O Poder dos Quietos

O Poder dos Quietos Susan Cain

Resenhas - O Poder dos Quietos

Victor.Santos 05/09/2019

Introversão e extroversão
Em resumo o livro trata da introversão e extroversão e como essas características são percebidas no meio social em que vivemos, explicitando como pessoas introvertidas tem mais a oferecer do que aparentam, e o que elas passam pra se destacar num mundo predominantemente extrovertido. Leitura muito agradável.

Laura 20/06/2019

Sensacional e esclarecedor
Livro Sensacional. Foi muito esclarecedor e fácil de ler.

Faz as pessoas se entenderem melhor e saberem lidar melhor com a forma que são sem brigar consigo mesmo achando que estão erradas e têm que mudar a forma de agir.

Todo mundo deveria ler esse livro para não chamar as pessoas de "estranhas" por gostarem de ficar quietas em um canto lendo um livro ou por ter poucos amigos.

Muitas crianças teriam infâncias melhores sem os pais tentando mudar o comportamento dos filhos e sem falar que deviam ser mais parecidos com os colegas.

Adriano Schiessl 17/06/2019

Excelente
Excelente livro. Achei que ia ser mais um livro de auto ajuda, mas não é. A autora se baseia em pesquisas científicas para mostrar que a introversão não só não é um problema com também existem vantagens em ser introvertido.
Eu como uma pessoa introvertida que cresceu ouvindo que isso era um problema achei muito interessante.
Excelente leitura.

meandros 23/01/2019

Surpreendente
Não sendo a autora da área da psicologia (ela é advogada), eu como psicólogo achei que o livro não traria nenhuma novidade, comecei a leitura só porque gostei muito do TED da Susan Cain e porque encontrei o livro bem barato em uma promoção.

Me surpreendi duplamente. Primeiro porque o livro é muito bem escrito. O texto é fluido e bem estruturado, conduzindo o leitor em uma narrativa que vai além das informações técnicas. Segundo porque, apesar de não ter formação formal na área, a autora embasa muito bem cada afirmação que faz. As referências comentadas ao final do livro mostram como a pesquisa foi criteriosa e fugiu do achismo que um livro com esta temática poderia cair com muita facilidade. As teorias apresentadas são todas pertinentes e bem fundamentadas empiricamente. A desvantagem está somente em colocar no mesmo patamar teorias da personalidade que não possuem necessariamente o mesmo peso ou mesmo em diminuir outras teorias que são mais relevantes no ambiente acadêmico. A Teoria do Big Five - ou dos Cinco Traços, como é traduzido no livro - é tratada muito rapidamente, por exemplo, e se trata de de umas das teorias mais relevantes atualmente sobre o tema. Mas isto não chega a ser um problema.

O Poder dos Queitos é um ótimo ponto de partida para se entender e estudar a introversão.

setantarpgs 02/01/2019

Desisti
O livro começa bem, trazendo um panorama histórico a respeito de como as pessoas passaram a referenciar a personalidade extrovertida como o modelo ideal. Porém, ao longo de seu desenvolvimento, utiliza uma linguagem muito corporativa, relacionada a êxito, liderança etc. Não era o que eu buscava.

Dafne 22/07/2018

Introversão é característica...
Cada um tem um jeitinho de ser, ninguém cabe numa "caixinha". Mas existem certos perfis psicológicos e creio que conhecê-los ajuda a compreender melhor o jeitinho de cada um.

O livro O Poder dos Quietos analisa o perfil introvertido: aquele tipo de pessoa que é ponderada, que ouve mais do que fala, que gosta mais de tranquilidade do que de agitação, que precisa de um tempo sozinho para "recarregar a bateria"...

Mas isso é diferente de timidez (embora essas duas características andem de mãos dadas). Timidez está mais relacionada com insegurança, com querer fazer algo e não conseguir "sair do lugar". Você pode ser introvertido e não ser tímido, por exemplo; e até os altamente extrovertidos e falantes têm seus momentos de hesitação.

Aliás, o livro também fala sobre o perfil extrovertido. Primeiro Susan analisa o que ela chama de "ideal da extroversão", buscando explicar por que a sociedade ocidental demonstra uma especial admiração por esse perfil, mas durante todo o livro aparecem as diferenças de comportamento entre esses dois perfis tão opostos.

