O Que Aconteceu Com o Adeus

Resenhas - O Que Aconteceu Com o Adeus

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Noemia 11/05/2020

Me surpreendi
Assumo que julguei o livro pela capa e subestimei sua capacidade de me prender na leitura em plena ressaca literária.
A escrita é muito gostosa e por mais que não tenham grandes acontecimentos no enredo, fiquei imersa na história de Mclean. Mesmo não sendo muito fã de páginas com enormes parágrafos, o conteúdo deles me permitiu uma leitura muito leve.

Gabriela ð 25/11/2013

Eu esperava muito mais nesse livro por ele ser da "Sarah Dessen", Pois eu li "Just Listen" e me apaixonei completamente pela historia, pela escrita e fui animadíssima procurar outro livros da autora para ler e me decepcionei muito.
O livro é uma leitura arrastada,digamos que um pouco chata que eu só consegui terminar de ler porque queria que ele acabasse imediatamente.
A personagem principal é sem personalidade, e está atrás de um proposito meio que sem sentindo que me surpreendeu ter durado 400 páginas,ainda continuo sendo fã da Sarah, e espero não perder minha vontade de ler outros livros dela por causa desse

Fer 26/01/2013

Não leia Sarah Dessen esperando um grande romance ou acontecimentos que revolucionem a história contada!

Seus livros abordam temas adolescentes e os finais, da mesma maneira que o decorrer do livro, são facilmente descobertos!

Apesar disso, gosto da narrativa, das personagens, do ambiente em que vivem! Os focos problemáticos são muito bem construídos, com uma escrita que não te deixa enjoado.

'O que aconteceu com o adeus' não foge dessa linha! É um livro ótimo para relaxar e se envolver com os dilemas vividos pela personagem! Fui lendo-o e acabei montando uma trilha sonora que me acompanhou durante o decorrer da leitura, deixando-a muito gostosa e tranquila! Sem contar que eu consegui perfeitamente imaginar os locais, as casas, como se eu estivesse vendo-os!

House of Chick 07/05/2012

Em “O que aconteceu com o Adeus?” conhecemos McLean Sweet, uma adolescente que teve sua vida transformada totalmente quando a história de amor que ela mais admirava acabou, e seus pais se divorciaram. Com isso, e a culpa toda sendo de sua mãe, ela sente que deve ir morar com o pai, que sai da cidade por causa de um novo emprego: consultor de restaurantes.

Só que o seu trabalho exige que ele fique pouco tempo em uma cidade e logo mude para outra, depois outra e mais outra. McLean vai junto em todas elas, mas prefere deixar para trás, além de sua tristeza, sua identidade.

Ela deixa de ser McLean e passa a ser Eliza, Lizbet, Beth, e, com cada uma delas, uma nova personalidade surge como meio de autodefesa, assim ela não precisa ficar triste quando tiver que dar adeus às pessoas, já que ela não se envolve muito com nenhuma delas.

Até que ela chega a esse novo local, Lakeview, onde tudo que ela não consegue é mudar de identidade. Agora ela precisa desempenhar o papel mais importante de sua vida: descobrir quem é ela mesma, depois de tanto tempo, e agir conforme o que deseja, coisa que não vem fazendo há um tempo já que tem receio de ter que ir embora antes do que o esperado.

Sarah tem a sensibilidade de escrever uma história incrível, com personagens admiráveis e ainda consegue nos transportar para as páginas de uma maneira tão gostosa que é como se estivéssemos participando da história no momento exato em que as coisas acontecem.

O relacionamento de McLean com sua mãe é bastante complicado. No começo, acabo entendendo bem o seu lado e fico contra a sua mãe, mas com o passar dos acontecimentos, eu entendi o motivo de ela ter feito o que fez, só não faria igual se fosse ela, mas quem sou eu para dizer como o outro deve agir? E acabei ficando a favor dela, inclusive achei uma das últimas cenas muito admirável.

