Dune

Dune Frank Herbert




Resenhas - Dune


39 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Maitê 14/03/2019

Esperava uma jornada do herói, como em muitos sagas famosas, mas apesar de ser exatamente isso, ao mesmo tempo subverte o gênero.
Não temos alguém pegando na nossa mão e nos mostrando esse universo recém descoberto pelo herói. Somos jogados nesse mundo, sem nenhuma ajuda, enquanto nosso herói vive sua grande jornada.
Mas logo fica claro que ele não é um herói comum, ele não precisa de um Hagrid para te mostrar o caminho, por que ele de alguma forma, já conhece tudo o que é necessário e o que nem imaginamos ser possível. E o seu grande inimigo que precisa ser derrotado, é ele mesmo.
O livro é quase poético, algo que eu não esperava de um livro de ficção cientifica. Mas esse não qualquer um livro.
Mel 01/11/2021minha estante
vc achou complicado de ler em inglês?


Maitê 01/11/2021minha estante
Eu tenho muita prática em ler em inglês então talvez não seja a pessoa mais adequada a dizer do nível de dificuldades.Eu não achei complicado, mas é um livro denso, como qualquer outro de fantasia onde se é apresentado um novo universo


Mel 01/11/2021minha estante
entendi!! eu moro nos eua faz pouco tempo e já li muitos livros em inglês, então acho que não tem problema ne?




Bee 27/01/2021

Até agora o melhor livro que li esse ano, esperava uma leitura parada e cansativa, porém me surpreendi com a dinâmica da escrita, após ler o início, o livro te leva a querer ler cada vez mais rápido.
Mel 01/11/2021minha estante
é muito difícil de ler em inglês?


Bee 01/11/2021minha estante
eu achei um pouco complicadinho sim, algumas partes tive que procurar o contexto todo pra entender




Marco 07/10/2021

Extremely valuable for its ideas, but still flawed
Overall Dune is a great book for the ideas it shares with the reader. It explores in depth what a balanced existence between nature and human would (or should) be like while showing what happens when men do no respect nature and explore it with no regards. It is also impossible not to see all the influence this book has had on the works of fantasy and science-fiction along the years. Be it star wars, star trek, back to the future or a song of ice and fire to cite a few, Frank Herbert's was there all along to show them the way. The down side of the whole thing is, for me at least, definitely character development and pace of the story. At times it seems like Herbert was so focused on the ecological, philosophical, sociological and religious aspects of it that he didn't developed the characters all that well. I was unable to sympathize about the vast majority of the cast. In fact I feel like the among the very few charismatic characters are the Fremen people as a whole, and the planet Arrakis' own ecosystem. Another aspect that I didn't enjoy was the final part of the third act. Everything seemed immensely hasted and the end given to some characters was extremely hurried and at times even stupid. it felt like some of them were just completely disregarded by the author as he wanted to have the plot finish right and there. For those reasons I give this book a light 4 stars. Hoping the sequels will improve where this book slipped.
Joseph 19/10/2021minha estante
I felt the same way




Jéssica 22/03/2024

Perfeito!!!
Pra quem vai começar a ler agora: sugiro ler acompanhando o anexo 3 que é a terminologia do livro. Há várias palavras inventadas e com um significado próprio e único.
Dune foi meu primeiro livro de sci-fi e eu posso dizer que comecei grande!!! (Também é um dos livros favoritos do meu marido, e virou meu também!!)
A grandiosidade que todo mundo fala, o livro é tudo isso mesmo, minha gente!!!
É incrível do começo ao fim, a história é muito rica em detalhes, em plots, em paralelos com o mundo real, é antigo mas muito, muito atual!! Foi escrito na década de 1960 e se aplica em muita coisa ao que acontece hoje em dia no mundo!
É uma leitura que vale a pena cada pedacinho!!!!
Marília Marques 22/03/2024minha estante
????




mariana 22/03/2022

Duna é uma das poucas obras em que gostei mais do filme do que do livro em si, apesar de que eu não teria gostado tanto do filme caso não tivesse lido o livro. De toda forma, feliz de ter lido e de ver o reconhecimento que anda tendo.
Erick247 14/11/2022minha estante
é bom demais cara




Pedro Leone 11/04/2011

Dune
Poucos livros que li na vida tem tamanha profundidade em personagens, plot e história a ponto de chegar a ser filosófico e conter sabedoria sobre sociologia e teologia ao mesmo tempo.
O melhor livro que já li, e recomendo para qualquer um que goste de histórias profundas e bem-construídas.
comentários(0)comente



Gontijo 11/02/2012

EXCELENTE!
Esse é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores romances de ficção científica que já li em toda minha vida. Frank Herbert consegue abordar questões como política, guerra, amor, traições, ecologia, geologia... tudo num romance só. Fala sobre a vida de Paul Atreides, que tem a sua vida transformada pra sempre quando se muda de seu fértil planeta Caladan para o Desértico planeta Arrakis, também conhecido como Duna. Apesar de desértico, ele é rico em Especiaria, a matéria-prima que move todas as relações comerciais do universo. A especiaria é uma alusão ao petróleo (mais ou menos). Todos no universo querem dominar Arrakis para serem detentores do maior produtor de Especiaria. Contudo há um povo nativo, os Fremen, que tem motivos maiores do que a ganância para protegerem seu planeta. Excelente livro.
comentários(0)comente



