A Pergunta e a Resposta

A Pergunta e a Resposta Patrick Ness

Resenhas - A Missão

Rê Lima 03/05/2021

Acho que o livro 1 me prendeu mais do que esse, mas vamos adiante para finalizar a trilogia!

Léo Borges 01/05/2021

Que livro cara... Fiquei com medo do segundo não conseguir suprir minhas expectativas mas nossa como eu fico feliz de dizer que supriu sim. O desenvolvimento e o ritmo do livro são bem diferentes do primeiro pelo tempo que ocorre a história e foi feito perfeitamente, dando espaço pra explorar muito bem os personagens e a evolução pessoal que eles sofrem conforme as atitudes e as decisões que eles tomam com o passar do tempo. O livro te deixa eu dúvida em muitas partes, eu fiquei sem saber em quem podia confiar ou quem estava certo até o limite do limite. Adorei essa emoção kkkkkk. E o final mds, sempre me surpreende a capacidade desse livro de me deixar com gostinho de quero mais. Só espero que o terceiro não demore muito pra sair porque meu coração não aguenta não kkkkkkk.
Ly 01/05/2021minha estante
BORA INTRÍNSECA, CADÊ O TERCEIRO???

Léo Borges 01/05/2021minha estante
CADEEEEEE

Nath Correia @bibliotecadanath 01/05/2021

A pergunta e a resposta l @patricknessbooksl @intrinseca
ESTE TEXTO PODE CONTER SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO "MUNDO EM CAOS"

Após fugir de Prentisstown, Todd Hewitt enfrentou diversas provações e desafios ao lado de Viola e descobriu segredos terríveis sobre a vida que levava no Novo Mundo. Agora, ele se vê mais uma vez aprisionado e cercado pelos inimigos de quem tanto quis se afastar e, para piorar, Todd precisará encarar crueldades inimagináveis e novas obrigações só para manter Viola a salvo. E, em meio a tudo isso, uma nova guerra se aproxima entre a destemida Resposta e a perigosa Pergunta.

"A pergunta e a resposta" é o segundo livro da trilogia "Mundo em caos" e dá continuidade aos eventos do primeiro livro continuando a história logo após a captura de Todd e Viola pelo prefeito Prentiss e a posterior separação dos dois personagens dentro da antiga cidade de Refúgio. Este segundo volume conseguiu ser melhor que o primeiro apresentando uma narrativa mais ágil, dinâmica e cheia de reviravoltas, surpresas e revelações que deixam o leitor ansioso pelo que está por vir nas próximas páginas.

Aqui, teremos a história contada por dois pontos de vista, o que dá uma maior abrangência a trama e um melhor conhecimento dos dois lados da guerra que está para acontecer. De um lado, acompanharemos Todd e a evolução da sua amizade com seu até então inimigo, Davy, e veremos todo o processo de convencimento e lavagem cerebral que ele sofrerá através da Pergunta em Nova Prentisstown. Do outro, veremos Viola ganhar um maior protagonismo ao conhecer mestra Coyle, evoluindo para uma garota corajosa e disposta a agir na tentativa de fazer o que é certo em meio as atitudes questionáveis impostas pela Resposta. É notável o quanto os dois personagens amadurecem e o quanto conseguem manter vivo o laço de amizade e confiança que os unem, mesmo quando tentam jogar um contra o outro.

Outro ponto positivo fica entre os dois lados antagonistas, pois apesar de ser uma aparente luta entre o bem e o mal, fica claro que existem erros e atitudes moralmente questionáveis de ambos os lados e isto faz o leitor questionar até que ponto a Resposta seria totalmente benéfica para o Novo Mundo e até onde a Pergunta iria para perpetuar suas mentiras e sua fome insaciável por poder.

E, para fechar com chave de ouro, o autor conseguiu terminar a história em um momento crucial e impactante que me deixou chocada pois eu não esperava aquele desenrolar dos acontecimentos... a sofredora leitora aqui ficou roendo as unhas tentando adivinhar o que acontecerá no volume final e descobrir como algo bom poderá acontecer depois do desfecho deste livro. Haja coração para esperar a conclusão desta história!

