O Poder dos Quietos

O Poder dos Quietos Susan Cain

Resenhas - O Poder dos Quietos

Tábata Kotowiski 19/01/2022

Muitos, muitos por quês da minha vida respondidos durante a leitura do livro. Indico a todos que querem ter uma olha mais empático sobre os introvertidos e aos pais que querem aprender como lidar com seus filhos.
Carol Klappoth 31/01/2022minha estante
Obrigada, vou ler esse. Já me falaram e fiquei mais curiosa. Acredito que descobrirei muitos por quês da minha vida tmb.

Tábata Kotowiski 31/01/2022minha estante
O último capítulo fala muito sobre educação de crianças introvertidas e lembrei muito de você e do Augusto. ???

Tábata Kotowiski 31/01/2022minha estante
Se quiser, te empresto!

Carol Klappoth 01/02/2022minha estante
Eu quero!!

Tábata Kotowiski 01/02/2022minha estante
Legal! Te levo no próximo encontro. :-)

Sidney.Santana 17/12/2021

Como ler a si mesmo.
Eu como uma pessoa extremamente tímida não pude deixar de me sentir extremamente tocado por esse livro. Anteriormente eu havia lido um péssimo que fala "como derrotar o obstáculo da timidez" que só me causou indignação, por em diversos momentos o autor tratar da timidez como um mau terrível a ser combatido ( principalmente se você for homem querendo pegar mulher).

Já nesse livro a autora trata com muita sensibilidade do tema, não procurando dar passos simples pra vencer um problema, mas mostrando o quão natural e importante pra sociedade é o temperamento mais reservado, com todas suas qualidades. Nesse livro pude me dar conta de outros que compartilham da minha forma de ver o mundo e agora sim, sem culpa, posso procurar desenvolver aquilo que preciso desenvolver, respeitando meu jeito de ser.

Marília 10/11/2021

"Use seus poderes naturais para fazer o que ama"
"Descubra qual deve ser a sua contribuição para o mundo e assegure-se de contribuir da melhor maneira possível, mas lembre de criar seus nichos restauradores". Seja para um leitor introvertido ou extrovertido, livro enriquecedor para compreender melhor a diferença da natureza das pessoas e valorizar os poderes naturais de cada uma delas. Leitura interessante com histórias de vida, embasamento científico e dicas para desenvolver e entender o poder dos quietos. Recomendo :)

Everton 28/10/2021

Por diversas vezes eu me senti inadequado por preferir ficar na minha ou me cobrei pra ser mais extrovertido nas questões sociais.

Este livro traz um pouco de conforto para pessoas como eu, trazendo reflexões, estudo e exemplos de pessoas introvertidos que alcançaram sucesso, sendo sucesso algo bem particular de cada uma delas.

O livro mostra que introvertidos tem seu papel no mundo e em algumas situações são mais adequados para determinados papéis, também traz dicas sobre ambientes, como praticar a extroversão e comunicação quando necessário.

Julio.Roncato 12/09/2021

Tímidos, não temam o mundo - ele depende de nós!
Esse livro mostra basicamente o quão importante foram/são os tímidos para o desenvolvimento da sociedade. As maiores conquistas e inovações foram feitas por nós "quietos" que nos fechamos para momentos de reflexão e estudo de forma natural, e gostamos muito disso.
Os tímidos não devem querer ser iguais aos extrovertidos, o culto a extroversão não é obrigatório, exemplo disso é sociedade japonesa. Nela as pessoas gentis, altruístas e introspectivas são a meta de personalidade.
Em suma, os quietos tem o trunfo de sempre pensar antes de falar, caso não haja necessidade do seu comentário simplesmente se calam, o que evita muitos conflitos e brigas. Segundo o livro "falar é para evocar comentários que sejam necessários; quietude e introspecção são sinais de pensamento profundo".

