O Nome da Rosa

O Nome da Rosa Umberto Eco

Resenhas - O Nome da Rosa

Rafael1906 10/04/2023

A rosa sem nome.
O primeiro romance de Umberto Eco é aquela raridade que acontece com poucos escritores, como a nossa Rachel de Queiroz e o seu "o quinze", obra prima da autora e primeiro romance dela. Um romance policial de suspense, religiosidade, luxúria e filosofia. Uma verdadeira imersão nos tempos áureos e complicados da igreja católica e todas as ramificações existentes na época. Frei Guilherme é convidado para a Abadia em busca de solucionar uma série de assassinatos de alguns monges do lugar. Com a ajuda de seu fiel ajudante, Adso, eles percorrem por sete dias as pistas e os mistérios que envolvem as vidas dos monges mais novos e velhos, suas relações com a igreja católica, seus vícios sexuais e heresias.
A biblioteca é o lugar que guarda todos esses mistérios seculares, além de um livro de um grande nome da filosofia grega. Esse livro é ocultado de todos os olhos e interesses. É a chave do mistério. Um livro excepcional, difícil de largar, divertido, perverso, sexualizado, filosófico e realista. Uma obra eterna.

N.ZAMPIETRO 09/04/2023

Apaixonante, viciante, sufocante, personagens que amei odiar.....
Leitura fluída, escrita impecável, 600 páginas que parecem 100 , final de arrepiar.

Marcos Bobco 09/04/2023

Um romance policial sem igual
O nome da rosa é um dos poucos livros que consegue ser um romance histórico, filosófico e policial ao mesmo tempo, sendo excelente em tudo e ainda por cima um sucesso de crítica e de público.
O mistério em si é muito bommm! Amei o clímax, porém, é meio óbvio desde a metade quem é o assassino, ainda assim o final surpreende em algumas coisas.
Na parte de romance histórico, o contexto é muito bem trabalhado, ao ponto de ter me perdido no meio. A mesma coisa acontece com o caráter filosófico do livro. Acredito que u,a releitura seja enriquecedora, não aproveitei tanto do livro quando poderia.
Concluindo, O Nome da Rosa é um romance único, e sua leitura é uma experiência maravilhosa.

Sapphire.Moon 28/03/2023

Gostei do livro
Achei bem interessante, o narrador é o Adso já idoso, relembrando do passado quando tinha 18 anos, porém, o personagem mais interessante com toda a certeza é o Guilherme com suas suposições e discursos sem fim.
Interessante como se desenrola a trama, apesar de ser um romance policial tem diversos elementos, alguns diálogos que nos fazem refletir um pouco e que não deixam o livro ser tenso o tempo todo. Quanto ao final e ao assassino, não foi grande a surpresa, no meio do livro eu já havia descoberto quem era, mas mesmo assim achei interessante o desfexo final da obra.
Enfim, ótimo livro! Gostei muito dessa edição, muito confortavel de ler, nota 10.

Lanny 25/03/2023

Clássico
Estou encantada com a complexidade da obra, porém, essa complexidade é o que a torna de difícil leitura.

Alguns fatos dentro da história despertaram em mim a curiosidade de descobrir mais sobre eles, se eu vou saciar essa curiosidade ou não fica em aberto.

O livro poderia facilmente ser 5 estrelas se o autor não tivesse usado tantas palavras difíceis e tantas descrições longas (e por vezes desnecessárias) de alguns fatos históricos. (Sinto que não sei absolutamente nada da história da Igreja Católica e costumes da Inquisição, porém, o livro trata como se essas informações fossem de conhecimento comum). Além disso, a explicação para os assassinatos me pareceu pífia, ou eu realmente não entendi o texto.

Mas eu ria bastante com os padres xingando uns aos outros. ?

Estava lendo as explicações do autor no final do livro quando me dei conta de duas coisas:

1. Essas explicações não fazem parte da história em si e eu não tinha que lê-las pra considerar que eu tinha terminado o livro.

2. Eu não ligava a mínima pra elas. ? Talvez se tivesse lido antes da leitura, o conhecimento do processo de escrita do autor me ajudasse a compreender melhor o texto, mas pós leitura não fez muita diferença e eu deixei pela metade.

Se algum dia eu resolver ler novamente essa história, talvez eu comece lendo essas notas do autor.

Dionisius 22/03/2023

Um mistério na abadia, recheado de história.
Romance histórico, escrito pelo maior mestre medievalista que já viveu.

Umberto Eco escreve com muita propriedade sobre a Itália do século XIV. Tanto sobre a situação política e religiosa quanto sobre aspectos da vida naqueles tempos. O livro também é carregado de teologia e discussões sobre o pensamento vigente naquela época.

É um ótimo livro para conhecer mais sobre o período, com uma trama bem amarrada à história.

