Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Pedro.Farinha 28/04/2021

SORTEIO
O começo de Duna é marcado pela grande quantidade de informações. As descrições e terminologias, caracterizadas por uma linguagem extraordinária, parecem não ter fim. É preciso ter um QI de 250 para entender tudo na primeira leitura. O que não aconteceu comigo.
Um ponto forte do livro é que os personagens são complexos e vivos. Vale a pena destacar Paul. Ele é o personagem mais interessante do livro e passa por transformações na sua turbulenta jornada heróica.
A trama política é espetacular. Muito bem desenvolvida e com cada personagem possuindo ambições bem trabalhadas.
O livro também contém um plot twist inesperado, o que melhora a história.
Um ponto negativo é o excesso de descrições sobre a natureza, algo que torna o livro cansativo e sem fim, comprometendo a diversão.
Fora isso, Duna é uma leitura obrigatória para os amantes de ficção científica. É um universo riquíssimo, descrito em uma linguagem grandiosa, onde o leitor não precisa entender cada detalhe para usufruir do entretenimento.

O sorteio desse livro será realizado no domingo. Comente uma ? e siga meu Skoob para participar. Uma ? por pessoa.
Lucas Of Woods Beyond 28/04/2021minha estante

Manu_Mayu 28/04/2021minha estante

Isa 28/04/2021minha estante

lotta ð  28/04/2021minha estante

Chris 28/04/2021minha estante
? aff o livro que eu mais queria hahahahaa

Ana julia 28/04/2021minha estante

Nascimento 30/04/2021minha estante

Helo 30/04/2021minha estante

Mihh 30/04/2021minha estante

Gustavo Vilas Boas 30/04/2021minha estante
? Quero muito esse livro!

Nathalia.Ramos 30/04/2021minha estante

mii 02/05/2021minha estante

Ranny 02/05/2021minha estante

Clara 02/05/2021minha estante

Pedro.Farinha 02/05/2021minha estante
O número sorteado foi o 37. O vencedor é Francisco M!! Obrigado a todos que participaram.

Libreria.Sputniky 02/05/2021minha estante
????????

Marcelo.Furtado 03/05/2021minha estante
???

mii 03/05/2021minha estante
???

Lilian.Kelly 03/05/2021minha estante
Parabéns, Francisco! Abraço a todos!

Taísa 15/05/2021minha estante

FranciscoM 28/05/2021minha estante
Meus amigos, acabei de receber o livro Duna por este sorteio do Pedro Farinha.
Ele foi muito atencioso em todo o monitoramento do livro até chegar em minhas mãos. Capa Dura. Livro novíssimo.
Obrigado Pedro por este sorteio e incentivo à leitura!
Continuo seguindo seus comentários e seus livros.

ChloA0 28/05/2021minha estante
Parabéns

Edu 29/05/2021minha estante

Gustavo Rodrigues 21/12/2020

E S P E T A C U L A R
Sinceramente, eu não sei nem o que falar desse livro. É um espetáculo, um calhamaço de respeito que não deixa a desejar!

Ao ver a capa você pode achar que é apenas um livro que tratará sobre humanos e vermes em um planeta hostil, mas é MUITO mais que isso.

Uma trama muito bem articulada, extramamente bem construída e desenvolvida, que traz inúmeras informações que convergem pra um mesmo ponto ao longo da leitura. Com muita política, traição, ação, a história vai te envolvendo e te fazendo parte dela.

Ao meu ver o autor utiliza de um artifício muito interessante: não há um herói super bonzinho e carismático. Todos os personagens, até mesmo os que são bons, uma hora ou outra fazem besteira e não são "santificados" demais. É mais ou menos o que também acontece em Game of Trhones, que eu acho que se inspirou em muita coisa de Duna, como já tinham me falado.

É um livro grande, que tem uma leitura relativamente complicada no início, mas que vale a pena demais!! Sem falar que a edição física é espetacular, muito bonita.

Eu já comprei o livro 2 e continuarei a saga com toda certeza. Recomendo sem hesitar.
Juliane Raquel 22/12/2020minha estante
Melhor livro que li nesse ano! INCRÍVEL ?

Antunes 22/12/2020minha estante
começo ele em janeiro!!! :)

Lilly 23/12/2020minha estante
Vai ter a leitura coletiva em jan21 no canal do YouTube " Ler antes de morrer". Tô aqui no vou-não-vou e essa sua resenha animou demais à favor!

Cleyton 24/12/2020minha estante
Muito interessante. Agora vou me programar para ler ele em janeiro ou até mesmo no fim desse dezembro.

Cleber 28/12/2020minha estante
Já está na minha lista p 2021, na LC de janeiro

Mary 02/01/2021minha estante
Me deixou com vontade

Elianne.Franchella 13/01/2021minha estante
Oi @Lilly entrei na leitura coletiva e estou gostando do livro. É o meu primeiro de ficção científica, estava receosa, mas valeu me desafiar.

Lilly 13/01/2021minha estante
Oi @Elianne! Obrigada pela força! Comprei o livro, mas estamos no dia 13 e ainda não comecei... Ainda estou com muitos livros em aberto e o mês está voando :/

Cleyton 14/01/2021minha estante
Eu já comecei e estou achando um barato o livro. Estou nos primeiros capítulos. O autor gera um ar de expectativa muito bom e ele dá algumas doses de informação e dá margem para a imaginação do leitor.

Hoax_ 15/01/2021minha estante
Estou contando os dias pra chegar o meu livro mas a Leitura vai ficar para fevereiro.

