A Pergunta e a Resposta

A Pergunta e a Resposta Patrick Ness

Resenhas - A Missão

Kami 19/02/2021

A resposta para o Mundo em Caos
A sequência perfenta para um livro maravilhoso e envolvente.
A missão consegue ser ainda mais cativante, ao mostrar o desenvolvimento dos personagens e seu crescimento, e como a vida não se resume em pessoas boas e más.
Vale a leitura e uma adaptação cinematográfica com certeza.

Maru 16/02/2021

Incrível
Não tenho oq falar sobre, no momento. Apenas, leiam, pfvr, obrigada, dnd. E vai sair filme do primeiro esse ano!!

Tiago 23/01/2021

O círculo era pra ser contínuo, não?
A história continua e um questionamento ainda segue: o que há de tão especial em Todd Hewit?
Todd e Viola seguem separados, um não sabe o paradeiro ou o estado do outro e acabam sendo influenciados pelas mentes que mantêm predominância no ambiente em que se encontram: Todd sendo pressionado a fazer o que o temido Prefeito Prentiss deseja, desde coisas mais esdrúxulas às mais cruéis e tenebrosas, tudo com a promessa de segurança de Viola, esta que está a ser treinada para virar curandeira (?) pela misteriosa Sra. Coyle.
Esse livro me fez ter um raciocínio diferente do que me levou a gostar do primeiro volume da história. Parecia que tudo era muito conveniente para que os objetivos das grandes personagens de ideias tirânicas obtivessem o sucesso desejado. Fora o fato de que detalhes que deveriam ter sido apresentados em capítulos anteriores serem jogados pelo autor de uma vez, só para justificar uma atitude, pensamento e/ou acontecimento, e isso aconteceu com frequência.
O que mais me decepcionou, coisa que havia enfatizado quanto ao livro anterior que se justificava pelo fato de os personagens serem crianças que viviam como adultos, foi que mais do que Viola, Todd é muito volúvel. Aceitar uma ideia que foi apresentada várias vezes e ser severamente influenciado a fazer coisas terríveis por acreditar que não há nenhuma escolha e poderia ser justificável, mas era evidente que haviam escolhas para o protagonista. Ainda mais que as coisas que enxergava estar acontecendo, só pareciam o que eram por ele ver em uma linha uniforme de raciocínio, denotando talvez egoísmo e ingenuidade absurdas. A remissão do mesmo também acontece de forma tão abrupta que parece que havia uma hipnose em curso ao invés de simples decisões nada pensadas que o levaram a realizar atos cruéis, fazendo não parecer ser que foi por 13 anos de vida.
O findar da história e o gancho para uma continuação foram satisfatórios, embora tenha uma única ideia tolamente imposta, mas esta que faz com que o próximo livro aparente ter um desenvolvimento melhor a ser esperado.

Bart 16/01/2021

Mundo em Caos, livro 2 A Missão
*Patrick Ness*
Editora Pandorga
492 pág, 2012.
??
Pessoas, que trilogia show de bola!!
Gostei muito do 1°livro, e agora que acabei os 3, caramba!! Vale muito à leitura!!
Falando aqui do 2° livro, ele é continuação direta do anterior, do tipo: "o 1° termina na noite escura, o 2°começa amanhecendo." ( não vou contar como termina, claro, iria estragar p/quem está lendo o 1° ?) .
Da forma que termina o 1° livro...(leia), parece que a trama vai ficar concentrada em Tood, mas veremos um pouco mais adiante uma divisão no foco narrativo, muito bem escrito" (lembrou "O Senhor dos Anéis"? nessa questão, ficou show!)
Tood começa a lidar com figuras bem agressivas, assim como passamos a conhecer Davy, o filho do Prefeito (e várias outras personagens), tudo que é mostrado no livro tem um propósito, isso é o mais legal dessa trilogia.
Pelo livro ser muito bem escrito, ele não precisa ficar dando reviravoltas o tempo todo, a trama é fluída muito bom de ler.
Viola por sua vez vai estar na outra ponta dessa narrativa e a personagem dela, parecer crescer mais que seu co-protagonista, e assuntos como, vírus (coincidência), terrorismo, vão camuflar algo muito maior!! No final, você solta um "pqp" muito merecido, e lembre-se, tem um propósito muito maior!!
Livrão!! ?? ?? ?? ?? ?? ?? ??
Ps. Existe uma cura p/o ruído ?!!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!!
Pngee 23/02/2021minha estante
Li o primeiro e amei demaiss, demorei pra conseguir achar o 2 livro e agora perdi a empolgação ): espero conseguir ler logo

