Mrs Dalloway

Mrs Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs. Dalloway

Henggo 05/08/2023

Confuso e cansativo
Talvez eu não esteja "no momento certo" para ler este livro (acontece...), talvez esteja cansado de imergir na mente das pessoas (algo que já faço instintivamente), talvez eu só quisesse uma leitura fácil, corriqueira, sabe? O fato é que não deu.

Que livro chato!

Sim, reconheço e aplaudo a importância da autora, porém, não posso ignorar o que senti: o livro é um emaranhado de pensamentos escritos em fluxo de consciência que caem num conjunto de "barrigas", aquelas partes de uma obra que só servem para "encher linguiça", entende?

Tanto que chegou um momento do livro que parei e pensei: "Cara, pra que estou perdendo tempo com a vida dessa personagem que não me cativou até agora?"

E isso é preocupante.

Quando lemos, temos um grau de ceticismo e esperamos que a autora, o autor, nos puxe para a obra de moda a que esqueçamos de tudo ao redor e o livro se torne "a menina dos nossos olhos".

Não aconteceu aqui. Pelo menos, não comigo.

O livro foi o sopro de sono jogado por Morfeu. Terminei estafado, de saco cheio, e arrependido do dinheiro que gastei.

Maria14065 04/08/2023

Gostei mais do que Orlando, mas acho que ainda não me entendo muito bem com os livros de Virginia Woolf. Leio bem mais devagar, o que torna o processo meio enfadonho as vezes. De qualquer forma, é um livro bom e que trabalha muito bem o subconsciente dos personagens. Na realidade, Virginia descreve tão bem os pensamentos e sentimentos dos protagonistas que em alguns momentos chega a ser angustiante de tão real e clara que é a narrativa.

Daniella.Mancino 03/08/2023

Um daqueles que você deve ler
Fiz uma releitura. A primeira vez tinha sido há alguns anos. Lembro-me que tinha gostado. Dessa vez eu adorei. Estou mais madura. Assim como os personagens, pensei no "e se" ...

JAnior 03/08/2023

Desafiador
Primeiro, quando iniciei a leitura eu já tinha ouvido falar que era difícil compreender o livro. Pesquisei bastante, consultei vários vídeos e podcasts para entrar na atmosfera. Final: é assim mesmo, você termina e não compreende o livro integralmente

Luiza 02/08/2023

O livro narra um único dia na vida de Mrs. Dalloway (e algumas memórias). Os sentimentos, impressões e pensamentos dos personagens se misturam, a narrativa muda entre os personagens de uma forma leve e às vezes um pouco imperceptível, onde fica fácil se perder. É um livro bem interessante, poético e depressivo.

carlineeeee 01/08/2023

Li esse pela primeira vez em 2019 e não gostei, achei chato e sem sentido, mas nunca consegui me desapegar do livro pq sabia que, ao reler, teria outro olhar sobre a obra e dito e feito! a partir de agora, recomendo mrs. dalloway!!!

Sarah.DRez 31/07/2023

Sorte a dele
O caos absoluto de uma manhã tranquila, os anos inexplicáveis de contexto por trás de flores simples, a união óbvias do incomunicável se desdobra se remenda se parte se confunde se entrelaça?
Mas se cala, perante ao irremediável, não sente-se mais dor não sente-se mais frio, não sente-se mais nada.
Silêncio.

iris 30/07/2023

Que mecanismo, Virgínia Woolf
Todas as páginas desse livro estão repletas de convites à reflexão. Achei o final qualquer coisa, talvez numa releitura eu compreenda melhor pq a dona Virgínia escolheu parar naquele momento. As personagens são das mais vivas que já li e me relaciono profundamente com as temáticas que povoam a cabeça delas. A escrita é incomparável, você foi sagaz, Woolf!

Ana Monique Souza 29/07/2023

Complicado
Assim como a mente humana é complicada, o mergulho no fluxo de consciência é complexo, ainda mais quando não se trata de uma mente só.

bardo 28/07/2023

Reler Mrs Dalloway reforçou em mim a impressão de que não é um livro para todos, por mais importante e relevante que seja, pensando-se nas inovações que Woolf trouxe para o gênero nessa obra. A primeira dificuldade para o leitor incauto é a “falta” de acontecimentos, o enredo do romance poderia facilmente ser descrito num parágrafo curto e tal descrição não faria justiça para o que o texto esconde.
A outra grande dificuldade é sua “principal” protagonista, enquanto rapidamente nos solidarizamos e nos compadecemos de Septimus; Clarissa é uma personagem muito mais difícil de ser compreendida. É difícil não cair num julgamento mordaz considerando-a apenas uma socialite fútil e tola. Nosso distanciamento com a cultura e “espírito da época” em que se passa o romance só ajudam a aumentar essa estranheza, que nos afasta da protagonista ao passo que tanto narrador como alguns personagens tentam nos aproximar dela.
A despeito dessas dificuldades, impressiona a capacidade de Woolf em mostrar as menores sensações e pensamentos de seus personagens, por menos claras que pareçam. Com seu tempo cronológico extremamente reduzido, pouco menos do que um dia, é um romance que exige um esforço do leitor, não existe nada jogado aqui.
Woolf convida-nos a espiar seus personagens tentando dar ou retomar um sentido ao mundo, mesmo que internamente sintam-se temerosos, inadequados ou vãos. O monólogo interior de Clarissa quase no fim da narrativa é um tanto perturbador e ambíguo, ao mesmo tempo que confirma sua intenção de cumprir seu papel nesse grande palco que é a vida.
Cabe ainda dizer que essa edição da Antofágica é bastante interessante, seja pela tradução fluída, pela imensa quantidade de notas, bem como os textos de apoio que são bastante ricos.

mirrorballgio 28/07/2023

Mrs Dalloway
Eu não acho que escolher esse livro pra começar a ler os livros da Virgínia tenha sido a melhor ideia, mas aconteceu. Não é uma linguagem no todo complicada, mas é um livro desafiador de compreender. Eu acho que ninguém consegue entender 100% desse livro, na verdade. O livro todo é narrado em um dia mas parece ser um reflexo bem extenso da mente da autora, com muitos quotes marcantes e reflexões ao longo da história. Não acontecem muitas coisas ao longo do livro, mas não se pode negar que a escrita é impecável e os personagens são muito bem construídos. Eu queria mesmo ter entendido mais sobre a história e as figuras de linguagem da autora, mas o que entendi do livro garantiu que é muito bom.

Livitaaa 27/07/2023

Muitos amores são intrínsecos.
Esse livro não pesa nos diálogos, ele fica quase 100% na mente dos personagens, e eu amei tanto isso. Muitas vezes eu parava em um trecho e pensava "isso foi exatamente o que um personagem disse sobre o outro" porque nada nesse livro é superficial, todas as pessoas são tão analisadas e descritas que é sempre maravilhoso ver elas pensando. Acho que o fato do livro focar mais em personagens mais velhos me pegou muito, eles não se prendiam ao passado, mas o passado faz parte deles. Você precisa ir com o coração aberto pra ler isso aqui, as vezes você não entende tudo e precisa voltar umas casas, ao mesmo tempo que tem coisas que não dá pra entender, são sentimentos(como o do homem que tem traumas de guerra) em geral é um livro muito bom, recomendo MUITO quando você engata na leitura simplesmente não consegue parar.

book eater 26/07/2023

Clarissa dalloway
Clarissa Dalloway vai dar uma festa!!! Todos os seus conhecidos sabem que Mrs dalloway é a melhor anfitriã quando se trata de festas e por essa razão, ela decide ir ela mesma comprar suas flores nessa manhã de junho.

A história se passa em apenas um dia mas nesse único dia em Londres, temos acesso a mente de vários dos personagens da história, indo afundo em seus psicológicos e sabendo todos os lados da história. Conhecemos também Septimus Warren Smith, um ex militar que foi altamente afetado pela primeira guerra mundial alem do livro se passar num cenário pós guerra.

É um clássico e a leitura pode ser confusa e complicada então recomendo ler com calma e atenção para que nenhum detalhe seja perdido, eu mesma tive dificuldade em ler esse livro porque comprei ele em inglês mas mesmo assim não atrapalhou a experiência que eu tive com a leitura.

arrobasamara 25/07/2023

“Mrs. Dalloway disse que ela mesma iria comprar as flores”

Estava um pouco preocupada em começar essa leitura porque já "Orlando" da Virginia Woolf e não entendi muita coisa, e assim que comecei Mrs Dalloway estava tendo a mesma sensação, até reli algumas vezes as primeiras páginas pra ter certeza que estava me situando no livro, mas com o passar das páginas a gente se acostuma com o rítimo e o estilo de narrativa, quando ver acabou o livro e está apaixonada. É um livro com muitas e muitas camadas, poucas vezes li um livro tão curto mas que diz tanto, lerei muitas outras vezes ao longo da vida pra absorver o máximo de conteúdo, que com certeza não se esgota.
Essa edição da Penguin é linda, fiz várias marcações!!!!

Iz 25/07/2023

Não sei, Virginia.
Não sei oq era para eu ter tirado dessa história... e tbm achei os parágrafos muito longos e confusos. Dificil de permanecer nas páginas. Consigo ver as influências do modernismo na escrita dela mas talvez eu seja muito careta para apreciar essa escolha de estilo de contar história.
Talvez Orlando seja melhor.