Durval 22/01/2021minha estante
Não é chamado de uma das maiores ficções científicas sem motivo, duna é perfeito, nada mais a declarar

Adriana Garcia 04/02/2021minha estante
Confesso que fiquei curiosa com sua descrição. Vou ler.??

Kacio 12/05/2021minha estante
Livro maravilhoso, uma mistura de Star Wars com game of thrones, mas, com a mais alta qualidade. Não é atoa que ambas beberam da fonte de duna!

Lucas.Melo 30/05/2021minha estante
O maior livro que já li
o segundo livro que estou lendo desde a meu começo da pratica de leitura, e amei!
sugiro para que leiam, espero que o resto da saga continue no mesmo patamar???

Joca 09/09/2021minha estante
Incrível,o pai da ficção científica.
Tô doido pra estreia do filme,o elenco recheado me deixou animado

Gii Archeron 30/09/2021minha estante
Vou comprar !!! Meu bolso que lute

Mari.Sawczuk 12/10/2021minha estante
A leitura desse livro deveria ser obrigatória. A profundidade da história e a riqueza de detalhes são cativantes.

Mari.Sawczuk 12/10/2021minha estante

thay 06/11/2021minha estante
qual classificação ????

Brandajulise 30/11/2021minha estante
Acho que 12 ou 14 anos por aí

Geovanna.Laura 19/12/2021minha estante
Que livro incrível! Um dos melhores que já tive a oportunidade de ler

Cleyton 24/12/2021minha estante
Achei Duna incrível também. Grande história, um belo semi mundo inventado, a trama é excelente e o enredo como um todo também. Achei que o meio do livro ficou cansativo e acabou deixando de construir mais a história. A formação do Paul mais maduro no deserto acaba sendo bem longo. Acredito que poderia-se explorar mais os próprios elementos criados do livro, como a guerra do universo, o pseudo extermínio dos humanos e os recursos visados.

Lala 27/12/2021minha estante
Sensacional! Cheguei em uma parte do livro onde só consigo dizer, MEU DEUS!!

Duda Reis 02/02/2022minha estante
Ah mds, eu tô lendo, é só quero saber quando começa o romance

Eduarda.Teixeira 10/02/2022minha estante
Como vcs conseguem ler esses livros por esse app?

Eduarda.Teixeira 10/02/2022minha estante
Como vcs conseguem ler esses livros por esse app?

Saturno 10/01/2023minha estante
Este livro.... é completamente perfeito! recomendo para todos!!

Pedro.Guardiola 10/05/2023minha estante
Ainda lendo, mas já está nos melhores da vida

Jikukato 01/04/2024minha estante
Alguém conhece um livro que o protagonista é herói e revoluciona a população

Heitor.Morales 16/04/2024minha estante
No início fui achando meio cansativa a leitura, mas depois foi valendo muito a pena. Demora pra pegar o ritmo, mas o pay-off vem e a escrita consegue ser impecável!

Pam 29/10/2021

A long time ago in galaxy far, far away?
Duna se passa em um futuro distante e pós-apocalíptico, onde a humanidade aboliu a inteligência artificial após concluir que as máquinas eram mais perigosas que úteis. A partir disso os humanos se espalharam pelo espaço e assim conquistaram cada canto dele. E é nesse contexto que acompanharemos a jornada de Paul Artreides, protagonista e herdeiro de uma das grandes famílias da galáxia.

Um livro inexplicável que na verdade explica muita coisa.
O mesmo trás diversos temas para discussão, como política (principalmente política), religião, ecologia, superpopulação, limitações humanas? são tantos que possivelmente eu devo ter esquecido de algum no processo.

Alguns leitores podem achar confuso e até lento no início, para mim foi assim, mas depois que nos familiarizamos com a escrita do autor e somos totalmente introduzidos a esse universo, a leitura fica muito mais fácil.

Duna ganhou um cantinho especial no meu coração, eu particularmente amei a complexidade desse universo que serviu de inspiração para muitos outros tão incríveis quanto, como star wars e game of thrones que sou completamente apaixonada.

Irei assistir ao filme hoje e não consigo me controlar de tanta ansiedade, espero muito não me decepcionar, pois já criei muita expectativa.
Cristian 29/10/2021minha estante
Ótimo livro, né! O filme é de encher os olhos. Como toda adaptação, ela tem de fazer escolhas do que passar na tela, mas vc verá o fio condutor da história no cinema. Depois conta pra gente o que achou ?

Breno.Cunha 29/10/2021minha estante
Assistirei o Filme este fim de semana e daí vou ler ksskks pra ter aquela sensação de upgrade, tô ansioso

Pam 30/10/2021minha estante
O livro é incrível mesmo, Cristian. Acabou que só vou poder ver o filme hoje, mas darei o feedback assim que assistir!!!

Pam 30/10/2021minha estante
Inclusive, mal posso esperar ?

Pam 30/10/2021minha estante
Leia sim, Breno. Acredite, não vai de arrepender!

Pedro Moreira 30/10/2021minha estante
Excelente resenha, Pam! Deu até vontade de ler novamente ?

Pam 30/10/2021minha estante
Muito obrigada, Pedro. Leia sim!
Já estou sentido falta desse universo

se*

Pam 31/10/2021minha estante
Eu disse que voltaria aqui depois que assistisse? E MEU DEUS, QUE FILME FOI ESSE???
Foi emocionante ver os detalhes que, as vezes, são difíceis de construir na leitura ?

Breno.Cunha 31/10/2021minha estante
Minha namorada me obrigou a ir numa festa de família ?? mas irei ver o qnto antes

Cella 02/11/2021minha estante
Oii, tudo bem? Qual a classificação indicativa do livro? Obrigada

Pam 03/11/2021minha estante
Tudo bem sim, e com você?
14 anos, pois contém violência!
Espero ter ajudado :)

Cella 03/11/2021minha estante
Muito obrigada!