Considero esse um ótimo livro para pessoas de todas as idades, mas acredito que possa ajudar, especialmente, os jovens que passam por situações semelhantes aos personagens na vida real, coisa que com certeza é bem fácil de ser encontrada por aí.

Nessa trama, o romance é deixado bem de lado. Quase não acontece, só mais para os 45 do segundo tempo, mas ainda assim foi fofo. Só que Dave não me conquistou totalmente. Algumas situações, inclusive, ele me incomodou, mas com o passar da história até que transformou-se em alguém mais agradável e acabou fazendo com que eu torcesse para que os dois ficassem juntos.

Tenho certeza de que você já ouviu falar muito bem de Sarah Dessen por aí, e tenho que complementar que nada do que dizem é exagerado. A autora escreve bem sim, sabe desenvolver tudo de forma invejável e ainda consegue nos deixar ansiosos para ler todos os seus outros livros. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer algum de seus fantásticos universos, recomendo que não perca mais seu tempo e corra atrás de alguma de suas obras o mais breve possível, pois tenho certeza de que não vai se arrepender.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/05/o-que-aconteceu-com-o-adeus-sarah.html
Mileidi 08/09/2012minha estante
Eu to com esse livro na estante pra ler já faz tempo!
To super curiosa para conhecer a Sarah..

Camis 03/07/2014

Mclean não tem uma vida padrão já há algum tempo. Um dia ela até teve uma rotina normal pra alguém da sua idade, porém tudo mudou no dia em que a mãe da garota traiu seu pai com o técnico do time de basquete pelo qual ambos eram fanáticos. A partir daí as coisas começaram a tomar rumos completamente diferentes.

Sua mãe casou-se com o amante, teve gêmeos e foi morar em uma bela mansão, na qual Mclean nunca sentiu em casa. Seu pai, Gus, vendeu o restaurante da família e aceitou o trabalho de consultor, no qual sua função é encontrar restaurantes à beira da falência, comprar e reerguer o local, e então vendê-lo novamente por um preço mais lucrativo. O problema é que isso acaba fazendo com que Gus nunca fique mais do que alguns meses em uma única cidade, sempre indo à procura de um novo lugar aos pedaços.

Depois de ter conseguido fazer com que seu pai tivesse sua guarda, Mclean teve que se acostumar com a vida nômade que ambos levam. Mas após 2 anos, a garota aprendeu uma maneira de reconstruir sua vida: mudando quem ela é. A cada nova cidade em que vai morar, Mclean adota um novo nome, uma nova personalidade, uma nova vida.

Ela já foi garota normal que teve sua vida destruída pela própria mãe, agora ela quer ser alguém que pode controlar o próprio destino. Depois de ter sofrido com a traição, Mclean não quer mais criar laços com pessoas que vão abandoná-la, e ser alguém diferente a cada parada faz com que a despedida seja sempre mais fácil.

Lakeview, o novo lar temporário de Gus e da filha, no entanto, já começa indo contra as expectativas da garota. De início ela tinha decidido que se chamaria Liz, mas sem perceber acabou se apresentando para Dave com o seu nome verdadeiro, e então não teve mais como voltar atrás. Agora, ali, ela seria Mclean, a verdadeira.

Enquanto tenta redescobrir quem é, a garota também precisa descobrir quem quer se tornar. No meio dos seus problemas familiares, do rancor pela mãe, do amor protetor pelo pai, Mclean se esqueceu que não é ela quem tem que cuidar dos pais, e que ela é só uma adolescente que merece viver as aventuras que a idade lhe permite.

Dave, o garoto gatinho e meio misterioso, é quem irá despertar em McLean novamente a vontade de ser uma pessoa só, alguém que pode ficar em um lugar por mais de alguns meses, alguém que pode ter amigos e que pode pensar no futuro a longo prazo, sem ter medo de que as coisas mudem na semana seguinte.

O que aconteceu com o adeus é uma daquelas leituras que você começa sem saber onde vai parar. É tanto problema que cerca a protagonista, que você nunca sabe qual o próximo capítulo. É um livro que desperta os sentimentos no leitor, e quando dei por mim eu estava vivendo a vida de Mclean junto com ela: com raiva da mãe, querendo Dave, com medo do que estava por vir e protegendo o pai.