Nota: 4,5/5

Editora parceira

Instagram: @bibliotecadanath

Jeh Xavier @dramatica.literaria 23/04/2021

"Às vezes o rumor de um exército é tão eficiente quanto o próprio exército, ele me disse, e não é que tinha razão?"

*Pode conter spoiler do primeiro volume*

Toddy cresceu em um mundo onde os homens ouvem os pensamentos uns dos outros, os chamados ruídos. Ele foi levado a acreditar que depois da guerra dos humanos contra os spakles (alienígenas que viviam nesse planeta antes dos humanos chegarem) as mulheres foram todas mortas.

No primeiro volume Toddy descobre que existem sim mulheres no momento em que ele conhece Viola. Ele e a garota criaram um forte laço e depois dos acontecimentos do primeiro livro ambos se encontram sobre o domínio de um tirano.

Toddy e Viola são separados e o presidente mantém Toddy sobre seu controle sem lhe dizer se a garota está viva ou não. Enquanto isso Viola está na companhia das curandeiras, todas as mulheres foram presas e impedidas de circularem pela cidade livremente depois da chegada do Presidente.

Toddy tem que conviver com o presidente e aceitar suas ordens acreditando que assim manterá sua amiga em segurança. Já Viola conhece a chefe das curandeiras que no passado foi uma grande líder da cidade e ela não está disposta a aceitar calada as tiranias do Presidente.

Quando as mulheres começam a lutar contra o presidente surge o grupo denominado a Resposta combatendo o grupo denominado a Pergunta. Mas será que em uma guerra existem lados certos? A amizade de Viola e Todd irá sobreviver a essa batalha? Eles podem confiar uns nos outros?

O segundo volume da série mundo em caos chegou com tudo. A história é dividida entre o ponto de vista de Viola e Todd, é interessante poder acompanhar a movimentação dos dois grupos e o quanto os líderes desses grupos podem confundir a mente dos personagens. Viola me conquistou completamente nesse segundo volume, ela se mostrou uma garota forte, corajosa e leal já o Todd continua me irritando embora eu consiga compreender algumas de suas atitudes.

O segundo volume da trilogia não poderia ser melhor e o final só me deixou surtando e querendo logo a conclusão dessa história.

Gustavo | @guh_santtoos 23/04/2021

Pode toda Pergunta ter uma Resposta?
?? Essa resenha pode conter spoilers do primeiro livro.

O livro começa logo depois do término do primeiro livro. É quando ocorre o encontro inesperado de Todd e Viola com o prefeito Prentiss, os esperando já em Paraisópolis.

Prentiss tem um plano de separar Todd e Viola. Todd fica sob a custódia de Davy, o filho de Prentiss. Os dois se tornam inseparáveis. Não pela amizade, mas pelos constantes trabalhos que Prentiss distribui para que eles realizem. Os dois se provocam, brigam, só que desenvolvem aquilo que achavam impossível, um respeito e uma ligação emocional. Então temos dois Grupos: A Pergunta e a Resposta.

Enquanto a Resposta é a resistência, Prentiss constrói a Pergunta, de forma secreta para enfrentar a Resposta. Enquanto a Resposta aposta no sucesso no uso de Viola como arma, a Pergunta faz o mesmo, mas com Todd. Assim nossos personagens principais, Viola e Todd, ficam um contra o outro.

Com capítulos alternando entre os dois personagens: Toddy e Viola. O livro se desenvolve com uma narrativa mais ágil e sem enrolação, o meu único problema é o mesmo que muitas pessoas dizem do primeiro livro, são as repetições de situações de forma desnecessária.

Tirando isso o livro está incrível, assim como o primeiro, com um clima mais adulto e mais alucinante, Patrick Ness consegue fazer a trama ser mais dinâmica e entrega uma ótima sequência, cheia de reviravoltas que vão fazer o leitor querer mais e mais.

Ly 20/04/2021minha estante
ESSE LIVRO É TUDOOOOO

Lírio 23/04/2021minha estante
DEMAISSSSSS?

