O Poder dos Quietos

O Poder dos Quietos Susan Cain

Resenhas - O Poder dos Quietos

Daniely2 21/04/2024

Necessário pra vida - e não é auto ajuda
Crescer como uma pessoa introvertida em uma cultura tão famosamente extrovertida como a brasileira é um desafio muito subestimado. Somos ensinados na escola que as principais características de um introvertido são apenas meros defeitos a serem corrigidos. Ser forçado a aprender a se comportar de uma forma que vai contra à sua natureza é um trabalho constante e cansantivo na qual todos os introvertidos se saem muito bem, aprendendo a mascarar seus ditos "defeitos". E Suzan Cain refuta esse contexto todo nesse livro que abriu minha mente a uma nova perspectiva em torno da minha própria vida.

Em culturas como a maioria das ocidentais, onde a filosofia de vida hedonista se encontra com o capitalismo selvagem do excesso de produção e competição, a valorização da constante do status quo, comunicação, troca, contatos, ofusca tudo de positivo que a natureza da introversão produz. Muitos dos trabalhos intelectuais, fundamentais para a base dessas mesmas sociedades, provém da introversão. Reflexões solitárias, questionamentos, observações do funcionamento da natureza, da física, da própria sociedade, são o que ajudam avanços e melhorias técnicas e no estilo e padrão de vida.

E para acrescentar ainda mais na identificação pessoal que eu tive, a autora ainda descreve em capítulos muito interessante e cheios de dados de pesquisa, comparações entre o que é valorizado nas culturas ocidentais e nas orientais, que tiveram diferentes filosofias de base para construir toda essa estrutura atual. Além dessa diferença bem perceptível no modo de pensar, Suzan Cain destaca ainda a dificuldade que é dos imigrantes que entram em contato com essa diferença cultural.

Já li há alguns anos atrás e esse livro mudou a perspectiva de como eu me autocobro como profissional. Desconstruir algo que foi tão bem estruturado na minha mente durante décadas ainda vai levar um tempo. Me sinto grata por ter tido contato com esse conteúdo que a meu ver é muito importante na formação de futuros participantes da sociedade. Mas não tenho como evitar em pensar como minha vida profissional inteira teria sido diferente se durante minha formação escolar eu tivesse tido contato com isso. Ou tivesse encontrado no meu caminho pessoas que tivessem consciência de tudo o que esse livro diz e reflete sobre como vivemos.
Emilia.Reis 21/04/2024minha estante
Faz tempo que li, esse livro abriu muito a minha mente. Eu me cobrava muito por não conseguir ser extrovertida como as outras pessoas. Um verdadeira abraço essa leitura aos introvertidos.

Bele 29/03/2024

Leitura obrigatória!
Na minha opinião todo mundo deveria ler esse livro. Porque ele é muito informativo e te ajuda a lidar e entender as pessoas, principalmente os introvertidos.

leiicads.s 23/03/2024

Os introvertidos também tem o seu lugar no mundo!
"O poder dos quietos" de Susan Cain traz uma nova perspectiva sobre as pessoas introvertidas (eu!) ? Esse livro contribuiu para que eu me conhecesse um pouco mais, com toda a certeza.

Com base em entrevistas e diversas pesquisas, a autora nos mostra as diferenças dos introvertidos e extrovertidos em nossa sociedade. Ela também mostra que não é errado ser introvertido.

Grandes nomes da nossa história eram introvertidos, pensadores, analíticos... Mas também, atenciosos, queridos e amigáveis. Ser introvertido não significa ser antissocial. O introvertido apenas busca as respostas em seu interior. E pode parecer estranho, é mais sensível a estímulos, tanto positivos quanto negativos.

Algo que achei bem bacana nesse livro, foi o apontamento de como nossa sociedade mudou seu foco sobre o comportamento de um líder, de um gestor, etc. Até o início do século passado, a maioria das obras de aperfeiçoamento pessoal, de auto ajuda, tinham como foco o caráter. Colocavam como as melhores qualidades, ser ético, respeitoso, inteligente, calmo, justo, etc.

Porém, aos poucos a sociedade foi mudando esse foco no caráter para o foco da extroversão. Onde o principal é falar, ser sociável, conseguir toda a atenção para si e saber se vender para os outros. Hoje importa mais o que você fala, não o que você faz.

Não que ser extrovertido seja ruim. Nada disso. Apenas que introvertidos e extrovertidos sempre existiram e que não há mal algum em você ser quieto ou falante.

Obs: só achei a leitura um pouco cansativa por não ser acostumada a esse tipo de leitura.

juliacombat 21/02/2024

Interessante com ressalvas
Ler esse livro sendo introvertida é interessante, no início você se identifica bastante e entende vários comportamentos seus, parece que alguém está realmente, FINALMENTE, te entendendo. Fiquei emotiva em alguns momentos por conta disso.