Cada personagem que entra no enredo tem uma vida e personalidades completamente diferentes, uns com problemas maiores que o dos outros, mas todos se encaixam tão perfeitamente no desenrolar da estória que fica impossível imaginar toda a trama sem qualquer um deles.

Há cenas no livro, entretanto, que nos fazem pensar que este será a narrativa mais pacata do universo. São passagens que nos fazem lembrar daqueles episódios de novela em que as pessoas estão tomando café da manhã todas juntas, falando um momento de besteira sem fundamento que não vai alterar em nada o curso dos acontecimento, e que sem essas cenas a trama não sofreria mal algum. É o que vi algumas vezes em O que aconteceu com o adeus. Há momentos do livro que só servem pra “encher linguiça”, e que acabam se tornando um pouco entediantes. Por sorte, são poucos.

Mesmo assim, não posso deixar de dizer que Sarah Dessen me conquistou. O romance entre Mclean e Dave fica um pouco no pano de fundo, e talvez essa seria uma alteração que teria feito, porque Dave é realmente cativante. Mas todo o resto, todos os outros contratempos da personagem, são intensos e viciantes. O que aconteceu com o adeus é capaz de grudar na sua pele e deixar um sabor de quero mais ao chegar ao fim.

"- Você me pediu para sair com você. Sei que provavelmente você mudou de ideia. Mas você precisa saber, a resposta era sim. Sempre foi sim, em relação a você. (Página 372)"

site: http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/2014/07/o-que-aconteceu-com-o-adeus.html

Camille 07/12/2012

Mclean Sweet vive com o pai, Gus, desde quando os pais se separaram. Ela culpa a mãe pela separação e pelo fim da vida em família, da vida normal. Desde então, com o novo trabalho que o pai assumiu - salvando ou fechando de vez restaurantes - ela tem a oportunidade de recomeçar a vida a cada seis meses (aproximadamente).

É desse jeito que ela se torna várias pessoas, inclusive com nomes diferentes, menos ela mesma. Sem medo, ela consegue ser a líder de torcida, a menina ultra participativa, a que se apaixona pelo surfista, mas sempre mantendo constante aquela que nunca diz adeus antes de se mudar e iniciar uma nova vida.

Em Jackson, todavia, ela só nota que perdeu totalmente o momento quando já está encurralada e já está sendo Mclean Sweet, com sua Superximbica, uma relação complicada com a mãe, superprotetora com o pai e sem absolutamente nada nos armários. Só com a antiga paixão pelo basquete e com um vizinho que muda sua vida toda.

Já tinham me alertado para a escrita de Sarah Dessen, então não exatamente fiquei surpresa quando, lá para o final do livro, fiquei presa às últimas páginas de forma que não pude soltá-las. Sarah começa tão igual e sem nada de excepcional que a leitura é boa, mas não incrível.

Todavia, é inegável a mistura se sentimentos que o desenrolar nos faz sentir, sim, Sarah engata numa escrita que nos faz rir e chorar, que nos mantém ligados no que vai acontecer, no que aconteceu e vemos, claramente, o desenvolvimento da personagem. Mclean cresceu, o pai dela amadureceu, até sua mãe.

Não é perfeito, mas é gostoso de ler, e isso faz toda a diferença. Dessen criou personagens que me surpreenderam, não me tirou todas as dúvidas sobre eles, não me deu todos os finais que eu queria. Mas fez um livro que valeu a pena, que me fez pensar em mim, e isso sim é incrível e raro em livros do gênero. Mclean será, de certa forma, inesquecível.

*Rô Bernas 11/09/2012

Eu virei fã de Sarah Dessen depois que li "Just Listen". O jeito dela escrever é encantador, mas confesso que no início deste livro eu não achei que ia ser tão bom e denso como foi.

Uma história de rejeição, chegadas e partidas, amizade, família, descobertas, amor, separação... uma história que podia muito bem sair do papel e ser real.

A Mclean se transmutava em cada cidade por qual passava, criando personalidades várias para si mesma, com o objetivo de não sofrer a cada partida e o mais interessante é como ela mesma racionalizava suas emoções, fazendo-a ser muito madura em determinadas situações.

"Foi a coisa mais estranha. Quando meus pés deslizaram sob mim, meu coração saltou com aquela sensação terrível de não ter apoio, nem controle. mas então, olhei para o dave. Ele estava rindo, o rosto vermelho enquanto se sacudia para se equilibrar, depois disso, ele me puxou, eu igualmente desajeitada atrás dele. A mesma situação, duas reações totalmente diferentes.(pág 254/255)

A turma toda é interessante...cada um com seu jeito peculiar. Ah...a história da tatuagem de Dave e Riley é emocionante e eu que não sou muito de chorar lendo um livro, me peguei com lágrimas nos olhos.

Um destaque para o título do livro...foi muito bem escolhido e tem tudo a ver com a história.

Julio Inhasz 08/06/2012

O que aconteceu com o adeus de Sarah Dessen
Assim que comecei a ler 'O que aconteceu com o adeus', achava que já sabia como a história ia acabar, e todo o rumo que ela teria. Mas fiquei muito feliz em saber que eu estava enganado, me surpreendendo muito com o livro!

Mclean Sweet era uma garota que tinha uma vida normal até seus pais se divorciarem. A mãe trocou o pai por um famoso jogador de basquete da universidade Defrese, e ficou com sua guarda durante um tempo. Mas ela escolheu viver com o pai, um consultor culinário que ajuda restaurantes a beira da falência se reerguerem.

Leia a resenha completa em: http://julioinhasz.com.br/2012/06/o-que-aconteceu-com-o-adeus-sarah-dessen/

Gabi_oliveira22 28/04/2012

Amei
Amei esse livro. Leve, diferente, otima narrativa...e poderia ficar aqui até amanhã falando dele..

A Sarah tem uma otima maneira de escrever romances de uma maneira totalmente diferente..vale muito a pena. Super recomendo.

Bia 10/02/2013

O livro é bom mas poderia ser perfeito.
O Que Aconteceu Com o Adeus tinha tudo para ser incrível mas a autora não soube aproveitar seus personagens como fez com os outros livros pois para mim livro bom é aquele em que tem personagens apaixonantes que depois de tempos ainda conseguimos lembrar de algumas de suas falas mais impactantes. Senti falta também de um romance como o de Annabel e Owen em Just Listen e de um grande final.

Moonlight Books 29/03/2013

Este ano está sendo um ano de ótimas leituras, coloquei como meta ler autores bem falados e que eu não conhecia, foi assim com Scott Westerfeld, James Dashner e Neil Gaiman, agora foi a vez de Sarah Dessen. Escolhi o livro O Que Aconteceu com o Adeus, pois lembro do alvoroço que foi na época de seu lançamento, como eu não leio sinopse antes da leitura, eu não sabia o que esperar, só achava que fosse um livro sobre perdas e despedidas, por causa no título, então vamos ver o que encontrei aqui.

Temos aqui a história de Mclean Sweet, que após a complicada separação dos pais, escolheu viver com seu pai. Devido ao trabalho dele, ambos viajavam muito, nunca permanecendo muito tempo em um mesmo local. Em cada nova cidade a garota se reinventa, ela já foi Liz, Eliza, Lizbet, Beth Sweet, menos ela mesma, pois cada nome, carrega consigo uma nova personalidade, a nerd, a garota popular e tantas outras. Dupla personalidade? Não, ela não é maluca, o problema é que Mclean quer esquecer a garota que foi na época que seus pais estavam casados. O fim do relacionamento dos dois afetou demais a garota, a mãe traiu o pai e ao lado do amante (hoje atual marido), teve outros filhos e começou uma nova vida, o que não foi bem aceito por sua filha mais velha.

