Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

DidiVioletta 05/05/2024

Que incrível! Passei literalmente anos lendo. Li a primeira parte pra assistir o primeiro filme e só agora conclui. Amei a leitura. Mais um calhamaço finalizado?? E um calhamaço épico diga-se de passagem.

Matheus Mf 05/05/2024

!!! Livraço!!!
O começo foi meio morno. Muitos termos, o autor ainda está estruturando a história. Depois da "marca de arrebentação" que é quando vc engata na leitura aí sim vc não quer parar mais. Livros com tantas camadas, aborda tanto assuntos. Talvez um dos primeiros que começou aquilo de ninguém é bom ou mal, mas sim cinzas. Assistir aos filmes e o livro é mil vezes melhor, não que o filmes também não sejam bom. Recomendo começarem pelo livro.

Pablo 05/05/2024

O melhor livro da minha vida
Lento, mas tempo não é uma preocupação quando a gente fala sobre a saga de Frank Herbert, e ele faz questão de demonstrar isso, não importa o quanto o agora vai demorar, junto com o protagonista Paul Atreides a gente vive anseando por um futuro que não se sabe ao certo como vai acontecer, mas em diversos momentos temos vislumbres de como tudo pode terminar. É um livro que pode ser comparado com o vinho, apesar de velho, não perdeu em nada a qualidade, tendo pautas extremamente atuais, e importantes, como consequências de um regime facista e como a religião é um perigoso artifício de manipulação das massas.

francis44 04/05/2024

É o lisan al gaib não tem jeito
Cara comecei esse livro pois fiquei tão viciado no filme que precisava me afundar mais na história, o livro é incrível, mesmo sendo uma escrita aberta a todos os personagens não ficou difícil de entender, mas o único problema desse livro é que ele te deixa louco, você precisa ler ele com a mente aberta de que vai chegar mil e uma informações na sua cara do nada. A história é impressionante e tem partes ali que eu faria de tudo para estar no filme, foi incrível como foi mostrado a cultura do povo e a maturidade do Paul crescendo ali, a história tomando um rumo tão tenso e nervoso sabe. Não tenho palavras pra dizer o quanto eu gostei dessa leitura, tudo, exceto alguns pequenos detalhes que acabou deixando a leitura chatinha. Mas realmente não deixa de ser um ótimo livro.

Miguel 03/05/2024

Atemporal
Nada que eu falar aqui vai dar a verdadeira dimensão do que é Duna, por isso eu recomendo: LEIA!

A história se passa em Arrakis, um imenso mar de areia e rico em algo muito valioso: a especiaria. Embora rico em especiaria, o lugar é extremamente perigoso e com pouquíssima umidade, tornando a água o verdadeiro um verdadeiro privilégio. Os fremen, habitantes do deserto, usam trajestiladores que filtram e reaproveitam toda a água corporal, evitando qualquer desperdício.

Após uma grande manobra política, a Casa Atreides (do duque Leto Atreides, sua esposa Jéssica e seu filho Paul Atreides) acaba assumindo o planeta Arrakis e, então, uma história incrível começa a ser contada do ponto de vista de vários personagens. E essa história é contada de forma magistral, envolvendo política, traição, ficção, religião, etc.

Eu achei a escrita tranquila (até me surpreendeu, na verdade) e fiquei surpreso com a genialidade da mente do Frank Herbert, pois tudo aqui foi planejado nos mínimos detalhes: cada frase tem seu significado e o livro é repleto de citações impressionantes.

Ao final da história, o autor incluiu Apêndices para complementar a história e também um dicionário, explicando todas as frases ou palavras que possam ter causado algum desentendimento durante a história.

Eu nunca vou esquecer do que li aqui, experiência inesquecível ?
lisanalgaib 04/05/2024minha estante
é algo de outro mundo esse livro

renaas079 03/05/2024

Os Criadores
Os vermes de Arrakis, temido por todos os habitantes. Para os Freman, os Criadores. Aqueles que em sinergia com o deserto, conecta-se com os as especiarias e as vastas planícies secas. Eles o respeitam.