O ruim foi que até mais ou menos 30% do livro, estava tudo ótimo, depois, foi uma sequência de histórias de exemplos que eram maçantes, muito chatas, só pra falar as mesmas coisas do início do livro de forma diferente.

Sendo assim, demorei anos pra ler esse livro que nem é tão grande, só porque o meio dele é muito arrastado. Só ao fim, no capítulo de ?como criar uma criança introvertida? que eu voltei a ler com a identificação que tive no início, e é um capítulo muito bom.

Ana Clara 11/02/2024

O poder dos quietos
Livro que trás uma perspectiva interessante sobre a introspecção, demonstra que todos tem o seu lugar no mundo, independente das suas características e que precisamos respeitar nossos aspectos e mesmo assim ter uma vida que nos traga felicidade.

Livia 23/01/2024

Todo mundo deveria ler
Esse livro me deu bastante conhecimento, no sentido de que o comportamento das pessoas mais próximas e principalmente o meu fez muito sentido olhando desse ponto de vista. Realmente, o introvertido se beneficia muito menos no mundo onde o objetivo e o preparo do ser humano é ser extrovertido. Esse livro é para extrovertidos e introvertidos, dá pra observar que ambos têm características bem peculiares e precisam viver de um modo diferente para cada determinada circunstância da vida.

Camila Taís 20/12/2023

Achei o livro bem técnico. É mais ideal para professores e psicólogos do que para pessoas introvertidas. Acreditei que o livro seria no sentido de auto-ajuda mesmo. Contudo, me surpreendi com as histórias de pessoas publicamente conhecidas e que são introvertidas, bem como das pesquisas realizadas por estudiosos do assunto.

Dani Scheibler 20/11/2023

Gostei bastante da leitura, apesar de muitas vezes parecer que estou "pisando" em um ambiente de pseudociência (alô MBTI), e que tem muitas chances de ser...,Eu como uma pessoa dita BEM introvertida, me identifiquei super com vários relatos pessoais, então a leitura se mostrou bem interessante.

alyveloso 15/11/2023

Compreensão por meio de informações
Leitura enriquecedora que contribuiu para o meu autoconhecimento; corroborou para a compreensão da estrutura social que exalta a extrovertidos em detrimento da introversão; esclareceu acerca das bases fisiológicas e influência do meio; diferenças entre "atitudes"; como podem se complementar; pontos positivos e negativos; estratégias (pseudoextroversão) e adaptação.

Nah S 30/08/2023

O Poder dos Quietos - Susan Cain
Essa leitura foi tão esclarecedora para mim que gostaria muito que todos que se consideram introvertidos pudessem lê-lo.

Susan Cain fez um estudo amplo sobre o campo dessa característica de personalidade, demonstrando como o "culto à personalidade extrovertida" surgiu, suas implicações e consequências para as pessoas que não se enquadram neste perfil.

Em suma, tal mudança se deu pela nova organização da sociedade, que saiu do campo para cidade, e pelas novas formas de trabalho, onde as pessoas passaram a ter que "se vender" junto com o produto; demonstrando e vendendo seus talentos.

Muitos exemplos foram dados a respeito dos desafios que pessoas introvertidas se deparam no ambiente de trabalho, estudos, religioso e também familiar, na busca de encontrar espaço para ser naturalmente o que são, sem serem vistas de maneira inferior pelo simples fato de terem aspirações por atividades que, em sua maioria, contemplam quietude, interiorização, e menos interatividade.

Me surpreendi muito durante os relatos dos comerciais de TV e das descrições de como é dinâmica diária de aprendizado dos estudantes da Harvard Business School, não que seja algo novo a se descobrir, mas ao refletir sobre o tema, percebi que parece não haver espaço na sociedade atual para todos os diferentes talentos existentes, que se desenvolvem naturalmente a partir das inclinações naturais das pessoas, sendo aqui divididos como extrovertidos e introvertidos.

Uma excelente leitura e, com certeza, enriquecedora.

*****Minha citação favorita:

"Introvertidos vivendo sob o Ideal da Extroversão são como mulheres vivendo em um mundo de homens, desprezadas por um traço que define o que são."

Sra. Star Wars 14/08/2023

Um livro para INTROVERTIDOS E EXTROVERTIDOS
Pessoas introvertidas tendem a sofrer mais que os extrovertidos por dois motivos.

1° pela dificuldade de se adaptar a grupos em uma sociedade dominada por ideias e valores que os forçam a se anularem para se encaixarem;

2° pelo preconceito e maus olhos ao serem vistos pelos extrovertidos.

Peguei esse livro na biblioteca aleatoriamente, nem sabia de sua existência e depois de ler posso afirmar que ele é sensacional. Tanto pra extrovertidos, quanto pra introvertidos (principalmente para).

