Mrs Dalloway

Mrs Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs. Dalloway

Carolina335 29/09/2023

Não sei
Eu achei o livro muito chato e acho que o modo que ele é construído ajudou muito nisso, porém com o passar da leitura eu comecei a apreciar essa parte, o modo como a autora vai mudando as perspectivas, o pensamentos e os personagens apesar de confuso é muito interessante. eu gostei também de como a autora escreve sobre as situações e os sentimentos, é uma escrita bem bonita mas ainda assim o livro é muito chato.

cinnamongir1 29/09/2023

Mrs. Dalloway
"Ela sentia uma estranha afinidade com pessoas às quais jamais dirigira a palavra, [...] Tudo aquilo desembocava em uma teoria transcendental que, dado o horror dela pela morte, permitia-lhe acreditar, ou afirmar que acreditava (a despeito de todo seu ceticismo), que, uma vez que nossas aparições, aquela parte de nós que se manifesta, são tão prontamente comparadas com outra parte nossa, com nossa parte invisível, que se estende de modo amplo, era bem possível que o invisível sobrevivesse, pudesse ser de algum modo recuperado no apego por essa ou aquela pessoa, ou mesmo assombrando certos lugares, após a morte. Talvez, talvez."

tenho a sensação de que jamais serei a mesma! existem livros que contam histórias e livros que mudam a sua - Virginia sempre que escreve faz isso comigo.

levei tempo com esse livro, sinto que é o tipo de leitura que faz preciso parar pra absorver e refletir sobre, reler páginas e parágrafos se necessário (e quando der vontade - porque vai)

histórias simples com uma profundidade secreta são as minhas favoritas, quando tudo se torna claro apenas com um olhar cuidadoso. Mrs. Dalloway é esse tipo de livro! é O livro!

emprestando do posfácio: ?Mrs. Dalloway fazia a maior impertinência que um livro é capaz de fazer: criava o alvo ao mesmo tempo em que cravava a flecha em seu centro. Por isso era difícil apreciar sua pontaria.?

O fluxo de consciência é elevado a outro nível, não tem como discordar, Virginia Woolf foi/é genial!

e Clarissa, agora, tão especial pra mim - é minha mais nova companhia de vida; (pra ser honesta até mesmo personagens que não me causaram tanta identificação vão ficar comigo de certa forma).

Leiam, só leiam. Se permitam, com paciência, mergulhar nessa história, garanto que vai valer a pena.

Favoritado ??.

Bela 29/09/2023

Minha primeira leitura de Virginia Woolf
?Mrs Dalloway disse que ela mesma iria comprar as fores.?
Com essa primeira frase, a autora resume tudo que está por vir; e na última frase, resume tudo que lemos nas últimas 200 páginas. Não esperava pouco dessa leitura mas, mesmo assim, fiquei boquiaberta com a escrita excelente dessa história que é tão simples.
Tudo acontece em um dia só, no dia da festa que Mrs Dalloway organizou para receber em casa seus amigos e os amigos de seu marido. Mas como mágica, flutuamos em diferentes planos temporais e em diferentes pontos de vista. Mesmo com o narrador em terceira pessoa, invadimos os pensamentos de todos os personagens do livro.
Incrível como a Virginia coloca tanto de si nas personagens sem causar estranhamento; e incrível como dá para se identificar e criar empatia por todas.
Recomendo especialmente essa edição pela tradução impecável, com notas extremamente relevantes e didáticas além do prefácio e epílogo que amarram a história narrada com a relevância inegável desse livro.

Um de meus trechos favoritos:
?Ela era tudo aquilo. De modo que, para conhecê-la, ou quaisquer outros, seria preciso buscar as pessoas que os completavam; e até mesmo os lugares. Ela tinha estranhas afinidades com pessoas com quem jamais falara, uma mulher na rua, um homem atrás de um balcão -- até mesmo com árvores ou celeiros.?

Lucas 29/09/2023

Eu não sei ler
Virginia pelo amor de deus de qual personagem vc ta descrevendo o pensamento agora me explique ????

29/09/2023

"Que importância tem o cérebro comparado com o coração?"
A Virginia Woolf tem uma sensibilidade incrível e o jeito que ela pinta os cenários é muito envolvente. Esse livro é bem exigente pela quantidade de personagens e pela mudança do ponto de vista de uma pessoa pra outra, mas acho que nunca vi um livro desenvolver tão bem todas as personagens presentes.
Demorei um pouco mais do que achei que levaria pra ler Mrs. Dalloway, mas gostei bastante.

