A carteira

Resenhas - A Carteira

1 | 2 | 3 | 4

Drika 07/06/2021

E agora, Honório?
Honório é um advogado que se vê cada vez mais endividado, vivendo constantemente preocupado e inseguro sobre o seu futuro e da sua família. Embora ele busque por solução e essa não é a mais sabia, já que ele está sempre atrás de agiotas.
Seu maior conflito é quando encontra uma carteira na rua com um valor muito alto de dinheiro e além disso, uma grande possibilidade de mudar sua história. Aí começa a saga do leitor de querer descobrir o que Honório irá fazer com a Carteira.

?Um pequeno conto com tantas reflexões, Machado, faz várias críticas e com boas doses de ironia sobre a sociedade carioca daquela época e traz à tona temas como roubo, luxúria, falsidade e fidelidade. Como sempre, Machado consegue nos fazer devorar o conto sem piscar os olhos na perspectiva de descobrir o que passa no recôndito dos pensamentos das personagens.

Sofia.Budal 29/04/2021

inesperado
a história é ótima mesmo sendo curta te intriga a ir até o fim e n parar nem para respirar

Thaís 11/02/2022

"Compreende-se que era medo do futuro e o horror da miséria."
O conto tem como tema principal o conflito moral e ético que se passa na cabeça de Honório. O protagonista enfrenta indecisões sobre o que fazer e as possíveis consequências de suas escolhas. Machado consegue mostrar através do conto que a moral depende das circunstâncias, trazendo uma reflexão no final.

Vanessa.Carla 25/06/2022

te amo de Assis
Mais uma vez eu registrando em uma resenha que o Machado é o meu autor clássico brasileiro favorito.
Sobre o conto: desde a reflexão, a ironia e os acasos a leitura é fluida e válida. Gosto muito dos contos de Machado e sempre acabo com um gostinho de quero mais.

Yasmin.Olemberg 17/08/2022

A Carteira - Machado de Assis
Honório vive um belo de um dilema, achou uma carteira na rua com dinheiro suficiente para sanar suas dívidas, mas não pode (tecnicamente) ficar com ela, principalmente depois que descobre à quem ela pertence.

Esse conto é certeiro ao questionar a ética de maneira tão simples e direta, além de brincar com nossas próprias convicções e crenças quando vamos entendendo a situação que, apesar de narrada em um cenário fictício, não deixa de fazer parte do dia a dia de todos nós. Certamente me diverti bastante com as revelações do final e me peguei sendo a maior hipócrita. Com toda certeza outro clássico do nosso queridíssimo Machado de Assis que vale a pena ler.

Pietra.Castilho 11/05/2022

A carteira
Primeiro obra que li de Machado de Assis, confesso que só estou lendo por causa do vestibular, mas é bom e gostei desse conto. O final me pegou de surpresa.

Isabelle.Cagega 25/04/2022

Plot bom
Machadinho como sempre sendo leitura obrigatória nas escolas kkk, eu li para realizar uma prova, porém o conto me surpreendeu bastante, tem um plot bem inesperado que eu amei

daninha :) 19/03/2022

Meu primeiro do querido Machado!! Resolvi pegar primeiro um mais curtinho pra acostumar com a escrita, que é bastante rebuscada, mas muito instigante também. Gostei bastante desse e da forma como os personagens são inseridos na história. Honório vive um dilema, um conflito moral, depois que encontra uma carteira na rua. O final é surpreendente kkkkkk, fiquei com pena do Honório.

suzanafb 07/03/2022

Resumo:
Honório É um advogado que encontrou uma carteira e se sentir tentado apanha-la pois se encontra endividado por contas, empréstimos, gastos com sua esposa, jantares,bailes? Portando se encontrava em uma situação financeiramente precária. Decidi apanhar a carteira, saiu andando e entrou em um café. Ainda com dúvidas e conflito consigo mesmo decidi olhar a carteira, que estava recheada de dinheiro. Ao analisá-la pra segunda vez decidi ver se tem algum meio de devolução (estava se sentindo culpado). Após analisar alguns cartões percebe que a carteira pertence à Gustavo, seu amigo. Retorna para casa e encontrou sua esposa e Gustavo aflitos por algum motivo. Declarou que encontrara a carteira do homem. Em seguida Gustavo pegou o bilhetinho de amor presente na carteira e entregou para a esposa de Honório.
ATENÇÃO: a traição só é revelada para o leitor , Honório não sabe que é [*****].
Autor : Machado de Assis
Ano: 1884
?Por meio de uma boa dose de ironia, Machado de Assis faz diversas críticas à sociedade carioca daquela época e traz à tona temas como roubo, luxúria, falsidade, honestidade e fidelidade.
Possui características próprias do autor como, por exemplo, o pessimismo, assim como propriedades relacionadas ao Naturalismo e Realismo.?

Beat.Rossi 08/09/2021

$$$$
Eis que você- que está lotado de dívidas, está com dificuldades em se lançar no trabalho e mantém as aparências de estar prosperando- encontra uma carteira no chão, o que você faz?
Mais uma história incrível do Machado.
Recomendo a todos!

Charly.nunes 04/02/2023

Que histoi triste, porém fantastica. Continho curto, mas ótimo para se ler; no começo vc não da muita bola, o final o plot do final é de dar pena. Sera que realmente faz bem fazer o bem ou o silêncio é oque mantém tudo no seu lugar

1 | 2 | 3 | 4