Lucas 25/11/2012

Dune
Quando comecei a ler Dune, de Frank Herbert, vi uma citação de Arthur C. Clarke na contra capa que dizia que Dune é o Senhor dos Anéis do sci-fi, algo do tipo. Fiquei animado pra ler mas não deixei aquilo influenciar minha opinião sobre a história. Na leitura percebi que Clarke tem certa razão.
Dune é um livro profundo, baseado num planeta parte de um grande Império. Esse Império não é descrito e detalhado, a mitologia de plano de fundo é obscura, mas a realidade que o autor traz a Arrakis, o planeta chamado de Dune é incrível, visto principalmente no povo nativo, os Fremem. O livro é permeado do começo ao fim pelos costumes e cultura Fremem, que enriquecem extremamente o livro e dão ao planeta de areia uma verossimilhança incrível.
O personagem central, Paul Atreides, não é o herói clássico conforme descrito por Joseph Campbell, apesar de aparentemente seguir os passos básicos na jornada. Vê-se posteriormente que ele foi de certa forma "criado", mas isso de maneira alguma tira a grandiosidade do conto, ao contrário, a aumenta.
Os membros da sociedade Imperial também enriquecem a história, os soldados imperiais chamados Sardaukar, a CHOAM que explora a melange (especiária, que na verdade é uma droga viciante, que gera grande lucro ao Império), os contrabandistas, e os mais fascinantes, as Bene Gesserit e os Mentat. Para não me alongar não vou descrevê-los, mas como o livro foi lançado em 65 e vendo as capacidades e habilidas dos dois grupos não posso deixar de pensar que Gene Rodenberry se inspirou neles, e misturando ambos deu origem aos Vulcanos! T'Pau com certeza era inspirada numa Reverend Mother!
A família rival, os Harkonenns, achei mais envolvidos no esquema das coisas do que realmente maus no sentido clássico do bem contra o mau. No livro todos os personagens e facções são mais cinzas do que brancas ou pretas, o que também me agrada.
Em resumo, grande livro, realmente uma obra-prima do Sci-fi, e escrito por um autor que tem um estilo bastante sofisticado se comparado a outros do gênero, o que torna a experiência literária mais satisfatória!
comentários(0)comente



Leandro 06/03/2013

One Of The Greatest Science Fiction Novels Of All Time
The Dune series is a modern epic in its own right. I haven't read all the books just yet (just 4 so far). Still it's one of the most complete and detailed saga I've ever come in contact with. It's one of the greatest science fiction novels of all time. Frank Herbert did an amazing job. I still do not know if the story is set in our own Universe (humans - Earth)--in this case would it be in a really distant past or future? I don't know--or if Frank Herbert has created a whole new Universe. I like the latter one better, for it takes a real master to come up with all the aspects of a new environment, society, economy, politics, technology, culture and social values and extrapolate them in full detail and weave a story around them. You know what "they" say "the spice MUST flow!"
comentários(0)comente



Diego Nei 04/09/2015

Mais do que parece
Além de ser um conto de ficção científica muito bem escrito, o livro traz um comentário muito elaborado sobre política, religião e ecologia. Frank Herbert consegue criar um universo complexo, mas simples de se acompanhar. #mustread
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dominique.Auler 23/04/2020

Uma obra verdadeiramente merecedora de sua importância. Uma ótima leitura desde o início, Dune toma proporções épicas no desenvolver de sua trama.

Um dos maiores marcos da ficção científica, com personagens envolventes, tramas elaboradas, emoções intensas e mensagens fortes.
comentários(0)comente



Mariana 21/04/2024

INCRÍVEL!!!
É um livro exacerbadamente intrincado, principalmente pelo fato de eu ter realizado a leitura em inglês. O início é obviamente confuso, já que vc está sendo exposto a um universo completamente novo e detalhado. Mas com o tempo a leitura fica prazerosa e muito cativante. Os personagens são TODOS muito bem desenvolvidos, além da escrita do autor é sensacional. Não me arrependo de forma alguma de ter lido esse livro, ele sempre terá um lugar muito especial no meu coração!
comentários(0)comente



Anderson 14/01/2021

Construção de mundo muito boa, mas só
Impressionante construção de mundo e interessantes comentários sobre religião, mas de resto o livro não me pegou. Os personagens são um tanto superficiais e aqueles monólogos interiores são um bem pobres. Além disso, alguns aspectos datados (a homofobia gritante) me incomodaram bastante. Vale ler pra quem procura uma história de aventura sem grandes surpresas.
comentários(0)comente



Marina 02/08/2021

Eu esperava mais, mas foi bom mesmo assim
Resolvi ler Duna devido ao filme Denis Villeneuve. Por conta de toda hype ao redor do filme, fiquei com elevadas expectativas para o livro também.

O universo construído pelo autor é bem diferente, o que é bem legal. Contudo, por conta disso em alguns momentos eu me senti perdida. Também, não me apeguei a maior parte dos personagens. Nem o Paul, nem a Chani, nem a Jessica. O que eu mais gostei foi o Duque Leto.

De qualquer forma, é um livro que vale a ler. Confesso que esperava mais, mas foi bom ler mesmo assim.
comentários(0)comente



39 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR