Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

n_busanello 17/06/2024

Definitivamente épico
Atingindo um novo nível de popularidade com as recentes adaptações cinematográficas bem sucedidas do diretor Denis Villeneuve, as 700 e poucas páginas de ?Duna? evidenciam que seu apelo sempre esteve ali por todos os 59 anos de sua existência. Frank Herbert honra as comparações a Tolkien com sua construção de universo: mesmo com 3 apêndices e um enorme glossário explicando e contextualizando coisas, há sempre algum detalhe inexplicado que insinua um universo muito mais vasto do que a trama nos desvela.

Contudo, Herbert tem uma visão bastante distinta de Tolkien sobre a existência de homens incorruptíveis, um dos muitos temas filosóficos que ele aborda com a história que constrói. Sob camadas de reflexões sobre poder, humanidade, religião e espiritualidade?como um veio de água bem fundo na terra?um importante subtexto de ecologia é onipresente, sutilmente influenciando diversas das problemáticas do universo e da trama de Duna.

Apesar do êxito em construir uma adaptações do livro que se sustente como filmes, o próprio Villeneuve reconhece com tristeza que não pôde capturar todas complexidades da obra. Por esse motivo, aqueles que já assistiram às adaptações ainda acharão interessante a leitura, e saber a grosso modo o desenrolar da trama inclusive os ajudará a entender certos pormenores.

mesteph 16/06/2024

"Grande Mãe! Ele é o Kwisatz Haderach!"
Obra-prima da ficção científica! ?
Acho que nunca li nada parecido, nunca li nada tão bem construído, com tantas camadas, tantas histórias sobre histórias, um universo extremamente rico. Li em outra resenha e vou parafrasear, porque é exatamente o que eu sinto: "não parecia que se tratava da criação de alguém; todo o mundo de Duna parece ser muito natural, como se o autor estivesse apenas descrevendo uma vivência já existente."
Com certeza está no meu top 5 favoritos, aborda política, religião, ecologia como eu nunca vi em outros livros. Criticando o fanatismo religioso, a exploração ecológica, uso de poder de fogo e influência para controlar a população, Frank Herbert é um gênio e fez a obra mais inteligente da história.
__________________

"Não se deixe enganar pelo fato de que ele nasceu em Caladan e ali viveu seus primeiros quinze anos. Arrakis, o planeta conhecido como Duna, será sempre o lugar dele."

Luiz Namur 16/06/2024

Muad'Dib
Ambientado no distante planeta desértico de Arrakis, o livro explora temas complexos de política, ecologia, religião e poder.

A história segue Paul Atreides, um jovem herdeiro de uma nobre casa que é levado com sua família para governar Arrakis. Este planeta árido é a única fonte da substância mais valiosa do universo, a "melange" ou "especiaria", que é essencial para a viagem espacial, prolonga a vida e expande a consciência. Quando a família Atreides é traída e quase exterminada, Paul se refugia entre os Fremen, os habitantes nativos do deserto, e começa a cumprir seu destino como líder e messias.

"Duna" é mais do que uma simples história de aventura; é uma meditação sobre o poder e suas consequências, a relação entre humanidade e meio ambiente, e a busca por identidade e propósito.

@rccardopereira 15/06/2024

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA
Nada descreve melhor a sensação de ler esse livro. De cara é assustador pegar um livro de quase 700 páginas pra ler. Mas foi uma viagem muito boa do início ao fim. Sempre tem coisas a se descobrir. As tramas políticas são muito boas, juntando a isso o misticismo então. Um prato cheio pra mim que amo tudo do gênero. Eu fiquei com a sensação de quero mais e acho que tenho um pouco de razão quando digo que daria sim pra ter tido mais um livro ali. Vou dar pitaco. Acho que o livro 3 deveria ter sido todo um desenvolvimento do Paul durante esses dois anos com os fremen. Ele com a Chani, tendo o filho, criando o filho, Jéssica tendo a Alia. Não seria encheção de linguiça se servisse como desenvolvimento e deixaria mais conciso e complexo. A batalha final também apesar de eu ter gostado do que vi, fiquei com a sensação de que poderia ter mais coisas ali, descrevendo mais. Porque se pensar que esperamos tanto pra chegar nesse ápice. Já sobre barriga acho sim que o livro 1 e na metade do livro 2 se estende demais e é impossível não ficar com a sensação de que não tem nada acontecendo. Na traição da a entender que Leto é muio bobo achando o tempo todo que conseguiria lutar contra isso e sendo tão fácil eliminarem ele. Mas é claro que o saldo é super positivo. Eu li esse livro por doses homeopáticas e foi a melhor decisão. Sem dúvidas um favorito da vida. Vou deixar esse universo descansar e tomar mais um pouco de forma na minha mente até voltar com Messias de Duna. Até lá.

Lucas.Silva 15/06/2024

Esplendoroso
Vim ter contato com o livro após ver os filmes. Comprei o box com a edição de bolso da Aleph e fui confiante. O investimento valeu a pena, essa obra é maravilhosa. Herbert cria um universo muito complexo, permeado por questões políticas, sociais, religiosas e ambientais. Ao ler, não parecia que se tratava da criação de alguém; todo o mundo de Duna parece ser muito natural, como se o autor apenas tivesse descrevendo uma vivência já existente.

O autor consegue suscitar a nossa curiosidade a cada fim de capítulo, ao mesmo tempo que vai costurando histórias ?paralelas?, que, na realidade, são partes constitutivas da narrativa.

Amei a forma que foram utilizadas questões mais complexas. Os debates sobre a ecologia, mais presentes no livro que no filme, foram maravilhosos, sendo um dos grandes focos dessa obra. Como se adaptar a situações adversas, a capacidade de mudá-las, a esperança num futuro e desejo de manter povos submetidos a essa situação, são todas partes importantes para uma reflexão de nós enquanto humanidade.

