Salão de beleza

Salão de beleza Mario Bellatin

Resenhas - Salão de Beleza

Tito 22/06/2010

Sobre moribundos e peixes em aquários de águas turvas.
Ana 26/09/2010minha estante
rsrs essa resenha é melhor que o título do livro!

MK 04/02/2011

Maquiagem borrada
O mais curioso são as oscilações de sentimento que se pode ter pelo narrador-protagonista ao longo do texto. Oscilam como a temporalidade, que vai e retorna no mesmo ritmo confuso da decriptude que se acentua no personagem.

É possível sentir sua solidão e carência, alguns sentimentos humanitários e quase simultaneamente toda a crueldade de que se pode ser capaz. É um texto lúgubre, sem final feliz e cheio de cruezas inarredáveis, mas escrito num ritmo que prende e nos leva ao mesmo poço onde peixes e moribundos afundam. Melhor não ler em dias nublados ou de TPM.

Nani 22/07/2011

Salão dos Horrores
Comprei chamando-o de azarão: A história maluca ou seria um livro muito bom ou um livro muito ruim. Cheguei ao fim, é bem escrito e tudo, mas achei chato e deprimente demais!

Adriana Scarpin 06/03/2022

Escrito pelo mezzo mexicano, mezzo peruano Mario Bellatin, Salão de Beleza é um dos livros a serem tratados no curso que estou fazendo sobre literatura pandêmica e será o assunto da aula da próxima terça.
Não vou dizer que é um livro fácil de ser lido, é curtinho, entre um conto longo e novela, mas de modo algum rapidíssimo porque o clima pesado e a crueldade presente nele são bem difíceis de deglutir, a dificuldade dele não reside na linguagem de como está descrito e sim no quê está descrito.
Não há nenhuma menção ao HIV ou AIDS durante a narrativa, mas tudo é bastante claro quanto ao que se refere à pandemia que mais era discutida em 1994, ano de seu lançamento.
É um livro que indico com veemência, mas que se saiba que vai ser uma leitura difícil e bem longe do clima de uma tarde de domingo ensolarado.