A Cura Mortal

A Cura Mortal James Dashner

Resenhas - A Cura Mortal

mundo.diferente 27/03/2023

Lido em 27/03/23
A terceira leitura da saga concluída.
Aqui ainda continuo com minha ansiedade de saber qual vai ser o destino e o desenrolar final desses personagens no livro.Amanhã leio o próximo para descobrir novas descobertas .

dudiherondale_ 27/02/2021

destruída
O último livro da trilogia me destruiu de todas as formas possíveis!
Confesso que esperava um pouco mais do final, mas acredito que deveria acabar desta forma mesmo.
Minhas dúvidas foram (quase) todas respondidas, porém senti que alguns fatos ainda ficaram em aberto.
As mortes que ocorreram durante o livro me fizeram chorar demais, não consigo explicar o quanto fiquei triste?????. Os personagens me cativaram muito muito, são incríveis.
A saga Maze Runner já virou uma das minhas favoritas e tem um lugar imenso no meu coração. Quando comecei a ler não estava colocando muita fé, mas acabei me surpreendendo. Vou sentir muita saudade de ler e passar raiva, chorar rios e não ter um minuto de paz.
Enfim leiam, vocês não irão se arrepender!

User_evh 09/06/2023

O que dizer sobre este livro...MAGNÍFICO!!!
A história foi incrível,tudo! Só fiquei muito triste com oq aconteceu com algumas pessoas no final,mas nada que tenha estragado a minha experiência.

julia4724 14/01/2023

Um bom final para a trilogia
Tive um problema com ressaca literária assim que comecei a ler o livro, entretanto depois de alguns meses retomei a leitura e nao me arrependi nem um pouco. Estou ansiosa para continuar lendo sobre o universo de maze runner

Cast 29/09/2019

Um livro cheio de erros.
Primeiramente, se você está lendo isso, e não leu o livro, significa que já realizou a leitura dos dois primeiros. Caso essa seja sua situação, recomendo fortemente que leia este livro, termine a história e daí tira a sua conclusão dos fatos. Afinal de contas, você já passou da metade dessa trilogia mesmo.

Bom, vamos aos meus comentários:

Maze Runner - A Cura Mortal é o terceiro livro saga e ultimo dessa trilogia. Sua história começa quase imediatamente após os eventos de Prova de Fogo, com os Clareanos do grupo A e B conseguindo vencer o deserto e sendo levados pela CRUEL para algum lugar, lhes prometendo o fim de todo sofrimento passado. E aí que começam, ao meu ver, os erros.

Se você ler minhas criticas dos outros dois livros, perceberá que estive por muito tempo elogiando a evolução de James Dashner (o autor) no passar do primeiro para o segundo livro. Então, esqueça. Aqui ele regrediu a tal ponto que chega a incomodar. Mas vamos por partes.
Primeiro, em um livro, que tem como objetivo finalizar uma historia e encerrar uma trilogia, ficar apresentando novos lugares e expandindo o mundo (aos 47 do segundo tempo) me parece um pouco arriscado. E de fato, durante minha leitura, se provou ineficaz. Se dois livros, mais de 600 páginas, não foram o suficiente para nos ambientar nesse mundo, aqui vemos exposta essa dificuldade do autor quando o mesmo nos faz engolir cidades novas, lugares bacanas para ser explorados e toda uma sociedade, só que em um número mínimo de páginas sem realmente se aprofundar em nada que propõem.

“Olha só que bacana esse lugar”
—Algo acontece—
“Olha que terrível o que aconteceu com esse lugar que era tão bacana”
E quem disse que eu me importo?!

Ao parar para pensar agora, depois da leitura, fica parecendo que ele tinha ideias e conceitos para dois livros, mas se obrigou a encerrar tudo em um. Assim momentos que seriam catárticos e impactantes (como a volta dos protagonistas para determinado lugar mais ao fim do livro) acabam sendo corridos na narrativa e encerrados em dois ou três capítulos, sem nos dar o mínimo de impacto que a historia exigia.

Sobre os personagens. Thomas foi a melhor coisa do livro, seu crescimento e sua busca por rebelião, ao mesmo tempo que quer esquecer o passado são o que movem a trama pra frente. Ao mesmo tempo que temos ai, para mim, o principal acerto do autor: a paranoia do Thomas. Devido aos fatos dos livros passados, principalmente aquele momento com a Teresa e o Aris, o nosso protagonista se torna, com razão, extremamente paranoico com tudo, e, por consequência, como vemos tudo sob sua ótica, ficamos (nós, os leitores) tão paranóicos quanto. Duvidando de tudo e todos. O primeiro quarto desse livro, quando se concentra nesses aspectos, é maravilhoso. E seu final acabou sendo digno ao personagem que se construiu, mesmo que o autor se esforce para não lhe dar um mínimo respeito a tudo que passou.

Teresa, sempre tratada como secundária, nunca tendo um real valor na história, aqui podemos dizer que o autor não regrediu nesse aspecto, porque continua a mesma coisa. Totalmente desperdiçada, não servindo mais nem como interesse romântico do protagonista e tendo um final que só piora toda história, já mal feita, que o autor fez para ela. E o que me deixa mais decepcionado é que todo o lance da traição do livro anterior deixou um gancho para um desenvolvimento muito bom dela com o Thomas, que poderia ter sido explorado de diversas formas e tornar aquele acontecimento no final muito mais impactante. Porque para mim, e para o autor pelo visto também, foi totalmente batido. Afinal acontece em uma página e no capítulo seguinte os personagens já estão com outra coisa em mente.