Elaine Messias 19/04/2021

De que lado ficar?
Na continuação da aventura de Todd e Viola, uma nova guerra se anuncia. Dois grupos vão travar um perigoso embate que pode colocar a segurança de todos em risco. De um lado está a poderosa Pergunta. Do outro, a bombástica Resposta.

Gramatura Alta 13/04/2021

Finalmente chegou a sequência de uma das melhores leituras de 2018, MUNDO EM CAOS. Agora, A PERGUNTA E A RESPOSTA continua a aventura de Todd e Viola, os dois personagens principais, que passaram todo o primeiro livro, fugindo para não morrerem nas mãos do prefeito Prentiss.

Se você ainda não leu MUNDO EM CAOS, fique ciente de que o texto abaixo contém vários spoilers.

O Novo Mundo, um planeta colonizado para ser a nova Terra, trouxe um problema: todos os homens foram infectados por um germe, que transformou os pensamentos em um fluxo caótico e contínuo de sons e imagens, o que eles passaram a chamar de Ruído. As mulheres, entretanto, se mostraram imunes ao germe. Isso causou uma guerra, e todas elas foram mortas a mando do prefeito de uma das cidades construídas pelos colonos, Prentisstown. Mas existe uma outra cidade, Refúgio, onde há liberdade e onde há mulheres, muitas sobreviventes do massacre guiado por Prentiss. Todd e Viola acharam que estariam seguros nela, mas se enganaram. No fim do primeiro livro, Prentiss invade Refúgio e captura Todd e Viola.

Prentiss tem um plano. E esse plano é revelado aos poucos, durante a leitura, e só é concluído literalmente na última página. E esse plano se inicia com a separação de Todd e Viola. Todd fica sob a custódia de Davy, o filho de Prentiss. Os dois se tornam inseparáveis. Não pela amizade, mas pelos constantes trabalhos que Prentiss distribui para que eles realizem. Os dois se provocam, brigam, só que desenvolvem aquilo que achavam impossível, um respeito e uma ligação emocional.

Viola é enviada para uma casa de recuperação, onde mulheres curandeiras tratam de pessoas doentes ou feridas. Ela aprende o ofício de tratar e conhece a chefe dessas mulheres, Coyle, que foi uma das mulheres que enfrentou Prentiss no passado e sobreviveu. Ela é a líder de um grupo secreto da resistência, que se nomeia A Resposta. Logo no início, Coyle foge de Refúgio e recomeça ações de resistência, atacando a cidade com bombas estrategicamente colocadas para privar Prentiss de seus soldados e dos recursos que possui.

Então temos capítulos alternados entre os dois personagens: com Todd, acompanhamos a evolução de sua amizade com Davy, e acompanhamos a lavagem cerebral que Prentiss faz em Todd; já com Viola, acompanhamos uma evolução com relação a Viola deixar de ser passiva e se tornar uma mulher que precisa agir, enquanto ela também sobre uma pressão psicológica feita por Coyle para justificar os ataques que esta perpetua contra a cidade.

Enquanto a Resposta é a resistência, Prentiss constrói a Pergunta, uma onda que se eleva de forma secreta para enfrentar a Resposta. Enquanto a Resposta aposta no sucesso no uso de Viola como arma, a Pergunta faz o mesmo, mas com Todd. Assim, os dois antagonistas, Coyle e Prentiss, colocam os dois personagens principais, Viola e Todd, um contra o outro.

Felizmente, os dois se amam, respeitam e confiam mais neles do que Prentiss e Coyle poderiam imaginar. Viola e Todd criaram uma ligação que é impossível de quebrar. E esse laço é a força que eles possuem para conseguirem superar a violência psicológica que sofrem.

Prentiss e Coyle são antagonistas, mas ao mesmo tempo são iguais. Coyle aparece como a salvação contra a tirania de Prentiss, mas seus atos a colocam fora do papel de heroína. Ela considera que qualquer ato é justificável para libertar a cidade, mesmo que seja necessário matar muitos inocentes nesse caminho, mesmo que seja necessário sacrificar Viola. Já Prentiss vai muito além, ele não quer apenas retomar o total pode no Novo Mundo, ele quer uma guerra com os colonos da nave de Viola, que está para chegar, quer uma guerra com os sparkles, os seres nativos do planeta, ele quer uma guerra total e desproporcional. E no meio de tudo isso, estão Todd e Viola.

A PERGUNTA E A RESPOSTA consegue ser melhor do que o primeiro livro. A narrativa é mais direta, é mais ágil, mais dinâmica, e cheia de pequenas reviravoltas e surpresas que criam uma ansiedade crescente para se completar a leitura. Todd e Viola continuam personagens incríveis, com uma ligação muito bonita e fiel. Mais do que isso, é notável o crescimento que eles ganham, em termos de maturidade, distanciando os dois, daqueles jovens assustados e inseguros do início da história.

Também é muito interessante o jogo psicológico feito por Prentiss e Coyle. O leitor nunca sabe quem está falando a verdade, quais são as verdadeiras intenções, o que eles realmente pretendem. Até que é revelado e com isso vem o assombro, a indignação. E existem vários momentos desses durante a leitura. Alguns bem fortes, até.

Entretanto, nem tudo é positivo. Um problema do primeiro livro, era a repetição de situações de forma desnecessária. O autor melhorou nisso, mas nem tanto. Existem alguns trechos de interrogatórios perpetuados por Prentiss que são longos demais, expositivos demais. Em dois deles, beira o sadismo pelo excesso de tempo em terminar. E o mesmo acontece com o desenvolvimento da trama. Ela realmente não evolui em quase nada neste segundo volume. Todd e Viola começam capturados, há a expectativa para a chegada das naves com os novos colonos, e a coisa não sai disso. As páginas são preenchidas com perseguições, jogos psicológicos, mortes, e fica nisso. Continuamos aguardando as naves e os personagens continuam à mercê de Prentiss e Coyle. O que salva a leitura, é a qualidade da narrativa e o desenvolvimento dos personagens.

Um segundo problema, este totalmente dispensável, sem qualquer explicação lógica, é o surgimento de um personagem que flerta com o nascimento de um triângulo amoroso. Quando Viola se junta à Resposta, conhece um soldado por quem demonstra algum interesse romântico. Isso quebra qualquer credibilidade e expectativa de sua relação com Todd. Enquanto ela jura gostar dele, dar sua vida por ele, também fica admirando os músculos e o tronco do rapaz que conheceu, e isso sem conhecer qualquer detalhe da vida dele pessoal. O autor gasta mais de 1000 páginas (somando os dois livros) para construir uma relação que seja duradoura e inabalável, e ameaça destruir isso tudo por uma atração física mal colocada. Totalmente dispensável e causou uma enorme irritação por cair nesse clichê. Felizmente, parece que ele é abandonado ao final da leitura, e espero que realmente tenha sido no terceiro livro.

No fim, A PERGUNTA E A RESPOSTA melhora vários pontos do primeiro livro, expande os personagens, cria trechos de grande emoção, e prepara a história para uma conclusão que promete ser muito emocionante. Quanto à adaptação para o cinema, com Tom Holland (Todd) e Daisy Ridley (Viola), ela não é totalmente fiel ao livro, tem várias alterações para se enquadrar na duração de duas horas. Os efeitos especiais dos sparkles são muito fracos. Mas o Ruído é bem representado, embora cause um certo incômodo com o tempo, o que corresponde ao que os personagens sentem. Ou seja, o espectador sente o mesmo que os personagens. O Ruído é irritante!

Já os atores principais, eles, sim, estão praticamente iguais aos personagens. O unico senão seria a idade. No livro, Todd tem apenas 13 anos de idade, muito mais novo que Holland. E suas atitudes, também no livro, são bem imaturas, próprias da idade. O mesmo não acontece no filme, onde ele, por ser mais velho, não tem a mesma imaturidade. Acho que a mudança faz sentido. Um garoto de 13 anos de idade teria sérios problemas para conseguir enfrentar o que ele enfrenta no decorrer da história. Fica mais fácil de acreditar com alguém mais velho, além de que consegue criar um enlace romântico com Viola de forma mais natural.

Embora o enredo do filme compreenda apenas o primeiro volume, ele tem uma conclusão. Ou seja, a produtora não tem intenção de fazer uma continuação. Não sei dizer se essa conclusão é a mesma do terceiro e último volume, já lançado lá fora, mas ainda sem data de publicação no Brasil. Se for, está dentro do esperado, ou seja, não traz grandes surpresas. Pena que seria um spoiler imenso para quem ainda não leu. Mas faz parte. De qualquer forma, não perca essa trilogia e nem deixe de assistir ao filme. Vale muito a pena. Além de que as edições estão perfeitas, lindas, com muito capricho.

Ah, estava esquecendo de mencionar uma coisa. Eu li algumas pessoas reclamando dos erros de tradução, ortografia e gramática. Essas pessoas deveriam ler o prefácio, a primeira página do livro, onde o tradutor explica que manteve os erros propositais de Patrick Ness nas conversas e pensamentos de Todd, porque é uma característica do anafalbetismo do personagem. Então não são erros, mas uma decisão editorial de se manter fiel à obra original.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/04/13/a-pergunta-e-a-resposta-livrofilme/

Ly 01/04/2021

Conseguiu, mais uma vez
Depois de me prender completamente com o primeiro volume, fiquei receosa de que o segundo não conseguisse ser tão bom quanto. Mas nossa... NOSSA!
De novo, só consigo dizer que o livro é incrível. Te traz pra dentro da história e você se sente ali, sofrendo todas as merdas que estão acontecendo.
Eu não sabia em quem confiar nessa bagaça, tudo muito incerto e... mais profundo também.
Apesar de ser ficção, me senti muito mais próxima da realidade nesse volume: eu vi nazistas, opressores, tiranos dos mais variados. Eu poderia ficar aqui horas falando das mensagens por trás de toda essa "fantasia", mas é só pra dizer que é um livro que fala muito mais do que aparenta.
"Nós somos as escolhas que fazemos."
Diego 06/04/2021minha estante
Seguimos na luta para fechar a trilogia!!!

Skyllar 24/03/2021

Chaos Walking, vol. 2 é fenomenal e surpreendente.
A Pergunta e a Resposta, sequência de Mundo em Caos, consegue ser melhor que o primeiro livro e olha que o primeiro livro é fantástico, mas esse... é IMPECÁVEL.

Essa saga precisa ser lida!!!

Não preciso nem dizer que esse livro também se tornou um dos meus prediletos rs ?

Acabando separados por diferentes decisões tomadas, Todd e Viola continuam sendo personagens de tamanha importância, escritos de forma tão bela e agora crescidos, só sei sentir amores por essa dupla. Se a parceria dos dois já estava maravilhosa no primeiro livro, devo dizer que nesse, podemos sentir profundamente o que eles sentem um pelo outro e o que o afastamento causou neles. É de sofrer por esse casal, é tão intenso que a gente sente uma dor no coração.

São eles! Todd e Viola são os maiores.

Relações foram construídas e eu vou dizer novamente sobre a escrita incrível do Patrick Ness, ele escreve os personagens tão bem que eu me sinto na obrigação de tentar entendê-los ao máximo e me apego por eles. É relação de amor e ódio com grande parte dos personagens, então nós amamos odiando e vice-versa. Sua escrita é muito cativante.

O jeito que a distopia é tratada consegue ser forte, pesada e sufocante. O Ruído é o que mais atrai (e esse é mesmo o propósito da trilogia), o jeito que ele é expressado, as surpresas escondidas sobre ele e que só descobrimos durante a leitura, é um método bem empolgante, visto que não há como esconder os pensamentos dos homens. Porém ainda assim, os fatos e as reviravoltas são todos imprevisíveis e que nos deixam ?QUE GENIAL! INCRÍVEL! ISSO SÓ PODE SER UM SURTO COLETIVO!?

Enfim, pura adrenalina.

Gostaria de ressaltar que surtei muito lendo, chorei, ri, sorri, o coração apertou e saltou, senti raiva, fiquei em estado de choque, e senti (mais uma vez) um carinho e amor imenso pelos protagonistas, vulgo Todd e Viola.

E para finalizar, venho dizer que independente do futuro da jornada de Todd e Viola, acompanhá-los está sendo uma bela aventura, emocionante e cativante ?

