Mrs Dalloway

Mrs Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs. Dalloway

Sarah.DRez 31/07/2023

Sorte a dele
O caos absoluto de uma manhã tranquila, os anos inexplicáveis de contexto por trás de flores simples, a união óbvias do incomunicável se desdobra se remenda se parte se confunde se entrelaça?
Mas se cala, perante ao irremediável, não sente-se mais dor não sente-se mais frio, não sente-se mais nada.
Silêncio.

iris 30/07/2023

Que mecanismo, Virgínia Woolf
Todas as páginas desse livro estão repletas de convites à reflexão. Achei o final qualquer coisa, talvez numa releitura eu compreenda melhor pq a dona Virgínia escolheu parar naquele momento. As personagens são das mais vivas que já li e me relaciono profundamente com as temáticas que povoam a cabeça delas. A escrita é incomparável, você foi sagaz, Woolf!

Ana Monique Souza 29/07/2023

Complicado
Assim como a mente humana é complicada, o mergulho no fluxo de consciência é complexo, ainda mais quando não se trata de uma mente só.

bardo 28/07/2023

Reler Mrs Dalloway reforçou em mim a impressão de que não é um livro para todos, por mais importante e relevante que seja, pensando-se nas inovações que Woolf trouxe para o gênero nessa obra. A primeira dificuldade para o leitor incauto é a “falta” de acontecimentos, o enredo do romance poderia facilmente ser descrito num parágrafo curto e tal descrição não faria justiça para o que o texto esconde.
A outra grande dificuldade é sua “principal” protagonista, enquanto rapidamente nos solidarizamos e nos compadecemos de Septimus; Clarissa é uma personagem muito mais difícil de ser compreendida. É difícil não cair num julgamento mordaz considerando-a apenas uma socialite fútil e tola. Nosso distanciamento com a cultura e “espírito da época” em que se passa o romance só ajudam a aumentar essa estranheza, que nos afasta da protagonista ao passo que tanto narrador como alguns personagens tentam nos aproximar dela.
A despeito dessas dificuldades, impressiona a capacidade de Woolf em mostrar as menores sensações e pensamentos de seus personagens, por menos claras que pareçam. Com seu tempo cronológico extremamente reduzido, pouco menos do que um dia, é um romance que exige um esforço do leitor, não existe nada jogado aqui.
Woolf convida-nos a espiar seus personagens tentando dar ou retomar um sentido ao mundo, mesmo que internamente sintam-se temerosos, inadequados ou vãos. O monólogo interior de Clarissa quase no fim da narrativa é um tanto perturbador e ambíguo, ao mesmo tempo que confirma sua intenção de cumprir seu papel nesse grande palco que é a vida.
Cabe ainda dizer que essa edição da Antofágica é bastante interessante, seja pela tradução fluída, pela imensa quantidade de notas, bem como os textos de apoio que são bastante ricos.

mirrorballgio 28/07/2023

Mrs Dalloway
Eu não acho que escolher esse livro pra começar a ler os livros da Virgínia tenha sido a melhor ideia, mas aconteceu. Não é uma linguagem no todo complicada, mas é um livro desafiador de compreender. Eu acho que ninguém consegue entender 100% desse livro, na verdade. O livro todo é narrado em um dia mas parece ser um reflexo bem extenso da mente da autora, com muitos quotes marcantes e reflexões ao longo da história. Não acontecem muitas coisas ao longo do livro, mas não se pode negar que a escrita é impecável e os personagens são muito bem construídos. Eu queria mesmo ter entendido mais sobre a história e as figuras de linguagem da autora, mas o que entendi do livro garantiu que é muito bom.

Livitaaa 27/07/2023

Muitos amores são intrínsecos.
Esse livro não pesa nos diálogos, ele fica quase 100% na mente dos personagens, e eu amei tanto isso. Muitas vezes eu parava em um trecho e pensava "isso foi exatamente o que um personagem disse sobre o outro" porque nada nesse livro é superficial, todas as pessoas são tão analisadas e descritas que é sempre maravilhoso ver elas pensando. Acho que o fato do livro focar mais em personagens mais velhos me pegou muito, eles não se prendiam ao passado, mas o passado faz parte deles. Você precisa ir com o coração aberto pra ler isso aqui, as vezes você não entende tudo e precisa voltar umas casas, ao mesmo tempo que tem coisas que não dá pra entender, são sentimentos(como o do homem que tem traumas de guerra) em geral é um livro muito bom, recomendo MUITO quando você engata na leitura simplesmente não consegue parar.

book eater 26/07/2023

Clarissa dalloway
Clarissa Dalloway vai dar uma festa!!! Todos os seus conhecidos sabem que Mrs dalloway é a melhor anfitriã quando se trata de festas e por essa razão, ela decide ir ela mesma comprar suas flores nessa manhã de junho.

A história se passa em apenas um dia mas nesse único dia em Londres, temos acesso a mente de vários dos personagens da história, indo afundo em seus psicológicos e sabendo todos os lados da história. Conhecemos também Septimus Warren Smith, um ex militar que foi altamente afetado pela primeira guerra mundial alem do livro se passar num cenário pós guerra.