O Poder dos Quietos foi uma leitura bem interessante para mim. Além de toda uma análise social, Susan também apresentou alguns estudos sobre a constituição do cérebro dos introvertidos e suas reações perante os acontecimentos. Isso me ajudou a entender algumas dificuldades e me deu pistas de como lidar com elas. Os introvertidos produzem mais cortisol, por exemplo, e isso ajuda a explicar o porquê de tanto espanto, e até medo, diante de certas situações. Sentimentos intensos e genuínos, mas que você também não pode deixar que te dominem. "Há muitas coisas belas do lado de lá da cerca", então é importante ter consciência dos sentimentos e aprender a controlá-los para que eles não te impeçam de viver plenamente. Creio que é isso que se chama de inteligência emocional.

O livro também ressalta o potencial que os introvertidos têm. Toda essa paciência, atenção aos detalhes, concentração e sensibilidade proporcionam muitas descobertas e habilidades (até mesmo sociais). O introvertido tende a ser um bom ouvinte, um bom conselheiro, alguém que pode sim fazer muita diferença onde está. Sem contar que a maioria da produção artística e tecnológica é feita por essas pessoas que gostam de gastar o tempo sozinhas em atividades que exigem concentração. Mas quando estamos mergulhados em um propósito que nos inspira, até a interação social pode ser algo não tão complicado assim...

Os dois perfis (introvertido e extrovertido) são necessários, um complementa o outro. E é por isso que o ideal da extroversão é algo ruim, os dois perfis precisam ser valorizados. Aliás, houve momentos em que me pareceu que a autora estava supervalorizando nossas características em detrimento das características dos extrovertidos, mas em mundo onde a quantidade de vozes falando justamente o contrário é muito grande, é interessante também ter esse contraponto.

Mas... será que a pessoa já nasce com determinado perfil? Há trechos que apresentam estudos sobre essa questão. Será que a forma de lidar com cada um deve ser igual? Há capítulos que analisam e dão exemplos sobre como lidar com as diferentes constituições de crianças e adultos, introvertidos e extrovertidos. Será que a sociedade está certa em querer sempre promover a interação e a extroversão? Há um capítulo muito interessante que mostra que o trabalho individual é importante e necessário, embora seja pouco valorizado.

E há mais trechos dignos de menção. Alguns falam sobre: dificuldade de lidar com conflitos, a importância de impor limites e a preciosidade de saber "regar" uma criança da forma como ela precisa para crescer psicologicamente saudável. Mas há tantos outros...

Termino esta resenha recomendando a leitura de O Poder dos Quietos, seja você introvertido ou não. Afinal, tenho certeza que há alguém em sua vida que reúne essas características e que você gostaria de lidar melhor. Nós introvertidos não somos tão raros assim...

***Publicado originalmente no meu blog (com fotos):

site: http://sonhos-e-suspiros.blogspot.com/2018/05/quietos.html

Kelly Oliveira Barbosa 15/06/2018

Introversão não é defeito
Não, não se trata de um livro de autoajuda como a capa e o título sugerem. Se fosse o caso eu ressaltaria aqui sem problemas, mas acredite, essa apresentação é mero recurso de marketing. Esse livro é uma análise cultural das relações humanas, isso é, a tentativa de uma melhor compreensão das diferenças entre as personalidades introvertida e extrovertida, com o enfoque principal sobre a introvertida. É sobretudo, uma afirmação da antiga dicotomia entre “o homem de ação” e “o homem contemplativo”.

Para começar, o que seria uma pessoa introvertida? Segundo Susan Cain, alguém que se reconhece nesses atributos: reflexivo, cerebral, nerd, despretensioso, sensível, pensativo, sério, contemplativo, sutil, introspectivo, interiorizado, gentil, calmo, modesto, solitário, tímido, avesso a riscos, suscetível... E bem, como você já deve imaginar eu sou uma dessas pessoas, sou introvertida. Eis o motivo pelo qual esse livro me chamou tanto atenção quando li um texto como esse de impressão de leitura no blog da Gabriele. E realmente foi uma leitura muito válida. Aprendi muito, e repassei durante a leitura, com certo alívio, vários episódios da minha vida que você só vai entender se for um introvertido também. Como quando criança ainda, eu preferia a ler um livro à correr e brincar no intervalo das aulas. Ou quando nas aulas de educação física eu me deixava ser tocada pela bola nas partidas de queimada para sair logo da quadra; ou até hoje o meu pavor à música alta e a preferência por lugares mais calmos à multidões barulhentas...

