Mrs Dalloway

Mrs Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs. Dalloway

Morgana.Paulino 06/11/2023

Crie unicórnios mas não crie expectativas
Ouvi falar tão bem nesse livro, que minha experiência talvez tenha sido frustrada de tanta expectativa que coloquei nessa leitura. Entendo a inovação no estilo de escrita, mas não consegui me sentir conectada com a narrativa. Não é que tenha odiado os personagens, apenas não gostei e nem desgostei.
Não evocou emoções nem nada do gênero.
Espero dar mais uma chance para Virginia em outro momento. Sinto que é o tipo de autora que a leitura se beneficiaria com um estudo sobre a obra e autora de forma mais aprofundada.

Thais 05/11/2023

Não sei bem
Juro que tentei gostar? não gostei. Escrita impecável, personagens complexos, mas apenas não me conectei com a história.

miss swiftie 02/11/2023

Clarice britânica
Acompanhei a história de clarissa e só conseguia relacionar ela com a clarice lispector.

o livro tem uma história muito boa, mas é uma leitura muuuuuuito difícil. eh tudo muito junto e uma coisa leva a outra, um dilúvio de emoções.

Emmily 02/11/2023

O livro relata sobre a vida de clarissa, e suas festas. Os acontecimentos, envolvendo personagens, pulando de pensamento a pensamento. O que torna confuso de acompanhar a história. O livro exige muita atenção, pois não tem uma linha de raciocínio, não "avisa" quando vai de personagens a personagens. Mas é interessante, um livro mais para o lado emocional. Recomendo para alguém que goste de ler a vida cotidiana das personagens.

Joana.Amarante 30/10/2023

Toda vez que estou dentro de um ônibus, passageira de carro, sentada em uma praça ou andando pelas ruas e esbarrando nos transeuntes, sempre me pergunto: de onde eles vieram? Para onde vão? O que estão pensando? Por que entraram naquela rua? O que comeram? O que estão lendo? Para quem escrevem?

Um dia qualquer na vida de muitos personagens que se entrelaçam e se esbarram. Realmente é um clássico!

Aurelio.menezes 28/10/2023

Os personagens!
Muito interessante como ela retrata os horrores que a guerra provoca, e como isso impacta diretamente ou indiretamente ou personagens. Seja por traumas, ou até mesmo apoio a guerra, isso molda é narra a história de uma maneira única, woolf tem a visão de inclusão nesse livro, e conceitos psicológicos tratados na atualidade, não é a toa que mts consideram a obra como um clássico Atemporal!

Afinal, vc sofre com a guerra?!

Boa leitura!!!

joaopsxavier 27/10/2023

Poderia ser uma crônica ou conto
Exige muito mais atenção do que o normal - as cenas mudam, os personagens, os pensamentos vão de um pra outro sem nenhuma sinalização. Uma obra primorosa, que demonstra todo o potencial de Woolf. Mas, honestamente, o livro inteiro poderia ser uma crônica ou conto de algumas páginas.

Carol Azevedo 27/10/2023

Mrs dalloway said she would buy the flowers herself
O fluxo de consciência não me incomoda porque já li algumas obras nacionais nesse estilo, principalmente clarice lispector. inclusive, pensei muito em ?a paixão segundo gh? da clarice, pois também temos o fluxo de consciência e o fato da história ter o recorte brevíssimo de 1 dia.

esse foi meu primeiro contato com a virginia woolf e eu estou encantada. demorei quase 1 mês pra ler esse porque gostei muito de ficar refletindo dias sobre os pensamentos e insights da história.

não sei se recomendo pra todos, por conta do estilo em que o livro é escrito, mas eu amei demais e mesmo um tempo depois de acabar de ler ainda penso nele.

thotminaj 26/10/2023

Gostoso de um jeito estranho
é bom de ler mas esquisito, a fluidez de narrativa deixa as coisas confusas, as vezes menos interessantes, mas é legal de acompanhar as três histórias simultaneamente. em resumo é uma história memorável, me lembro dos acontecimentos, dos sentimentos dos protagonistas, de um detalhe ou dois, mas nada muito a fundo. os personagens são bem feitos, clarissa dalloway é extremamente bem construída, os melhores momentos da narrativa são dela, sua futilidade simples e ao mesmo tempo estrondosa me impressiona. a escrita é rebuscada, tive um pouco de dificuldade, mas nada muito grande, mas o suficiente pra me desmotivar total a ler mais livros da virginia wolf, mas é uma experiência interessante, um bom clássico. recomendo bastante.

Ju 25/10/2023

A leitura é bem difícil, pra mim fluiu de forma muito lenta por conta das passagens de ponto de vista, mas é um livro muito bom.

Acredito que esse livro traz uma reflexão muito boa sobre a comunicação, sobre como falar ou deixar de falar o que pensamos e sentimos pode mudar completamente a nossa relação com as pessoas. Vemos dentro do livro muitas relações destruídas por conta do medo de ser sincero com os outros e até mesmo com si próprio.

O livro também aborda muito sobre diferença de classes, sobre envelhecer, sobre ansiedade, sobre depressão, e também, sobre a necessidade de nos encaixarmos na sociedade.

Lutexana 23/10/2023

Fluxo de consciência em seu ápice
Uma experiência enriquecedora! Enquanto leitor, ter contato com uma narrativa construída de uma forma tão diferenciada foi primeiramente assustador, demorei para pegar o ritmo. Entretanto, quando peguei o ritmo, me apaixonei cada vez mais pela narrativa.

larissa3154 23/10/2023

Foi a leitura mais cansativa que ja tive, eu gostei do conceito, me identifiquei com algumas partes, mas demorei muito pra terminar pq mts vezes parecia ser um completo de informações sem sentido nenhum, passava de um personagem pra outro do nada me deixando perdida, quando eu ficava interessada em uma historia ja pulava pra outro personagem, eu queria ter lido mais da clarissa e do peter, pq foram as unicas partes que não achei cansativa de ler

Daniela 23/10/2023

Fluxo de consciência
Ler Virginia Woolf, assim como ler Clarice Lispector, é uma experiência que envolve uma mistura de confusão. Devo confessar que esse tipo de escrita não me atrai particularmente. Em "Mrs. Dalloway", Woolf adota um estilo conhecido como fluxo de consciência, explorando os pensamentos de personagens com pontos de vista distintos. Isso faz com que os leitores, acostumados com as estruturas narrativas mais convencionais de começo, meio e fim, tenham que fazer um esforço inicial para se adaptar à escrita de Woolf e, assim, conseguir acompanhar todos os acontecimentos.

No entanto, isso é apenas um detalhe. Na minha perspectiva em relação ao livro, não sinto que a abordagem da escrita tenha sido o principal motivo para minha falta de apreço pela leitura. O que verdadeiramente não me agradou foi a história em si. Não consegui me conectar com os personagens, e muitos deles pareciam carentes de profundidade. Enquanto percebi que Dalloway era uma mulher com pensamentos profundos internamente, sua aparência externa me parecia esnobe e superficial. Além disso, alguns eventos intensos envolvendo outros personagens não pareciam contribuir significativamente para o enredo principal, deixando uma sensação de vazio e insignificância ao abordar esses elementos.

O livro se revelou monótono e excessivamente detalhado em assuntos que não tinham relevância para a trama. Contudo, devo mencionar que encontrei algumas frases e partes interessantes na obra. Portanto, não considero a leitura como algo em vão ou de que me arrependa, mas não é uma obra que eu recomendaria a todos.

Mion 22/10/2023

Livro muito interessante para se pegar itens da epoca pós - 1a Guerra que nao costumamos observar e pensar.
Mas foi um livro dificil de ler.
Embora cada item revolucionário da autora para a época e seus costumes era percebido como um divisor de aguas.

A complexidade das personagens femininas deixa bem claro pq a autora é reconhecidamente como uma autora feminista.

Se eu nao tivesse lido, tenho certeza que continuaria com umas visões mais simplistas da época dela e suas mulheres. Ou ao menos, de suas ideias.

Maria16577 21/10/2023

Maravilhoso. Um daqueles "slice of life" que poderiam tomar lugar em qualquer ponto da vida dos vários personagens, mas tão bem escrito e inspirado que faz parecer que a vida de todos eles culmina naquele ponto, toda sua personalidade e trajetórias expressas em um espaço de poucas horas de narrativa.