Mclean tem medo apegar-se as pessoas, ela teme sofrer como seu pai, desta forma prefere manter relacionamentos superficiais, e quando parte para uma nova cidade nem preocupa-se com despedidas, ela deixa sua personagem lá, trocando por outra, tal como trocar de roupas, deixando aqueles que conheceu com a seguinte pergunta: "O que aconteceu com o adeus"?

Mas na nova cidade, ao conhecer o novo vizinho, Dave, algo muda, as outras garotas ficam para trás, adeus disfarces e proteções, e ela só consegue ser Mclean, com Dave é impossível usar uma máscara.

"Nos últimos anos, enquanto viajava com papai, eu tive minha dose de novas experiências. Escolas diferentes, vários tipos de cultura, todos os amigos novos. Mas em cinco minutos, ficou claro que eu nunca tinha encontrado em minha vida, alguém como Dave Wade."

Narrado em primeira pessoa por Mclean, este livro traz temas comuns, fatos do cotidiano que podem parecer clichês no começo, mais uma história de uma adolescente em crise, mas aí reside o segredo de Sarah Dessen, ela conseguiu transformar este cenário tão simples, em algo forte, envolvente, que prende o leitor logo de cara. Ela insere muitos detalhes em seu texto, mas não são uma enrolação, são objetivos e na medida certa. Trabalhando com frases curtas e de efeito, Dessen consegue causar um grande impacto no leitor, isso aconteceu comigo logo quando entendi o título do livro e daí por diante, em muitas outras partes. Como eu disse, a história traz um tema comum, mas é isso que conquista, pois nos vemos no texto, a vida dos personagens poderia ser a minha ou a sua, tornando tudo muito vivo, familiar e verdadeiro.

Não posso deixar de falar da protagonista, que tinha tudo para ser cansativa e cheia de traumas, mas na verdade é uma menina forte e divertida. Mclean balança o leitor, fiquei muito impressionada com a intensidade de seus sentimentos, a dedicação ao pai é linda, ela por vezes parecia ser a responsável ali, não o contrário. Para ela o que a mãe fez foi imperdoável, e a insistência da mãe em provar estar com a razão só faziam com que a garota ficasse mais distante, mas nunca deixando de amar a mãe. Mclean sofria com a distância, mas a questão era o perdão. A mãe é muito, mas muito insistente e achei ela chata demais, uma pessoa que acreditava que todos tinham que concordar com seu ponto de vista, uma personagem cansativa, que me levou a torcer para que a filha nunca a aceitasse de volta em sua vida, e olha que sou a favor de bom relacionamento entre pais e filhos, mas neste caso ninguém merecia aquela mãe.

Na verdade quem mais sofreu foi Mclean, e seus pais não viam isso, precisou que ela lhes desse um grande susto para que entendesse e parassem com a disputa pela menina, e passassem a dar o apoio que ela merecia. O casamento dos pais, era a imagem de um mundo perfeito, e quando as rachaduras apareceram e tudo desabou, a credibilidade de Mclean na vida foi junto, ela perdeu a confiança em tudo e ficou perdida.

"Mclean Sweet, a garota dos pais com problemas e ligações estranhas com basquete, a Superximbica e toda a bagagem de um caminhão-reboque. Todos aqueles recomeços, do nada, me fizeram esquecer como era até o momento de ser bagunçada e honesta, e descontrolada. Ser real."

Seu vizinho Dave, um menino - gênio, é cheio de esquisitices, mas sua vida, ao contrário da dela, sempre foi a mesma, ele tem uma rotina que o satisfaz e estranha a vida de Mclean. Ele chega as vezes a ser esquisito, mas é este seu jeito que consegue, aos poucos, de maneira sutil e sempre se fazendo presente, derrubar a resistência dela. O que acontece entre eles, desenvolve-se pouco a pouco, é lindo, mostra um sentimento com uma forte base de amizade e confiança, antes de partir para outros patamares, nada é corrido, é perfeito, como ver uma borboleta se metamorfoseando. Eu não torcia apenas pelo romance, mas para que ambos se ajudassem e se completassem. Eles são jovens, doces e cativantes. Fofos!