Breno.Cunha 03/11/2021minha estante
Assisti o Filme, e QUE OBRA DE ARTE, direção artística e fotográfica estão de parabéns, agora partiu terminar HP o mais rápido q conseguir pra ler Duna sem esquecer as imagens do filme

Pam 07/11/2021minha estante
Foi um investimento muito grande nesse filme, mas valeu a pena porque ele tá INSUPERÁVEL!

Cristian 07/11/2021minha estante
vdd!!!

Jorge 23/03/2010

Duna
O tema do escolhido permeia a cultura e a literatura ocidentais, pelo menos, desde a ascensão do cristianismo. Diferentemente do conceito oriental de avatar, o escolhido não é uma mera encarnação da divindade. Ao contrário, tem necessariamente um lado humano que está em conflito com o destino que lhe é imposto. A dúvida e a incerteza sempre assombram o escolhido, e uma hesitação sua pode implicar a diferença entre a perdição da humanidade ou a sua redenção.

O tema do escolhido é transportado para um futuro distante na obra de Frank Herbert. Um futuro em que a civilização humana, ao espalhar-se pela galáxia, passa a depender de um único produto: o tempero geriátrico. Uma analogia possível seria a dependência que a nossa civilização tem do petróleo. Mas é ainda mais produnda: não só as viagens espaciais dependem do tempero mas, também, a própria extensão da vida humana requer o consumo rotineiro da substância. E se o consumo é interrompido, há uma crise de abstinência que pode matar o usuário. O que torna a questão ainda mais delicada é que o tempero geriátrico é encontrado em apenas um planeta conhecido: o árido mundo de Arrakis, ou Duna. Por isso, quem controla Arrakis controla a produção do tempero, e quem controla a produção do tempero, controla a civilização humana.

É neste pano de fundo que se desenvolve a história de Paul Atreides. O pai de Paul, Leto, é o Duque do Planeta Caladan. Já no início do livro recebe uma ordem do Imperador para que deixe Caladan e passe administrar Arrakis, em substituição a casa Harkonnen. É possível antever desde logo que algo de nebuloso paira sobre a questão e que grandes riscos esperam os Atreides em Arrakis. O livro passa girar então em torno de dois pilares fundamentais: a intriga política e o confronto dos Atreides com o ambiente hostil e exótico de Arrakis.

Frank Herbert costura estas duas facetas de forma harmoniosa. Apesar do aspecto hostil, o mundo de Arrakis e seus habitantes, os fremen, fascinam o leitor pelo seu exotismo. E quando Paul é forçado a mergulhar neste universo único, vai se defrontar com uma antiga profecia da gente do deserto e compreender seu próprio papel em sua realização.

Nesta pequena análise fui forçado e simplificar (e muito) as sutilezas do enredo. Aliás, este talvez seja o melhor adjetivo para descrever Duna: sutil. Seja na descrição do mundo, seja na construção dos personagens, Frank Herbert costura um romance que encanta por sua riqueza de detalhes. A saga de Paul Atreides suga a atenção do leitor desde o início e isto se deve em grande medida ao caráter convincente do universo em que ela se passa. Trata-se, sem dúvida, de um clássico da Ficção Científica e da Fantasia que precisa ser lido por todos os fãs do gênero.
Ed 09/09/2015minha estante
Depois da sua resenha e preciso urgente desse livro. Muito obrigada.

Tuka 13/09/2016minha estante
Comprei, estou esperando chegar, e agora ansioso pela sua resenha!

Ulisses 15/05/2017minha estante
Suas resenhas de FC são ótimas !

skuser02844 04/04/2020minha estante
Sua resenha me deixou com vontade de ler esta obra.

Ed Goularth 21/04/2020minha estante
Essa parte da resenha que fala do escolhido no deserto me lembrou A roda do tempo, será que Robert Jordan também bebeu em Duna

Temujjin 20/05/2020minha estante
Que livro fantástico, bora ler a sequência...

Ed Goularth 24/09/2020minha estante
Acho a parte do barão muito caricata e patética, não é um vilão a altura dos atreides

Capitu 02/10/2020minha estante
Melhor resenha que li ??

Belaciel 06/10/2020minha estante
Vou resenha me deixou encantada pela história. Estou com muita vontade de ler o livro agora!

Fábio M. Pacheco 13/10/2020minha estante
É impressionante a complexidade da história de Duna. De fato, seu valor literário é atemporal. É o autor é um gênio criativo. Sem dúvida, um ótimo livro.

Kety 08/10/2020

Simplesmente maravilhada com Duna!
Acho que eu nem tenho QI pra discutir esse livro da forma como ele merece, então, vou fazer uns comentários breves, pq preciso falar sobre Duna! Hahaha

Meu irmão e minha cunhada compraram e já me emprestaram o livro, logo, não podia contar com a opinião deles. Depois, meu irmão me mostrou o trailer do remake que conta com uma produção especial, né (direção, TRILHA SONORA, elenco, etc)! Só me restou aceitar meu destino e começar a leitura, sem saber exatamente o que esperar (não quis procurar muito além com medo de spoilers hahaha).

Ok, comecei a leitura e senti que precisei de um momento pra me habituar aos termos diferentes, mas acho compreensível, considerando que não vi o dicionário no fim do livrooo! Tô com raiva de mim mesma até agora!

Superado aquele momento e depois de digerir a história como um todo: QUE LIVRO! Que leitura rica e que universooo!!!