Para quem é introvertido esse livro além de ser uma aula cultural, sociológica e até biológica sobre o assunto, pode ser também um alento. Há muitos introvertidos por aí que se têm eles mesmos por pessoas estranhas e porque não esquisitas rss, só por não se parecerem com a maioria que são comunicativas, sociais, afáveis, legais, expansivas, carismáticas, descontraídas... ou melhor, só por não serem extrovertidas. Mas será que os extrovertidos são a maioria mesmo? Importante dizer, que como afirmou Carl Jung “não existe introvertido ou extrovertido puro. Um homem assim estaria em um sanatório para lunáticos”. O ser humano é complexo. Existe muitos tipos e graus diferentes de introversão e extroversão, e esses traços interagem com outros que fazem parte da personalidade humana e as histórias pessoais. No entanto, qualquer um pode perceber como a cultura ocidental hipervaloriza a extroversão. Nas palavras da autora há um verdadeiro culto à essa personalidade. Basta citar o mundo dos negócios e refletir qual tipo de profissional de sucesso vem à mente: tenho certeza que não um quieto. Ou o modelo de educação de nossas escolas e até faculdades em que somos compelidos o tempo todo em trabalhos em grupo ou incentivados/obrigados a falar alto (para toda a sala) por causa dos famosos pontos de participação...

É difícil perceber o quão absurdo são alguns padrões de nossa sociedade nesse sentido uma vez que estamos mergulhados nela. É por isso que achei fascinante quando a autora trouxe em um capítulo específico informações sobre outras culturas (China, Japão...países asiáticos) ao redor do mundo que não tem a extroversão como um ideal social.

O espaço aqui é curto para qualquer tentativa de explanar o conteúdo desse livro, mas espero estar deixando claro o seu valor como uma crítica à sociedade ocidental que parece ter espaço só para UM modelo de personalidade, de forma que muitas pessoas fingem ser o que não são. E aí fica a reflexão sugerida por exemplos que a autora traz - aliás o livro está cheio de relatos da vida real - de pessoas que chegam a ficar doentes por irem esticando quem são como um elástico até que quando aquilo se solta... você sabe, volta com tudo.

Essa foi uma das leituras de que mais marquei, risquei e escrevi no livro de que me lembre. Motivada com certeza, não só pelo conteúdo tão interessante, mas por... Continue lendo no blog: https://cafeebonslivros.blogspot.com/2018/05/eu-li-o-poder-dos-quietos-de-susan-cain.html

site: blog: https://cafeebonslivros.blogspot.com/2018/05/eu-li-o-poder-dos-quietos-de-susan-cain.html
Rosane. 27/06/2018minha estante
Bom demais!

Kelly Oliveira Barbosa 13/07/2018minha estante
Amei^^

Daniel Assunção 06/11/2018minha estante
continue lendo no blog. Ok!!! Muito bom msm. =)

hulda.oliveira 28/03/2018

A introversão não é um problema , mas um conjunto de vantagens e desvantagens.
Excelente leitura.
Dafne 22/07/2018minha estante
A gente se sente compreendido e valorizado, né? Teve momentos que até achei que ela puxou muita brasa pra nossa sardinha.. rs Mas foi especial também por isso, pois já tem gente demais dizendo que deveríamos ser diferentes.

Airon.Herbert 18/03/2018

A introversão aliada ao sucesso
O Poder dos Quietos fala sobre introversão e extroversão. E está recheado com relatos de pessoas para ilustrar as informações apresentadas pela autora. Histórias divertidas e interessantes que nos dizem que a introversão é subestimada e a extroversão é superestimada. Não apenas histórias, mas também pesquisas científicas e estudos que corroboram as ideias da autora, que também é uma introvertida.

O livro relata acontecimentos que envolveram introvertidos que muitas vezes conseguiram destaque e sucesso na carreira. Mesmo quando para essa carreira fosse necessário falar em público ou liderar grupos, muitos introvertidos poderiam obter sua notoriedade. E que a valorização da extroversão, da espontaneidade e da facilidade de socialização podem ser superestimadas no ocidente, enquanto a valorização da introversão, da contemplação e da individualização podem ser mais apreciadas pelo oriente.