É um clássico e a leitura pode ser confusa e complicada então recomendo ler com calma e atenção para que nenhum detalhe seja perdido, eu mesma tive dificuldade em ler esse livro porque comprei ele em inglês mas mesmo assim não atrapalhou a experiência que eu tive com a leitura.

arrobasamara 25/07/2023

“Mrs. Dalloway disse que ela mesma iria comprar as flores”

Estava um pouco preocupada em começar essa leitura porque já "Orlando" da Virginia Woolf e não entendi muita coisa, e assim que comecei Mrs Dalloway estava tendo a mesma sensação, até reli algumas vezes as primeiras páginas pra ter certeza que estava me situando no livro, mas com o passar das páginas a gente se acostuma com o rítimo e o estilo de narrativa, quando ver acabou o livro e está apaixonada. É um livro com muitas e muitas camadas, poucas vezes li um livro tão curto mas que diz tanto, lerei muitas outras vezes ao longo da vida pra absorver o máximo de conteúdo, que com certeza não se esgota.
Essa edição da Penguin é linda, fiz várias marcações!!!!

Iz 25/07/2023

Não sei, Virginia.
Não sei oq era para eu ter tirado dessa história... e tbm achei os parágrafos muito longos e confusos. Dificil de permanecer nas páginas. Consigo ver as influências do modernismo na escrita dela mas talvez eu seja muito careta para apreciar essa escolha de estilo de contar história.
Talvez Orlando seja melhor.

Maps Martins 24/07/2023

Em "Mrs. Dalloway" vamos acompanhar um único dia da vida de Clarissa Dalloway, desde o momento em que ela sai para comprar flores até o horário da recepção que ela dará a noite, intercalando sua história e seu ponto de vista com a rotina de outros personagens que também transitam pelas ruas de Londres.

Que obra magnífica! Foi meu primeiro contato com o trabalho da Virginia Woolf e vivi muitos altos e baixos durante a leitura, pois ao mesmo tempo em que me perdia em meio ao fluxo de consciência, temporalidade e às muitas pespectivas adotadas pela autora ? pontos que me fizeram demorar mais que o normal para finalizar minha leitura ?, me pegava admirando a capacidade que ela possuiu de criar personagens e eventos extremamente realistas, apresentados com grande profundidade.

Todos os personagens são bem construídos e por meio deles a Virginia Woolf levantou críticas importantes a assuntos que atingiam a sociedade britânica da época. A Clarissa Dalloway é mulher de meia idade da alta sociedade que, apesar de amar seu status e posição, encontra-se em dúvida quanto às suas escolhas de vida (a crise da meia idade, sabe?). Além dela, conhecemos com detalhes o Septimus, um ex-combatente traumatizado da primeira guerra que a autora usou para representar os efeitos da guerra e a negligência e despreparo médico em relação às doenças mentais na época, ponto que, ao tomar conhecimento da história pessoal da Virginia Woolf, torna-se ainda mais impactante. Até mesmo os personagens secundários carregam dilemas reflexivos, pois nenhum vive uma vida perfeita de contos de fadas, representando muito bem a realidade.

"Mrs. Dalloway" é um clássico atemporal com uma narrativa sensacional que nos leva a refletir sobre o ciclo da vida e diversas questões sociopolíticas. A leitura dele é uma experiência única!

Camila 22/07/2023

Quem sabe o que se passa na cabeça dos outros
Fui lendo, lendo, lendo e, antes que pudesse perceber, terminei o livro! Essa é a minha primeira experiência com fluxo de consciência e, devo dizer, nunca fiquei tão perdida com um livro na minha vida.

Vi uma outra resenha dizendo que tudo passava rapidamente e eu concordo. Os pensamentos dos personagens fluem com uma rapidez que se torna difícil acompanhar e, quem não tem paciência de parar, retomar e ler devagar e analisando as sentenças, deixa passar muita coisa (autocrítica).

No geral, uma leitura muito interessante. Pretendo revisitar esse livro futuramente, com mais maturidade e calma para conseguir absorver o máximo possível.

Mariana113 21/07/2023

Bem escrito mas não me envolveu
Entendi ao ler o livro o porquê da autora ser tão bem conceituada, pois a escrita realmente é muito bem pensada. O plot, porém, não me cativou e a parte dele que eu mais me interessei teve pouco destaque. Não me interessei nem um pouco pela Mrs. Dalloway (entendo que o objetivo da autora é fazer com que ela seja uma básica, mas não tinha vontade nenhuma de ler sobre ela). Mesmo assim, valeu pela experiência e pelo contato com um fluxo de consciência muito bem escrito.

mariana 21/07/2023

Estava tentando gostar e n estava obtendo nenhum resultado
Nossa ate agr pensando se eu q sou burra e n compreendi a genialidade e o conceito mas juro q livro confuso, cada hora ta falando sobre uma coisa, eu amo a clarissa mas nossa única q salva tbm, vou tentar refletir mais sobre ele pra ver se consigo entender mais a mensagem e o livro em si

Janaína Martins 20/07/2023

Impressionante
A escrita da Virgínia Wolf me tomou por completo! Precisei de um mês pra finalmente entender o que pensei do livro e finalmente posso dizer que amei e estou doida pra ler mais livros dela.

Raulatatab 20/07/2023

Escrita não me abalou, o plot é bom mas a escrita e péssima em minha opinião; juro fiquei 0 vontades de ler.
Mas é um bom livro, todos falam super bem mas comigo não rolou.
Futura re-leitura para ver se acho melhor?