Honestamente, é um livro de 680 páginas (contando com os apêndices e o capítulo de terminologias do Imperium. A história em si tem 620 páginas). É um livro de conteúdo denso, sim, mas não é cansativo (pelo contrário, é instigante).

Fiquei apaixonada pela evolução dos personagens e pela passagem dos acontecimentos que são retratadas de uma maneira precisa, e a impressão que tive é que o autor narrou com (muita) paciência. Eu senti como se estivesse lá em Arrakis, enfrentando aquele oceano de areia junto com Paul e Jéssica!

A ligação entre a política e a religião tomou um rumo inesperado de certa forma pra mim. Honestamente, eu não li muitos livros com essa temática, mas quando a gente pensa nessas duas coisas, acho que muitas pessoas automaticamente pensam "não misture", né? Portanto, sinto que meu cérebro rejeitou essa possibilidade bem prematuramente.

Eu não esperava que o Paul se tornasse realmente um líder RELIGIOSO. O amadurecimento dele foi surpreendente, mas não esperava TANTO. Então, fiquei chocada com o plot twist e mais chocada ainda com o Paul que o narrador nos apresenta no final.

Acho que eu fiquei tão imersa no conflito interno dele e também na maneira como ele desejava evitar o jihad que quando eu abri os olhos já tinha uma frota espacial acima de Arrakis só esperando sinal positivo... Hahahaha

ENFIM, Duna foi uma leitura totalmente inesperada! Não fazia parte da minha lista e eu nem sabia que existia (shame on me, btw). Foi uma das minhas melhores experiências literárias de 2020 e eu definitivamente pretendo dar continuidade a essa saga e me aprofundar nesse universo incrível!!

PS: Preciso enaltecer a edição da Aleph que tem uma ilustração maravilhosa de capa dura e a formação do texto é super agradável! Tem conteúdo? Tem! Mas também fica lindo na estante! Hahahaha
Ellen 08/10/2020minha estante
Li há muitos anos e também fiquei maravilhada com a narrativa e os personagens.
Fizeram um filme sobre "Duna" e foi frustrante.

Henrique Bertonne 08/10/2020minha estante
quero ler !

Kety 08/10/2020minha estante
Se tudo der certo, esse remake vai arrasar! Duvido que seja tão abrangente, né, tem coisas que só os livros passam pra nós, mas ainda assim tenho esperanças pro filme!! Hahaha

Kety 08/10/2020minha estante
E, leia, Rique!! Hehehe (agora começa o trabalho de indicar do livro pra todos ?)

Ellen 08/10/2020minha estante
Não sabia do remake. Acho que uma série seria mais abrangente, né?

Kety 08/10/2020minha estante
Verdade, nem tinha pensado nisso! Ainda mais hoje em dia que as séries tem qualidade tão boa quanto dos filmes!

Torby Frosty 08/10/2020minha estante
Otima resenha, deu mais vontade ainda de ler ?

Eu estava emocionada quando escrevi! Mas leia logo também!! Hahahahha

Israel.Berbigier 09/10/2020minha estante
\o/

Israel.Berbigier 09/10/2020minha estante
Parabéns, fico muito feliZ que tu gostou, se quiser conversar mais sobre Duna pode me chamar...???

euindy 30/10/2021

QUE LIVRO FOI ESSE BRASEL
"Não terei medo. O medo mata a mente."

meu primeiro livro de ficção científica e eu amei!

vou mandar a real, li sem expectativa NENHUMA e simplesmente AMEI

o livro é incrível, assim como muita gente eu me perdi no começo, mas das páginas 150 p frente foi mais ou menos de boa

a leitura não é nada fácil, mesmo depois de já ter lido bastante eu ainda me perdia em muita coisa.

os personagens são incríveis, amei o fato do Frank ter colocado em 3° pessoa e descrever os pensamentos de alguns

cada plot q eu ficava de queixo caído, te juro

me arrependo um pouco de não ter lido essa perfeição antes

Paul, Jéssica, Leto, Chani, Alia eu amo muito vcs

com esse final eu preciso ler os outros livros com URGÊNCIA
mbarcelos2 31/10/2021minha estante
Tem mais de 1 livro ou a história começa e termina nesse???

euindy 31/10/2021minha estante
qnd acabei de ler esse livro soube q tinha mais pois o final foi meio inacabado sabe? então Duna é uma saga e tem 6 livros se n me engano

mbarcelos2 31/10/2021minha estante
Misericordia, ele termina igual o filme? Na parte q ele encontra o povo do deserto?

euindy 31/10/2021minha estante
ainda n assiti o filme, mas se acaba na hr q o Paul encontra os fremen essa só é a medade do livro, o livro continua ainda depois dessa parte

Sou doido pra leeeer

euindy 11/07/2022minha estante
@Gui te jurooo ele é incrivel

Guilherme 11/07/2022minha estante
Eu fiquei com preguiça de começar kkkkkk

Mas juro que vou ler

euindy 12/07/2022minha estante
@Gui KAKAKKAKAKA eu tbb e demorei um bom tempo p terminar, mas valeu a pena

Wanderson.Trindade 01/04/2021

Maravilhoso
Confeço que no começo da leitura me perdi várias vezes com as terminologias usadas, isso quase me fez desistir pois tornava a leitura cansativa ao ter que ficar consultando o apêndice.
Mas continuei a ler, com o tempo acabei me acostumando e isso fez com que a imersão da história fosse ainda maior. Página por página, fiquei cada vez mais encantado em como o autor conseguiu inserir política, religião e ecologia de uma forma que faz você querer aprender ainda mais sobre este universo.
É como se você acreditasse que tudo aquilo realmente existirá, e você está tendo um vislumbre do futuro. Uma leitura extremamente satisfatória e quando chega a última página, você sente um vazio e pensa que nunca lerá algo tão bom quanto.
Recomendo de mais para qualquer amante de ficção científica ou a qualquer apreciador de uma boa história.
Fran Ferreira 01/04/2021minha estante
Comprei em ebook, tô pensando em ler com o Geefe, mas confesso que tenho um pouco de receio

Wanderson.Trindade 01/04/2021minha estante
Não tenha, você sairá encanta com a história. Isso lhe garanto.

Fran Ferreira 01/04/2021minha estante
Valeu

Ronaldo 10/05/2021minha estante
Estou no meio do livro, mas estou achando excelente! Ansioso para ver o filme que será lançado em outubro.

Fran Ferreira 10/05/2021minha estante
Obrigada Ronaldo. Leitura Coletiva já não dá mais, agora vou ler perto de lançar o filme.

Ronaldo 11/05/2021minha estante
Fran, quando peguei o livro físico pra ler me assustei com o tamanho (650 páginas). Mas depois que a gente começa não quer parar. E ainda tem mais 5 livros da série...

Juliana 21/08/2021minha estante
Qual a classificação de idade desse livro?

Fran Ferreira 21/08/2021minha estante
Vou ver em um grupo que participo se alguém sabe, e te falo.

Hayra.Oliveira 03/09/2020

Duna - Frank Herbert
Com certeza esse foi um dos melhores livros/obras do universo de fantasia sci-fi que eu li na minha vida. Aconselho que todos os fãs de Senhor dos Anéis, fantasia, sci-fi e literatura em geral que leiam essa obra.

No começo eu confesso que tive um pouco de dificuldade para imergir na história, pois Duna tem um universo bem distinto e complexo, por causa disso o leitor pode ter problemas pra se situar nos termos e momento histórico. Além disso o autor não perde muito tempo explicando alguns detalhes da narrativa, deixando muita coisa para os apêndices e apenas no decorrer da história que você consegue se familiarizar com as termologias adotadas nesse universo.

Duna explora temas delicados e complexos até para os dias de hoje e quando você pensa que este livro foi escrito em 1965 acaba tendo uma noção do quanto o Frank Herbert foi visionário ao escrever sobre: humanismo, controle de massas através da religião e misticismo, unificação da política e religião, teocentrismo, utilização de recursos naturais, ecologia, importância da água, idolatria religiosa, guerras religiosas, exploração de trabalhadores, entrelaçamento entre ciência e religião, maquinação, utilização da educação como meio de mudanças da sociedade a longo prazo... Enfim, uma infinidade de temas complexos, polêmicos e atuais até para os dias de hoje.

Estou encantada por esse universo e com certeza irei ler e expandir meus conhecimentos para outros títulos e mídias que tratam de DUNA.
Brauns 07/09/2020minha estante
Pois é, o Frank Hebert foi um visionário. Me encantou também o fato da linguagem ser bem acessivel, mesmo que com um tema denso. Espero que o novo filme faça jus a obra.

Hayra.Oliveira 07/09/2020minha estante
Estou com expectativas muito altas com esse filme. As imagens lançadas estão fantásticas

Brauns 07/09/2020minha estante
Sim! O Denis Villeneuve é muito acima da média, principalmente em termos visuais

mpettrus 15/10/2020minha estante
Essa história é magnífica. Estou relendo depois de 14 anos da primeira vez que o li. Confesso que a leitura está mais fluida, mais fácil do que da primeira vez. Evidentemente, a maturidade de hoje certamente não era a maturidade de outrora e o entendimento acaba sendo maior.

A sua resenha está perfeita. Você resumiu bem o que é a obra ?Duna?.

Infelizmente, o filme não fará jus ao livro. A primeira adaptação foi um fiasco. ?Duna? é o tipo de literatura feita e inventada somente para as folhas. E nisso o Hebert foi perfeito.

Hayra.Oliveira 15/10/2020minha estante
Eu concordo com você, felizmente é um universo muito vasto e profundo para ser explorador em algumas poucas horas de mídia, porém estou ansiosa para ver Duna sendo representada de maneira digna pela 7 arte.
Pretendo reler Duna em algum momento para que eu possa enfim ter uma leitura mais fluida como a sua.

mpettrus 15/10/2020minha estante
Confesso que estou na expectativa também. Mas nem tanto pelo filme em si, mas pra ver o Timothée Chalamet ???? e super apoio você ler daqui algum tempo novamente esse livro. Cê pode ter uma experiência diferente e talvez pra melhor. Enfim, literatura pra mim parece aquele provérbio de que nunca entramos no mesmo rio duas vezes. Sempre há algo novo pra descobrir, para o bem ou para o mal.

Hayra.Oliveira 15/10/2020minha estante
Eu não vou admitir que estou ansiosa pra ver o Timithée Chalamet ahhahahhahhaha, mas a verdade é que já estou com crush nele desde Adoráveis Mulheres

mpettrus 16/10/2020minha estante
Hahahahahahahahahahaha ????????