Susan Cain apresenta estudos e pesquisas que podem identificar (com certa probabilidade) os introvertidos ainda bebês. Por meio de pequenos estímulos e reações pode-se identificar em grande parte das vezes aquele que se desenvolverá uma personalidade mais quieta ou mais agitada. Ela também diz que a introversão, se for bem trabalhada, pode se tornar uma excelente qualidade, digna da personalidade de pessoas de sucesso como muitos cientistas geniais, líderes motivados, advogados eloquentes, escritores ou qualquer outra profissão. Por que introvertidos se saem melhor em alguns testes que os extrovertidos? Como introvertidos conseguem ultrapassar suas barreiras sociais e conquistar diversas áreas de liderança ou com alto nível de socialização?

Esta obra me surpreendeu bastante. Lendo as resenhas de alguns outros leitores, observei que alguns também se surpreenderam da mesma forma. Comecei lendo O Poder dos Quietos pensando que seria apenas um livro de autoajuda. Porém, ele se mostrou verdadeiramente interessante e mais como um estudo sobre a personalidade humana com o foco na introversão, as suas características, as suas manifestações e como lidar com a vida social se você for um introvertido. Incluindo também formas de estimular o convívio social de crianças introvertidas. Recomendo a leitura deste livro principalmente aos introvertidos e também aos extrovertidos, que também tem a ganhar com essa apreciação.

Manu | @nemtudoeficcao 13/03/2018

Ótimo para introvertidos e extrovertidos também
O livro fala sobre as pessoas introvertidas que vivem nesse mundo, um mundo que admira as pessoas que são extrovertidas.

Quando eu falo sobre admirar, é no sentido de que as pessoas estão sempre tentando buscar ser mais como as pessoas extrovertidas: aquelas que não tem medo de falar o que pensam, gostam de socializar e ir pra festas e não tem dificuldades em falar em público.

Além de existirem pessoas que buscam mais isso para si mesmas, muitas pessoas estão também valorizando e exigindo mais essas características nos outros. O que frequentemente faz com que as pessoas que não são assim se sintam pressionadas a ser. E é sobre isso que o livro fala, sobre como o mundo de hoje desvaloriza as pessoas introvertidas, quando nem sempre ser extrovertido é a melhor coisa do mundo.

Quiet fala um pouco sobre as características das pessoas introvertidas e extrovertidas, mostra pesquisas e histórias reais de pessoas introvertidas e os problemas que elas enfrentam, além de dar exemplos de pessoas famosas e conhecidas na história e que eram introvertidas.

Apesar do livro ser focado nos Estados Unidos e mostrar dados referentes aos americanos, ele oferece um conhecimento muito bom sobre essa questão de introversão e extroversão que é comum à todo mundo. Ele também compara uma pessoa “padrão” americana com uma pessoa “padrão” asiática, já que americanos são normalmente vistos como extrovertidos e asiáticos como introvertidos, além de falar como são os asiáticos que vivem e estudam nos Estados Unidos e como funciona essa diferença cultural.

Eu gostei bastante do livro, com certeza vou ler novamente. E eu recomendo a leitura dele, principalmente se você for uma pessoa introvertida ou conhecer alguém que seja. Ele vai ajudar você a se conhecer melhor ou a entender melhor as pessoas introvertidas ao seu redor. Ele também dá dicas sobre como criar crianças que são introvertidas, mas se você quiser saber mais sobre isso, a autora publicou um livro voltado para esse assunto chamado O Poder dos Quietos Para Jovens.

site: https://nemtudoeficcao.com.br/2012/05/01/book-quiet-the-power-of-introverts-in-a-world-that-cant-stop-talking/

Claudio 05/03/2018

Introvertidos
Em sua obra O Poder dos Quietos, Susan Cain nos apresenta as características marcantes entre extrovertidos e introvertidos. Narra de uma forma precisa como os introvertidos se relacionam, ou melhor, reagem diante de ambientes desconhecidos nos quais precisam interagir. O livro possui onze capítulos divididos em quatro partes principais

O Poder dos QuietosO opúsculo é um bálsamo para pessoas que parecem não se enquadrar no modelo padrão da sociedade moderna, que valoriza sobremaneira os extrovertidos, o sucesso e a presença de palco. Lida com questões biológicas, de traços da personalidade, sejam elas herdadas geneticamente ou influenciadas pelo meio. Também discorre sobre aspectos psicológicos do comportamento dos quietos e propõe atitudes que procuram entender o modo como os introvertidos podem ser participantes da sociedade sem sofrer por isso.

