Mrs Dalloway

Mrs Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs. Dalloway

NataliaSilvério 26/08/2023

Lista de leitura de clássicos
Parecia um livro curto com capítulos dinâmicos, até que cheguei na metade, e vi na minha frente apenas dois capítulos até o final do livro. Foram difíceis de ler porque eram densos, cheios de acontecimentos e, vale lembrar, imensos. Mas entendi a razão do tamanho deles: era um filme sem corte. que ia de um personagem a outro por meio de coisas que aconteceram com um e, sem que pudesse imaginar, afetavam outros que conversavam com mais um e que fazia outra coisa, etc. contínuo e denso.

incrível o quanto tem de psicológico, de verdade e de construção de personagens que são tão palpáveis que parecem ser pessoas que conheço.

li a introdução do livro apenas no final. eu sei que quando se tratam de livros clássicos, não há spoilers porque praticamente todo mundo sabe no mínimo uma coisa que acontece na história, só que eu não sabia NADA sobre Mrs Dalloway, e a introdução me dizia TUDO o que acontecia, então pulei, li o livro e então voltei e li a introdução. fiz uma boa escolha porque a história se tornou tão mais clara nos pontos em que eu havia estado confusa.

é uma leitura pesada para um livro tão curto, então fico feliz que nessa jornada de leituras clássicas, eu tenha deixado esse livro para mais adiante, porque é outro ritmo, outra escrita, que só ler romances atuais e então ir para essa obra seria uma transição difícil e, devo ser sincera, tediosa. então, se está começando a ler clássicos, coloque esse livro na sua lista, não o leia de cara, mas não deixe de dar uma chance a ele.

Sabrina.Martines 26/08/2023

"mas que noite extraordinária!"
Talvez, se eu tivesse lido em um ritmo constante eu teria dado mais uma estrela. meu ritmo foi beeeem lento, e sinto que pra compreender o livro e acompanhar o fluxo de consciência é preciso ter constância.
gostei da escrita da Virginia, foi meu primeiro livro dela e com certeza quero ler outros.
acho que o mais me marcou nesse livro foi a passagem do tempo e as memórias dos personagens :):):)

iamtereza 25/08/2023

Foi a primeira vez lendo um livro nesse estilo de escrita e eu adorei, a leitura flui bastante e eu gostei de como era abordado, não amei o livro mas definitivamente é um livro muito bom

William LGZ 23/08/2023

Não foi uma boa leitura mas teve suas trufas
Fiquei bastante ansioso para ler alguma obra de Virgina Woolf quando a descobri no ano passado e fiquei entre "Um Teto Todo Seu" e "Mrs. Dalloway", optando pelo último por ser um romance e acreditar que através dele seria mais fácil para mim conhecer as ideias e a escrita da autora. Mas a experiência não foi tão fácil quanto eu imaginava.

A premissa é simples, simples até demais, onde, por um dia, acompanhamos de forma bem profunda o cotidiano de diversos personagens, vendo inclusive o que cada um pensa, o que sente e suas aspirações sobre o seu futuro. Apesar disso nos levar a interessantes divagações sobre a vida como ela é, também se torna bastante chato pelo quão simples e corriqueira é a rotina daqueles que estamos acompanhando.

Há até alguns pontos com potencial para prender o leitor como a volta de um personagem à cidade depois de um longo tempo e também a história de um veterano em guerra traumatizado pelos eventos que presenciou, mas nem isso foi o suficiente para eu ficar realmente entretido ou minimamente interessado ao que estava acontecendo pela maior parte da leitura.

Minha edição veio com análises ao seu final que enriqueceram bastante o livro para mim e certamente darei outra chance para ele no futuro, mas hoje eu não o indico a menos que a pessoa esteja muito disposta mesmo a mergulhar na psiquê humana e no trabalho da brilhante escritora que é a Woolf para poder apreciá-lo como se deve. Algo que, por agora, não sou capaz.

Eva Kelly 21/08/2023

? As paixões permaneciam tão fortes quanto antes, mas a gente dispunha por fim daquele poder que confere o sabor supremo a existência, o poder de agarrar a experiência, de examiná-la por todos os lados, lentamente, sob a luz?

Luci_books 19/08/2023

Celebração à vida ou um adeus à vida...
Mrs. Dawlloway de Virginia Woolf é um romance publicado em 1925. A trama se desenvolve por meio de fluxo de consciência, ou seja, uma forma que a autora procura transcrever o de pensamento de um personagem, com as impressões pessoais. Logo um passeio para comprar flores se torna um momento magnifico através dessa técnica.

Devo confessar que comecei a leitura com medo pela obra possuir a fama de ser de difícil compreensão. Quanto a isso, acredito que exige sim do leitor atenção, visto que a escritora pula de um pensamento para o outro rapidamente, em alguns momentos pode ocorrer uma pequena confusão de associar tal concepção com o personagem, mas nada que uma releitura breve não resolva.

O que me fascinou logo de início é o fato de Mrs. Dalloway ser uma mulher de meia-idade, sabendo que é muito difícil encontrar personagens na literatura – e protagonistas; nessa faixa etária. Outro ponto que preciso ressaltar é que todos os acontecimentos que ocorrem passam em único dia.

Tanto o fim de Clarissa quanto de Septimus Smith me deixou embasbacada. Me fez refletir se eles estavam celebrando a vida ou se preparando para o fim fatalismo. Portanto, considero uma obra atemporal, principalmente nos momentos que vivemos atualmente. A frase “seja gentil com outros, porque nunca sabemos o que o outro está passando” nunca fez tanto sentido.

avilannes12 16/08/2023

Boas reflexões
No início fiquei confusa. mas valeu a pena continuar. achei super diferente e criativa a forma de escrita. tem boas reflexões
Lucas 18/08/2023minha estante
moça me ajuda kkkk
eu preciso ler o prefácio? tá tão chato

avilannes12 20/08/2023minha estante
eu nunca leio kkkkk no máximo leio só qnd acabo o livro. gosto de tentar pegar as coisas por conta propria

Luize Ribas 14/08/2023

Flores, mar e o sentido da vida
Minha primeira experiência com a escrita da Virgínia Woolf não podia ser melhor.

Apesar de ter demorado um pouco para entrar na história, depois que peguei o ritmo, não tinha como parar.

Clarissa é uma personagem memorável é daquelas que temos certeza que continuaremos levando para a vida.

Para alguns, uma mulher quase ?superficial?, alguém que dá festas muito bem, mas que no seu íntimo ama a vida e pensa sobre a morte que espreita.

São diversos personagens enredados nessa história e é surpreendente como podemos ter uma noção da sociedade inglesa daquela época em um texto fluido e que traz o pensamento de diferentes perspectivas.

Fiz muitas marcações em meu livro e foi uma leitura que realmente me tocou. Daquelas que temos certeza que vamos querer revisitar outras vezes!

Ps: todas as referências sobre o mar me deu uma vontade tremenda de ler As ondas, da autora.

Joao.Alessandre 13/08/2023

Contrafluxo não. Pró fluxo!!
Pedra preciosa escondida em rocha bruta, fruto dulcíssimo envolvido por uma capa acre, oásis no deserto...
Esse primeiro contato com Virgínia Woolf despertou vários sentimentos conflitantes. Fui surpreendido com a tradução de vozes e pensamentos de inúmeros personagens que causaram desconforto e perplexidade. Entrei na narrativa totalmente desprevenido tendo uma sensação de ter sido atropelado pelo fluxo de consciência... Contudo com a repetição dos nomes, revelação de acontecimentos e deslinde das ideações recônditas dos personagens tudo passa a ter sentido. Woolf conseguiu adentrar no âmago do "cast" nos expondo fraquezas, incoerências, malícia, espontaneidade, erudição, força e virtuosismo. Inicialmente a leitura exige, impacta arduamente,  porém, com o avançar vem o êxtase. Explodem observações reveladoras. Após o desafio preliminar chegamos ao diamante raro, à fruta voluptuosa, ao oásis acolhedor.
Suzanie 13/08/2023minha estante
Fiquei curiosa para percorrer essa jornada q vc descreveu!

Yasmin V. 13/08/2023minha estante
????

Joao.Alessandre 13/08/2023minha estante
Jornada muito interessante Suzanie.  Depois que vc ler quero suas impressões ?.

Júlia 13/08/2023

Mrs Dalloway
Como qualquer clássico, não é fácil de embalar a leitura. Mas diferente dos outros que já li, achei interessante. Demorei para ler mas não considero que foi um tempo perdido. O fluxo de consciência utilizado pela autora é muito interessante, bem descritivo. Se você sente vontade de ler um clássico, com certeza recomendo este.

Jady.Vitorio 12/08/2023

1/5
Ai achei bem confuso o livro, os nomes são difícil, a história é bem difícil de compreender, as falar ficam difícil por conta da escrita, esse livro 3 todo confuso pode ser por conta da edição que eu comprei ou é assim mesmo, não sei

mari 11/08/2023

A Virginia sabe como emocionar.
Este foi o primeiro livro da Virginia que comecei a ler ele e realmente, terminei. Falando sobre a história ela é ambientada em Londres, no período de um único dia, o qual é o dia da festa da Clarissa Dalloway. O formato desse livro me lembrou o "Malibu rising" da Taylor, que, também, é ambientado em um dia com a visão de vários personagens e ida ao passado com os mesmos.
Ponto importante de ser comentado é a escrita da Virginia, que acredito que possa ser um medo para muitos, porém eu me senti tão bem lendo, obvio tiveram algumas partes que eu me perdia, mas a Virginia sempre sabia como me fazer continuar lendo. Tem muitas passagens desse livro que são lindas, engraçadas, tristes e até mesmo confusas.
Há algumas que quero compartilhar e irei agora: "Ela se sentia muito jovem; ao mesmo tempo, inconcebivelmente velha. Passava por tudo como uma faca afiada; ao mesmo tempo, ficava de fora, comtemplando. Tinha uma sensação permanente, olhando os taxis, de estar longe, longe, bem longe no mar e sozinha; sempre era invadida por essa sensação de que era muito, muito perigoso viver, ainda que por um dia." e "Ultimamente, a experiência do mundo havia feito brotar em todos, homens e mulheres, uma fonte de lagrimas."
Acredito que as obras da Virginia tem esse grande fluxo de consciência, mas são lindas da sua maneira e se você quiser tentar, única dica que dou é vá com calma e, deixe o ritmo de leitura vim até você. E se algum dia quiser leia o livro novamente, acredito que você vai ver as coisas de uma forma bem mais profunda.

Livro que livra 10/08/2023

Memórias e amor...
Fluxos de pensamentos e perspectiva psicológica, uma narrativa sobre sentimentos, memórias e ilusões da adolescência, com viagens ao passado dos principais personagens.

Anseios em planejar uma festa para a sociedade inglesa. Os personagens se interligam de forma bem rápida, fácil de se perder na leitura, pois não há divisão em capítulos.

lilivrei 10/08/2023

Mrs. Dalloway
Muitas vezes me percebi confundindo os pensamentos deles com os meus, todavia a leitura fora incrivelmente agradável. Virgiania Woolf consegue coçar lugarzinhos na mente que eu nem sabia que estavam pinicando.

Livro ótimo pra quem pensa demais, recomendo aos sonhadores de meio dia.