Bart 30/05/2020

Duna - Saga vol. único
*Frank Herbert*
1973 pág, 2005.
Demorou mas terminei! Com esse livro, nunca mais escrevo... "tal livro poderia ser maior, ou muito bom, mas infelizmente é fininho."
Duna Saga é uma coletânea dos títulos de Duna, contando toda a trajetória da trama!
O 1° livro lançado nos EUA em 1965, consegue ser uma ficção científica apaixonante, o escritor não fica recorrendo à palavras inventadas p/descrever a tecnologia. A trama se passa muito no futuro, toda a humanidade já se espalhou pelas estrelas. A leitura é fluída, e como ele trata as intrigas, que acontecem nas sombra do poder é show (Game os Thrones)!!
Se "O Senhor dos Anéis" é um livro referência p/aventura-fantástica, Duna é com certeza referência p/ficção científica... Star Wars, bebeu literalmente da fonte do deserto de Duna (Tatooine), e foi de lá que George Lucas criou a obra dele!
A trama inicial conta a trajetória de Paul Atreides, seu pai o Duque Leto junto com sua mãe, Lady Jéssica (uma "Bene Gesserit", ordem poderosa composta só de mulheres), são designados p/planeta Arrakis também conhecido como Duna, o planeta todo é um deserto e água quase não existe. Algo que faz Duna um planeta muito importante é a especiaria, o Melange, quem controla o preço da especiaria, controla tudo. E a vida de Paul Atreides vira totalmente do avesso pouco depois de quando ele e sua família chegam em Arrakis/Duna, as intrigas e a luta de sobrevivência num planeta onde vermes de 500m (e maiores) de comprimento "nadam" nas areias que vão contar a história de gerações (milênios) e o surgimento de um líder que vai mudar tudo... É um p*ta de um livro! Eu não consigo descrever 1/3 de quão bom o livro é.
No fim do ano, chega a nova versão para o cinema, depois de ler ao livro, acho muito difícil (mesmo que em várias sequências) conseguirem adaptar toda a saga... mas que venha!!
Excelente livro, vc termina de alma lavada!! Melhor ficção científica que eu já li!! Poooorta que abriu mesmo!!
Não falei absolutamente nada do livro!!
Ps. O escritor faz uma dedicatória p/esposa falecida (no fim do livro), caramba ????????!
Adérica Campos 30/05/2020minha estante
Parabéns Bart!

Bart 31/05/2020minha estante
Vc vai gostar mha filha!!

Jose Ricardo 23/06/2020minha estante
Manooooo vou começar agora, a todo vapor

Bart 23/06/2020minha estante
Pode ser q em algum momento do livro ele fique enfadonho (normal isso acontecer) mas se vc insistir, mais na frente vc vai ver os desdobramentos justamente do que vc talvez nem achasse q fizesse sentido, aí vc fica pensando "powrraaa, esse escritor é f*da mesmo!". Basta vc ler, depois se vc lembrar, diz aí o q vc achou!! Kkkkkkkk boa leitura!!

Jose Ricardo 20/08/2020minha estante
Ôh amigão, corro aqui sim pra avisar, vou sossegar só quando finalizar ele.

Bart 20/08/2020minha estante
Kkkkkkkk massa!! Boa jornada ... leitura!! Kkkkkk

MarcosMoreno 21/04/2021minha estante
Quanto tempo levou para você ler todo o Livro?

Will 05/04/2021

Extraordinário
É sensacional como Frank Herbert conseguiu unir ficção científica, política, ecologia, religião e um pouco de fantasia numa história sensacional. Tudo funciona perfeitamente e me deixou com vontade de ler mais a cada fim de capítulo. O começo pode ser difícil por ter muitos termos diferentes e pouca explicação mais aprofundada, mas enquanto tudo foi se desenvolvendo me acostumei a todos os termos e tudo fluiu perfeitamente. A história é complexa, mas é executada com excelência, sem deixar nada arrastado, entediante ou mal explicado, os personagens são muito bem desenvolvidos e é bem fácil entender as motivações de todos eles. Enfim, um livro que me empolgou do começo ao fim, me emocionei, me apaguei e me senti imerso nesse universo riquíssimo construído, é simplesmente perfeito e me deixa mais animado ainda para as continuações. Recomendo para todo mundo, sendo fã de Ficção Científica ou não.
Dudisses 05/04/2021minha estante
Eu nunca senti tanta sede lendo um livro.

Will 05/04/2021minha estante
Exatamente KKKKKK, o jeito que a água é tratada dá até uma aflição

Dudisses 05/04/2021minha estante
Você demorou para terminar? Porque eu lia um capítulo por dia.

Will 05/04/2021minha estante
Ah eu li rápido até, alguns dias li umas 100 páginas, terminei em 12 dias, por aí, não conseguia parar de pensar no livro e acabei me empolgando

Dudisses 05/04/2021minha estante
Acho que meu erro foi consultar sempre as explicações nas últimas páginas, eu queria ENTENDER, sem deixar nada.

Will 05/04/2021minha estante
No começo eu consultei bastante pra não ficar muito perdido, mas depois fui indo pra entender só pelo contexto mesmo e até os personagens passaram a explicar melhor, então foi tranquilo

Dudisses 05/04/2021minha estante
Ah sim, o ruim é que quando você volta se perde um pouco. Seu método funciona mais.

Alberto 26/08/2021

Tão épico quanto as obras que se inspiraram nele
O livro é realmente épico. É tão incrível que merece estar ao lado de O Senhor dos Anéis e Fundação como uma das três obras mais importantes da ficção. Assim que o filme sair, certamente será um sucesso tão grande quanto as obras que beberam de sua fonte: As crônicas do gelo e fogo e Star Wars.
Roberta 27/08/2021minha estante
Deve ser bom mesmo.

glaucevivianne 27/08/2021minha estante
Eu AMO

Juu 28/08/2021minha estante
já ansiosa para o filme

Carlos Adriano 30/08/2021minha estante
Quero ler antes do filme ser lançado.

isisfy 31/08/2021minha estante
Estou na expectativa pelo filme.

Alberto 31/08/2021minha estante
Já soltaram tanto teaser do filme que já dá para ter uma boa noção da adaptação. Gostei do que vi até agora.

Amanda2480 31/08/2021minha estante
Pretendo ler ainda esse ano ?