Seu estilo literário é bem douto e por vezes encontrará parágrafos que passam de duas páginas, muito densos e difíceis de se digerir. Em certos momentos a leitura fluia muito bem (principalmente em alguns diálogos) mas em outros (poucos) ela estancava e ficava laboriosa.

Recomendo o livro até mesmo para quem já assistiu o filme (que é ótimo, por sinal), pois o livro mergulha mais profundamente na idade média e nos inúmeros simbolismos lá presentes.

Sobre esta edição específica: a tradução é boa e em momento algum me incomodou. Acho que é uma melhores edições, embora ainda seja ruim. Há uma listagem de trechos em latin que foram traduzidos para o português, mas a lista não é exaustiva.
Por vezes nos deparamos com trechos em latim (até mesmo a última frase do livro!) E não sabemos a tradução deles. Um grande vacilo e que impacta negativamente a leitura.
O mapa da abadia contém várias letras utilizadas para indicar os estabelecimentos, mas a legenda não fala o que é cada letra! Simplesmente, é um mapa com meia legenda.
A nota da revisão contém alguns spoilers sobre um dos personagens, que também não é legal, e poderia ter sido colocada ao final do livro, e não no começo.

Caio328 14/03/2023

Uma obra impressidivel para qualquer leitor. Envolvendo muito suspense em uma abadia que tem a mais famosa das bibliotecas da literatura.
Adaptado para o cinema por ninguém menos que Sean Conery em um excelente filme ao pé do livro, o que raramente acontece.

Roberto.Vasconcelos 12/03/2023

O orgulho precede a queda.
Assim começa o capítulo mais negro da cristandade... Idade média por volta de 1300 , a história se mostrou mais imersiva do que pensei e me senti fazendo parte da rotina da abadia e da época.
Os crimes cometidos na abadia prendem a atenção e não deixam a história ficar chata e repetitiva, pois as questões religiosas são o real foco da história.
Aqui vai haver várias reflexões e debates sobre heresia , fé e várias questões referentes aos atos da igreja na época e seus representantes.
Adso como noviço tem muitas dúvidas e questiona bastante o bem e o mal , certo e errado, servindo como ponte entre o leitor e a história.
Gostei bastante , especialmente do final que foi inesperado e ainda assim poético.

Ps: consegui descobrir o "vilão" desde o começo, e minhas suspeitas estavam certas. O que não atrapalhou a diversão.

Aline no mundo das maravilhas 12/03/2023

Uma obra prima
Demorei dois meses para ler esse livro incrível, queria aproveitar cada descrição detalhada da narração de Adso, o aprendiz que acompanha seu mestre em busca de respostas aos crimes ?sobrenaturais? que acontecem no mosteiro.
Já tinha me apaixonado pelo filme, que assisti há muito tempo, mas o livro me deixou sem palavras.
Na biblioteca, que é praticamente o tema central do livro, estarão as respostas para os maiores suspenses do livro.
Me apaixonei pela inteligência de frei Guilherme e na sensibilidade que ele tem de ensinar seu aprendiz. Mas uma das coisas mais lindas do livro, foi a descrição de um amor proibido, entre um religioso e uma simples mulher, que ele nunca soube o nome.

Rssbnw 07/03/2023

Muito bom.
Excelente leitura e que a uma primeira olhada parece ser bem difícil porém até certo ponto é bem tranquilo. Um livro com uma trama policial que é entremeada de filosofia dentre outros assuntos, as passagens em Latim são bem tranquilas e pra quem leu em ebook é bem fácil o acesso aa notas relativas a essas passagens. Não recomendo para quem gosta de "tudo mastigado"!!!

Camilla 27/02/2023

Mano
Simplesmente incrível, cada página eu ficava mais focada no livro! Eu amei muito! Vale muito a pena ler!!

Luna 24/02/2023

Fantástico
Não é um livro, é uma experiência, um nível a mais de literatura. Muito mais que um livro investigativo, é um livro com questões filosóficas, teológicas e por ai vai. Tem muita simbologia e muitas homenagens a grandes nomes da literatura mundial. O final é deslumbrante e não teria como ser outro!

Domino 14/02/2023

#lido

Amei a leitura deste livro, nossa estou encantada com a forma como @umberto_eco_official me retratou um mosteiro transforma este em um personagem complexo. É um livro sobre livros, sobre a importância da leitura, sobre o tratamento do homem com o #livro. A investigação é bem legal é o causo dos óculos que acontece em determinado aspecto da história muito engraçado. Super recomendo a leitura a quem busca um #romancepolicial com muita qualidade, e que faz você refletir sobre aspectos da vida.

Nota 5 estrelas + favorito

#amoler #leiamais #onomedarosa #umbertoeco #book #bookgram