O Nome da Rosa

O Nome da Rosa Umberto Eco

Resenhas - O Nome da Rosa

Kaio Stenio 12/07/2023

O nome da resenha
Já tinha ouvido falar muito desse livro e do filme. O cenário medieval e o enredo repleto de intrigas me atraía. Agora finalmente pude conhecer seus segredos e devo admitir que é tudo que eu queria e um pouco mais.

Os debates filosóficos, a política da época, a treta entre ordens religiosas, os assassinatos incompreensíveis e a atmosfera nebulosa são muito bem trabalhados.

Uma ressalva seria o início do livro que é meio complicado de pegar o ritmo, mas essa questão o próprio Umberto Eco fala sobre no posfácio. Algo do tipo "o leitor tem que passar por isso para ser capaz de terminar o livro, se não passa não era para ele." Não sei se concordo 100%, mas entendi o que ele quis dizer.

Não tenho muito mais o que dizer, recomendo muito para aqueles que leram o meu 2° parágrafo e pensaram "caramba, isso é interessante."

Carolina.Gomes 10/07/2023

O monge e a biblioteca
Essa foi a minha segunda leitura depois de mais de 20 anos e, com certeza, foi uma experiência completamente diferente.

Na primeira, meu foco foi no mistério acerca das mortes na abadia, mas dessa vez fiquei impressionada com os diálogos riquíssimos sobre teologia e dogmas religiosos.

O clima de mistério é apenas o chamariz para a profundidade e riqueza dessa obra.

Apesar de ter lido há tanto tempo atras, ia me lembrando de alguns acontecimentos e foi maravilhoso reviver a viagem pela biblioteca da abadia. Um labirinto mágico repleto de segredos: Se aventurar em busca de conhecimento, traria consequências nefastas para os buscadores?

Foi uma experiência incrível, mas acho que eu poderia ter feito um estudo mais profundo sobre algumas ideologias abordadas. Me senti perdida em meio a tanto conhecimento.

O final é magnífico! Guilherme continua sendo um dos meus personagens preferidos.

Um daqueles livros que merece ser lido e relido.
13marcioricardo 11/07/2023minha estante
Sempre fico com vontade de ler quando vc faz resenhas assim!

Beatriz 03/07/2023

Cara, achei que não ia terminar esse livro nunca. A revelação do mistério foi um pouco decepcionante, mas a investigação e as suspeitas foram bem interessantes e me deixaram curiosa. Outra coisa que deixou a leitura muito cansativa foi a descrição muito detalhada, concordo que descrição é necessária, mas foram muitas as páginas dedicadas a descrição

Fabi 01/07/2023

Um dos cinco melhores
Que livro! Que autor! Como eu demorei tanto a ler? Você não lê, vive a história. Você circula pela abadia, entra na biblioteca, participa dos julgamentos, foge pela cozinha, se perde no escuro sem o lume, fica sem fôlego no labirinto... Você finalmente vê a encadernação e as páginas de tecido do tal livro!!!!!! No pós-escrito Eco escreve que "Marco Ferreti disse-me certa vez que meus diálogos são cinematográficos porque duram o tempo certo. Só podia ser assim, uma vez que, quando duas personagens minhas falavam a caminho do refeitório ao claustro, eu escrevia com a planta diante dos olhos, e quando chegavam paravam de falar". O livro é todo assim. Riqueza nos detalhes. E nesse pós-escrito ele detalha todo o riquíssimo trabalho de pesquisa para nascer O Nome da Rosa. Que privilégio nós temos de ter essa obra. Fantástica. O pós-escrito eu li duas vezes seguidas. Ele ensinando como se narra dando o exemplo de um rio, construindo um mundo, mobiliando até os mínimos detalhes e em poucas linhas uma história intrigante vai surgindo. É surpreendente. Gênio, apaixonante e encantador. Um dos cinco melhores livros que já li. Um dos mais prazerosos.

Aline Oliveira 24/06/2023

A escrita é fluida mas o conteúdo é denso, temos história, filosofia, teologia... reunidas no mesmo livro, li aos poucos, e o autor envolve assuntos tão reflexivos em um mistério de assassinatos, que prende o leitor. É um livro com múltiplas camadas, curioso e instigante, adorei a experiência. E sigo refletindo sobre esse desfecho.
Lahdutra 24/06/2023minha estante
Eita! Só encaro em LC ?

Fabio 25/06/2023minha estante
Livraço!!! Clássico dos clássicos!!!

Cleber 26/06/2023minha estante
Tá na minha lista dos melhores livros :)

Quequel 23/06/2023

Queria ter feito um diário pra essa leitura, aconteceu tanta coisa, com tantos personagens, e eu levei tanto tempo pra ler que sempre precisava recapitular e ir me lembrando de tudo antes de retomar a leitura.
A escrita é meio pesada e eu achei difícil ler em vários momentos, principalmente as descrições, mas mais a frente ela fica mais tranquila e eu aproveitei mais a leitura.
Eu amei a história, amei o Guilherme e o Adão e fiquei completamente intrigada pelo mistério (e admito que não dei muuita bola pras outras linhas da história rs), pensei muito nesse livro quando não estava lendo, é uma história maravilhosa com um final (que eu pelo menos achei bem) difícil de prever!