Pam 20/02/2021

"Não há tempestade, criatura ou condição capaz de nos deter."
Como começar a falar de Duna? É um livro que eu nem sei como escrever direito essa resenha, você precisa ler pra sentir! Então fica aqui desde já a minha recomendação. Fãs de ficção científica e/ou alta fantasia, essa é uma leitura necessária!
As primeiras páginas do livro, pra mim, foram muito difíceis de se ler, porque somos introduzidos num universo com uma mitologia muito única e rica, e já temos uma história com uma política muito forte andando, então o leitor demora um pouco até se "localizar" na história, mas quando isso acontece, a leitura flui perfeitamente e você fica totalmente imerso nas intrigas as quais fomos apresentados. Falando nas intrigas, preciso mencionar isso especialmente, porque foi algo que me surpreendeu: MUITAS coisas surpreendentes acontecem DO NADA. Eu li sem saber nenhum spoiler, então, eu li tudo sedenta pelos desfechos e o Frank não deixou a desejar: ele entrega rápido os "resultados", e quando você acha que as surpresas se esgotaram, sempre tem algo novo para acelerar a história.
Falando um pouco das intrigas políticas, gostei como elas são presentes no livro (provavelmente é a coisa mais presente). A mistura disso tudo com os elementos "sobrenaturais" do universo deixam tudo muito mais real e cativante. E, claro, falando de Duna, acho que não dá pra não falar de ÁGUA. Passamos a viver, junto dos personagens, num mundo em que água é o bem mais precioso, e aí vemos o valor desse recurso. O quão distante estamos de viver assim? Dá até um medo e agonia. Nos momentos mais críticos, eu sentia até sede lendo.
Eu achei os personagens simplesmente maravilhosos. O Paul é um personagem que me deixava curiosa e envolvida o tempo todo, sempre me peguei curiosa pra ver do que ele é capaz, o quão longe ele pode ir. Lady Jessica (provavelmente a minha favorita) se tornou, pra mim, um símbolo de sabedoria e poder, é fenomenal vê-la agindo. Na verdade, é incrível ver todos os Astreides agindo sob pressão. O que os motiva? Que decisão vão tomar agora?
Apesar de ter sido uma leitura intensa e, sinceramente, as vezes cansativa, vale o esforço. Duna me envolveu muito e foi uma experiência única.

Shirley.Peixe 20/02/2021minha estante
Quero muito ler Messias pra saber mais sobre Alia. Essa é outra personagem que me despertou bastante interesse!

Larissa 20/02/2021minha estante
gostei da sua resenha, eu tava em dúvida se colocava esse livro na lista para ler ou não e depois de ler sua resenha fiquei mais decidida a conhecer a obra :)

Pam 21/02/2021minha estante
ai, lari, q bom q te motivou ?? dê uma chance sim! ele as vezes é difícil por ser mto denso, ainda mais no começo, mas dps vc se acostuma e fica ótimo.

Pam 21/02/2021minha estante
shirley, tbm me interessei mto por ela! achei uma personagem tão diferente...? jamais imaginei uma criança assim kkk tbm quero mto ler esse livro, só vou dar um tempo pra "absorver" duna, mas espero ler dps.

Francyelen 21/02/2021minha estante
Interessante!!!

Gaby 23/02/2021minha estante
Uau, agora estou mega interessada em ler esse livro...Ja tinha visto mta gente falar sobre mas a sua resenha definitivamente me conquistou???

Pam 25/02/2021minha estante
que bom, Gaby ?? fico feliz! leia sim, é mt mt bom.

Wagner Fernandes 20/04/2021

Nunca é tarde demais para ler uma obra-prima
Sabe aquele livro que você se segura pra não terminar?
Pois é.
Duna é fantástico!
Não compreendo como ignorei essa obra por tanto tempo. Sei lá, tinha alguma coisa nas imagens que eu via que me afastava do livro.
Aquelas capas coloridas me lembravam Perry Rodhan (Rhodan?... Não lembro a grafia correta). E eu li Perry Rodhan e enjoei daquelas histórias. Achei que Duna seguia o mesmo estilo. E os nomes também não me eram nada agradáveis de ver numa ficção científica. Paul e Jéssica me soavam comuns demais. E os outros eram quase impronunciáveis. Além do mais tinha coisas religiosas como reverenda madre, messias e profeta e nomes da cultura islâmica (e, como adolescente nos anos 80, eu não curtia coisas de religião, o que me afastou do livro e do filme de 1984, que nunca assisti). Assim, criei uma barreira mental contra Duna.
Bem, nunca é tarde, apesar de eu levar 4 anos para ler a edição da Aleph, que comprei por acaso de um rapaz que me vendeu seu exemplar por R$15,00.
O volume ficou numa caixa por 4 anos, e só me interessei em ler porque ocupou um lugar na estante até 3 semanas atrás (e ficaria mais tempo se eu não olhasse para ele e, suspirando de tédio, não me desafiasse a ler esse calhamaço. Letras miúdas, margens estreitas e quase 4 minutos de leitura por página! Some isso a 544 páginas e calcule o tempo de leitura.
Não podia adiar mais. Ou lia Duna ou me desfazia do livro.
Eu havia terminado um livro em 30/3/21. Olhei na estante à procura de uma nova leitura: "Ciclo das Trevas", "As Crônicas do Mundo Emerso", "Conan, o Bárbaro", algum de Stephen King ou qualquer outro na lista de leitura de 2021. Como acontecia em TODOS os anos anteriores, DUNA estava na lista. Me deparei com ele na estante, respirei fundo, retirei-o de lá e, meio desanimado, folheei aquele volume enorme. "Será que agora vai?", pensei. Eu havia começado a leitura algumas vezes, mas não passava da página 10.
Enfim, decidi que leria DUNA em abril. Seria o "Desafio de Leitura" do ano! E como dificilmente me recuso a um desafio, encarei a viagem a ARRAKIS.
Mas me surpreendi logo nas primeiras páginas depois da 10a. Aquilo não era uma história boba nem uma aventurinha espacial. Era um ÉPICO.
E meus olhos se abriram para o universo espetacular de Frank Herbert. Pude compreender de onde vieram as inspirações para a criação de histórias como Star Wars, As Crônicas de gelo e fogo, Blade Runner e tantas outras. Esse livro é extraordinário! Pense numa criança ganhando um brinquedo novo... Não. Pense em alguém vivendo nas trevas por longo tempo e, de repente, seus olhos se abrem para as cores brilhantes da natureza! (Se bem que em Arrakis não tem jardim colorido. Só o amarelo ocre das areias!... Tá, você entendeu a comparação. rs).
No momento estou conhecendo a extraordinária irmãzinha de Paul, Alia. Que criança notável!
Se você tem receio de ler DUNA, afaste o preconceito e a preguiça e embarque nessa aventura. Vai se surpreender!
Eu, bem, descobri um estilo de narrativa que me encanta e deixa fascinado pela leitura.
Sem dúvida, a melhor descoberta de 2021.
Ah, claro... já encomendei os volumes seguintes. O 2 e o 3 chegam em breve, e a aventura por Arrakis ainda vai prosseguir.
(Hmmm... isso me faz lembrar de outro épico. Preciso ler o volume 2 de Mistborn. O volume 1 me fascinou tanto quanto Duna. Que maravilha é poder LER e se deliciar com a Literatura!).
Nota 10.
Shai 20/04/2021minha estante
Adorei a resenha! Comprei Duna pq vi seus comentários durante a leitura. Estou bem ansiosa para iniciar!

