Nós matamos o Cão Tinhoso!

Nós matamos o Cão Tinhoso! Luís Bernardo Honwana

Resenhas - Nós matamos o cão-tinhoso

Mânica 06/05/2024

Fuvest 02/09 - Tenso.
Alguns contos são bem pesados explicitamente, principalmente o primeiro, e outros são pesados implicitamente. O mais importante desse livro de verdade é o contexto histórico e o simbolismo por trás de cada história, deixa tudo bem mais compreensível.
Topzeira, ainda vou pesquisar mais afundo mas me conquistou

maysa 06/05/2024

1/6 fuvest
Confesso que só li por ser obra obrigatória da fuvest mas a história é muito interessante e me prendeu de um jeito, o modo que o autor escreve na visão das crianças como elas veem a colonização, a escravidão de forma inocente, sem entender de fato a realidade delas, é forte

skdv 29/04/2024

Surpreendente
Eu tenho muitas opiniões sobre este livro, muitos sentimentos que precisam serem digeridos. É uma leitura intensa, mostrando uma realidade difícil, e o mais surpreendente, é extremamente recente.

Contos que abordam racismo, abuso, estrutura social e muito mais. É mostrado o período de colonização de Moçambique, com pontos de vistas diferentes, e os que mais me afetaram, foram as histórias narradas por crianças, por que elas realmente viveram aquilo, e é preocupante.

Apesar de ter sido uma leitura "obrigatória", eu me sinto completamente grato por ter lido, eu acho que eu e muitas pessoas, precisava ou precisam dessa leitura, é intenso e forte, mas extremamente necessária, porquê apesar de tudo, as pessoas retiradas não deixam de ter esperança, e isso, é inspirador.

rayssadioli 26/04/2024

Neste livro, temos acesso a vários contos que, apesar de diferentes, convergem quanto à crítica. Tais contos, de modo geral, abordam a realidade da vida das pessoas moçambicanas durante o período de colonização portuguesa. Para isso, o livro utiliza metáforas e outros recursos que deixam o que o autor deseja transmitir ao leitor nas entrelinhas.

Os contos têm suas particularidades, de forma que cada um denuncia de uma forma a vida que os moçambicanos eram obrigados a levar. Alguns contos são narrados por crianças, e a visão da criança sobre o que estava ocorrendo me marcou profundamente.

Além da denúncia à colonização, há também contos que abordam sobre o racismo, com destaque para ?As mãos dos pretos?.

Apesar da difícil realidade que nos é narrada, há um certo tom de esperança em relação ao fim dessa colonização, culminando para, no fim, o narrador do último conto, que na verdade não é o último devido ao conto extra, não aceitar mais tal exploração e se mobilizar.

É uma leitura curta e de fácil entendimento que recomendo a todos lerem, principalmente os brasileiros, já que a literatura africana influencia diretamente a nossa.

Janete75 24/04/2024

Submissão
Contos que contam sobre a violência, o racismo, as injustiças vividas pela população moçambicana no século passado. Mas, também tem contos singelos, amorosos.

cris.serpa 22/04/2024

2/9 FUVEST
Amo as histórias contadas pelo ponto de vista de crianças, muito doido ver como pessoinhas tão inocentes tentam entender e navegar por uma realidade tão brutal de colonialismo, ditadura, racismo
linguagem super de boa, lerdei um pouco pra ler só porque procrastinei mesmo

Clara 22/04/2024

Sempre que eu assisto ou leio algo triste relacionado a cachorro eu sou muito afetada
E esse livro não foi diferente
Fiquei com um aperto no coração durante toda a leitura

Leticia.Melo 19/04/2024

Uma leitura muito importante para quem gosta de literatura. É incrível como a literatura tem o poder de te dar um soco no estômago atrás do outro. A literatura africana deveria ser mais lida e eu recomendo muito Nós matamos o cão tinhoso! A violência do colonialismo não está presente somente no Brasil, também está na África. Leiam e descubram.

steh.araujo 17/04/2024

Comecei a ler por ser uma leitura obrigatória para os vestibulares, porém, percebi que simplesmente adorei ele. O mesmo trata de diversos assuntos, como o colonialismo e o racismo em Moçambique. Aproveitem e leiam esse livro maravilhoso.
Nos mais diversos contos presentes nesse livro, cada um com sua essência e com sua proposta, conseguimos perceber que o óbvio que é errado para nós, não é errado para todos.
Esse livro possuí uma importância gigantesca, além de poder servir como repertório para diversos assuntos de debates ou redações.
A leitura foi maravilhosa, cada conto mostrando uma ideia e uma história marcante, claramente, o primeiro conto foi o meu favorito, que foi o qual sugeriu o nome do livro.

madukkyt 17/04/2024

Leitura obrigatória da fuvest
Eu até que gostei do livro, a ligação que ele faz com os momentos sofridos e o cotidiano do colonialismo são bons.
Porém, ele inegável é um livro difícil de ler e se entender.

kvso 16/04/2024

Leitura obrigatória Fuvest
"Mas, não me olhes como se eu tivesse culpa, Cão Tinhoso! Desculpa, mas eu tenho medo dos teus olhos..."
Esse conto definitivamente foi o meu preferido do livro, muito sensível, impossível não se comover e não se chocar com a tristeza e a violência. Alguns dos outros contos admito que tive certa dificuldade para entender qual era a intenção do autor, como por exemplo: "Inventário de imóveis e jacentes".

Ao ler o posfácio de Vima Lia De Rossi Martin é possível então entender a relevância da obra para a descolonização de Moçambique que passava por um regime de totalitarismo pelo domínio português.

teka. 15/04/2024

"nós matamos o cão tinhoso" retrata a luta contra o racismo, o colonialismo português, e é um marco de resistência política e humana. cada conto te apresenta a um cenário de violência, opressão e questiona a estrutura daquela sociedade tão cheia de injustiças. ao longo das histórias, observa-se claramente a relação colonizador e colonizado, além da desumanização de algumas personagens.
todos os contos, sem excessão, são extremamente bem escritos, pesados e te mostram diferentes realidades do processo colonial de Moçambique.
como alguém que tem pouco conhecimento sobre os países africanos colonizados, estes contos te apresentam muito bem à cultura Moçambicana, dando ênfase à linguagem utilizada ao longo dos textos.
confesso que li devido aos vestibulares, mas todos deveriam ler estes contos de Luís Bernardo Honwana. uma obra extremamente interessante, necessária, complexa e realista.

Liað· 14/04/2024

Foda
Eu adorei o livro. admito que li por conta do vestibular, mas eu gostei muito. foi bem interessante ler contos de um país que eu não estou acostumada a saber sobre, e em uma época que ele foi escrito que foi muito difícil pra o país como um todo.
é muito legal ver essa relação do conto com a realidade (pq ela é bem presente), recomendo muito

Elena 14/04/2024

O melhor conto é o "Nós matamos o cão tinhoso", mas os outros também são muito legais. São histórias sobre a cultura africana que eu não estou muito acostumada a ler