O Poder dos Quietos

O Poder dos Quietos Susan Cain

Resenhas - O Poder dos Quietos

Amauri 04/09/2015

O que há para saber sobre (nós) os introvertidos?
O que você vai desmistificar neste livro, o que você vai aprender neste livro, certamente vai te fazer olhar de uma forma diferente para os introvertidos.

Com uma linguagem muito simples e exemplos fantásticos, você irá conhecer pessoas que por mais que não aparentem ser, são ou foram introvertidas. Um "personagem" exemplo, é a própria autora que é introvertida, porém, consegue viver e desempenhar suas funções na sociedade da mesma forma que qualquer pessoa.

Um ponto interessante no livro, é a citação ou explanação de atividades ou habilidades que apenas quem possui uma visão do mundo introvertido, não necessariamente sendo introvertido, pode ter.

Sem dúvidas é um livro maravilhoso do ponto de vista da descoberta sobre este "mundinho" dos introvertidos, seja você um introvertido ou um extrovertido.

Realmente recomendo.

Boa leitura!

anajulia.bravo. 11/08/2015

Descobri esse livro depois de assistir ao TED da autora. O livro aborda um tema pouco discutido e para embasar sua pesquisa, a autora (uma introvertida nata) realiza diversas entrevistas e estudos para entender mais sobre os introvertidos.
O livro é grande porque a autora explica a parte teórica de cada aspecto e dá exemplos com introvertidos que que já passaram por aquilo.
O livro explica sobre a relação introvertido-extrovertido, ensina como lidar com uma criança introvertida, entre outras abordagens envolvendo pessoas introvertidas.
Para mim, o livro peca por ser muito grande (devido a grande quantidade de casos reais) e porque, por muitas vezes, a autora chega a "supervalorizar" os introvertidos.
Apesar de eu ser introvertida e já ter sofrido com esse "mundo extrovertido" (citado pela autora) acredito que ela tenha exagerado um pouco em alguns pontos.

Pam 20/07/2015

Ótimo.
Descobri "O Poder dos Quietos" ao ler um post sobre introversão num blog pela internet a fora. Já havia me descoberto uma pessoa introvertida com esses testes de personalidade da internet (sou ISFJ) e resolvi pesquisar mais. O livro foi ótimo para entender alguns comportamentos meus que eu questionava desde a infância e achava que era só "chatice" minha. Descobri que não e que até mesmo a anatomia do meu sistema nervoso influencia na minha personalidade. Além de explicar diversos detalhes das personalidades introvertidas e citar exemplos históricos e populares, Susan Cain dá exemplos até mesmo da sua história enquanto pessoa quieta.

Só achei que o livro poderia ser um pouco mais curto, já que apresenta muitas histórias de pessoas e acaba ficando um pouco repetitivo nos capítulos finais. Fora isso, recomendo a leitura a todos que queiram se entender enquanto pessoas introvertidas e àqueles que desejam entender porque estamos sempre alheios à movimentação extrema de pessoas barulhentas e extrovertidas.

Isabela 10/04/2015

Um livro que deveria ser lido por todos
Quando comprei este livro imaginei que seu conteúdo fosse outro, algo como auto-ajuda ou coisa do tipo. Mas assim que comecei a lê-lo vi que era diferente e logo nas primeiras paginas ele me conquistou, se tornando um dos meus favoritos.
Sempre fui quieta, na minha. Sempre gostei mais de ouvir do que falar e muitos dos interesses da maioria, principalmente de ir para festas constantemente, não se aplicam a mim. Por isso achava que era de certa forma um 'alienígena' e muitas vezes me sentia culpada por não interagir como os outros interagiam.
Esse livro vem mostrar que ser introvertido é algo normal e cerca de um terço a metade das pessoas são assim e mostra isto através de diversos dados tirados alguns anos de pesquisa feita pela autora. Vemos isto por diversos exemplos que são apresentados.
O livro apresenta muitas pessoas introvertidas que conseguiram conquistar seu espaço e que sem elas não teríamos muitas coisas importantes que foram descobertas ou pensadas por eles.
Demorei um pouco pra ler o livro, mas não por ter achado ser uma leitura chata e massante, mas sim por que queria ler com calma e compreender cada coisa que foi dita.
O poder dos quietos deveria ser lido por todos. Pelos introvertidos, para que vejam que somos assim e que podemos conquistar nosso espaço do nosso jeito. Pelos extrovertidos, para que nos compreendam melhor. E no mundo dos negócios, para que saibam aproveitar melhor os introvertidos, pois mesmo não sendo muito falante, os introvertidos tem ótimas percepções do que está acontecendo e muitas ideias a serem aproveitadas.
Este livro realmente mudou a forma como vejo as coisas.

