O Nome da Rosa

O Nome da Rosa Umberto Eco

Resenhas - O Nome da Rosa

Vanessa 06/05/2022

Me senti uma leitora mais capaz
Uma leitura desafiadora e que nos instiga a ir até o final, mesmo com todas as traduções, mapas e referências históricas e filosóficas que se faz necessário consultar. História muito bem construída e articulada com todos esses elementos que ela mobiliza, nada está ali à toa. Top top

Rafael 27/04/2022

Clássico dos clássicos
Livro de peso, infinitamente incrível, é óbvio. O filme não ilustra tudo que se passa na abadia, o romance é muito mais além do que poderia imaginar. Porém seu peso é um bloco de cimento pesado, requer paciência para ser lido sem se cansar, quando respeitado essa "respiração" o livro flui... Fantasticamente bem!

Giane 27/04/2022

Adso está estudando para se tornar um monge e tornou-se discípulo e escriba de Guilherme de Baskerville, frei franciscano que estava para iniciar uma missão no mosteiro de Melk.
Os dois partiram investigar certos comportamentos dos freis que vivem nesse mosteiro, uma vez estando lá várias mortes começaram a acontecer. Todas envolviam a misteriosa biblioteca do mosteiro, muito desejada porém pouquíssimos tinham acesso a ela. Guilherme e Adso iniciaram uma investigação a lá Sherlock Holmes dentro da abadia e crime após o outro foram juntando as peças do quebra cabeça. E o final que nos deixa de queixo caído (sem comentários, apostava todas as minhas fichas em um personagem ser o assassino e ele acaba morrendo).

Achei a história interessante porém um tanto cansativa devido aos detalhes do século em que se passava a história. Ademais a leitura, apesar de demorada, foi muito interessante.

Gabi 19/04/2022

"No princípio era o Verbo e o Verbo estava junto de Deus..."
Escrito por Umberto Eco e ambientado na Idade Média, a trama "O nome da rosa", traz diversas críticas sobre a igreja e trata de temas como a inquisição, homossexualidade e privação de conhecimento. Na obra, Guilherme de Baskerville é designado para desvendar uma série de misteriosos assassinatos.

Vanessa.Perin 09/04/2022

Intrigante!
Não é um livro fácil, é denso, as partes de latim são confusas, ainda bem q essa edição trás as traduções no final do livro.
É um histórico lenta, tive sono algumas vezes, durante a leitura.
Mas mesmo assim é um bom livro

Henrique Moutinho 07/04/2022

Após a leitura, é possível entender perfeitamente o motivo desse livro ser o sucesso que é. Porém, acredito que não pude apreciá-lo em sua totalidade por uma questão de gosto e habilidade. A linguagem ficou além da minha capacidade total de compreensão. Perdi alguns detalhes, o que atrapalhou na percepção final da obra. Um livro com filosofia, religião e muito mistério.

Valerya insta @leslivres_ 03/04/2022

A rosa....
Os livros não são feitos para acreditarmos neles, mas para serem submetidos a investigações. Diante de um livro não devemos nos perguntar o que diz, mas o que quer dizer, ideia que para os velhos comentadores dos livros sagrados foi claríssima."
?O Nome da Rosa. Um dos livros mais icônico que já li.
? Usando assassinatos misteriosos como pano de fundo, Umberto Eco mistura com maestria debates teológicos, questões existenciais, a beleza da ciência e o eterno mistério da fé com a linha tênue entre o bem e o mal.
? Nada que se diga aqui poderá expressar a força que esse livro tem e como de uma forma sutil ele toma pose dos nossos pensamentos.
? Foi o livro do mês do nosso Clube de Leitura Les Livres e rendeu bons debates.
? Mas afinal, se vc já leu, o que ou quem vc acha que era a rosa ??
? Um livro para ser lido com muita calma para poder sentir toda a explosão de sentimentos contidos nele.
? Bonne lectures mes amis !

Alycya 15/03/2022

Gostei do livro, foi uma experiência ótima.
Os detalhes, como peças vão se encaixando, é como um quebra cabeça.
Confesso que foi uma leitura difícil pelo fato do livro ter muitos detalhes, o jeito que o autor escreve é genial, mas muitas vezes precisei parar a leitura para poder assimilar o que estava ocorrendo.
Para quem gosta de história, como eu, esse livro é perfeito, ele conta os conflitos que o cristianismo estava sofrendo na época, vemos um pouco da inquisição, e até mesmo os desacordos entre os membros da igreja.

Lidiany.Mendes 14/03/2022

Inesquecível!
Um dos melhores livros que li na minha vida. Penso em reler daqui algum tempo, pois imagino que "perdi" algumas informações nesta primeira leitura. É um livro com muitas camadas e possibilidades. Um livro que fala de livros, de conhecimento e de tantos outros assuntos extraordinários. O ambiente medieval é magistralmente apresentado. Me senti andando pela Abadia, participando de seus ritos, mistérios e tramas. O mais sensacional nesse livro é que mesmo com tantas informações eruditas e partes em latim, pode ser lido, com um pouco de paciência e persistência, por qualquer pessoa. Porém, para quem conhece um pouco dos temas apresentados é simplesmente maravilhoso. Já conhecia a escrita do autor em textos técnicos e estou arrebatada por sua escrita na ficção. Leitura recomendada!