Oi, Shai!
Sabe, aprendi que a leitura de um livro tem seu momento certo. Às vezes começamos a ler uma história e ela não faz sentido em determinado tempo, e aí deixamos o livro de lado. Então, um certo dia, reiniciamos a leitura e... Voilà! Ela é perfeita para a ocasião. Essa é a magia da leitura.
Espero que goste da história. :)

Wagner Fernandes 20/04/2021minha estante
Ah, imagine minha ansiedade pelo filme que vem aí!

Shai 20/04/2021minha estante
Concordo plenamente. Cada leitura tem o momento certo na nossa vida. As vezes até uma releitura muda nosso sentimento. Espero gostar da história também. Quando vai lançar o filme?

Wagner Fernandes 20/04/2021minha estante
Sem data. Mas a previsão é entre outubro e dezembro.

Wagner Fernandes 19/04/2022minha estante
Não perguntei antes. E aí, viu o filme Duna? Eu amei!

Shai 22/04/2022minha estante
Perfeitoooo, eu amei demais!

RobertaToussaint 18/05/2021

Queria envia meu irmão numa viagem so de ida pra Duna
Amo, amo e amo esse livro com todas as minhas forças.
Duna esta situado em um planeta deserto chamado Arrakis que é a única fonte da substância mais valiosa do universo, "Duna" é um livro épico de traição política, ecológico e libertação messiânica. Um dos melhores romances de ficção científica e fantasia, possui um universo complexo e totalmente realizado. Situado a mais de vinte mil anos no futuro, o livro enfoca a batalha para controlar Arrakis, a fonte da melange, ou especiaria, uma substância viciante que prolonga a vida e, em alguns casos, dá ao usuário vislumbres do futuro. Especiaria também é essencial para viagens interestelares, permitindo que os pilotos de espaçonaves olhem através de grandes distâncias para traçar seus cursos. Imagine uma substância com o valor mundial combinado de cocaína e petróleo e você terá uma ideia do poder da especiaria. Hahah.

Existem dois temas principais que Herbert explora ao longo do romance: ecologia e religião. Ao utilizar o mesmo cenário para ambos os temas, ele evitou que um romance já longo se tornasse um tomo pesado. Não é surpreendente que o autor faça de Arrakis (o planeta deserto que serve como cenário principal) um organismo vivo que respira, completo com criaturas simples, como ratos do deserto, até as aterrorizantes, mas inspiradoras, representações dos grandes vermes.

Herbert usa os Fremen, uma sociedade tribal de estilo beduíno para ilustrar a justaposição entre o desejo dos humanos de controlar o meio ambiente para seu próprio benefício e a necessidade de preservar o meio ambiente que mantém sua cultura. E é essa cultura anacrônica dos Fremen que cultivou seus próprios mitos messiânicos.
É tanta coisa que eu queria destacar, mas destesto me alongar, então, para finalizar, digo apenas: Esse livro é um FENÔMENO.

!
Rebeca 18/05/2021minha estante
Kkkklkkkkkkkk amo ler suas resenhas

Lari_Marcondi 18/05/2021minha estante
AMooooooo esse livro

Star 18/05/2021minha estante
Pq vc quer manda seu irmão pra Duna? Hahahaha maldade

RobertaToussaint 18/05/2021minha estante
Hahahaha ele passa quase 1 hora no chuveiro e isso é pq ele toma uns 3 banho por dia. Em DUNA isso seria pior que assassinato.

Francisco240 19/05/2021minha estante
Amo esse livro, eu li esse ano e amei?

Matheus Mf 19/05/2021minha estante
Coitado do seu irmão kkkkkkk

RobertaToussaint 19/05/2021minha estante
Kk?kkkkkkk coitado nada.