Carla.Ligia 20/06/2023

Demorei e valeu a pena
Comecei a releitura numa LC. Mas não tava na vibe.
Cheguei em 60% sem entender porquê eu amei esse livro quando o li aos 13 anos, como é que ele me influenciou a ler Aristóteles aos 14...
Parei, deixei de lado, passaram-se os meses, li outras coisas e semana passada recomecei.
Foi reamor. Sério, voltei a entender meu amor pela história, peloo Adso e por frei Guilherme.
Ontem terminei com quentinho no coração.
Às vezes precisamos nos afastar de um livro apenas porque não é a hora certa. E não devemos temer retomar a leitura quando nos sentimos preparados.
Recomendo sim??????

Nelson 13/06/2023

Resenha
É um livro um tanto quanto cansativo de se ler, muitas frases em latim, mas a parte medieval da história é interessante e o mistério.

Sarah Nimer 08/06/2023

Interessante, mas não é fácil
De modo geral, eu gostei muito da leitura. É muito bem escrito, com diálogos muito interessantes, e à medida que as páginas vão passando, mais você quer saber quem é o assassino. Mas não é um livro fácil. Você precisa insistir muito, principalmente nas primeiras cem páginas. Tem muitas frases e diálogos que são totalmente em latim, e eu fui descobrir só no final que na minha edição tinha todas as traduções no final (triste). Mas no final, vale a pena todo o esforço.

Gu Vaz 04/06/2023

Literatura em sua forma mais fundamental!
Uma história de detetive ou uma carta de amor à idade média? O fascínio de Umberto Eco é transmitido através de uma construção monumental tal qual o Edifício presente na abadia, que detém o conhecimento do mundo. Seu labirinto é difícil de decifrar, mas a partir das pistas - do avanço da leitura - é simplesmente impossível largar. Frei Guilherme é aquele que subverte, que parece iluminar a escuridão da hipocrisia, ele quem sacode a poeira para revelar a nós cada partícula do ser humano e seus preceitos divinos, pretensões que nada mais são que contradições ambulantes para utilizar o medo como poder máximo.
Que história fantástica. Esse livro é daqueles pra se reler a cada década da vida para absorver mais e mais do conhecimento que tal biblioteca única possui.

Vania.Cristina 01/06/2023

Livro monumento
Não acho uma leitura fácil, mas é envolvente. Umberto Eco não facilita mas instiga. A erudição de Eco e seu conhecimento da Idade Média são assombrosos. Durante a leitura, dá pra sentir o quão árduo foi o processo de construção da obra. O livro é melancólico, denso, cheio de reflexões filosóficas. O debate entre ciência e fé é engolido por interesses políticos e jogos de poder. Trás discussões sobre a verdade, o poder dos livros, a luxúria do conhecimento, a subversão do riso entre outros. Tudo isso guiado por uma história de mistério e investigação criminal. E surpreende com cenas psicodélicas, embebidas pelo fervor religioso. Mas o que foi inesperado e maravilhoso pra mim foi encontrar o pós escrito ao final do livro, onde Eco explica o seu processo criativo e trás outras reflexões. Isso enriquece mais ainda essa edição, que já é luxuosa.
Carla.Floores 03/06/2023minha estante
É de onde veio o filme? Não sabia que tinha o livro. Mas o filme... é intenso! Mexe com a gente.

Vania.Cristina 03/06/2023minha estante
O filme que eu conheço é dos anos 80, é esse? Sim, o livro veio primeiro, mas o filme dos anos 80 é mais leve, mais bem humorado. O livro é um mergulho numa abadia da idade média, e no jeito que eles pensavam, falavam e agiam. Então é uma leitura mais difícil, cheia de trechos em latim, embora a história e os personagens sejam divertidos. Foi uma releitura pra mim, e eu gostei muito.

Emilia 21/05/2023

No começo a leitura foi difícil, tem muitas citações em latim, sem tradução, mas depois que peguei o ritmo entrei na história.
Agora vou procurar o filme pra assistir.

Jenner Azevedo 15/05/2023

Chatíssimo
Ô livro chato meu Deus! Fora que na introdução (desnecessária) ele entrega o assassino antes mesmo do livro começar.

Ainda se salva quando ele descreve o que está acontecendo. Mas se perde em divagações desinteressantes sobre a vida de frades ou sobre questões existenciais. As raras passagens onde o investigador está investigando são até boas, não salvam o livro.

Nos anos 90 meu irmão com uns 15 anos fez uma merda na escola e o coordenador determinou que o castigo dele seria fazer uma redação sobre o livro o nome da rosa. Óbvio que ele assistiu ao filme com Sean Connery que é muito bom!

Se eu que sou um leitor voraz achei esse livro chato, enfadonho e desinteressante, imagina um boy de 15 anos? Era o maior estímulo pra nunca mais ler o livro na vida.

Esse deve ser uma das poucas obras onde é melhor ver o filme do que ler o livro