Ângela Bittencourt Cardoso 08/08/2021

Interessante
Esse livro é essencial para introvertidos. Em um mundo em que a extroversão é tão valorizada, o texto explica o diferencial desse tipo de personalidade e o quanto ela é importante em sociedade.

Viane 05/08/2021

Como o introvertido pode viver em um mundo tão barulhento?
Vivemos em um mundo ditado pela extroversão. Se você é o aluno quieto, o funcionário reservado ou o primo recluso, você é julgado. Pessoas cairão como facas perguntando o porquê de você ser tão calado. Professores irão te pressionar na frente da sala de aula inteira a explicar o porquê de preferir ficar "tão sozinho" ao invés de se entrosar com os colegas. Falo por experiência própria, não existe nada mais destrutivo a autoestima do que ser comparado a outras pessoas. Você chega a achar que há algo de errado consigo mesmo. Pois esse livro prova o contrário.

O Poder dos quietos reforça o fato de que a introversão pode ser necessária, e aliás é muito subestimada. O autoconhecimento, as inspirações, as grandes idéias vêm sempre de um momento sozinho com os próprios pensamentos, não em um aniversário lotado de pessoas barulhentas.
Acho esse livro essencial para qualquer um. Principalmente para educadores e pais, pois uma criança naturalmente quieta é muito questionada pelos próprios pais, e isso pode ser destrutivo para a autoconfiança e autoestima. Novamente falo por experiência própria.

"Não precisamos de personalidades gigantes para transformar nossas empresas. Precisamos de líderes que constroem não o próprio ego, mas a instituição que administram."

Também aprendemos que introvertidos podem ser grandes líderes! Sempre tive vontade de representar minha classe na escola, mas sempre tive medo de me candidatar justamente porque me achava quieta, logo incapaz de representá-los em qualquer evento. Minha classe é constituída por uma cambada de extrovertidos extremos e barulhentos, e de acordo com o livro, isso pode eventualmente ser algo bom, porque líderes introvertidos normalmente são mais abertos a sugestões dos outros, o que pode aumentar bastante a cota de boas idéias e interação no grupo.

Agora amo com uma maior intensidade os meus olhos neutros, a minha mente barulhenta, a minha escrita extensa, os meus gestos discretos e minha fala mansa.

Matheus 19/07/2021

“O PODER DOS QUIETOS” EXECUTA MUITO BEM SUA PROPOSTA
"Se pararmos pra refletir sobre o mundo em que vivemos, de forma ampla, constataremos que esta sociedade, -principalmente a ocidental- valoriza muito e há bastante tempo (desde a criação dos indivíduos até ao ambiente profissional e acadêmico) a extroversão, que seria basicamente um conjunto de qualidades cujas as quais constituem um ser humano consideravelmente sociável, aventureiro, carismático, adepto a muitas festas, interação, conversas e conhecer diversas pessoas, assim como fazer vários amigos. E mesmo que implicitamente, essa prática, que não deixa de ser louvável, se tornou uma espécie de imposição. No livro “O Poder dos Quietos” de Susan Cain, da editora Harper Collins, a autora norte-americana defende não que todos nos tornemos introvertidos, pessoas tímidas com estilo de vida contemplativo e avessas a muita agitação, aglomeração, falar em público, correr riscos, e interagir a todo momento, mas que haja equilíbrio entre os dois opostos, seja na escola, nos relacionamentos, no trabalho ou nas faculdades. “The Power of Quiet” é um livro que trata de comportamento e psicologia da personalidade com uma tese sólida, amparada em dezenas de estudos, estes que tornaram longa a feitura da obra dada a pesquisa demandada." Resenha completa no Medium.

site: https://srmatheus.medium.com/o-poder-dos-quietos-executa-muito-bem-sua-proposta-7a90713e3b2e

Henrique.Pereira 14/07/2021

O poder dos quietos: o livro que eu precisava e não sabia.
Eu sou introvertido e tímido (e sim, tem diferença). Eu já me senti, e ainda me sinto, muito mal por preferir ficar em casa lendo, escrevendo, desenhando ou assistindo algo ao invés de socializar.

Eu me sentia mal por ser mais calado e reflexivo, e não ser tão piadista e falante. Eu achava que tinha algo de errado comigo. E estar num relacionamento intensificava isso.

Mas ao ler esse livro fui iluminado pela noção de que apenas pendo para o espectro introvertido de personalidade.

Não tem nada de errado com nós introvertidos. Temos até muitas bênçãos que os falantes e impulsivos extrovertidos não tem.

No livro há vários exemplos de pessoas de sucesso e inovadoras que eram introvertidos.

Se você assim como eu se sente mal por ser como é, calma, respire e leia esse livro, você precisa dele. E depois de lê-lo suas manhãs pareceram bem mais iluminadas e um peso sairá de suas costas.

E ah, a linguagem do livro é super fácil, não se preocupe.

ascarvalho 29/06/2021

Livro ótimo que muda a visão e os preconceitos sobre pessoas introvertidas. Parei muitas vezes a leitura para fazer pesquisas de nomes não conhecidos e muito conhecidos que eu nunca imaginaria que também eram pessoas introvertidas. A introversão não é um bloqueio para grandes realizações, mas uma chave enorme para o sucesso seja ele pessoal, amoroso, profissional etc.

Pedro 22/05/2021

Eu não consigo resenhar esse livro sem encher os olhos de lágrimas. Mas não são lágrimas de tristeza, são de recordações felizes de um garoto introvertido na adolescência que sentia que sua personalidade não era errada, era ótima mas não sabia explicar o porquê. Claro, existem momentos que a timidez e a introversão não facilitam certas atividades mas compreendê-las te ajuda a lidar, respeitá-las e até usá-las a seu favor.
Graças à Susan Cain, aprendi que apresento melhor uma palestra ou trabalho se eu achar um tema que julgue interessante, por menor que seja. Entendi que preciso tirar uma folga do meu eu social em um nicho restaurador pois senão vou me sentir cada vez mais cansado e chegar ao ponto da exaustão psicológica e até física. Descobri que não há nada de errado em valorizar as pessoas mais próximas e não saber demonstrar isso e que boa parte das figuras históricas eram introvertidas mas com o advento do "culto da personalidade carismática e social estadunidense" suas imagens foram sendo alteradas para uma figura extrovertida e "socialmente aceita".
Descobri que países encaram extroversão e introversão de formas diferentes, que traços genéticos influenciam muito nisso e que a introversão é uma vantagem na natureza por razões de seleção natural! Imagine o quanto ler isso alegrou o coração de um jovem que não se considerava mais tímido e sim introvertido (se você ler vai entender que há uma diferença importante). Abracei a introversão e passei a defendê-la. Era algo que eu sentia no meu íntimo mas não sabia justificá-la para outros, Graças a esse maravilhoso livro fui capaz de fazer isso com argumentos históricos, psicológicos, sociais, religiosos e até biológicos.
Obrigado Susan Cain!

Nia 18/05/2021

Um bom livro
Um livro ótimo para quem quer entender mais sobre tipos de personalidade e sair do esteriótipos e padrões de comportamentais mais esperadas pela sociedade. Saber que todas as personalidades introvertidos e extrovertidos tem seu lugar ao Sol.
Eledir Gonçalves 18/05/2021minha estante
Vou anotar para ler...?

Suely.Fernandes 24/04/2021

Introvertidos X extrovertidos
Todos nós temos um pouquinho de introvertidos e extrovertidos. Mas sempre tem um que destaca mais em nossa personalidade.
Livro bastante explicativo e com diversas referências e estudos. Achei o livro bem completo e muito bem escrito.
Recomendo à todos que leiam pra aprender um pouco mais sobre esses dois "mundos".
Me identifiquei diversas vezes em vários aspectos, achei bem interessante.