Minho e Newt, melhor desenvolvimento dos dois aconteceu aqui, principalmente para o segundo, no qual a cena que mais vai ficar na minha memória é justamente a protagonizada por ele.

Brenda e Jorge, no começo são personagens, com razões e motivações. Além de um certo plot twist. Mas do meio pro fim do livro, viram só mais personagens que fazem ações do que qualquer coisa. Seu desenvolvimento meio que não avança mais e esquecemos o assunto.

“G”, se eu falar o nome é spoiler. Mas posso dizer que não esperava e gostei da ideia, mas foi mal explorado, mal desenvolvido e mal feito ao ponto de ser quase de graça. Qualquer personagem poderia realizar sua “função”, ser ele só foi um bônus.

Os vilões continuam sem destaque, sem aprofundamento e sem carisma nenhum. São apenas o objetivo e o contraponto do protagonista. As memórias de Thomas poderiam servir para desenvolvê-los. Aquela revelação no final sobre o que de fato ele queriam poderia ter sido melhor trabalhada também para desenvolver-los. Mas no final fica tudo superficial, com os reais motivos só sendo estabelecidos no epílogo.

E sem contar ainda personagens introduzidos aqui para nada, alem de UMA função muito especifica.
“Essa é a personagem X” (descrição da personagem) “Ela é muito importante, confie nela” (Personagem X faz sua função)

(Personagem X nunca mais aparece na historia)

Concluindo, A Cura Mortal é um livro com uma narrativa corrida, apressada e acelerada, que tenta cortar uma história grande em pouco tempo. Personagens são desperdiçados, momentos catárticos são mostrados muito rapidamente, não deixando nenhum impacto.

É uma grande regressão da trilogia, o pior livro dos três em questão. O final dessa história tem um certo sentido e faz jus a alguns personagens. Mas é totalmente feito nas coxas, injustiçando não só Thomas e os Clareanos, como os fãs que se apaixonaram por esse história. Não lerei os outros livros da saga, os prequels. Mas é triste saber que uma história que começou com tanto potencial, terminou dessa forma. Se o autor tivesse feito um quadrilogia, talvez os fatos fossem diferentes.
Chris Calixto 25/11/2019minha estante
Estou no início do livro, tem um próximo ainda né?!. Será que não foi isso que eu a impressão de algo inacabado? Por enquanto estou gostando.

Ruas 07/05/2020minha estante
Excelente resenha! Parabéns!
Essa trilogia merecia um último livro muito melhor do que esse!

Chris Calixto 09/05/2020minha estante
Vcs leram as duas prequel? Tem Ordem de extermínio e O código da febre que explica o q ficou em aberto na trilogia. Dica ?

Glau Anjos 08/02/2020

Final surpreendente!
A Cura Mortal é o desfecho desta loucura que é o mundo Maze Runner. Muitas surpresas e desafios mortais continuam a acontecer. Thomas e seus amigos continuam a procurar freneticamente uma maneira de derrotar o Cruel. As emoções não param e o final realmente me deixou feliz. Gostei bastante da leitura.

Mabi21 10/12/2021

A cura sem sal
De todos os livros da saga Maze Runner, esse foi o que a leitura voou. Capítulos curtos, dinâmicos, mas... talvez com pouco desenvolvimento. O roteiro inteiro é planejado de modo que a trajetória parece fácil: até os desvios são previsíveis, chega a ficar meio sem graça. De qualquer modo, fico feliz por ter concluído a saga, ainda que fique a impressão de que algo se perde no caminho.

Os spoilers: Final feliz, pra mim, é final com a Teresa morta. No entanto, a morte do Newt me pareceu completamente infundada e gratuita: apenas para chocar o leitor. A informação de que ele não é imune aparece logo no início do terceiro livro, o que faz questionar toda a estrutura da saga até então: afinal, Newt foi um dos primeiros a ser enviado para o labirinto, sobreviveu mais tempo do que Thomas, inclusive. Por isso, parece que falta construção, sentido narrativo. O momento da morte, em si, poderia ter sido mais impactante e sentimental, porque acabou sendo retratado como um momento de raiva apressado. Ele, sendo um personagem tão querido (dos clareanos, o meu preferido, sem dúvidas) merecia algo muito maior.

site: https://www.instagram.com/surtosdeumaleitora/

Kris28 12/08/2023

Maze Runner: A Cura mortal (literalmente)
Eu admiro muito a coragem e a força do Thomas e dos outros clareanos sempre lutando e dando o máximo de si pra sobreviver e de nunca terem perdido a vontade de viver. Porque se fosse eu no lugar deles, na primeira dificuldade eu já tinha me matado. Entendo perfeitamente o Newt e todas as atitudes dele, ele merecia ter um final digno.

alaska 03/06/2020

Resenha da trilogia Maze Runner
Se você acha que não precisa ler o livro porque viu o filme, você está muitíssimo enganado porque o último diverge bastante da história original. Apesar de eu, particularmente, achar a adaptação cinematográfica melhor, os livros contam a história de uma forma boa que vale a pena ser experimentada por aqueles que gostaram do filme. Desse modo é possível conhecer melhor os personagens e alguns significados ocultados pelo filme.
No entanto, o único problema da versão escrita é justamente o excesso de informação, o que pode fazer com a leitura se torne cansativa.