessoa". Muda o nome, comportamento, apaga redes sociais, etc. Porém, ao chegar na cidade em que a história se passa, as coisas fogem do controle e ela acaba sendo ela mesma, Mclean, e tendo que lidar com isso.

Esse detalhe foi o que me chamou a atenção nesse livro e que me fez ter vontade de ler. Mas infelizmente ele me decepcionou muito, e eu me peguei várias vezes no final querendo que ele acabasse logo, porque eu não aguentava mais a história.

A autora não sabia se queria focar no romance, no conflito com o restaurante que o pai dela trabalha, na história da mãe da Mclean... Achei que ficou tudo muito vago. O romance foi simplesmente jogado ali, não senti química nenhuma no casal e achei o clímax do livro, o problema central que a Mclean tinha que resolver MUITO BOBO.

Enfim, era um livro que tinha tudo pra der certo, com uma proposta super original, mas com protagonistas mal construídos. Vi que a maioria das pessoas gostaram e até entendo, mas pra mim não ornou.

Vanessa 02/07/2012

O que aconteceu com o adeus - Sarah Dessen

Mclean Sweet acaba de se mudar junto com o pai para Lakeview, em dois anos essa é a quarta cidade para qual eles se mudam, mas essa é a primeira vez em muito tempo em que Mclean é... ela mesma.
Depois do divorcio dos pais, Mclean decide que não pode morar com a mãe, o novo marido dela, e seus meio-irmãos gêmeos. Ela precisa de um novo começo, ser uma nova pessoa, não a garota que viu seu mundo desabar depois que tudo que ela amava foi arrancado dela. E é isso que morar com o pai – um consultor de restaurantes – oferece.
Enquanto seu pai trabalha reconstruindo restaurantes decadentes, Mclean se torna Eliza Sweet, Lizbet Sweet, Beth Sweet, cada garota com sua própria personalidade: a líder de torcida alegre, a rainha do drama, a que sempre quer agradar todos. Tudo é mais fácil assim, ela não precisa criar laços, não precisa se preocupar em concertar nada, se alguma coisa dá errado, bem, tudo o que ela precisa fazer é empacotar as coisas e fazer as malas rumo a um novo destino, sem ao menos dizer adeus.
Entretanto algo diferente acontece em Lakeview, aqui ela seria apenas Liz Sweet, mas por algum motivo ela se apresenta como Mclean. Pessoas novas entram em sua vida de maneira inesperada, e ensinam para ela o valor da amizade, Mclean aprende que não se pode punir os outros pelas suas escolhas, mesmo que elas pareçam erradas, e que as vezes ficar é melhor que partir.

O que dizer desse livro? A trama toda é tão simples, mas ao mesmo tempo tão arrebatadora. Mclean é uma personagem com quem eu me identifiquei muito, foi um pouco assustador no começo ver a minha própria personalidade e escolhas que eu tomaria em uma situação semelhante refletidas nela. Mais assustador ainda, é ver como a Sarah Dessen consegue criar histórias tão incríveis a partir de temas extremamente comuns.
Eu adoro os livros da Sarah, e quando “O que aconteceu com o adeus” foi laçando aqui no Brasil fiquei muito ansiosa pra ler, e mesmo com todas as minhas expectativas altas, não me decepcionei nem um pouco. Mesmo tendo mais de 400 páginas, tudo caminha de forma rápida e você não quer largar o livro em nenhum momento, prova disso é que eu passei as madrugadas lendo, apesar de ter que acordar às seis da manhã para ir pra escola no dia seguinte.
Em "O que aconteceu com o adeus” aprendemos junto com Mclean que por mais que queiramos não podemos esquecer o passado, pois ele é fundamental para descobrimos quem somos. Que quando amamos uma pessoa temos que aceitar todas as coisas ruins, mesmo que isso machuque de vez em quando.

Julio Inhasz 08/06/2012

O que aconteceu com o adeus de Sarah Dessen
Assim que comecei a ler 'O que aconteceu com o adeus', achava que já sabia como a história ia acabar, e todo o rumo que ela teria. Mas fiquei muito feliz em saber que eu estava enganado, me surpreendendo muito com o livro!

Mclean Sweet era uma garota que tinha uma vida normal até seus pais se divorciarem. A mãe trocou o pai por um famoso jogador de basquete da universidade Defrese, e ficou com sua guarda durante um tempo. Mas ela escolheu viver com o pai, um consultor culinário que ajuda restaurantes a beira da falência se reerguerem.

Leia a resenha completa em: http://julioinhasz.com.br/2012/06/o-que-aconteceu-com-o-adeus-sarah-dessen/

Adriana 30/05/2012

É sempre uma delícia ler algo desta autora! Sarah Dessesn me conquistou com seu jeito todo especial de escrever romances adolescentes belos, simples e que tocam fundo no nosso coração. Conheçam hoje O que aconteceu com o adeus, seu terceiro livro lançado no Brasil e o segundo publicado pela editora iD.