É uma leitura mais densa, mas é bastante interessante. A autora traz explicações, estudos e análises de vivências de pacientes e conhecidos que toparam participar da construção do livro.

Ao final, garanto que os mais quietinhos se sentiram mais orgulhosos de si mesmo e de suas características. E os extrovertidos refletirão sobre e a visão sobre os quietos será mais profunda.

Diegovisisoo 31/07/2023

Necessário no Histórico de Leitura.
Finalmente finalizado, após extensos e arrastados meses fazendo a leitura, de forma alguma culpo o livro pois coincidentemente resolvi por lê-lo em um momento que passo por muitas mudanças ao mesmo tempo em minha vida. Comprei-o há alguns anos atrás, cerca de 5 anos, e após tantos anos guardado no meu guarda-roupas finalmente o escolhi como minha próxima leitura. Foi sem dúvida uma leitura agradável e mais do que agradável eu diria que foi muito proveitosa, essa palavra talvez seja a melhor para descrever o livro, pois é possível extrair muito aprendizado de suas páginas.

Não posso negar que a sua degustação é sim mais arrastada que outros gêneros de livros pois a linguagem empregada é mais científica do que narrativa, é claramente como se estivéssemos lendo um artigo científico de cerca de 300 páginas, ou seja, requer paciência, vontade e apreço pelo ato de ler. Agora, é impossível finalizar a leitura sem ter aprendido algo, isso eu garanto, se você se manteve firme em continuar lendo e encerrar as páginas pode ter a certeza de que ao final do livro terá aprendido bastante coisa sobre comportamento humano, muitas delas complexas mas reconfortantes, no sentido de saber que é normal vários comportamentos diferentes que apresentamos. Eu digo complexas também pois o comportamento e o temperamento humano é um espectro que nem de longe e nem de perto é determinista, nós não somos preto no branco, somos uma complexa construção de diversas emoções que conversam, negociam e se embatem diariamente dando vida à nossa personalidade. Por mais que durante todo o livro a autora esteja sempre elencando e comparando duas formas de funcionar, a extrovertida e a introvertida, ela mesma fala em diversas partes do livro que como indivíduos não somos determinadamente um ou outro, para caracterizar uma pessoa dentro destes dois espectros existem dezenas de poréns, que eventualmente podem ser turvos e acinzentados, como expliquei acima não é só preto ou branco, 0 ou 1, é uma mesclagem de várias situações que para mentes não treinadas pode ser dificílimo compreender. Imagine só você caracterizar um introvertido nato com habilidades extrovertidas, ou um extrovertido nato com momentos introvertidos, quando um está fingindo e fazendo esforço para se parecer com o outro, sobre como isso afeta a nossa vida social, o nosso trabalho, essas caracterizações são processos que levam anos de pesquisa e observações. E acredite em mim elas fazem total e absoluta diferença na vida do indivíduo e no meio social como um todo. Este livro além de te ajudar abrir os olhos para compreender melhor a forma de pensar e agir de outras pessoas, te ajuda muito como forma de autoconhecimento, de você se compreender como ser humano, a forma como a sua mente e emoções funcionam e que está absolutamente tudo bem em relação a isso, o livro deixa claro durante toda a leitura que existe local para todos os tipos de personalidades e que todas elas podem contribuir na construção social.

É sem sombra de duvida uma leitura que eu recomendo, é absurdamente bem explicado e é possível notar que se trata de um trabalho de anos e anos e anos da autora, o que torna o livro mais sólido ainda é o fato de que as últimas 80 páginas aproximadamente são apenas referências que a autora utilizou para embasar o seu livro, demonstrando a seriedade do conteúdo. Uma leitura que vale a pena estar no seu histórico de livros lidos.

Rogerio Orp 17/07/2023

O mundo privilegia e exalta a extroversão, quem é introvertido sente na pele essa cobrança por exposição e o desdém que a sociedade trata aquele que não quer seguir a receita criada como modelo de "sucesso".
O livro é excelente para quem se identifica e mostra vários estudos e situações que contrastam introversão e extroversão.
Susan Caim escreveu de forma primorosa e fluída, me identifiquei com várias situações, talvez para você também seja legal a leitura.

giovanadesalves 16/07/2023

Sensacional! tem um título de livro "autoajuda", mas eu prometo que não é! hahaha
o livro é riquíssimo em detalhes científicos e estudos de caso, simplesmente carregado de informações úteis e que ajudam os introvertidos a compreenderem padrões que beneficiam ou prejudicam sua criatividade e produtividade, além de esclarecimentos sobre questões fisiológicas no cérebro.
todos deveriam ler para termos organizações, famílias e relações mais colaborativas.

@andersontenorio30 14/07/2023

Eu recomendo para os introvertidos e os extrovertidos ......
E um livro que fala sobre os introvertidos, com uma olhar positivo para os quietos e mostrando como o mundo necessita de pessoas preferem tira um momento para ficar sozinho.