Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Thalia58 30/04/2024

Interessante
Não há dúvidas que esse universo do Frank Herbert é bem interessante, gostei da ideia de uma ficção científica mais concentrada nas pessoas do que em tecnologias digitais. O planeta Arrakis e as estratégias utilizadas pelos fremen para sobreviver em um ambiente tão hostil são fascinantes. Só não estou dando 5 estrelas porque em alguns momentos achei a leitura um pouco maçante e trechos que não fazia tanta diferença assim na trama acho que o livro poderia ter sido menor. (Talvez fiquei com essa impressão porque já tinha assistido os filmes e estava lendo O Egípcio de Mika Waltari que tem uma forma de contar a história que te prende em cada parágrafo).

Duna me lembrou A mão esquerda da escuridão da Ursula K. Le Guin que também é ficção científica e tem viagens entre planetas.

Achei que a história fica bem mais interessante depois do duque ser traído e Paul e sua mãe se associam aos fremen. A parte de intrigas entre as casas maiores e coisas do tipo não me interessaram tanto.

Os elementos que mais gostei na trama foram a ecologia de Arrakis, os fremen, a especiaria, principalmente como uma forma de ter percepções sensoriais expandidas, o treinamento das Bene gesserit de conseguir ter total controle do corpo e os mentat, que são basicamente máquinas pensantes.

Também gostei muito do protagonismo feminino e como as mulheres conseguem mudar o rumo e o destino em várias esferas. Minhas personagens favoritas são a Alya, a lady Jéssica e a Chani.

Além disso, a parte da ecologia me chamou muito a atenção, gostaria que esse tema tivesse sido mais trabalhado no livro (mas já é uma preferência particular) e o ecólogo Liet Kynes também faz parte dos meus personagens favoritos, fiquei triste com sua morte e estou curiosa pra saber como essa temática será trabalhado no próximo livro.

Acho que até a metade do livro, não quis ler a sequência. Mas do meio para o final fiquei bem curiosa pra saber um pouco mais desse universo e vou dar uma chance para o livro 2. Quero saber quais os desdobramentos da questão religiosa que é tão presente e importante nesse universo.

É uma leitura que vale a pena, mas se você não ficou interessado na premissa ou não gosta de ficção científica, recomendo também assistir os novos filmes produzidos, achei que eles foram bem fieis e conseguiram transmitir bem todos os eventos importantes do livro, claro que com adaptações.

Carolinne20 30/04/2024

Meu deus. É o lisan al gaib mesmo né
Eu comecei a ler um pouco preocupada que não entenderia nada neste livro, já que escutei milhares de advertências sobre a complexidade do livro, repleto de termos desconhecidos e uma narrativa detalhada. Admito que algumas coisas passaram pela minha cabeça sem entender, mas na maioria das vezes sempre consegui compreender pelo contexto do que era contado.

Intrigas pessoais, mitologia, religião, política, imperialismo, ambientalismo, a natureza do poder e uma gama de emoções se entrelaçam neste mundo singular e visionário que Herbert conseguiu criar. Duna me envolveu completamente!

?Entrei esperando sci-fi e recebi depressão? uma das minhas falas durante minha leitura. Eu quase esqueço que este é um romance de ficção científica, sim, a história é tão real e tocante assim. Também é uma narrativa assustadora, comovente e profética, que transporta o leitor para um deserto repleto de riquezas em Arrakis, desejando estar lá ao lado dos personagens mais culturalmente ricos nesse livro, os Fremen.

É verdade que tiveram momentos de dificuldade ao longo da leitura, quando me senti cansada e ansiosa para concluir o livro, mas nunca perdi o interesse pela trama. Duna é uma obra extensa e densa, introduzindo um dos universos mais inteligentes e fascinantes que já tive o prazer de ler, especialmente considerando sua época de publicação. Por favor, deixe de lado qualquer preconceito e mergulhe nesse universo genuinamente cativante.

Sai da sala de cinema tão obcecada que precisei buscar a obra original, e agora só posso dizer que estou ainda mais obcecada.
Que universo fantástico!
Lelê 30/04/2024minha estante
Divou mana

haidy 29/04/2024

O medo é a pequena morte que leva à aniquilação total
Essa resenha vai ter MUITAS comparações com os filmes pq só li por causa deles

sempre ouvi falar desse livro mas sem dar muita atenção pq sentia que seria muito difícil ou que nao era pra mim. com o lançamento do segundo filme e a quantidade de comentários sobre decidi finalmente assistir o primeiro e em seguida o segundo. me surpreendi com o quao obcecada eu fiquei com essa história e esses personagens, a construção de intriga política misturada com uma religião fervorosa e falsas lendas me encantou.
decidi dar uma chance para o livro pq queria qualquer coisa que me contasse mais desse mundo e no final foi uma ótima adição. os subplots que foram cortados da adapatacao me entreteram muito e trouxeram muito dinamismo pra história com vários núcleos diferentes. eu amei varios pontos da adapatacao onde senti que a direção e visao artística elevou muito o nível de algumas cenas.
tiveram várias diferenças que me pegaram de surpresa, principalmente no terceiro ato do livro. não consigo decidir exatamente o que sinto sobre elas pq o livro é o material base mas minha visão ja estava contaminada com o rumo da adapatacao e etc.
acho que minha mudança favorita é a da personagem da chani, sinto que ela ganhou muito mais profundidade e enredo proprio no filme. fiquei feliz com o destaque dela.
no fim, achei tudo MUITO bom, a escrita é um pouco entrucada no começo mas com os conhecimentos prévios e com o tempo é fácil se acostumar, pensei que consultaria o glossário muito mais vezes inclusive.
me deu muita vontade de consumir outras obras que se inspiram em duna como star wars e eu até consegui ver varios paralelos com attack on titan, é uma série muito grandiosa que com certeza foi usada de referência pra várias outras obras de ficção científica.
uma experiência única, to ansiosa pra ler a continuação e prestigiar o novo filme quando for lançado

Mateus 29/04/2024

Leitura obrigatória
Um dos melhores livros que já li, tem tudo o que um leitor pode querer.

O que mais me conquista no livro é a forma como se dá a dinâmicas de embates, intrigas somente pela simples nuance de conversas e observando os detalhes.

Ver a dinâmica do ambiente e como isso é usado a favor, um grande início de saga.

BCasf 29/04/2024

O livro é realmente incrível! É o tipo de leitura que nos deixa imersos na história e ansiosos pra saber o que vem a seguir. Seguiremos com a saga!

Natanxd12 29/04/2024

Uma obra atemporal, é como eu defino Duna.
Uma trama bem escrita, num ambiente similar e diferente de tudo que eu já vi. Com personagens bem escritos e planos atrás de planos.
Duna que foi publicado em 1965, mais de 50 anos atrás, fala muito sobre os dias de hoje.
O plot do livro, é que o Duque Leto, chefe da família Atreides, foi mandado do planeta Caladan onde governava para o planeta Duna, O planeta em questão é praticamente todo composto por deserto, e não tem água, assim os habitantes precisam usar roupas específicas para reaproveitar a água do corpo.
Esse é só o plot básico. O livro tem mais de 500 páginas e vai muito além disso, englobando política, religião e profecias.
O mundo de Duna é basicamente um feudalismo interplanetário, isso porque a trama se dá a mais de 8 mil anos no futuro.
O livro como já ressaltei é muito bem escrito, porém, para aqueles que não estão acostumados a ler fantasias podem achar alguns momentos do texto um pouco lentos. Eu, que já tenho costume de ler fantasias, não o achei lento, até porque nessas partes geralmente o autor está construindo e ampliando ainda mais o mundo, e para mim o autor conseguiu deixar aquele universo muito vivo. Eles têm culturas diferentes, modos diferentes, religiões diferentes, políticas diferentes e por aí vai
Inclusive Duna foi usada de inspirações em diversas outras obras após isso.
Então dou nota maxima, tudo nesse livro funciona muito bem para mim, e agora com o lançamento do filme (a parte dois) acredito que a obra se popularize ainda mais
AliJu 29/04/2024minha estante
Independente da história, a Zendaya deveria ser a maior nessa capa, porque sim kkkkkk

Heitor.Morales 28/04/2024

Esse livro é brilhante! A leitura no início é sim demorada, o ritmo e o estilo são diferentes, mas acostumáveis. Sinceramente, Duna é universo riquíssimo com personagens excelentes e uma trama que me surpreende e me intriga ao mesmo tempo quanto mais leio. Entretanto, por ser gigante, o livro me cansou, mas no fim sai satisfeito com a leitura.

Marcell 28/04/2024

Apenas Uau
Tudo que já ouvi falar desse livro foi superado. Incrível. Não imaginava que gostaria tanto desse livro!

Especie.estranha 28/04/2024

Um universo, um novo mundo, uma lenda. A história de Paul Atreides é bem interessante e curti a forma que o livro apresenta o mundo e seus elementos. É uma leitura que requer mais atenção, mas é bastante interessante.

É uma história emocionante e muito bem construída! Gostei, em breve começarei o segundo livro.

Gui Atreides 27/04/2024

Inigualável, genial e excepcional: Duna é uma obra de arte.
É como eu disse no título: Inigualável, genial e excepcional: Duna é uma obra de arte.

Duna é uma obra literária tão perspicaz e genial. O livro é surpreendentemente tão atual quanto eu pensava ser. Frank Herbert estava, de fato, a frente de seu tempo; o escritor é um completo visionário. É interessante essa visão dele, até porque o livro aborda a atualidade daquela época, anos 60. Entretanto, são a partir de obras antigas como essa que notamos que nossa sociedade tende a ficar sempre estagnada num certo ponto. Nós nunca avançamos, mas quando damos pequenos passos, mais próximos da obliteração humana vinda de máquinas chegamos. E é daí que surge uma das minhas falas favoritas de Duna:

? Um dia os homens entregaram a própria razão às máquinas, esperando que isso o libertasse. Mas só se deixaram escravizar por outros homens com máquinas.
Nisso, nota-se algo me deixou pensativo e me fez refletir por um bom tempo após finalizar a leitura: daquela época até os dias atuais se passaram cerca de 58 anos ? cinco décadas ?, mas certas atitudes dos seres-humanos não se aprimoraram nem um pouco. E, serei sincero ao dizer que possivelmente nunca irá. Vivemos um ciclo que se retrocede sempre, exatamente por esse motivo Duna e outras obras que têm como objetivo abordar percepções humanas continuarão sempre atuais.