Kely Cássia 14/02/2015

Não um defeito, mas uma característica
Em O Poder dos Quietos Susan Cain nos leva ao obscuro mundo da compreensão da introversão. Não que a introversão seja obscura, mas compreendê-la é.
Após 5 anos de pesquisa e trabalho no livro temos uma obra que mais se parece com um livro de pesquisas e comentário do que com auto-ajuda. Pois nele você não se compara com muitos conselhos do que deve fazer ou deixar de fazer, mas os fatos das pesquisas que nos são apresentados é que nos ajuda de uma forma indireta.
Você começa a se compreender melhor, a se aceitar, e ver que a timidez/introversão não é o grande mal da sua vida como as pessoas o fazem acreditar. Vê que às vezes a timidez exagerada, patológica, pode te atrapalhar, e que seu desafio não é mudar sua personalidade, mas sim enfrentá-la quando necessário e aproveitá-la quando puder, usar seu lado positivo.
Te faz perceber que a extroversão não é característica para o sucesso, mas sim que cada carreira exige um tipo de comportamento e jeito de ser. A questão é achar o que te faz feliz, seja lá o que for, e se adaptar se for necessário, dando seu próprio tempo depois.
Recomendo o livro não só aos introvertidos, mas a todos que convivem com um. Porque muitas vezes, mas difícil do que conviver com a sua timidez é conviver com a do outro. Você que é introvertido sabe o que está passando, mas o extrovertido não, e é difícil para ele entender.
Não dei 5 estrelas porque muitas vezes o livro "chove no molhado", é repetitivo e deixa a leitura cansativa, tanto é que demorei cravados 6 meses para lê-lo. Mas se você tiver paciência vale a pena.

Rafa 26/01/2015

Arrastando as Alpargatas
Não sei se esse livro se encaixaria no gênero auto-ajuda, porém, com certeza é um não ficção sobre introversão.

Foi uma leitura bem interessante e cheia de descobertas. Eu me descobri introvertida lendo esse livro. A autora diferencia timidez e introversão; enquanto timidez vem do latim (creio que é latim, esqueci de anotar) timere e significa ter medo, introversão é um "estilo de personalidade", que não necessariamente se combina com timidez, embora possa, é uma maneira de viver a vida de uma maneira mais introspectiva e menos expansiva.

Várias são as características da pessoa introvertida que a autora vai explicando no decorrer do livro, recheando sempre com várias pesquisas feitas sobre o tema. Uma que me identifico demais é precisar de momentos sozinha para recarregar as energias, depois de um dia cheio, o que eu mais quero é chegar em casa e ficar quieta por algum tempo. Porém, conheço pessoas que para descansar vão em festas, ou recepcionam jantares, pessoas que precisam de contato humano para descansar.

Uma grande parte do livro se volta para o aproveitamento dos introvertidos no mundo dos negócios e na valorização que se dá aos extrovertidos nesse tipo de ramo. A autora recolheu dados na Harvard Business School e conta que introvertidos não tem vez por lá, fala nos métodos de ensino voltados para esse tipo de personalidade e até a aceitação pelos outros alunos e professores, que é dificultada se você for um introvertido.

Porém, ela também traz dados que vão de encontro a esse pensamento. Grandes mentes do mundo são/foram introvertidos e grandes líderes, como a própria sinopse diz. Também tem um capítulo que fala sobre pais/filhos introvertidos e como explorar as melhores qualidades do seu filho, no caso dele ter uma personalidade introvertida, não o forçando a fazer coisas que o deixam desconfortável.

Enfim, foi uma leitura muito interessante. De interrogações e descobertas. Recomendada para curiosos de plantão ou introvertidos em descoberta.

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com

Thomas 08/01/2015

Eu sempre pensei que tivesse algo de errado comigo por ser mais calado e ficar na minha enquanto o resto das pessoas se socializava e conversava. Difícil seria eu não pensar assim numa sociedade que idealiza a extroversão. Mas este livro me veio à mão, como diria Tim Maia, e me fez ver que eu estava equivocado no meu jeito de pensar.

"O poder do quietos" mostra que a introversão e os introvertidos, subestimados no Ocidente, têm um potencial muito maior do que se imagina e sua autora, Susan Cain, faz ver através de vários exemplos que somos nós os principais responsáveis pelo avanço da sociedade em todas as áreas, da ciência às artes. Enquanto os extrovertidos estão em contato com o mundo exterior, introvertidos se ocupam em tarefas solitárias e criativas que podem ser inovadoras.

Este livro, no entanto, parece ser mais indicado para extrovertidos que pensam errado sobre os introvertidos mudem seu jeito de pensar. Mas também serve para aqueles introvertidos que, como eu, não se sentiam bem com seu jeito de ser e sofrem com o Ideal de Extroversão ocidental.

Enfim, "O poder dos quietos" mostra que não há nenhum problema se você prefere ficar em casa lendo um livro enquanto as pessoas estão se divertindo em festas.

Luan 12/12/2014

Bom.
Confesso que a leitura não foi tão rápida, pois chega um determinado momento que as estatísticas cansam; porém é um livro incrível em todos os aspectos.
Kely Cássia 14/02/2015minha estante
Exatamente.

Rafael 04/11/2014

Excelente livro
Muito bom para quem se acha anormal por ser mais quieto, reservado ou pensativo.
E também muito bom para os extrovertidos que querem entender o mundo dos introvertidos, ou que se acham melhores por suas habilidades sociais.

Vinicius 23/07/2014

Pelo direito de ficar calado
Depois de ter lido toda a obra de Dale Carnegie aos 18 anos, agora, quatro anos mais tarde, o Poder dos Quietos é um soco certeiro no estômago.
Pra quem acreditava plenamente que o mundo é dos extrovertidos, que quem não fala não merece ser respeitado, e que "quem tem boca vai a roma", o Poder dos Quietos descortina, na sua cara, uma estrada completamente diferente.
O livro comprova que as grandes conquistas da humanidade vieram não daqueles que esbravejavam aos montes, mas daqueles que melhor dialogavam consigo mesmos. Daqueles que recolhiam-se a quietude, pensavam o mundo, e depois revolucionavam-o.
É um convite à introversão, um apelo ao "ouvir". Excelente leitura.

André 20/03/2014

É um livro muito técnico, baseado em muitas pesquisas(às vezes chega a ser cansativo o modo como é citado os métodos de cada pesquisa), mas um livro bem inovador no sentido de colocar um contraponto na busca pelo ideal da extroversão como algo normal e a introversão como algo patológico, ou algo a se combatar na sociedade, mostrando seus pontos positivos, características inatas de pessoas com tal atributo. Mas não tratando a introversão como algo melhor, mas apenas como um "modo de ser" diferente.

Rodrigo Tejada 14/02/2014

Terapia
Excelente! Me poupou bons anos e boa grana em terapia.

Rudival 25/08/2013

Um livro de auto-ajuda que aborda sobre a introversão.A autora apresenta diversas histórias de pessoas introvertidas que conseguiram alcançar o sucesso.Além do mais questiona também de que como os tímidos podem mudar a sua maneira de agir e se posicionar diante de um mundo completamente oposto à eles.