"Relacionamentos deixam todos mais felizes, inclusive introvertidos, mas pense mais na qualidade do que na quantidade". Pg 264

Elenca as potencialidades que os quietos possuem e sugere no ambiente da educação familiar e escolar o respeito às diferenças e o trato no lidar com crianças e adolescentes que são mais reclusos, afim de não deixarem ser excluídos pelo modo que enxergam a vida. Traz vários exemplos, desde relacionamentos de casais, pais e filhos até grandes personalidades do mundo moderno que deixaram sua marca mesmo sendo introvertidos.

“O amor é essencial; a sociabilidade é opcional”. Pg 264

Enfim, em muitos aspectos ao ler o livro, os introvertidos e eu me incluo nesta categoria, verão um retrato autobiográfico, onde a autora foi muito feliz em nos descrever de forma contundente e humanizada. De certa forma me senti representado e aliviado por ser quem eu sou e com certeza se você for um introvertido se identificará muito com o livro, se sentirá mais fortalecido e seguro, assim como aprenderá também, não somente a se conhecer melhor, mas terá outra visão das pessoas que são o oposto, aquelas com temperamento mais extrovertido e que reagem as circunstâncias da vida de uma maneira apenas diferente da sua. Vale muito a leitura!

site: https://livrosfilmeseseriados.wordpress.com/

Vitor Gava 05/02/2018

Recomendo...
Ótimo livro, indicado para todos os pais, familiares, amigos, conhecidos e claro que indispensável para os próprios introvertidos, apresenta e dá soluções para inúmeras situações que podem acontecer cotidianamente.
Pode-se citar o fato de o livro apresentar, além de inúmeras histórias - como a de crianças com problemas de interação social, casais com problemas por conta das diferentes personalidades, histórias de sucesso de alguns extrovertidos que só aconteceram por conta de algumas ações de introvertidos - bastantes experiências científicas do porque de determinados comportamentos, expondo estatísticas e soluções quando cabíveis.
Ele é voltado para a realidade pratica e desmistifica vários dogmas que estão impregnados na nossa cultura há um bom tempo, relacionando com práticas em outras partes do mundo, só por isso o livro já vale a pena.

José Guilherme Skobar 27/01/2018

Um encontro consigo mesmo, um oásis para a alma!
Eu como amante do comportamento humano, psicologia e um descrito introvertido, em poucas páginas fui facilmente envolvido pelo livro! Quem é introvertido se enxergar em descrições científicas, pois parece que fizeram um "raio x" de você mesmo rsrs além disso, se identificará também nas narrativas de experiências de outras pessoas (inclusive da própria autora).

O conceito que me chamou a atenção logo de cara é a contextualização verdadeira, sobre como a sociedade enaltece o indivíduos que demonstram as seguintes características: carisma, eloquência, energia, simpatia, ousadia, sociabilidade, dominância... Dando maior destaque de cargos na empresa e em todos os ramos da sociedade que exija uma certa visibilidade e hierarquia. A partir desta verdade, identificamos que os introvertidos se vêem extremamente desconfortáveis e incompreendidos. Alguns sendo levados a culpa, por achar que existe algo errado consigo. Outros se elevando há uma elevada carga psicológica contínua, por tentar a todo custo se adequar à habilidades inerentes aos "extrovertidos", sendo como verdadeiros "peixes fora d'água". A verdade é que ambos têm suas particularidades, pontos fortes e fracos, que devem ser identificados e incentivados a desenvolver da melhor forma possível.

O livro é um grito para os introvertidos - embora possa ser lido por extrovertidos também. Recomendo em especial para líderes, coordenadores de equipe, sendo extrovertidos ou não. Entender a personalidade do liderado, contribui para que o líder extraía o melhor dele em prol da equipe.

Única ressalva: se estendeu muitas histórias pessoais que soam como relatos de divã. Em certos momentos é uma ilustração interessante, mas teve demasia, então senti a leitura cansativa em certos momentos.