Ninguém está acima do Todd e da Viola, mas eles estão acima de muitos.

Citações dos livros:

? ?? Ver o oceano uma vez é aprender a sentir falta dele.?

? ?? Porque uma ideia sobrevive mesmo depois da morte da pessoa.?

? ?? Todas aqui são filhas de alguém ? ela diz, calmamente. ? Cada soldado lá fora é filho de alguém. O único crime, o único crime é tirar uma vida. Não há outro.?

? ?? O que é o Círculo? ? eu pergunto.
? Seu destino, Todd Hewitt. Um círculo é um sistema fechado. Não tem como sair dele, portanto é mais fácil não lutar contra ele.
EU SOU O CÍRCULO E O CÍRCULO SOU EU.?

? ?? Ele precisa ser destronado, por isso estou ajudando você. Mas e quando tudo terminar? ? estou tão perto que posso sentir sua respiração. ? Será que teremos que destronar você depois dele??

? ?Nós somos as escolhas que fazemos. E as que temos que fazer. Não somos nada além disso.?

? ?? O garoto que se recusou a perder sua alma.?

? ?Não é que você não deveria amar tanto algo que ele possa te controlar.
Você precisa amar algo tanto para nunca poder ser controlada.
Não é uma fraqueza...
É sua melhor força...?

? ?Eu sou o Círculo e o Círculo sou eu, eu escuto.
? Esta é a fonte ? ele diz. ? Controle seu Ruído e você se controlará. Controle-se ? ele abaixa o queixo ? e você controlará o mundo.?

? ?Nova Prentissburgo está caótica. Prédios em chamas ao leste. Pessoas correndo pelas ruas, fugindo d?A Resposta, fugindo do exército do prefeito, e agora fugindo dos spackles, correndo em todas as direções sem ter pra onde ir.?

Mello 23/03/2021

Surpreendente
Uma ótima história que continua a primeira.
Tem muita força psicológica nós personagens. Os personagens salvem trabalhados e a história se mantém surpreendente.

Lanai 15/03/2021

Mdd
O segundo livro conseguiu manter uma boa qualidade assim como no primeiro livro e por nesse eu já estar mais acostumada com os personagens e a história em si foi muito mais fácil de prender minha atenção.
O livro é narrado por 2 personagens, assimfica bem melhor de entender oque tá rolando
Confesso que o coração chega está apertado imaginando o como será o livro 3, porque já aprendi que quando parece que tá dando tudo certo e que nada pode atrapalhar, SEMPRE haverá algo para estragar tudo.

SPOILER
Confesso que fiquei decepcionada com a Morte do Davy, odeiei ele pra caramba no início mas dps ele me cativou d+++.
E também aprendi outra lição valiosa com esse livro "todo mundo pode trair todo mundo".
Ly 09/04/2021minha estante
Eu chorei tanto com a morte do Davy kkkk eu detestava ele, mas nossa... ?

Lis 08/03/2021

Foi um livro que eu comecei muito ansiosa por respostas, adorei q ele era dividido em capítulos narrados pela Viola e pelo Todd. Eu tinha achado o primeiro livro um pouco pesado, mas esse com certeza me chocou mais, você continua confusa e com milhares de perguntas enquanto lê ele, e você sempre quer respostas. A narrativa acaba sendo dividida pelo o que o Todd vê com o prefeito e pelo o que a Viola vê com a Sra. Coyle. Manipulação, persuasão e contradição rola a solta nesse livro kkkkk. Eu me senti muito mal lendo algumas cenas dele, mas com certeza são cenas necessárias pra nossa percepção e compreensão do mundo.
Senhorita_morland 11/03/2021minha estante
Mds medo

Lis 12/03/2021minha estante
Kkkkkkkk pse amiga

Carolina Tonglet Monzi 06/03/2021

Cho-ca-da
Patrick Ness é um gênio e conseguiu manter a mesma qualidade do primeiro livro nesse segundo volume!
Simplesmente brilhante!!!
História sem furos, personagens densos e trana genial!
Uma das ou se não a melhor saga distópica que já li!!!