Stuart.bookster 09/03/2022

O Nome da Rosa, de Umberto Eco
Um livro simplesmente sensacional, espetacular, que nos prende e que nos obriga a focar nele, a refletir os debates do livro. Vou enumerar alguns pontos que sem dúvida me chamaram muito a atenção.

Primeiro, a forma como trata a unidade e simetria como algo belo, coisa que foi perdida um pouco durante a Idade Média e recuperada apenas com a leitura dos clássicos gregos no Renascimento, mesmo que o livro se passe em torno de 1300, já fica claro esse lento processo de recuperação de ideais clássicos. Em trechos como os seguintes entende-se o que eu falo:
"A beleza no cosmos não é dada só pela unidade, mas também pela variedade na unidade"
"Pois a arquitetura é dentre todas as artes a que mais ousadamente busca reproduzir em seu ritmo a ordem do universo, que os antigos chamavam de Kosmos, isto é, ornado, enquanto parece um grande animal sobre o qual refulgem a perfeição e a proporção de todos os seus membros."

Segundo, o livro põe o questionamento de para quê serviria toda a sabedoria humana? Para quê ela deveria ser usada? Todos esses questionamentos o próprio livro responde, com colocações que realmente nos obrigam a entender que tudo que a humanidade faz deve ser em prol da preservação da humanidade e sua prolongação, apenas isso.
"o objetivo da sabedoria era também prolongar a vida humana"
"Há uma magia que é obra divina, lá onde a ciência de Deus se manifesta através da ciência do homem, que serve para transformar a natureza, e um de cujos fins é prolongar a vida humana."

Derek 06/03/2022

Um livro centrado no poder dos livros
"O bem de um livro está em ser lido. Um livro é feito de signos que falam de outros signos, os quais por sua vez falam das coisas. Sem um olho que o leia, um livro traz signos que não produzem conceitos, e portanto é mudo."

Não fazia ideia do que se tratava esta história, apenas conhecia sua fama. E foi uma leitura muito prazerosa, uma história investigativa, mas com muitas camadas de interpretação sobre o conhecimento, fé, a "duvidosa" atuação da religião católica no mundo, etc. Tudo isso numa escrita muito bem feita e instigante, com claras referências às histórias sherlockianas (das quais sou fã). Recomendo!

Carol_lp 05/03/2022

"A rosa mantém seu nome original, temos os nomes nus"
Eu ganhei esse livro de presente da minha mãe e posso afirmar que esse é um dos livros com estilo mais diferente que já li.
Eu senti que o começo do livro é meio "parado", o que me desanimou um pouco, tanto que abandonei 3 vezes o livro antes de finalmente pegar firme e acabar.
O livro em si é bom e mostra muito a parte religiosa, como as brigas entre os reis e o papa e entre diferentes vertentes religiosas. Ou seja, foi uma leitura muito interessante e que trouxe diversas informações a respeito da igreja.
O livro me deixou interessada pelo latim pois haviam muitas frases e referências (mas todas as traduções estão no final do livro, então não foi um problema não saber latim).
Esse livro saiu da minha zona de conforto, mas eu gostei bastante. O assassinato e a resolução do mesmo foram escritos de forma excelente, todas as pistas e os questionamentos de Guilherme nos levaram diretamente ao assassino.
Eu gostei muito do livro, mas recomendo ter calma e manter a leitura, pois o desenvolvimento e o final fazem o livro valer totalmente a pena.

Gabriella.Pereira1995 02/03/2022

Pouco acessível ao público geral
Não estava aguentando mais esse livro. Demorei muito para terminar a leitura e foi muito denso e arrastado. Entre os diálogos e filosofias desgastantes e o latim, consegui tirar algum proveito da história.

Tentei começar a leitura de mente aberta mesmo não gostando da premissa do livro e da ambientação da história (não entendo e não me identifico com o catolicismo). Mas não posso negar que tiveram muitas coisas que gostei e aprendi muito sobre esse período histórico tentando entender a narrativa do autor. Sobre o autor, a propósito, fiquei com muita raiva. Ele tem muitos devaneios e suas escolhas (como o próprio uso do latim) tornaram o livro uma obra pouco acessível para o público geral.

Ao menos que você busque um livro para te ajudar a dormir ou goste muito de filosofia e desse período histórico, o filme vale mais a pena do a leitura (apesar de as coisas serem um pouco diferentes).

Maiara 01/03/2022

Denso e brilhante
É até indecente admitir quantos meses levei para finalizar a leitura. O Nome da Rosa não é um livro de fim de semana. É uma obra que te acompanha e te persegue nas suas dúvidas religiosas.
É uma crítica ao catolicismo e ao preciosismo do conhecimento.
Você lê e se sente uma invasora nos segredos da abadia. Fecha a porta e as cortinas como se fizesse parte da investigação.
É escrito sim em uma linguagem, densa, cheia de simbologia e termos bíblicos. Mas não é impossível de se ler.
Pelo contrário, é um convite ao desafio. Ao descobrimento de mistérios e às deduções.
Você se sente amiga de Adso e pupila de Frei Guilherme, atual e brilhante demais para a sua época.
Todo amante de livros com certeza viverá muitas emoções ao se dedicar à essa leitura. Afinal, é um estudo detalhado ler Umberto Eco.
Sinto que Sherlock Holmes e Dante pariram essa história.
É uma vibe completamente nova (particularmente falando).