Bart 24/02/2021minha estante
Pooooooxa, não diz isso! A trilogia toda é excelente! E achei q fechou com chave de ouro!!
?????

Bruna.Araujo 06/09/2020

Rumo a guerra
Amei demais a continuação estou adorando essa série amando cada personagem. Só achei o livro dois mais arrastado que o primeiro, possui partes bem paradas, as vezes repetitivo. Mas nada que tire a qualidade dessa obra fantástica. Ansiosa demais para o último livro ^_^

Isabelly B. 02/09/2020

Impressionante
Esse livro tem seus pequenos momentos de calmaria, mas no geral ele é só caos e um caos perfeito que te deixa hipnotizado.
A escrita permanece a mesma, mas depois do primeiro livro no segundo você já se acostumou aos "erros".
Todd e Viola tem um amadurecimento interessante de se acompanhar. Os outros personagens são impressionantes na narrativa. Só leiam esse livro, por favor.

Luna 13/07/2020

Esse segundo livro da trilogia não atingiu minhas expectativas. E o autor lá tem culpa da minha expectativa? Digo que tem, porque fez um primeiro livro tão bom que eu esperava algo a mais nesse!
Achei esse volume muito focado no "romance" de dois dos personagens, e eu não tenho muita paciência pra namoro adolescente. A quem não incomodar, vai aproveitar o livro mais do que eu.
O livro tem algumas pequenas reviravoltas no seu desenvolvimento, e uma maiorzinha no final. Porém, nada muito "UAU!!!".
Um bom livro pra quem curte YA.

Gugu 29/04/2020

E o caos aumenta ... bastante
Melhor que o primeiro , a historia espande bem seus horizontes com mais detalhes do universo e inclusão e desenvolvimento de mais personagens , flui tão bem quanto o primeiro , recomendo muito pra quem leu o primeiro e gostou

Miocna 23/04/2020

O segundo livro conseguiu prender minha atenção
A jornada de Todd e Viola continua. Agora com a cidade tomada pelo prefeito Prentiss e ambos sob custódia. Um grupo rebelde contra a tirania do agora Presidente Prentiss é criada: A Resposta. A narrativa continua interessante tanto que eu não queria largar o livro. E o final do livro 2 dá muita vontade de partir pro 3.

@injoyce_ 15/08/2018

A Missão
Todd e Viola estão em novo Pretissburgo. Porém as regras são simples, homens de um lado e mulheres do outro.
David Prentis agora é presidente, ele diz fazer coisas extraordinárias, para que o planeta seja habitado em paz. Será que deemos confiar nele depois de tudo o que aconteceu? Que lado Todd e Viola irão ficar? Descubra na continuação dessa distopia encantadora e absurda que Mundo Em Caos.
Simplesmente encantador e viciante, nunca me apeguei tanto a uma distopia depois de Jogos Vorazes.

Leonardo Guimarães 13/11/2017

Rumo A Guerra
A história ganha mais vida com a inserção de novos personagens e desenvolvimento dos protagonistas e antagonistas. Novas dúvidas surgem garantindo o interesse no enredo.
O ponto de vista de Viola torna a narrativa mais dinâmica e agradável.
É conhecido que a forma errada de Todd se expressar foi mantida para garantir a experiência da obra original; porém, a concordância de várias passagens deveria ser melhor editada. Nada que estrague a experiência... rumo ao último volume, rumo A Guerra!