Frank Herbert era um escritor muito astuto, característica que ele demonstra principalmente em sua obra-prima Duna, introduzindo o seu leitor, de maneira muito delicada, um universo que se passa no ano 10.191. Algo totalmente inesperado, que eu possuía ciência, porém não sabia que seria feito de maneira tão precisa e bem executada, foram as metáforas sutis que o escritor desenvolve entre esse universo tão longínquo com o nosso planeta atual, Terra. Foi algo que funcionou de uma maneira espetacular, se atentando em cada detalhe, cada problemática vista na época que, reforço novamente, se mantém atual até hoje.

A escrita de Frank Herbert é completamente fluida e única, seu modo de escrever demonstra aquele empenho em que ele tinha ao criar algo que fosse bom, relevante, que fosse conquistar as pessoas. Me senti engajadíssimo no livro não apenas pela estória sensacional, mas também pelo capricho do escritor. Ele claramente não queria fazer algo qualquer.

Abordando agora a estória em si, Duna é extraordinário, uma obra de ficção científica insubstituível. Seus personagens, a ambientação, as questões políticas apontadas e apresentadas minuciosamente, entre outros diversos elogios que tenho para este grande livro. Quanta genialidade produzir um livro tão fantástico quanto esse.

O desenvolvimento de cada um dos personagens me deixou atônito. Aos poucos ir vendo cada um deles se sentirem forçados a agir pensando politicamente diante de tragédias, se tornando cada vez mais gananciosos, a ponto da própria mãe se surpreender com a mudança de seu filho.

Dos personagens principais, eu diria que a Lady Jéssica é uma das minhas preferidas, eu amo como as Bene Gesserit agem, pensam, fazem coisas num contexto geral. A atmosfera em cada uma das Bene Gesserit é Inigualável, tão fortes e corajosas. Ademais, há personagens secundários que me chamaram muita atenção durante a leitura, o Liet Kynes é o principal dentre esses. Que personagem cativante, falas tão astutas, maneiras de agir tão bem pensadas.

É um livro grandioso que vai surpreender qualquer um que pegá-lo para ler. Os termos chamam muita atenção, e são tão importantes que há um glossário inteiro ? de A a Z ? nas páginas finais.

Para finalizar, não importa quantas vezes você for avisado de que essa é uma obra que se mantém atual, pois, ao finalizá-la, você vai se surpreender com o quão de fato ela persiste relevante aos dias de hoje. Leiam Duna, pessoal. Esse é o concelho que darei a todos leitores que conheço. Duna é uma leitura necessária, qualquer pessoa deve experienciar a grandiosidade desse universo e a magnificência da escrita de Frank Herbert. Nem preciso dizer que se tornou um dos meus livros favoritos, não é? Leiam Duna!

Gabriel 27/04/2024

Uma histórias bem complexa que leva seu tempo para destrinchar todos os seus aspectos. Em uma visão superficial pode se parecer como uma típica história de salvador branco, porém o autor faz questão de nos lembrar a todo o momento sobre o condicionamento do colonialismo.
Gostei muito dos filmes, porém o livro me passou uma profundidade maior sobre os freeman e sua cultura. Apesar da fé na religião, eles não sentavam estáticos esperando a mudança chegar a eles, o propósito deles de mudar arrakis lentamente diz tanto sobre esse povo e acho que o filme falhou em não abordar sobre isso.

Alia melhor personagem, espero ver mais da mini queen nos outros livros.

Itaron 27/04/2024

Areia, vermes e religião
Demorou, mas consegui terminar. O livro é incrível, mas o início pode ser um pouco cansativo devido a todo worldbuilding e contextualização. Entretanto, a partir do segundo livro (O messias) as coisas começam a ficar muito intensas. Acredito que ter assistido os filmes tenha me ajudado a conseguir entender mais do mundo de Duna. O livro por si só supera muito os filmes por conta da grandiosidade que é, tecnicamente, impossível transpor para as telas.

Miry 27/04/2024

A história é boa mesmo
Algumas diferenças são tão nítidas do filme que chega a ser grotesco. E a própria personalidade de alguns personagens também. Paul é um machão e a Jessica uma chata. Alia uma afrontosa (adorei ela). No filme 1 nao deu pra ver muito da personalidade da Chani, mas ela pareceu ter uma personalidade muito mais forte do que no livro. A Chani no livro pareceu bem apagada. Gostei muito do conceito político as intrigas e tudo que se envolve no governo de um planeta. Não é aquela coisa de ?amor cura tudo?. É uma fantasia clássica mesmo.