McLean Sweet já foi muitas garotas desde que vive em constante mudança com seu pai. Desde o divorcio, ela e Gus viajam pelo país graças a um emprego de consultor que ele arrumou. Sem querer ficar perto da mãe, responsável por uma mudança brusca que a garota não desejava, McLean resolveu viver com o pai, em uma constante transformação de vida e personalidade.

Em cada cidade ela tem a chance de se reinventar, escolhe um nome diferente, uma personalidade que se adeque a ele e, literalmente, veste a camisa do personagem. Por causa disso, ela nunca é a mesma McLean, aquela garota que saiu de casa a tanto tempo… E isso não quer dizer que ela não tenha saudade. Saudade de casa, da mãe, dos amigos que deixou e principalmente daquela família feliz que sua mãe arruinou com sua traição.

Agora, chegando a uma nova cidade, ela sente a necessidade de se reencontrar, de ser ela mesma, ou de descobrir quem é essa pessoa nova que ela se tornou.

Com a ajuda de amigos, coisa que ela nunca se permitia ter, e até mesmo de uma possível paixão, ela vai embarcar em uma jornada, se não épica, muito gostosa e aconchegante de acompanharmos ao longos das mais de 400 páginas.

O livro é uma delícia! Assim como em A Caminho do Verão, me encantei com a capacidade da autora de não precisar de nenhuma veia sobrenatural nem nada muito misterioso para captar a total atenção do leitor. A história é única em sua simplicidade e o mais interessante é perceber a realidade de tudo aquilo. McLean poderia ser qualquer garota, você mesma pode se ver nela e isso torna toda a experiência tão fantástica.

Com toda certeza recomendo demais a autora, principalmente para o público jovem e feminino. Os livros de Dessen tem uma característica única e muito incrível que espero ter conseguido demonstrar só um pouquinho para vocês!

Dúvidas em relação à nota?

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=3797

Naty 16/05/2012

www.meninadabahia.com.br

Meu rosto parecia selvagem, perdido e, por um segundo, eu nem me reconheci. Como se a casa estivesse me olhando, e eu fosse uma estranha. Sem casa, sem controle e sem idéia de onde eu estava, apenas sabendo para onde eu poderia estar indo.
Pág. 343

Antes de começar: Sarah Dessen é uma autora que merece ser lida. Seus livros YA são de uma profundidade tamanha... Ela é mestra em descrever sentimentos. É como se ela estivesse ao seu lado, lhe contando a história. Seus livros são super envolventes.

McLean tinha a vida perfeita. A mãe era linda – super popular e rainha do baile, quando jovem – e seu pai havia sido o típico estudante desengonçado, que estava na faculdade graças a uma bolsa de estudos. Dois seres completamente diferentes que juntos eram perfeitos. Dessa união nasceu McLean. Seu pai era dono de restaurante, ela e a mãe se divertiam na ausência dele. Mas então, o teto de vidro trinca e desaba. A mãe estava grávida de gêmeos. Grávida... do amante!!!

O divórcio sai. McLean não quer morar com a mãe. Ela destruiu seu mundo e tem uma nova família todinha dela. McLean decide morar com o pai, que vendeu o restaurante e aceitou ser consultor gastronômico/financeiro de restaurantes com problemas. Assim, eles basicamente passam apenas alguns meses numa cidade, até rumar para outra, para evitar a decadência de outro restaurante.

Meu pai conseguia tomar conta de si mesmo. Eu sabia disso, do mesmo modo que sabia que havia muitas coisas na vida dele que eu não conseguiria consertar, por mais que tentasse. Era provavelmente por isso que eu trabalhava tanto para dar conta de tudo. Arrumar as coisas na casa nova, cuidar dos detalhes, manter o caos que escolhemos o mais organizado possível. Eu não podia consertar o coração partido, ou lhe devolver o amor pelo time. Mas comprar uma torradeira nova, ver se tínhamos sabonete ou papel-toalha suficientes e concordar sobre os picles? Isso dava para eu fazer.
Pág. 33

Sem querer ser a McLean, de pais divorciados, ela resolve que será uma nova menina em cada cidade. Às vezes ela era Eliza, outras vezes Lizbet e até mesmo Beth. Cada vez que muda de cidade, ela não se despede de ninguém, nunca dá adeus. Por isso o título do livro. Mas então, ela e o pai chegam à Lakeview. Lá, conhece Dave e seus amigos e sem saber por que diz seu verdadeiro nome.

