Dune

Dune Frank Herbert

Resenhas - Dune

Anderson 14/01/2021

Construção de mundo muito boa, mas só
Impressionante construção de mundo e interessantes comentários sobre religião, mas de resto o livro não me pegou. Os personagens são um tanto superficiais e aqueles monólogos interiores são um bem pobres. Além disso, alguns aspectos datados (a homofobia gritante) me incomodaram bastante. Vale ler pra quem procura uma história de aventura sem grandes surpresas.

Reylandson 17/01/2022

DUNE
Incrível! Realmente dá pra entender o porquê de ser considerado a "Bíblia da ficção científica". Pode parecer confuso no começo, mas as coisas melhoram quando você segue o caminho do deserto. Quanto aos personagens, eu entendi o papel que cada um deles representa, mas tive dificuldade em me conectar emocionalmente com muitos. Acho que o modo como a história é contada "sacrifica" essa questão de trabalhar os sentimentos deles em prol das inúmeras ideias que são apresentadas, que vão de religião a ecologia.

P.s: Eu recomendo que não pesquisem nome de personagem nenhum no Google (como eu fiz), sob o enorme risco de receber spoilers.

Joseph 19/10/2021

Um mundo novo!
Mundo político e complexo. Cheio de profecias e ramificações sobre o futuro. Com sua linguagem e costumes próprios.

Paulo.Netto 30/10/2021

Provavelmente entre as melhores ficcções científicas de todos os tempos
História extremamente interessante, onde a ficção científica muito bem elaborada, detalhada e verossímil, parece na verdade ter o propósito de servir de pano de fundo para o desenrolar de uma trama política, embrenhada de sutilezas, traições e disputas de poder. A história vai apresentando diversas facções, todas as princípio envoltas em muito mistério, que estimulam uma curiosidade para aprender mais sobre as motivações, costumes, culturas relacionadas a esses grupos.

Na minha primeira leitura tive dificuldade de entendimento (em grande parte por ser a versão em inglês e estar tendo dificuldade com o vocabulário) e acabei abandonando depois de ler um quarto do livro. Com a adaptação mais recente para o cinema ficou mais fácil ter ideias para imaginar os cenários descritos do livro, e dessa vez li do começo ao fim quase como uma obsessão. História muito interessante mesmo e, para aqueles que tiverem gostado do livro, ainda tem a vantagem de existirem vários outros livros que continuam e expandem a história que se inicia em Duna, escritos pelo próprio autor e, posteriormente, por seu filho também.

Isabelle248 07/11/2021

Longo, mas interessante
Gostei bastante. O livro não termina com uma resolução do problema, me lembrou um pouco Fundação de Asimov, mas com mais ação. A história é complexa, mas muito interessante. Pretendo ler os outros.

Clara 15/11/2021

Provavelmente uma das melhores leituras do ano
Muito interessante, politico e complexo. Diferente de tudo que já li.
A construção do mundo é incrível e toda a escrita e desenvolvimento por mais que seja densa prende muito.
Demorei muito pra ler mas valeu a pena e super pretendo ler os outros, o que me surpreendeu por eu não estar acostumada ou gostar muito de ficção científica.

JoAo366 19/11/2021

O poder do deserto
Livro espetacular com com uma história muito densa e personagens excepcionais. As habilidades intelectuais dos personagens são facinantes e dão um ar único para o livro. Além disso, é interessante ver como o ambiente que eles estão envolvidos é minuciosamente construído e a obra inteira funciona como um ecossistema.

Não consigo descrever como eu me apaixonei pela Lady Jessica!!???

Virginia 08/12/2021

the eye that look ahead to the safe course is closed forever
dune, escrito pelo ecologista frank herbert, te da a sensação constante que você tá adentrando um mundo criado com extremo zelo e atenção pelos detalhes. é possível a partir de alguns parágrafos visualizar perfeitamente as cenas propostas pelo autor, o que é algo de extremo talento, tendo em vista que parte do livro é usado para introduzir as características fisicas de arakis para nós. além disso, a construção dos capítulos são incríveis, já que te dão uma brecha do que é a presciência para o paul. o próprio uso da religião como uma forma de manipulação das massas é feita com inteligência e sagacidade, por termos a oportunidade de assistir essa condução pelos opressores (bene gesserit). no mais é um livro incrivel mas que demanda paciência para digerir termos específicos adotados pelo autor.

Pedro Leone 11/04/2011

Dune
Poucos livros que li na vida tem tamanha profundidade em personagens, plot e história a ponto de chegar a ser filosófico e conter sabedoria sobre sociologia e teologia ao mesmo tempo.
O melhor livro que já li, e recomendo para qualquer um que goste de histórias profundas e bem-construídas.