Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Leandro 26/04/2024

O que vem agora?
A pergunta que me faço ao terminar o livro é essa: O que vem agora nos outros livros?
Um livro completo. Personagens fantásticos e cheios de segredos que vão se revelando em todo tempo. Várias reviravoltas. Tradições e culturas únicas de cada povo. Política, negociações, traições, mentiras, manipulações, transformações, tecnologia, escassez de recursos, vários inimigos?
Uma narrativa completa numa linguagem e modos diferenciados de cada povo. E sabedoria e perspicácia das Bene Gesserit?
Demais. 5 estrelas sem dúvidas?

Expedicionário Literário 25/04/2024

Minha experiência com "Duna" foi intensa e desafiadora. A trama gira em torno da produção de especiaria, o "Melange", que é vital para a navegação interestelar e possui propriedades extraordinárias, como conceder poderes mentais e prolongar a vida. Nesse universo complexo, um único imperador governa as casas nobres e controla o fornecimento da especiaria, protegido por um exército leal conhecido como Sardaukars.

As casas nobres, por sua vez, têm suas próprias forças militares e se preparam para um possível conflito contra o império. O palco central dessa trama é o planeta Arrakis, onde os vermes de areia, fonte da especiaria, habitam. Os nativos, os Fremen, são guerreiros habilidosos, porém oprimidos pela tirania dos Harkonnens, que dominam a extração da especiaria.

Quando os Atreides assumem o controle de Arrakis, tornam-se alvos de uma armadilha do imperador e dos Harkonnens, resultando em um massacre quase total. Paul, o membro mais importante da família Atreides, escapa e dá início à profecia do Kwisatz Haderach, liderando os Fremen em busca de liberdade.

A leitura foi densa e demorada, levando mais de um mês para ser concluída. No entanto, o autor merece crédito por criar um universo tão rico e complexo. Apesar do estilo descritivo, que geralmente me incomoda, neste caso foi necessário para construir o mundo de forma detalhada. No geral, "Duna" é indiscutivelmente uma obra-prima, merecedora de todas as suas cinco estrelas.

Felipe.Barcelos 25/04/2024

Uma grande obra
Assisti os filmes e quis me aprofundar mais no universo de Duna. E que grata, surpresa! O livro se mostra tão atual e profético. No decorrer das páginas percebemos que muito do que aconteceu ali, pode sim acontecer na nossa realidade de mundo. Principalmente com o advento da I.A. Personagens com profundidade, história bem construída e... Apenas leiam!

Sofia.Kloos 25/04/2024

Duna.
Concordo plenamente com a frase: "Não conheço nada que se compare a este livro, a não ser o Senhor dos Anéis".
Eu me apaixonei por esse livro que conta a toda a trajetória de Paul Atreides até ele se tornar o Lisan al-Gaib. A história é um dos melhores romances de ficção científica que já li em toda a minha vida.
Mal posso esperar para ler os outros dois livros da primeira trilogia. Super indico para quem tem interesse em lê-lo, é fascinante!
O livro é muito detalhado e te deixa totalmente imerso em um novo universo (tem até um dicionário no final do livro para você ver os significados das palavras novas).

Gigi 25/04/2024

Ficção científica de milhões
Não é atoa que tem o hype que tem. Duna é um livro complexo mas que te imerge dentro do universo da melhor forma?

Foi uma experiência muito boa ter lido após assistir os dois filmes? Gosteii mesmo!! A adaptação tem suas perdas mas, na minha opinião, está muito boa!!

Andra265 24/04/2024

Absolutamente perfeito
Eu particularmente nunca fui a maior fã de ficção científica, principalmente pela escassez de boas personagens femininas. Duna veio como uma luz no fim do túnel para todas as mulheres da ciência.

A obra contém personagens femininas completas, com suas próprias vontades, ideias e ações. Mesmo sendo protagonizado por Paul, o livro não descarta em nenhum segundo a importância das mulheres na vida dele.

É um universo completo e lindo, cheio de ciências, filosofia e a velha politicagem. 680 páginas de questionamentos, ações e reações, com um ritmo interrupto.

Uma leitura boa, fácil e construtiva.
Entrou na minha lista de favoritos.

Larissa.Queiroz 24/04/2024

Eu não devo ter medo. Medo é o assassino da mente. Medo é a pequena morte que leva à aniquilação total. Eu enfrentarei meu medo. Permitirei que passe por cima e me atravesse. E, quando tiver passado, voltarei o olho interior para ver seu rastro. Onde o medo não estiver mais, nada haverá. Somente eu permanecerei.

Cinthia 24/04/2024

Um mundo todo novo?
Uma leitura imersiva em um mundo totalmente novo. Quanta criatividade! Um livro muito bem escrito, mas cheio de termos novos que deixa as coisas confusas e mais lentas em alguns momentos.Realmente aquele glossário no final é necessário.

LC.Tedesco 24/04/2024

O LIVRO DUNA É COMO ÁGUA NO DESERTO
Uma mistura de Star Wars e Game of Thrones que consegue a sua maneira ser diferente e tão bom quanto ambos. Mundo futurista, criaturas gigantes, críticas climáticas, política, críticas sociais contra um sistema econômico, romance, drama, guerra, religião, destino poder, entre outras coisas, é possível ter isso tudo sem se perder ? Sim, em Duna tudo funciona perfeitamente bem.

Frank Herbert, traz sua obra-prima da ficção científica que brilha em várias frentes. Uma das melhores características do livro é o seu mundo complexo e ricamente detalhado. Herbert cria um universo fascinante, desde as intrigas políticas das casas nobres até a ecologia única do planeta desértico Arrakis.Outro destaque são os personagens complexos e multidimensionais. Desde o jovem e destinado Paul Atreides até o sábio e enigmático Stilgar, cada personagem é habilmente desenvolvido, proporcionando ao leitor uma gama de perspectivas sobre o mundo de "Duna".
Além disso, Herbert aborda temas profundos e universais, como poder, religião, ecologia e destino, de maneira inteligente e provocativa. Sua exploração da relação entre os seres humanos e seu ambiente é particularmente marcante, dando ao livro uma profundidade emocional e intelectual raramente encontrada na ficção científica.A trama de "Duna" é repleta de reviravoltas emocionantes e momentos de suspense, mantendo os leitores cativados do início ao fim. A narrativa é habilmente construída, com um ritmo envolvente que faz com que seja difícil largar o livro.Em resumo, "Duna" é um marco da ficção científica, cujas melhores características incluem seu mundo intricado, personagens cativantes, temas profundos e uma trama emocionante. É uma leitura obrigatória para qualquer amante do gênero e continua a inspirar e fascinar os leitores décadas após sua publicação.

(Existem muitas diferenças do livro pros filmes mais novos, diferenças muito grandes, que embora não estraguem a experiência do filme, deixam a pergunta de pq retiraram tanta coisa)

Eddyhh 23/04/2024

Confuso, mas QUE UNIVERSO FANTÁSTICO
De início foi uma leitura bem difícil de ir pra frente, é uma escrita bem densa com muitas palavras complicadas e muitos nomes ...e tua cabeça da uma ligada...
Mas com o desenrolar o livro fica incrível e vc fica de fato imerso dentros da história, bons plots, vale a pena demais!!

MariBrandão 23/04/2024

Gostei mas não amei
Queria ter gostado mais da leitura....certamente que sim!
Gostei demais do universo, com todos os seus detalhes. Os personagens.
Porém, a narrativa em si, não me prendeu.
Metade de um livro para não acontecer nada, e quando vai, finalmente, acontecer algo....corta....e corta...e corta....parece que tantas coisas importantes viraram meros saltos temporais....foram resumidas no término de um capítulo para o começo de outro...e isso eu não gostei.

Claro que fiquei curiosa para ler mais desse universo, mas não vai ser por agora.

Pietro80 23/04/2024

Minha opinião de Duna.
Até ler duna, eu nunca tinha lido um livro tão grande e ?complexo? como Duna. Você chega nas primeiras páginas e parece que o livro um já é uma continuação e vc está muito perdido. Mas relaxa, continue lendo e logo a história vai pegar no tranco. Em poucos momentos me senti parado e sem ânimo pra ler, mas senti essa parada aí. Eu amei, leria de novo e de novo. Sugiro pra quem quer ler e é os guri!

Guilherme Vechiato 22/04/2024

Um universo fantástico
Eu tive muita dificuldade para iniciar Duna, só consegui seguir em frente na leitura após a terceira tentativa. Tenho problemas com ficção científica, mas insisti e confesso que não me arrependi.
As mais de 600 páginas assustam de início, assim como os termos criados pelo autor, você realmente precisa de um tempo para se adequar a todo esse universo complexo criado por Frank Herbert.
Mas a imersão na mitologia e política dos lugares é quase que instantâneo mesmo as vezes não entendendo 100%. Por ter que explicar bem esse mundo, a primeira metade do livro é bem complexa e cansativa. Mas o desenvolvimento do personagem principal, Paul, ajuda a superar esse processo.
O livro é feito para o Paul, a construção e desenvolvimento de personagem é fantástica. Gosto muito desse arco dele se descobrir como pessoa, evoluir através de uma tragédia, o aceite do que ele precisa ser e lutar para isso, e todos esses acontecimentos envoltos de uma mitologia muito bem criada.
O maior problema do livro é que no fim tudo é muito corrido, tem acontecimentos que você não consegue nem processar, a passagem de tempo é confusa e infelizmente isso atrapalha o livro, pois quando ele fica bom, acaba.
Duna é uma história muito criativa de extrema qualidade com um universo super rico e os personagens são fantásticos. Mesmo tendo algumas dificuldades na leitura, consegui absorver bastante coisa e confesso que quero ler mais sobre esse universo, pelo menos terminar a primeira trilogia.

Henrique 22/04/2024

Duna
EU SOU PAUL MUAD'DIB ATREIDES DA CASA ATREIDES DUQUE DE ARRAKIS, VIDA LONGA AOS GUERREIROS.
Primeiro livro da saga de Duna e que livro sensacional foi esse sério eu já tinha ficado interessado em ler desde que vi o filme 1 lançado lá em 2021 e depois fui ver que os livros eram aclamadissimos assim como o senhor dos anéis então decidi ler em uma LC com alguns amigos que experiência maravilhosa foie essa eu gostei de tudo da ambientação dos personagens da construção de mundo do ritmo e desenvolvimento da história e principalmente do protagonista Paul que embora tenha 15 anos é um personagem diferente de qualquer outro nessa faixa de idade sem entrar em spoiler mas o jeito que o Paul é construído e as decisões que ele toma e como ele vai crescendo ao decorrer das páginas é muito bom de acompanhar eu fiquei rendido por essa história e o último capítulo que foi o maior do livro que teve 60 páginas foi tão bom que eu nem senti que demorou sério tá muito épico o final e depois de ler esse com certeza vou querer ler outros livros de Duna simplesmente esse livro é um leitura que eu precisava e não sabia e se você gosta de livro de fantasia e de ficção científica e de filmes com a pegada espacial recomendo muito a leitura desse primeiro livro tenho certeza que você assim como eu vai gostar muito dessa história que virou uma das minhas favoritas.

Giovana.Mabellini 22/04/2024

TIMOTHÉE CHALAMEEEEET
Esse livro é muito bom, tipo o universo é tipo MUITO BEM CONSTRUÍDO. No começo você não entende nada, mas aí você vai decorando os nomes dos bagui e pronto! Você consegue entender tudo pq é muito bem explicado E VOU AVISAR PRA VCS Q TEM GLOSSÁRIO, PQ EU NAO SABIA E FICAVA BOIANDO ENQUANTO LIA KAKAKAKKAKAKAKA

Os personagens também são super desenvolvidos, todos tem um objetivo e função e aiii... não tenho palavras.

Não dei 5 estrelas pois não sou tão acostumada com ficção-cientifica e também eu estava lendo poucas partes e começou a me cansar porque fiquei muito tempo lendo, e quando fico mais de 2 semanas lendo um livro eu acabo enjoando dele. Mas se eu tivesse dedicado um pouco mais de tempo a ele, eu não iria me arrepender.