"Foi a sensação de que se o mundo tivesse se mexido embaixo de mim, uma mão agarraria a minha, sabendo que se eu caísse, pelo menos, não o faria sozinha."

Os personagens são muito bem construídos, tem uma galera super gente boa e de bom coração, o enredo é bem amarrado, nada aqui é perfeito, nem tão pouco forçado, é plausível.As coisas acontecem como na vida real, vemos que cada um na história fez seu melhor, nem tudo saiu como desejado, mas eles souberam se adaptar e seguir em frente. Eu chorei no final, ao ver o rumo que a vida de pessoas queridas tomou, me emocionei com suas conquistas, seus medos e frustrações, pois a impressão que cada um deixou foi a de eu ter conhecido grandes amigos.

Amizades, encontros, relacionamentos entre pais e filhos, tudo abordado de forma jovial, inspiradora, com uma clima cheio de esperança e alto- astral. Após muitas emoções, as lágrimas foram substituídas por um sorriso no rosto, fiquei feliz demais em ter tido a oportunidade de ler este livro.

"O que aconteceu com o adeus? - Eu tinha bastante certeza de saber agora. Tinha sido empacotado em uma caixa própria, tentando ser esquecida, até que eu precisasse dela. Até agora."

Jeniffer 03/05/2013

O que aconteceu com o adeus foi meu primeiro livro da Sarah Dessen. Eu já tinha lido sobre os livros dela em alguns outros blogs e só li elogios quanto à eles e à autora, então minha curiosidade era grande para ler alguma obra dela. E estou sem palavras pra explicar o quanto gostei desse livro, o quanto gostei da narrativa, o quanto me identifiquei em algumas partes com a protagonista.

Mas enfim, falando da estória em si. McLean presenciou de perto o divórcio de seus pais. Foi um grande escândalo toda a separação por envolver um jogador famoso de basquete, que por sinal, era ídolo de seu pai e dela. Se sentindo deslocada na nova vida da mãe, McLean decide morar com seu pai, um consultor de restaurantes, que muda-se sempre para novas cidades, restaurar ou fechar alguns estabelecimentos. E a cada nova mudança dos dois, ela também muda. Ela torna-se uma nova garota, com o primeiro nome diferente, escolhe ser algum estereótipo na nova escola, com novos amigos para logo mudar de personalidade de novo quando sai da nova/antiga cidade.

O que muda é a ultima cidade em que visitam. McLean não é mais Liz ou Beth, ela é simplesmente McLean. E age como ela mesma nessa nova cidade, o que é estranho e novo pra ela. Além do sentimento de sentir pertencer àquele lugar e fazer amigos, amigos de verdade, em que não queria fugir ou ir embora sem dizer adeus.

O que aconteceu com o adeus não aborda só o tema de uma adolescente que não está sabendo lidar com o divórcio dos pais; aborda também a fuga que todo jovem parece ter nessa idade, existe uma fuga de identidade por um certo tempo para só depois nos encontrarmos de verdade. Além de se reinventar, McLean precisa lidar com sua mãe, que ela gostaria de poder ignorar mais e 'cuidar' de seu pai, que vive para seu trabalho e a deixa se sentindo responsável por todo o resto, como escola, casa, etc.

Esse livro parece ser completo, tem romance, drama familiar, comédia, relações de amizade, descobertas e algumas surpresas. É um livro 'de menininha', mas nada fútil, superficial, se você prestar bem atenção à história e aos personagens. Me identifiquei com McLean, com algumas de suas atitudes ou pensamentos e no final, o livro com certeza ficou marcado em mim. Quero ler mais Sarah Dessen, com certeza.

A edição da editora iD está impecável, não constatei nenhum erro ortográfico, as páginas são um pouco amareladas e as letras são do tamanho certo para uma leitura agradável. Recomendo e muito.

Publicado originalmente em: http://mon-autre.blogspot.com.br/2013/03/resenha-o-que-aconteceu-com-o-adeus.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5