Dune Frank Herbert

Resenhas - Dune

lunasolis 15/01/2023

Por incrível que pareça, se baseando nas primeiras cento e poucas páginas do livro, ele é bom. O início é lento e chatinho, o autor joga umas coisas do nada e você tem que adivinhar o que tá acontecendo pra entender ? o que as vezes faz você ficar confuso com o que tá acontecendo. Mas o livro em si é bom, os personagens são bem desenvolvidos e o enredo é ok.

O autor pula alguns anos durante o livro e isso te impede de ver alguns desenvolvimentos, como o que acontece na questão de evolução dos personagens na questão fremen mas é muito bom sim.

Lirio azul 16/03/2022

Um ódio. Mas um ódio que só
Sinceramente galera, eu entendo todo o impacto cultural e o quão esse livro eh importante mas eu vou sim criticar esse monstro de 800 páginas pq eu realmente ODIEI isso aqui.
1- funciona como melhor como filme, falei e tô leve. As cenas tem um jeito de passar que na real funcionam muito melhor como um filme. E o filme de 2021 prova isso. O livro funciona mais como um roteiro e o filme consegue consertar muita coisa que me irritou
2- Lady Jessica Nerfada: várias vezes ao longo da narrativa eh colocada uma importância nela, como se ela fosse realmente fazer alguma coisa. Mas ela só continua sendo nada demais, e nunca entregando nada mais que o básico. Ainda mais depois que eles vão pro deserto aberto? ela só revolve ao redor do Paul
3- Chani: sem personalidade, parece uma porta. Eu tenho que acreditar que ela eh a paixão do Paul? Que eles tem um romance se quando era pra mostrar isso o livro resolve ter um time jump de 2 anos. A menina não faz nada, ela não reage, ela não tem profundidade ela só eh a representação física das visões do Paul
4- Duke leto: ícone que merecia mais, e um dos únicos personagens interessantes nesse livro.
5- Paul: um dos grandes problemas pra mim nesse livro foi o Paul. Meu deus como ele eh sem graça sem sal, sinceramente. Não da pra conseguir se ligar a um personagem e ter uma conexão com o mesmo se ele eh perfeito, se ele não demonstra emoção? eh impossível. O Paul fica tão alheio a tantas coisas por ser o Messias que ele se torna insuportável. Não consigo ler esse livro ainda mais na segunda parte quando ele toma maior foco sendo que eu não me conecto em nada com ele
6- Passagem do tempo: A escolha de time jump pra mim eh burra, eu quero ver mais do universo e como Paul se adapta, mas em vez disso a gente tem um pulo de 2 anos onde a gente só o resultado. Eu não ligo pra um resultado se eu não vi como se chegou lá. Mais uma vez cria essa desconexão entre o leitor e a obra
7- Harkoneen: eu prefiro eles, pelo menos eles tinham um núcleo mais interessante
8- O final; acho que foi aqui que eu realmente perdi a saúde pra esse livro, foi aqui que eu xinguei e falei que eu odiei. Eu tava ok e disposta e ignorar muito e dar uma nota maior mas o final me faz passar tanta raiva que eu larguei. São 800 páginas pra uma luta entre as duas famílias pra no final ser resolvido em 50 páginas, com uma tacada vazia pelo Paul e uma resolução pros Harkoneen tão sem graça. Me prometeram uma guerra, uma briga e me entregaram 50 páginas de nada
Uma decepção

giu 01/02/2022

mt viagem, show dms
ai gente é super difícil de ler, eu comecei na edição capa dura da aleph mas aquelas páhinas intermináveis tavam me matando e aí comprei esse pocket com as páginas curtinhas e do nada meti 100 pgs assim que nem percebi passando, mt melhor a experiência, to bem feliz que comprei os 6 na edição pocket da ace, acho que vai ser mt mais tranquilo de ler e agora sobre o livro
FOI INCRÍVEL ler depois de ver o filme, ajudou mt a me situar em diversos ambientes e a dinâmica de cada personagem no grupo como um todo, pq no livro tudo é introduzido numa porrada de informação e eu ficaria perdida sem essa ajuda do filme, sabe?? e aí pensando em todo o desenvolvimenro do paul no livro e como isso ta sendo tratado de outra forma no filme, to mttt ansiosa pra continuar lendo a saga e tbm pra assistir os próximos filmes pq to amando, obgd chalamalabingbong por ter um gostinho impecável pros projetos

Diego Nei 04/09/2015

Mais do que parece
Além de ser um conto de ficção científica muito bem escrito, o livro traz um comentário muito elaborado sobre política, religião e ecologia. Frank Herbert consegue criar um universo complexo, mas simples de se acompanhar. #mustread

Lucas 25/11/2012

Dune
Quando comecei a ler Dune, de Frank Herbert, vi uma citação de Arthur C. Clarke na contra capa que dizia que Dune é o Senhor dos Anéis do sci-fi, algo do tipo. Fiquei animado pra ler mas não deixei aquilo influenciar minha opinião sobre a história. Na leitura percebi que Clarke tem certa razão.
Dune é um livro profundo, baseado num planeta parte de um grande Império. Esse Império não é descrito e detalhado, a mitologia de plano de fundo é obscura, mas a realidade que o autor traz a Arrakis, o planeta chamado de Dune é incrível, visto principalmente no povo nativo, os Fremem. O livro é permeado do começo ao fim pelos costumes e cultura Fremem, que enriquecem extremamente o livro e dão ao planeta de areia uma verossimilhança incrível.
O personagem central, Paul Atreides, não é o herói clássico conforme descrito por Joseph Campbell, apesar de aparentemente seguir os passos básicos na jornada. Vê-se posteriormente que ele foi de certa forma "criado", mas isso de maneira alguma tira a grandiosidade do conto, ao contrário, a aumenta.
Os membros da sociedade Imperial também enriquecem a história, os soldados imperiais chamados Sardaukar, a CHOAM que explora a melange (especiária, que na verdade é uma droga viciante, que gera grande lucro ao Império), os contrabandistas, e os mais fascinantes, as Bene Gesserit e os Mentat. Para não me alongar não vou descrevê-los, mas como o livro foi lançado em 65 e vendo as capacidades e habilidas dos dois grupos não posso deixar de pensar que Gene Rodenberry se inspirou neles, e misturando ambos deu origem aos Vulcanos! T'Pau com certeza era inspirada numa Reverend Mother!
A família rival, os Harkonenns, achei mais envolvidos no esquema das coisas do que realmente maus no sentido clássico do bem contra o mau. No livro todos os personagens e facções são mais cinzas do que brancas ou pretas, o que também me agrada.
Em resumo, grande livro, realmente uma obra-prima do Sci-fi, e escrito por um autor que tem um estilo bastante sofisticado se comparado a outros do gênero, o que torna a experiência literária mais satisfatória!

wkwsmoke 05/04/2024

Que delicia
Amei, o livro é grandão mas é incrivel, a historia é maravilhosa, a politica é maravilhosa, o mundo é muito bem construído e é muito legal de ler, passa rápido
divou, quero ler todos

Gontijo 11/02/2012

EXCELENTE!
Esse é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores romances de ficção científica que já li em toda minha vida. Frank Herbert consegue abordar questões como política, guerra, amor, traições, ecologia, geologia... tudo num romance só. Fala sobre a vida de Paul Atreides, que tem a sua vida transformada pra sempre quando se muda de seu fértil planeta Caladan para o Desértico planeta Arrakis, também conhecido como Duna. Apesar de desértico, ele é rico em Especiaria, a matéria-prima que move todas as relações comerciais do universo. A especiaria é uma alusão ao petróleo (mais ou menos). Todos no universo querem dominar Arrakis para serem detentores do maior produtor de Especiaria. Contudo há um povo nativo, os Fremen, que tem motivos maiores do que a ganância para protegerem seu planeta. Excelente livro.

Pedro Leone 11/04/2011

Dune
Poucos livros que li na vida tem tamanha profundidade em personagens, plot e história a ponto de chegar a ser filosófico e conter sabedoria sobre sociologia e teologia ao mesmo tempo.
O melhor livro que já li, e recomendo para qualquer um que goste de histórias profundas e bem-construídas.