Para o introvertido, ao ler esse livro, encontrará um oásis, um refrigério para alma, uma perspectiva verdadeira de que somos, não só dotados de inúmeras qualidades, como somos os mais FODAS. O livro trás diversos exemplos de várias pessoas que mudaram radicalmente o curso do mundo, os maiores avanços e descobertas foram feitos por introvertidos. Então vc, introvertido, leia o quanto antes! Como já foi dito em uma das resenhas aqui "Este livro me poupou de terapias no futuro...", é bem por aí... Talvez este livro te cause o mesmo efeito e aumente a sua perspectiva de se auto-conhecer.
diegopds 28/01/2018minha estante
Sempre vi este livro em destaque, mas não havia parado para me informar melhor sobre ele. Sua resenha me pareceu bem esclarecedora. Eu me considero bem introvertido no trato social cotidiano. Por outro lado, em se tratando de fazer uma apresentação de um assunto que preparei antes para um grande público, por exemplo, costumo ter mais coragem do que muitas pessoas extrovertidas. Lendo artigos sobre espectros do autismo e assistindo ao seriado Community, fiquei pensando se de repente não tenho síndrome de Asperger, hahaha. Devo ler esse. Obrigado pela dica!

José Guilherme Skobar 28/01/2018minha estante
Brother, exatamente este ponto, o livro cita que do contrário do que muita gente pensa, nem todo introvertido é tímido e nem todo extrovertido é descolado. As habilidades sociais, oratória podem ser desenvolvidas. Acredito que vai se identificar. Sobre a síndrome de Asperger, já vi um relato de um youtuber, contando a sua vida desde a infância até chegar na descoberta do diagnóstico, oq mudou com o tratamento e como convive com isso - achei muito interessante

Compre pela capa 07/01/2018

A INTROVERSÃO COMO CARACTERÍSTICA POSITIVA EM "O PODER DOS QUIETOS", DE SUSAN CAIN
"Estou lendo este livro para tentar mudar o que sou ou para me sentir melhor sendo o que sou?"

Este trecho retirado do livro foi o que mais me marcou, pois só quem é introvertido sabe o peso e a dificuldade de ser assim... É uma personalidade, uma característica pessoal e psicológica, como trata Carl Gustav Jung, e não um problema a ser resolvido.

Foi o que aprendi a aceitar lendo ao livro.

Segundo a autora "A introversão não é uma doença, nem um pecado social, nem uma falha grave na formação. É uma característica inata que, para render bons frutos, tanto na vida pessoal quanto na carreira profissional, não precisa ser curada, remendada ou disfarçada", e este pensamento não só muda nossa opinião, como nos deixa aliviados...

Digo isso pois, antes de ler ao livro, achava que havia algo errado comigo, que não era uma jovem normal, pois como boa introvertida, recarrego minhas energias sozinha no meu quarto, lendo um livro, assistindo a um filme e agora, escrevendo no Blog.

E é exatamente o contrário que extrovertidos (o traço psicológico da grande maioria) fazem para recarregar suas energias, eles precisam de contato social exterior para isso, senão, sentem-se sozinhos e incapazes. E esta é a maior diferença entre estes dois tipos psicológicos - enquanto um se sente bem sozinho e até necessita disso, o outro não suporta.

Depois de ler ao livro, finalmente percebi o quanto estava errada ao me achar estranha e anormal, pois ele mostra que vivemos sob o "Ideal da Extroversão - crença onipresente de que o ser ideal é gregário, alfa, e sente-se confortável sob a luz dos holofotes" e que viver sob este pensamento é antiquado e errôneo, pois as melhores ideias vieram de pessoas "quietas e cerebrais que sabiam como se comunicar com seu mundo interior e os tesouros que lá seriam encontrados".

Outro ponto importante que o livro aborda são inúmeras histórias de pessoas introvertidas, com seus mundos quietos e pensamentos profundos e sensíveis, e como conseguiram fazer a diferença nesse mundo barulhento. Se você, leitor, é introvertido assim como eu, garanto que ler este livro será como se olhar no espelho, a diferença é que você aprenderá a gostar do que estará refletido.

Posso ainda dizer que este livro não é apenas para introvertidos. Acho que todos deveriam ler a este livro para entender que o importante é respeitarmos ambos os tipos psicológicos, pois os dois são igualmente importantes para que a sociedade funcione em harmonia.

site: comprepelacapa.wixsite.com/home

Alexandre 19/12/2017

O Poder dos Quietos
Análises com exemplos. Este livro esclarece muito sobre o que é realmente ser introvertido e ser tímido. É uma aula de psicologia e liberdade individual. Não perca!