Soma-se a isso o debate político, marcado por briga de famílias e elites gananciosas contra povos que desejam apenas viver. Sobre isso, muito pode ser dito sobre colonização e a forma como a religião pode servir para a manipulação de um povo. Enfim, um livro incrível e que deve ser lido por todos que amam uma boa ficção científica.

Nascimento.Nayane 15/06/2024

Duna é tudo que dizem: uma leitura complexa. Com um glossário próprio no fim do livro, torna ainda mais demorada sua leitura. Li o digital então consegui salvar a página, tornando mais fácil a consulta. Porém, senti falta da explicação de algumas palavras.
Li Duna depois de ter visto Duna 1 e Duna 2 nos cinemas. Já sabia de algumas diferenças nas histórias mas não imaginava que eram diferenças marcantes. Nesse quesito, acredito que o filme foi uma excelente adaptação, superando, na minha opinião, alguns pontos do livro (que tem algumas ideias antiquadas e machistas).
Minha parte favorita são as Bene Gesserits!! A doutrina delas e como controlam as casas é muito interessante.
Com certeza continuarei para concluir a trilogia pelo menos!

johannbsf 13/06/2024

O que dizer dessa obra prima? Minha sensação é de realmente estar lendo um livro sagrado de alguma religião. Demorei para ler pois tinha uma certa pena de deixar esse universo, deixar arrakis com paul, lady jessica, alia, chani, stilgar....

Livro muito rico, com detalhes estonteantes. Que a mão de Deus seja testemunha de que paul muad'dib atreides é lisan al gaib e irá nos levar ao paraíso verde.

Esqueci de comentar que o livro pega assuntos de extrema importância atualmente, seja sobre o oriente médio, seja sobre ecologia, colonialismo ou até mesmo políticos que se passam por líderes religiosos.

Ana 13/06/2024

Anticlimático
O filme é melhor
acho que se eu não tivesse visto o filme não ia gostar do livro porque ele é muito longo e complexo e não tão emocionante assim
tiveram algumas partes e cenas que não foram adaptadas pro filme que achei muito interessantes!
não me entenda mal, história é interessante e o mundo é bem construído, mas muita coisa é meio arbitrária ou não é passada com a devida atenção
principalmente no equivalente a parte 2 do filme em que a gente vai se encaminhando pro final que achei mais fraco em questão de narrativa e de progressão
os discursos do paul não são tão legais
a chani é sem personalidade
o final foi anticlimático

dito isso, lerei os próximos

ELIOMAR.MIGUEL 12/06/2024

Um ótimo livro, história longa mas faz com que a gente grave fácil os fatos, embora em alguns momentos a leitura fique pesada. Gostei bastante.

Sabrina758 10/06/2024

??
"Duna", de Frank Herbert, é uma obra seminal na literatura de ficção científica, reconhecida por sua profundidade temática, complexidade narrativa e riqueza de construção de mundo. Publicado em 1965, este romance não apenas redefine os padrões do gênero, mas também estabelece uma reflexão filosófica e ecológica que ressoa com questões contemporâneas.

Ambientado no desértico planeta Arrakis, "Duna" narra a ascensão de Paul Atreides, um jovem herdeiro que se vê enredado em uma teia de intrigas políticas, econômicas e religiosas. Herbert constrói um universo intricadamente detalhado, onde cada elemento ? desde a geografia árida até as culturas e sistemas de crença dos habitantes ? contribui para um cenário de épica grandiosidade. A especiaria melange, recurso mais valioso do universo, simboliza não apenas poder e riqueza, mas também a luta pela sobrevivência e o controle do destino.

A genialidade de Herbert está em sua capacidade de interligar temas de ecologia, religião, política e filosofia em uma narrativa coerente e envolvente. A exploração das dinâmicas de poder e a crítica às estruturas imperiais e coloniais conferem à obra uma relevância que transcende seu contexto de ficção científica. Os personagens são desenhados com uma profundidade psicológica rara, especialmente Paul, cuja jornada de autodescoberta e transformação em uma figura messiânica é tanto um triunfo quanto uma tragédia.

"Duna" é, sem dúvida, uma leitura que exige e recompensa a atenção do leitor. Herbert não oferece respostas fáceis, mas provoca uma meditação profunda sobre a natureza humana, o meio ambiente e as armadilhas do poder absoluto. Sua prosa rica e evocativa transporta o leitor para um universo onde cada grão de areia carrega significado, e cada decisão reverbera com consequências cósmicas.

Em resumo, "Duna" é uma obra-prima que continua a influenciar e inspirar, um testamento ao poder da ficção científica de abordar questões fundamentais da existência humana através de um espelho de especulação futurista. É um livro indispensável para qualquer leitor que busca compreender o potencial transformador do gênero e a visão singular de Frank Herbert.

Rafael.Augusto 10/06/2024

Cara, esse livro é épico, se você gostou do filme que já é muito bom diga - se de passagem, vai achar o livro sensacional, pois lógico que na adaptação não dá pra se colocar tudo.

João 09/06/2024

Duna
Publicado originalmente em 1965, "Duna" é um marco para a ficção científica; existe o antes e o depois de "Duna".

Tudo aqui beira a perfeição. Construção de mundo intrincada com toda a parte ecológica riquíssima envolvida, explorando religião, misticismo e intrigas políticas. Consegue misturar filosofia e ciência de forma magistral.

Com uma crítica ao poder, à exploração ecológica e ao fanatismo religioso, "Duna" se torna a principal influência para tudo que veio depois no Sci-Fi, e até mesmo para a fantasia. Clássico absoluto!