Isadora 09/08/2017

Que livro irritante!
Há tanta coisa para se dizer sobre esse livro. Tanta coisa irritante, descabida, infantil, mal escrita... Para início de conversa, essa edição está repleta de erros ortográficos. Não os erros na pronúncia de alguns personagens, que já sabemos que falam algumas palavras erradas, mas erros no livro mesmo, palavras faltando, palavras sem nexo.

Além disso, esse autor nos satura com suas frases de efeito. Todo diálogo, todo pensamento, toda frase tem algum trecho que possui o intuito de impressionar. É tão frequente que se torna extremamente irritante. Os personagens principais com seus 14 anos são tão sábios, tão cheios de pensamentos profundos. Nunca vi terem tantas reflexões guardadas para se dizer a cada minuto.

E o que dizer, então, da química inexistente entre os protagonistas? O que dizer dessa necessidade desenfreada e repentina que um desenvolveu pelo outro, do nada? O que dizer de dois idiotas que arriscam a vida de TODAS AS PESSOAS da cidade para salvar um ao outro? Dois adolesentes inúteis que só fazem besteira, e o autor quer nos obrigar a sentir pena deles, torcer por eles, achar lindinho o fato de Todd ter coragem de vender a própria mãe para proteger essa Viola insuportável.

O Todd é um personagem tão cabeçudo, tão insuportável. Não resolve nada, não sabe fazer nada, não toma atitude nenhuma. Adora gritar e dizer que vai matar, vai atirar, vai fazer isso e aquilo, mas não faz nada no fim das contas. É totalmente influenciável. Cai igual um patinho em todas as armadilhas toscas que criam para ele.

O prefeito Prentiss é uma caricatura de vilão. Tudo muito forçado, escrito para ser interessante, misterioso. O famoso vilão que, mesmo derrotado, dá várias risadas enigmáticas de quem tem um grande segredo guardado. Conhece a fraqueza de todo mundo, tem vantagens que ninguém tem, sempre conversa com calma e classe. Mais cliche impossível.

E o final, então? Todd nos mostra que sua burrice não alcançou um limite.

Esse livro foi torturante. Zero interesse em continuar. Mas já que aguentei ler o segundo, talvez ainda encare o terceiro.

Os únicos personagens que se "salvam" são os Spackes e o David.
Diogo 18/04/2018minha estante
Concordo totalmente com o comentário. Li o último em seguida e a conclusão teve as mesmas características decepcionantes.

Isadora 03/07/2018minha estante
Pois é. Vai ser preciso muito esforço para ler o último livro...

Anny 03/01/2021minha estante
Senhora?

Luan 04/04/2017

Um livro sobre guerras, amizade e confiança
Se em O Motivo, primeiro livro da série Mundo em Caos, já havia o indício de uma guerra iminente, no segundo, A Missão, a gente acompanha o seu início e um desfecho que deixa claro ela acontecerá no terceiro e último de uma forma muito épica. Inferior ao primeiro volume, a continuação da série foca principalmente em lealdade, amizade e crença. Como é possível confiar em alguém numa guerra? Em quem devemos confiar? Como saber em quem confiar? São perguntas que alguns personagens fazem ao longo da obra – e que, por isso, talvez, o torne um pouco repetitivo.

A missão começa logo depois do término do primeiro livro. É quando ocorre o encontro inesperado de Todd e Viola com o prefeito Prentiss, os esperando já em Paraisópolis. Uma vez na cidade, Todd e Viola, separados, vão se deparar com uma capital dominada pelo antigo prefeito de Prentissburgo. Tomada a força e que vai viver os próximos tempos as consequências da invasão. Ao mesmo tempo, os dois protagonistas precisam criar novos laços e alianças para que possam sobreviver a um mal iminente: a guerra.

Narrado novamente em primeiro pessoa, o livro nos traz os mesmos e bons ingredientes do primeiro volume: muita ação, mistério e leitura de tirar o fôlego. Mas o autor Patrick Ness esqueceu de apostar um pouco mais no avanço da história e acabou pecando por passar uma sensação de repetição. Digo isso porque, apesar de boa parte da obra ter ação e a leitura realmente ser fluida, em vários momentos parece que a história anda e não sai do lugar. Não gosto quando um livro tem medo de arriscar e prefere ficar na zona de conforto. Não gosto quando um livro tem medo de desenvolver a história e deixa isso lá pro final. E pareceu que foi bem isso o que aconteceu.

Em termos de negatividade, se destaca principalmente o pouco avanço da história, onde há vários fatos acontecendo, mas que para o leitor não tem tanta relevância naquelas situações apresentadas. Coisas que não acontecem, ficam só na intenção. Fatos que vão e voltam, sem evolução da história. O que parece atrapalhar um pouco também é dificuldade em dar uma personalidade a dois ótimos personagens: Todd e Viola. Ambos narram a história em capítulos intercalados. E não é fácil perceber a mudança. Não fosse o nome de cada um lá no início do capítulo, certamente poderia parecer que ele estava sendo narrado pela mesma pessoa desde o início.

Sendo está uma trilogia que me conquistou no primeiro livro principalmente pela construção de mundo e carisma de personagens, a continuação não me deixou decepcionado, de forma alguma. Talvez eu esteja mais exigente justamente por isso. Mas é claro que o livro é bom, tem muitas qualidade. A escrita do autor é de alto nível. A coerência da história que ele constrói, a ligação de fatos do início do livro com acontecimentos desencadeados no fim deixam o leitor de boca aberta. Mais que isso, há ainda conexão de fatos entre o primeiro e o segundo. Não irei, de forma alguma, criticar a história, já que Ness construiu um mundo muito interessante e uma história muito crível.

O amadurecimento dos dois protagonistas é algo muito notório também. O livro se passa em um largo espaço de tempo, pelo menos seis meses, se não me falha a memória. E ao longo desse tempo, os acontecimentos fazem dos dois mais fortes em comparação com os dois personagens que conhecemos lá atrás. As decisões que eles precisam tomar, a dificuldade deles, enquanto crianças, em entender em que pessoas devem confiar em meio a uma guerra, e que guerras não são feitas apenas de batalhas físicas, mas também de mentiras. Eles precisarão lidar com isso. Além disso, Davy, filho de Prentiss, é um personagem profundo que evolui também ao desenrolar da história. O próprio vilão é outro destaque, já que se torna ainda mais indomável. Soma-se a estes, outros vários tipos, como a Sr. Coyle, importante para o desencadear da guerra.

Livro de quase 500 páginas, consegui ler em menos de um semana, o que não é normal. Graças ao bom ritmo que o autor emprega, com uma leitura não é nada lenta ou enfadonha, e uma diagramação precisa ao leitor, quem lê mal vê o tempo passar. Houve algumas intercorrências no meio do caminho, com uma revisão que deixou a desejar. Frustrado com algumas decisões das últimas duas páginas, a reta final entrega um desfecho satisfatório e ainda mais épico, repleto de viradas e revelações que faltaram nas partes anteriores. Para o nível apresentado no primeiro, esperava mais no sentido de um desenvolvimento mais aprofundado, corajoso, maduro. Mas apenas manteve, sem evolução. O que, claro, por si só, já é ótimo. Quatro estrelas.
gabigodoy 07/02/2019minha estante
Acabei de terminar (releitura) o primeiro pra poder dar continuidade na história. O segundo livro de uma trilogia tende a ser mais chatinho mesmo... Mas vamos torcer pelo melhor! ?

Luan 07/02/2019minha estante
o segundo é o mais fraco. o terceiro é bom.