Michelle 28/09/2023

Mrs Daloway
Clarissa, esposa de Richard Dalloway, membro do Parlamento britânico, sai para comprar flores para a festa que dará à noite. No caminho passa por algumas das ruas centrais de Londres e por dois de seus principais parques, encontrando o amigo Hugh Whitbread. Seu trajeto cruza com o de outro personagem central, Septimus Warren Smith, que, acometido de um sério trauma de guerra, encaminha-se, com a esposa que conheceu na Itália, Rezia, para uma consulta com um importante psiquiatra.Já em casa, Mrs Dalloway recebe a visita de um antigo namorado, Peter Walsh. Deixando a casa de Clarissa, ele empreende sua própria caminhada por Londres, regressando, depois, ao seu hotel, de onde sai, ao final da tarde, para a festa da antiga namorada. O romance culmina na festa de Mrs Dalloway, onde se encontram pessoas de suas atuais relações, como o próprio Primeiro-Ministro, e pessoas de seu passado: além de Peter Walsh, também Sally Seton, uma paixão da adolescência.

Erikacristn 27/09/2023

Rede contínua de pensamentos
Uma experiência complexa para dizer o mínimo. Esse fluxo contínuo de pensamentos coletivos sem divisão por capítulos é no mínimo angustiante e pode ter sido a intenção. Me lembrou a técnica em Caminhos Cruzados, só que mais densa.

Ivania 27/09/2023

Desafiadora e intensa
A obra foge da maioria das coisas que já li. No início fiquei com medo de não me adaptar ao estilo da autora e não me conectar ao texto, mas isso não aconteceu.
Incrível como cabe tanta coisa em um dia só

Robertaaaa 27/09/2023

Senti desconforto ao ler o livro por achar a personagem principal enfadonha, talvez tenha sido essa a intenção. A crítica que dá para fazer sobre esse modelo de existência é pertinente.

vitAria1235 26/09/2023

Virginia Woolf tem uma escrita complexa e ao mesmo tempo muito poética, o que me encantou nas primeiras páginas. Até a metade, senti que ele era descritivo na medida certa, mas depois disso se tornou apenas cansativo. Parágrafos extensos de descrição que soavam como enrolação e não agregavam muita coisa pra história.
A premissa do livro me agradou muito, mas não sei se foi o exagero de descrições, pensamentos, ou talvez a mistura dos dois que ia me fazendo desgostar da leitura conforme eu a avançava.
Tentei ler com certa atenção e carinho até o fim, mas começou a ficar muito arrastado a partir da metade, só me dando vontade de acabar logo.

igsuehtam 26/09/2023

Grande livro
Eu tinha receio de pegar um livro dessa autora pra ler com medo de ser um daqueles livros bem difíceis. Mas me surpreendi com o estilo, as palavras que ela usa, a leveza e o cuidado da escrita e os personagens que são os melhores. Fiquei muito curioso para saber o que tal personagem pensava em diversos momentos. Principalmente os da Mrs Dalloway. Isso torna as vezes o livros confuso, mas apesar disso é uma leitura muito tranquila. Gostei muito, vou ler mais coisas dessa autora.

najuliass 26/09/2023

"Todavia, o sol estava quente. Todavia, a gente acaba superando tudo. Todavia, sempre na vida um dia vem depois do outro."

Pequena M 25/09/2023

FINALMENTE terminei, o tanto que enrolei pra ler isso e as pausas pra terminar outros, eu tava pra colocar como abandonado, é um livro bom e gosto da escrita, mas não me fez apegar os personagens e no fim achei chatissimo, contrário do "ao farol" que foi um livro que amei e fico feliz de ter sido meu primeiro contato.

Felipe Augusto 23/09/2023

Gostei muito da leitura de Mrs. Dalloway da Virginia Woolf, uma leitura complexa mas ao mesmo tempo leve. A Virginia Woolf consegue passar a vida real, as dores e o dia a dia das pessoas tudo isso num fluxo de consciência da narrativa que é cativante. Já havia pesquisado um pouco sobre a Virginia Woolf e muito desta obra tem haver com ela o peso da morte, as relações complicadas, etc.
Leitura altamente recomendada, muitos tem medo de ler por ser um representado por muitos como uma leitura difícil, fácil não é mas com concentração você vai ler uma obra prazerosa de se ler.
Tamiris 23/09/2023minha estante
Eu sou uma das que tem medo de ler kkk. Até hoje não tive sorte com fluxos de consciência.

Felipe Augusto 25/09/2023minha estante
kkk, é bem complexo mesmo. Mas tem que ler com muito foco se tiver cansado, não teve um dia bom não tente ler, vai absorver muito pouco da leitura

Lanna Larry 22/09/2023

?Não temas mais, diz o coração. Não temas mais, diz o coração, lançando seu fardo em algum mar, que suspira coletivamente por todas as mágoas, e renova, retoma, recolhe, deixa tombar.?