Duna Saga (eBook)

Duna Saga (eBook) Frank Herbert




Resenhas - Duna


3558 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


edusrds 03/04/2024

Não gosto muito de fazer resenhas, nunca acho que eu tenho algo muito interessante a dizer. mas, bem... primeiro, é uma odisseia, é um livro que tem a reputação que tem não a toa. sei que muitos estão lendo pelos filmes, e é justo, super válido, no entanto são obras distintas (principalmente a segunda parte do filme). as duas têm seu valor, obviamente, mas o livro é muito mais rico em detalhes e filosofia (como já era de se esperar). é realmente uma história que não dá pra ler sem absorver, tudo foi muito bem pensado e existe por uma razão, para passar uma mensagem. fiquei muito admirada em ver a criação de uma profecia atrelada a discussões ecológicas e políticas tão pertinentes, é uma aula de estratégias e do poder da persuasão, além dos caminhos pelos quais é possível chegar nessa persuasão. indico muito para quem quer descobrir um novo mundo, sei que é apenas o começo e isso me deixa contente pois há muito a ser explorado ainda.

é a definição de space opera, e um belíssimo exemplar do que existe de melhor na ficção científica. além disso a escrita e a construção da história é super envolvente, no começo os termos podem confundir e atrasar a leitura, mas quando a familiaridade vem é maravilhoso.

pra mim é uma leitura obrigatória para os amantes de sci-fi, e até para quem não curtir muito vale muito a experiência.
comentários(0)comente



bluishe 02/04/2024

Queria que fosse melhor...
Antes de mais nada, gostaria de ressaltar a escrita do autor. Que escrita diferente! No início fiquei totalmente perdida e até desgostei, porém, quando compreendi as linhas de raciocínios ficou muito mais fluído. Ele intercala os personagens de forma tão sutil, isso foi algo agradável. Juntamente com a escrita, o universo complexo e cheio de detalhes também é digno de destaque. Esse fator dificulta a leitura no início, são muitas palavras diferentes, conceitos novos, nomes, e a maioria deles não tem a devida explicação, coisas que talvez você entenda apenas continuando e entendendo o contexto. Isso fez com que eu me perdesse várias vezes na leitura.
A grandiosidade do mundo de Duna é enorme e não se tem essa percepção até ler os apêndices. São muito bons por sinal!

Dito isso, sobre o desenrolar do livro 1: fraquissimo. Metade do livro não acontece nada. E a outra metade que deveria acontecer o autor simplesmente corta. Anos passam, guerras começam e acabam apenas mudando o capítulo. As coisas são descritas no após, tirando toda a ação, o que torna o livro um pouco tediante.
Apesar disso, após os apêndices, a curiosidade de saber como o restante da história continua. Muitas perguntas sem respostas.
Apesar de querer a ação, a descrição política é interessante. Talvez tenha sido este o foco do autor. Não é como em As Crônicas de Gelo e Fogo em que se tem os dois, mas ainda assim é razoavelmente bom.

De qualquer forma, esta obra dispensa recomendações, sendo inspiração para muitas outras grandes obras.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marta278 01/04/2024

Épico, sem mais.
Como começar a falar desse monstro?
Eu conheci Duna através do trailer do primeiro filme e fiquei muito ansiosa para ver, pois o diretor é o mesmo que dirigiu um dos meus filmes favoritos, Blade Runner 2049. Só de ver aquelas primeiras cenas e perceber o tamanho daquela história, pude saber que eu adoraria.

E eu estava certa! Amei os dois filmes e deixei a leitura para depois deles. Foi uma boa escolha, percebi, pois o filme me ajudou a imaginar o cenário surpreendente e todas as descrições complexas.

Quando concluí a leitura, senti falta de vários elementos que eu não vi na tela, mas entendo as escolhas artísticas.

O livro é monumental. Eu fiquei com muito medo de ser maçante e muito complexo a ponto de ter que insistir pra terminar, mas felizmente não foi isso que aconteceu. É uma leitura muito fluida, os personagens são muito inteligentes e a trama que governa é muito bem desenhada. Tem muita originalidade e muita coerência.

É fascinante pensar como o autor descreveu os pormenores de um mundo tão diferente. Eu gostei muito de saber sobre a cultura fremen e como ela lida com a água. É mais do que um recurso escasso, sabe? Existe uma simbologia e um senso de responsabilidade compartilhado por todos da tribo. Eu queria ter visto mais disso no filme, pois no livro tem essa parte sobre eles terem esse compromisso de tornar Arrakis um lugar habitável novamente.

Eu vi o Paul nem como um herói nem como um vilão, mas um protagonista muito ciente do lugar dele. Eu adorei isso. Adorei como na leitura pudemos ter esse vislumbre do peso de alguém que se depara com um conhecimento presciente e precisa tomar decisões que impactam muita gente. Ele fez o que tinha que fazer e ele estava plenamente ciente de que era se tornando aquele ícone que ele conseguiria o seu objetivo.

É um livro que reflete sobre várias coisas entrelaçadas. Sobre exploração de recursos, sobre jogos políticos e como a religião pode interferir no meio disso tudo.

Tudo foi abordado como é e foi como se eu tivesse lido uma história que de fato aconteceu, sem polidez nem distorções.

Pra mim, um livro impressionante. Espero poder ler os próximos e saber o que mais acontece nesse universo tão peculiar.
comentários(0)comente



Geovana.Mendonca 01/04/2024

É um livro bem complexo por conta de seu vocabulário próprio, então você demora um pouco a engatar a leitura, mas é de uma reflexão imensa. Política, religião, opressão, busca por lucro, consciência. São muitas nuances na história.
"Você ouviu meu pai falar da força do deserto - lembrou Paul. -Aí está. A superfície deste planeta é nossa. Não há tempestade, criatura ou condição capaz de nos deter."
????
comentários(0)comente



misticazen 01/04/2024

Queria ter lido antes de assistir os filmes
Que livro bomm até nos mínimos detalhes!
O filme é bem diferente e tudo bem eu também adorei o filme cada um me cativou de maneira diferente tanto o livro quanto o filme porém por ter assistido antes de ler inconscientemente fiquei comparando o livro com o filme e por isso até me arrastei um pouco na leitura mas já quero ler os outros livros da primeira trilogia.
A história traz muitas reflexões principalmente sobre política, religião e ecologia.
Queria mais páginas dedicadas ao relacionamento da Chani com o Paul mas entendo que não é esse o foco da história kkkk
comentários(0)comente



redignis 01/04/2024

?????
De longe o melhor livro que já li em toda a minha vida. Já li livros muito bons e cada um tem sua forma única de ser fantástico, mas isso, isso aqui é arte. É guerra. Fenomenal.
comentários(0)comente



deardean 31/03/2024

Como escrito na profecia
"Nós, fremen, temos um ditado: "Deus criou Arrakis para treinar os fiéis". Não se pode contradizer a palavra de Deus."

OBCECADA
Reli ele e devorei como se fosse a primeira vez, a história e os personagens te deixam presos do começo ao fim, toda a riqueza da escrita, a dedicação com a ecologia e o desenvolvimento de todos traz uma imersão maravilhosa e cada página é como se eu estivesse vivendo ali com eles. Com certeza uma das minhas obras favoritas,

É o Lisan Al Gaib não tem jeito.
comentários(0)comente



Bruna.Favorito 31/03/2024

Um das melhores experiências literárias da minha VIDAA!! De verdade Frank Herbert um gênio, está explicado por que Duna é a mãe de todas as ficções científicas por que é perfeita irrevogávelmente deliciosa, ambiciosa e primordialmente perfeita.
Eu entendo o George Lucas por ter feito um copia, mas não faz igual, afinal eu também teria inveja de quem escreveu Duna, e pensaria meu deus por que essa ideia não foi minha primeira!
comentários(0)comente



Guilherme Fernandes 31/03/2024

Duna!
?Em tempos, os homens entregavam o pensamento às máquinas, na esperança de que isso os libertasse. Mas só permitiu que outros homens com máquinas os escravizassem?
comentários(0)comente



Paulo Victor 31/03/2024

Magnífico
Não é um clássico absoluto por acaso. Uma história que sobreviveu décadas afio e, até hoje, é extremamente relevante, tanto pelo lado político, ecológico ou até mesmo de narrativa. Usualmente, costuma-se limitar a literatura do século passado como leituras massantes e difíceis. Como um leitor não convencional de obras antigas, Duna me deixou apaixonado, a construção dos cenários são tão boas, os personagens tão marcantes e a escalada da história tão genial que estou absurdamente apaixonado, a escrita desse cidadão é coisa de louco, sou muito fã e quero muito poder seguir lendo os outros títulos da saga. Duna é genial e atemporal, uma obra que conquista geração atrás de geração. E eu, sem dúvida, fui conquistado.
comentários(0)comente



bia.aps 31/03/2024

O livro é melhor que o filme ?
"Um mundo é sustentado por quatro coisas: o conhecimento dos sábios, a justiça dos poderosos, a prece dos justos e a coragem dos bravos. Mas tudo isso de nada vale sem um governante que conheça a arte de governar."

"É surpreendente saber quantas pessoas não acreditam ser capazes de aprender e quantas outras creem que aprender é difícil."

"O medo mata a mente."

"- Àqueles que ainda não morreram.
- Então deixe-nos viver enquanto é tempo."

"Nas profundezas do inconsciente humano, encontra-se uma necessidade difusa de um universo lógico e que faça sentido. Mas o universo real está sempre um passo adiante da lógica."

"Quando a religião e a política viajam no mesmo carro, os condutores acreditam que nada é capaz de ficar em seu caminho. Seu movimento tornar-se impetuoso, cada vez mais rápido. Deixam de pensar nos obstáculos e esquecem que o precipício só se mostra ao homem em desabalada carreira quando já é tarde demais."

"Quando a lei e o dever, unidos na religião, são a mesma coisa, a pessoa nunca chega à consciência plena de si mesma. Será sempre pouco menos que um indivíduo."

"É preciso que a religião continue a ser uma válvula de escape para as pessoas que dizem a si mesmas: 'Não sou o tipo de pessoa que quero ser' . Não pode jamais se degenerar num ajuntamento de pessoas satisfeitas consigo mesmas."

"Quando a religião e a política viajam no mesmo carro, quando esse carro é conduzido por um homem santo vivo, nada é capaz de ficar em seu caminho."
comentários(0)comente



Phagas 31/03/2024

OBCECADO
Assisti o primeiro filme pro Oscar e amei, mas assim q terminou o segundo filme, antes de me levantar da cadeira do cinema, entrei na Amazon e comprei os 2 boxes, de tão aficionado q fiquei com os filmes, agora tendo livro o primeiro livro fiquei ainda mais imerso nesse universo, super rico, cheio de personagens cativantes, tem uma narrativa q te leva para uns lugares q vc nn imagina mesmo tendo visto os filmes, é um experiência incrível, eu inclusive recomendo q vejam os filmes antes, assim seu entendimento do livro vai ser maior e vai ser mais divertido ler. Mas então pq nn dei 5 estrelas, eu acho q o livro peca em relação ao filme com a construção de tensão, no filme a questão do/da traidor (a) é algo q nos deixa apreensivo, e pensando em quem pode ser, como no livro temos acesso ao pensamento de todos os personagens, sabemos quem é muito cedo e não nos deixa sentir aquele nervoso e tensão em descobrir, e também pela personagem da Chani que é completamente diferente dos filmes e eu PESSOALMENTE prefiro a abordagem q os filmes deram, mas tirando esses dois pontos, é um livro perfeito
comentários(0)comente



Ricardo 31/03/2024

É meio injusto não dar 5 estrelas só por que o final não é taaaao perfeito quanto o final do livro, mas fazer o que. Fora isso, que livro fenomenal, que mundo bem construído, que trajetória incrível. A gente fica na mesma posição do Paul, sabendo que está por vir e ao mesmo tempo não sabendo, é incrível a forma como a história é contada. Um livro tão bem feito envelhece como vinho, parece mais fresco do que a maioria de obras de ficção científica que vieram depois.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



3558 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR