A Pergunta e a Resposta

A Pergunta e a Resposta Patrick Ness

Resenhas - A Missão

Cley 26/06/2021

Durante uma guerra no Novo Mundo, um germe fez com que os pensamentos dos homens e de todos os animais fossem ouvidos (fenômeno chamado Ruído), não há mais segredos a serem escondidos. A aniquilação das mulheres foi consequência desse germe que deixou o mundo completamente em caos. Até então, Viola é a única mulher presente nesse caos e sua presença gerou em Todd muitas dúvidas: se tudo que o contaram é verdade, e quem Viola realmente é. Juntos Todd e Viola enfrentaram muita coisa, em seus encalços está um homem com discursos questionáveis e nada pacífico.

"Nós somos as escolhas que fazemos. E que precisamos fazer. Não somos nada além disso."

Finalmente pude ler uma das sequências mais aguardadas por mim. "A pergunta e a resposta" começa exatamente de onde parou, isso significa que a história se inicia com tensão, e faz o leitor ficar ansioso com os acontecimentos posteriores.
A escrita do autor continua fluida, objetiva e o mais interessante é que, o mesmo utiliza-se do coloquialismo para representar o Todd.

Uma das novidades desse 2º volume se dá ao fato de ser narrado pela Viola também, mas sem deixar de lado a visão do Todd. Assim, permite uma dinâmica melhor e precisa.
Os personagens antigos e novos contribuem para que a narrativa se torne mais atrativa, visto que os mesmos são trabalhados de forma profunda, nos fazendo enxergá-los melhor e o quão importantes são num todo.

Através de uma narrativa ágil, tensa e repleta de reviravoltas, o Patrick Ness aborda temas necessários como a valorização da vida e sobre nunca desviarmos de quem nós somos, mesmo que as circunstâncias exijam o contrário. Ness também levanta a mensagem de que a guerra faz dos homens serem o que são: homens.

Helen2330 25/06/2021

Todd e Viola, são vocês!??
EU FICO IMPRESSONADA COMO ESSA TRILOGIA É MARAVILHOSA. Ela está guardadinha no meu coração.
Este é o segundo livro da trilogia “Mundo em caos”. Depois de terem ido explorar e ir morar no Novo mundo, colonizadores descobrem que há um germe que circula o Novo Mundo, onde todos podem escutar os pensamentos dos homens e mata todas as mulheres. Era isso que Todd Hewitt achava que tinha acontecido com elas, até que conheceu Viola.
Agora, depois de ter descoberto verdades sobre o Novo Mundo, o inocente Todd Hewitt, vai ter que lutar para sobreviver, novamente, das garras do prefeito David Prentiss, mas agora, com a ajuda de Viola. Ou não?
Confesso que do começo para a metade do livro estava muito impaciente, pois o ritmo deste livro é diferente do primeiro. A ação mesmo, começa do meio pro final, mas de resto é tudo maravilhoso. Patrick sempre deixa a gente com vontade de ler mais e mais do livro, também deixa a gente sempre em choque, plots surpreendentes em cada final de capítulo.
E sobre em quem acreditar, em quem está falando a verdade, ainda não sabemos, e é isso que nos deixa mais curiosos para completar um capítulo.

Mas gente...O que falar desse casal, SOCORROOOOOO, ELES SÃO MEUS NENENS, eu amei ver como eles amadureceram. Se você for ver lá no primeiro livro, quando eles se conheceram e voltar para o final do segundo...Amadureceram demais, você percebe isso, ainda mais com tudo que eles enfrentaram e vivem, foi preciso, mesmo sendo só crianças.
O TANTO QUE EU CHOREI POR ESSES DOIS, NÃO TÁ ESCRITO, CHOREI FEITO LOUCA, tanto por eles como para outros acontecimentos e pessoas do livro.
EU PRECISO DO TERCEIRO, INTRÍSECA, na minha mesa, por favor. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje! Faça uma bookstan feliz. ;)

Ana 18/06/2021

Mundo em caos II
?A pergunta e a resposta? dá continuidade na loucura que foi o final de ?Mundo em caos?, o livro diferente do primeiro começa de forma surpreendente calma e continua assim até metade do livro, mas ele não ficou chato em nenhum momento, os novos personagens foram incríveis e eu fiquei muito triste com umas partes que envolvia eles, realmente merecia mais na história.

TIVEMOS POV DA VIOLA!! Eu amei que teve o ponto de vista dela e isso deixou o livro muito mais legal, porque como eles estavam separados de um lado nós tínhamos o que o Todd estava passando e do outra ela.

E meu deus todo fim de cap era uma surto diferente, eu literalmente ficava gritando e pulando (quando alguma coisa dava certo e era raro) eu estava pra arrancar meus cabelos de frustração por tudo que tava dando errado pra eles, principalmente quando o Todd parou de lutar e ficou ?morto? apenas obedecendo o prefeito, sério eu passei muita raiva com ele! E com a viola não foi diferente, ela fez coisas que me deixou muito triste. Mas, no fim eu acho que a pessoa que mais me fez sofrer foi o Davy que me fez passar raiva e depois chorar por ele, e também os spackle só de pensar me dá uma door.

Eu amo de verdade que o autor faz o título do livro fazer todo sentido no decorrer da história e faz a gente ficar viciada atrás da resposta e da pergunta certa, literalmente a pergunta e a resposta!

Eu amei demais esse livro e é oficial minha trilogia favorita de distopia/ficção científica (?) não importa o gênero por favor LEIAM MUNDO EM CAOS!

p.s. eu vou morrer panfletando esses livros e intrínseca por favor lança logo o terceiro!!!

Mayara.Christiny 17/06/2021

somente tristeza, dor, aflição e sofrimento. todd e viola são a coisa mais preciosa do mundo. me surpreendi muito, passei por muitas fases lendo e amei.

Mateus 16/06/2021

Tiro, porrada, bomba e muito conceito!
O livro começa lento, arrastado, mas a escrita expecional do Patrick salva, mesmo sem respostas até a metade do livro a leitura foi bem estável. Patrick Ness sabe muito bem como desenvolver uma narrativa política pos-apocalíptica, uma leitura que deveria ser cansativa pelos temas abordados se torna empolgante e intrigante. O núcleo da amizade do Todd com a Viola dá aquela força a mais pra história, apesar de nesse livro o desenvolvimento do relacionamento dos dois não ter sido parte do plano principal isso não atrapalhou de forma alguma a história, pelo contrário, pudemos ver mais a fundo a personalidade de cada um e a luta que ocorre dentro deles por terem que tomar decisões tão críticas. Ao final do livro cheguei a conclusão que o "Novo Mundo" está mais pra "Novo Velho Mundo".

(Spoilers a partir daqui)

Ao decorrer do livro pude perceber também muitas (muitas mesmo) influências de decisões políticas e acontecimentos históricos do nosso mundo na forma como as coisas aconteciam em Prenttisstown. Prentiss matou os Spackle e colocou a culpa na Resposta, fake news. Prendeu-os e separou-os por serem diferentes, campos de concentração. Inventou uma ameaça hipotética (A Resposta) para controle de Prenttisstown, governos fascistas. Tirando a clara supressão das mulheres na sociedade em todos os âmbitos..
Ly 17/06/2021minha estante
EU TAMBÉM CHOREI KKKKKKKKK me senti palhaça? Sim, mas não resisti, FOI A CENA QUE MAIS ME QUEBROU ?

Mateus 17/06/2021minha estante
Nem na morte do Manchee eu fiquei tão triste, juro. A cena dele olhando pro Todd e chamando ele de amigo, POR DEUS!!!!!!

Ly 17/06/2021minha estante
EU TAMBÉM CARAAAA!!!! E olha que sofri com o Manchee tbm kkkkk mas acho q o sofrimento deste ficou em segundo lugar, perdendo pro davy msm. Quem diria ?

Aninha 11/06/2021

A Pergunta e a Resposta
No livro dois dessa trilogia nós temos o pov. dos dois personagens, o que já nos prepara para momentos dos dois separados

Também comhecemos mais sobre o Prefeito. Entendemos como funciona o plano dele e suas táticas (também admitimos que são muito inteligentes).

Temos o desenvolvimento de uma amizade inesperada, novos personagens, a aparição de personagens antigos e mais explicações sobre todo esse universo caótico.

considerações pessoais: AMO o desenvolvimento do relacionamento entre Todd e Viola. A maturidade que os dois ganham no segundo livro é incrível.
Também amo conhecer mais sobre Davy e entender melhor o que se passa na vida dele (ele é um dos meus favoritos).

Demorei mais tempo para terminar esse livro por pura raiva de como as coisas estavam se desenvolvendo e por ser irritente saber que tudo aconteceria mais rápido com os dois juntos 100% do tempo.

leti 28/05/2021

A missão me destruiu
EU NÃO TÔ BEM
não sei pq eu inventei de ler uma trilogia chamada MUNDO EM CAOS, pois É LITERALMENTE o que se passa nos livros.
fiquei LOUCA, chorei, fiquei brava, e muito mais.
não tenho nem pique pra fazer uma resenha decente, mas leiam pf.

me destruiu, cinco estrelas!

Ana 27/05/2021

Senti um pouco de diferença com relação ao primeiro. No primeiro você se concentra mais em Toddy e Viola e no novo mundo que é apresentado.

Neste segundo, você é levado a imaginar o porquê das ações de vários personagens, o que deixa a história bem rica mas que as vezes cansa um pouquinho também, sabe?

Mas isso não impede de ser um ótimo livro!

Gostei bastante e estou anciosa pelo terceiro!

Wesley 19/05/2021

E a escala de acontecimentos continua a crescer
Que livro! Mesmo com todas as diferenças de ritmo em relação ao primeiro livro, A Pergunta e a Resposta consegue manter o nível da narrativa altíssimo. É impossível não torcer por todo o amor entre Todd e Viola. Que dupla linda de protagonistas. Muito sofrimento psicológico, situações tocantes e mais. E adoro como Patrick Ness pouco aposta em reviravoltas e ainda assim nos surpreende do início ao fim. E tenho que falar do prefeito Prentiss: que personagem incrível, o típico vilão que amamos odiar.

Mal posso esperar pelo fim da trilogia, e que pelo menos não tenhamos que aguardar mais dois anos pelo lançamento do volume final.

Poliana 13/05/2021

A Guerra cria monstros dos dois lados, não se engane.
Amo tudo nessa continuação, os personagens que deram um salto enorme e da pra ver claramente o quanto eles amadureceram, não só Todd e Viola mas os personagens secundários como Davy ( esse daqui partiu meu coração). A forma como o livro se desenvolveu foi frenético novamente, e a filosofia de como somos as escolhas que fazemos é desenvolvida da forma complexa como deve ser, sendo assim os dois líderes antagônicos apesar de se portarem como o "bem", acabam se perdendo e são cruéis nos mesmos níveis, provando que numa Guerra não há inocentes. Todd e Viola são incríveis juntos. Só não dei 5 estrelas porque não me desceu novamente a decisão de deixar um personagem vivo mesmo depois de tudo que este fez.

Letícia @sereia_literaria 09/05/2021

MUNDINHO TODD E VIOLA BR
NÃO TÁ EXPLICADO O QUANTO EU AMO ESSES DOIS SÉRIO.
Confesso que no início eu tava meio receosa pq o ritmo eh super diferente do primeiro livro. Enquanto "Mundo em caos" tem mil coisas acontecendo desde a primeira página, esse aqui demora uns 50% pra começar a emoção de verdade. Não significa que a primeira parte do livro é ruim, só é diferente do que eu tava esperando e me frustrei um pouco.
Mas como eu sou rendida demais pela Viola e pelo Todd, eu passo um panaço mesmo e nem escondo! Depois de um certo ponto o negócio fica frenético e é só surto amores!!!!!! Enfim amo mto mto mto mto mto esse universo e esses personagens. Ficou claro que esse volume se concentrou mais na relação das pessoas do que no cenário em si e eu achei isso mto válido. INTRINSECA LANÇA LOGO O ÚLTIMO LIVRO E EU DIGO SE ESPERAVA OU NÃO
@kuroikibo 09/05/2021minha estante
???? Já super quero ler!

Senamanda 09/05/2021minha estante
Eu tô mega ansiosa terminei hoje e foi um misto de sentimentos do alto ao baixo. E acho que vc descreveu bem, o começo foi morno diante dos acontecimentos do primeiro, mas do meio para o final fiquei sem fôlego! e falando sobre final, sem palavras, eu preciso do terceiro livro aaaaaa

Thalia.Stephanie 10/05/2021minha estante
Eu senti o mesmo, estou ansiosa para o próximo ??

Helen2330 25/06/2021minha estante
Sim, muito isso. Sua resenha me representou. Quero o terceiro na minha mesa!

Davi 26/08/2021minha estante
Gente, uma dúvida?já não existe o terceiro livro? Chamado ?A guerra?
Pela pesquisa que fiz foi isso que sub entendi

Helen2330 26/08/2021minha estante
@Davi
Tem o terceiro livro da edição antiga, que é esse que você falou. Nesta edição nova da trilogia, ainda não tem o terceiro livro traduzido para o português.
O segundo, A Pergunta e a Resposta, foi lançado esse ano. Agora, esperar para eles publicarem o terceiro.
Espero ter ajudado ??

Maina 30/12/2021minha estante
Gente eu terminei o primeiro livro e sério estou louca para ler o segundo! E sim sou louca pela Viola e o Todd

Helen2330 30/12/2021minha estante
@Maina ? é muito bommm

Maina 30/12/2021minha estante
@Helen com certeza vou comprar o livro 2

Jeferson 09/11/2022minha estante
Me surpreendeu anbos os livros

Jeferson 09/11/2022minha estante
Pro pessoal que tá esperando o próximo já tem mas é com outra capa, esse que vai ser lançado vai ser capa nova e um pouco resumido mas o conteúdo não muda em nada

Ju Andrade 08/05/2021

Uma sequência eletrizante!
Normalmente, o segundo volume de uma trilogia/série não me empolga muito, mas esse eu não consegui parar de ler, ainda mais depois daquele final fantástico do primeiro! Nada está aqui por acaso, quando eu achava que sabia o que ia acontecer a página seguinte mostrava que eu estava completamente errada. Adorei e quero muito o próximo!

Thalia.Stephanie 07/05/2021

BOM.
Acho que esperei demais do livro, o primeiro foi incrível, mas esse eu senti que não tinha tanta emoção, apesar do livro ser bom, mas passando da metade eu achei que começou a rolar a emoção e o livro volta a fluir bem de novo. Agora tô triste porque vou ter que esperar o próximo, de toda forma é um bom livro!
Sigo aguardando o terceiro ser lançado. ?