Lakeview, Dave e seus amigos são um desafio para ela. Ela evita se enturmar, para não sofrer quando mudar novamente, em algumas semanas. Mas eles são como carrapato. Grudam. Querem amizade. Querem que ela seja parte deles.

A magia de O Que Aconteceu Com o Adeus, de Sarah Dessen (iD, 424 páginas, R$ 43,90), não está no enredo, mas na escrita da autora. A escrita é pura poesia. Você lê, lê e não quer largar o livro, é viciante. Ela consegue prender o leitor, com sua escrita ora simples, ora profunda. Lembrando que o ‘profundo’ é ao estilo YA.

Uma curiosidade: a mãe de McLean é muito amiga da madrasta de Auden, de A Caminho do Verão. Uma delícia ver as histórias se interligarem, mesmo que rapidamente. E é nessa pequena cidade que McLean irá compreender a mãe, verá seu pai (talvez) se apaixonar novamente e relembrará o significado das palavras amizade e lar.

Após todos esses anos durante os quais me senti apenas de passagem, finalmente comecei a sentir-me em casa.
Pág. 322

Recomendo :)

Leia o texto original no blog Menina da Bahia: Menina da Bahia: O Que Aconteceu Com o Adeus - Sarah Dessen http://www.meninadabahia.com.br/2012/05/o-que-aconteceu-com-o-adeus-sarah.html#ixzz1v2m7Hoxm
Por Blog Menina da Bahia. Plágio é crime! Não compartilhe esse texto sem permissão prévia.
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

House of Chick 07/05/2012

Em “O que aconteceu com o Adeus?” conhecemos McLean Sweet, uma adolescente que teve sua vida transformada totalmente quando a história de amor que ela mais admirava acabou, e seus pais se divorciaram. Com isso, e a culpa toda sendo de sua mãe, ela sente que deve ir morar com o pai, que sai da cidade por causa de um novo emprego: consultor de restaurantes.

Só que o seu trabalho exige que ele fique pouco tempo em uma cidade e logo mude para outra, depois outra e mais outra. McLean vai junto em todas elas, mas prefere deixar para trás, além de sua tristeza, sua identidade.

Ela deixa de ser McLean e passa a ser Eliza, Lizbet, Beth, e, com cada uma delas, uma nova personalidade surge como meio de autodefesa, assim ela não precisa ficar triste quando tiver que dar adeus às pessoas, já que ela não se envolve muito com nenhuma delas.

Até que ela chega a esse novo local, Lakeview, onde tudo que ela não consegue é mudar de identidade. Agora ela precisa desempenhar o papel mais importante de sua vida: descobrir quem é ela mesma, depois de tanto tempo, e agir conforme o que deseja, coisa que não vem fazendo há um tempo já que tem receio de ter que ir embora antes do que o esperado.

Sarah tem a sensibilidade de escrever uma história incrível, com personagens admiráveis e ainda consegue nos transportar para as páginas de uma maneira tão gostosa que é como se estivéssemos participando da história no momento exato em que as coisas acontecem.

O relacionamento de McLean com sua mãe é bastante complicado. No começo, acabo entendendo bem o seu lado e fico contra a sua mãe, mas com o passar dos acontecimentos, eu entendi o motivo de ela ter feito o que fez, só não faria igual se fosse ela, mas quem sou eu para dizer como o outro deve agir? E acabei ficando a favor dela, inclusive achei uma das últimas cenas muito admirável.

Considero esse um ótimo livro para pessoas de todas as idades, mas acredito que possa ajudar, especialmente, os jovens que passam por situações semelhantes aos personagens na vida real, coisa que com certeza é bem fácil de ser encontrada por aí.

Nessa trama, o romance é deixado bem de lado. Quase não acontece, só mais para os 45 do segundo tempo, mas ainda assim foi fofo. Só que Dave não me conquistou totalmente. Algumas situações, inclusive, ele me incomodou, mas com o passar da história até que transformou-se em alguém mais agradável e acabou fazendo com que eu torcesse para que os dois ficassem juntos.

Tenho certeza de que você já ouviu falar muito bem de Sarah Dessen por aí, e tenho que complementar que nada do que dizem é exagerado. A autora escreve bem sim, sabe desenvolver tudo de forma invejável e ainda consegue nos deixar ansiosos para ler todos os seus outros livros. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer algum de seus fantásticos universos, recomendo que não perca mais seu tempo e corra atrás de alguma de suas obras o mais breve possível, pois tenho certeza de que não vai se arrepender.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/05/o-que-aconteceu-com-o-adeus-sarah.html
Mileidi 08/09/2012minha estante
Eu to com esse livro na estante pra ler já faz tempo!
To super curiosa para conhecer a Sarah..

1 | 2 | 3 | 4 | 5