Duna é uma obra de ficção científica carregada de simbolismo. As condições inóspitas do planeta, refletem a grande importância de preservar o principal recurso, necessário à vida, a água.

Paul Atreides, convertido em Muad'Dib e como profeta, experimenta em sua descendência, o título de Duque e, em sua experiência, o sangue dos Freman.

Defende seu povo, sua ideologia.

Uma obra prima de Frank Herbert. Política, ecológi, misticismo, religião, batalhas e conquistas.

Recomendo.

CCataldi 03/05/2024

Entrega o que promete e muito mais.
Duna é O Senhor dos Anéis da ficção científica. O autor criou um universo próprio com idiomas, árvores genealógicas, mapas... Tudo numa complexidade elevada.

Se o início é lento e pode entediar, logo isso muda e a história toma um rumo acelerado, com acontecimentos marcantes e a gente não consegue parar de ler.

JAssica31 03/05/2024

??????????
Que fantástico! ? me aprofundar nos detalhes desse universo me deixou ainda mais apaixonada. villeneuve está criando uma obra-prima do cinema de sci-fi.

Eduarda Fernanda 02/05/2024

Acho difícil que outro de ficção científica supere esse aqui
A maioria das pessoas considera "Duna" um livro maçante, mas acho que eu não descreveria assim. Não considero uma leitura fácil, não só por tratar de assuntos mais complexos, em geral, como política e biologia, mas, também, pela quantidade de palavras que nunca tivemos contato (inclusive, melhor não se prender ao glossário ou internet e apenas ignorar termos desconhecidos, eles vão acabar fazendo sentido com o passar do tempo).

Por vezes, principalmente na primeira parte, senti que foi preciso cultivar muita paciência e interesse pra me manter concentrada na história, porque além de muita informação, a impressão que me causou é que as coisas nunca iriam acontecer, mas depois (na metade do livro, mais ou menos) as situações se desenrolam e é ai que a obra começa, de fato, a ficar promissora, quando podemos ver como um líder, seja do âmbito religioso ou politico, consegue conduzir as massas para um objetivo, notando-se como, de certa forma, um fanático pode ver e seguir essa liderança de olhos fechados, apenas com sua fé.

É muito interessante perceber que, apesar do livro conter a premissa de um protagonista, aparentemente, normal que é escolhido para salvar o mundo, Paul Atreides não se reflete como o nosso tradicional mocinho. Em um ponto específico da história, você acaba se dando conta que, em algum momento, TODOS os personagens desse livro são vilões, ora por necessidade, ora por lealdade ao próprio povo, o que acaba nos trazendo muitas reflexões pertinentes quanto a natureza humana e suas limitações.

Sem dúvidas, é o melhor livro de ficção científica que já li. Fiquei muito impressionada observando como tudo foi se construindo: desde a escolha das palavras e cenários até o momento em que cada diálogo, lutas, brigas, traições e descobertas aconteceram durante a história.

Não tem como não reconhecer a importância desse clássico pra sci-fi e, por vezes me peguei pensando: "Como é possível uma pessoa ter escrito uma história tão milimetricamente bem pensada assim?"

Frank Hebert é um autor, realmente, extraordinário!
.Igor 02/05/2024minha estante
Sua resenha ficou incrível, Eduarda!
Duna realmente é um livro sem igual, não consigo sequer contemplar como o Frank criou algo tão monumental.

Matheus 03/05/2024minha estante
Resenha maravilhosa! To lendo agora e me identifiquei demais com o arrastado e a confusão com palavras, mas tá bem promissor até então! Vou atualizando minha leitura também, mas já sei que o negócio fica melhor pra frente por sua causa hehe

Animal Noturno 03/05/2024minha estante
Excelente resenha. Se me permite um aparte. Você perceber que a ideia de Star Wars veio daqui e que a ideia de disputas de reinos de GoT também veio daqui faz nos termos uma noção do quanto isso é grandioso. Agora infelizmente nem todos tem estômago pra encarar uma leitura mais cabeçuda...

rillari. 02/05/2024

Te amo, duna
Estou simplesmente obcecada por esse universo. Quis ler após os 2 filmes lançados pq eu não gostei tanto quanto achei, e pensei que com o livros seriam diferentes e realmente foi. A escrita é muito envolvente e como tudo é apresentado ao leitor o deixa ainda mais instigado a ler mais e mais, tinha dias que lia 50 páginas de uma vez.

ronaldotrr_ 02/05/2024

Uma obra prima, porém fiquei confuso na terceira parte.
O livro se desdobra com fluidez e com uma história intrigante e uma política melhor ainda.
Porém no final do terceira parte, as coisas vão e voltam o tempo todo e sem uma marcação explícita da linha temporal!

Ricardo.Franca 02/05/2024

É inquestionável a grandeza que Frank Herbert deposita em Duna. Achei que seria de dificil compreensão, ainda bem que eu estava errado, o livro tem uma escrita simples e clara, com uma história que vai alem da ficção, politica ou religião. Nos traz reflexões que se aplicam em nosso quotidiano, de forma figurativa. Indico a todo q qualquer leitor que goste de ficção cientifica ou fantasia. Pra quem tem esses gostos por livros, deveria ser um titulo de cabeceira. Obrigado a Editora Aleph por ter trazido essa obra prima para o Brasil, com tamanha clareza no texto.

skyy 01/05/2024

His name is Paul Muad'dib Atreides, Duke of Arrakis.
Mesmo tendo assistido o filme primeiro, gostei bastante do livro e achei até uma ótima adaptação. Pena que nos livros, a Chani não é tão f0da quanto nos filmes. Tem muiiita coisa que acontece entre as páginas que o cinema não conseguiu mostrar, mas, ainda assim, considero ambos obras de arte, tanto os filmes quanto o livro.

Mimirelly 01/05/2024

Mente de titanio
Se fosse outros livros, outro autor
Essa primeiro livro seria divido em três partes. Historia muito bem construída

Maria675 01/05/2024

?Que a sua faca lasque e quebre.?
Ok vai ser praticamente impossível eu fazer essa resenha sem comparar o livro com o filme, mas vou tentar não ficar só assim.

é a primeira vez que leio uma saga e ainda mais de livros de ficção científica e o que eu achei interessante foi o autor não envolver de fato a tecnologia mas sim a religião e a politica a partir da mal função da tecnologia. o começo do livro e a primeira parte inteira é MUITO confusa, acredito que se eu tivesse lido um pouco da apêndice teria sido mais fácil e menos tedioso, porém, depois de ver os dois filmes a leitura ficou tranquila.

gosto do jeito que o autor escreveu sobre os povos dos outros planetas e como cada um possui uma cultura diferente, dando um espaço enorme para um universo tão vasto da saga. (SPOILER)estou lendo o segundo livro e já vi que será mais ainda explorado essa parte, coisa que já gostei. no demais, é um livro muito bom como introdução a politica e ao universo de duna no geral, principalmente se considerarmos à época de seu lançamento e como até hoje serve de inspiração para outras sagas de ficção científica.

quanto ao filme, o primeiro é fielmente adaptado como na primeira parte do livro (tedioso igual ?) mas o visual é incrível. o carnaval começa na segunda parte porque o diretor mudou muiiiiiita coisa, O FEYD TEM CABELO NO LIVRO ? enfim, o livro e o filme estão andando quase de mão dadas. se quem leu o livro gostou do protagonismo feminino no filme vai adorar mais ainda. A Chani no livro é muito insossa, prefiro a do filme que é realmente o que eles tanto falam das mulheres fremen, guerreiras, o que infelizmente eu não vi nesse livro. A Jessica é perfeita em ambas adaptações mas ainda prefiro a do filme por ser mais livre e ter ações misteriosas. vamos ver como vai ser a Alya, que eu adorei no livro, a bichinha tem lingua afiada.

enfim tmj eh o lisan al-gaib n tem jeito?
Elle 03/05/2024minha estante
é o lisan NÃO TEM JEITO