O Nome da Rosa

O Nome da Rosa Umberto Eco

Resenhas - O Nome da Rosa

Jojo 28/11/2021

Leitura trabalhosa
Há uns anos atrás tentei ler O Nome da Rosa, contudo, não passei das 50 primeiras páginas. São vários fatores intimidadores: os trechos em latim, cuja tradução não está no livro e o próprio leitor deve correr atrás; os conceitos e personagens cristãos, que para mim são desconhecidos, pois não sou religiosa; e o próprio contexto histórico sobre o qual sabia muito pouco.
Este ano, no entanto, decidi que iria lê-lo por completo. Para compreender o contexto e ficar imersa na história, foi fundamental pesquisar e aprender sobre esse período histórico (ano 1327), sobre a ordem franciscana e o sobre as discussões teológicas da época. Foi uma leitura bastante trabalhosa, mas muito recompensadora. Depois das 100 primeiras páginas, percebi que estava totalmente engajada e curiosa para desvendar o mistério na abadia.
O livro intercala a investigação de assassinatos com discussões filosóficas, dois assuntos que, num primeiro momento, não pareciam estar relacionados. Apesar de pausar a investigação (que sempre me deixava mais ansiosa para saber o seu desenrolar), as discussões são muito interessantes. Dentre elas, temos a questão do riso e o qual o seu valor para o homem (Jesus nunca riu?), a questão da pobreza (Jesus vivia na pobreza e assim devem viver seus fiéis?) e a questão do conhecimento como ferramenta para o empoderamento (o saber deve ser divulgado para todos ou deve ser um segredo reservado para poucos?).
Enfim, O Nome da Rosa foi uma leitura desafiadora para mim, mas foi, com certeza, um dos melhores livros que já li.

Mih 24/11/2021

Cuidado, leitor! A próxima página pode ser fatal...
Esse livro é um romance medieval misturado com um Q policial e suspense. A história se passa em mosteiro na Europa, no qual os monges estão morrendo misteriosamente e se faz necessário uma investigação minuciosa. Dotado de política, filosofia e religião, Umberto Eco nos dá a curiosidade de saber mais a cada página. Vale a pena cada página, tirando o latim não traduzido nessa edição, o livro é perfeito!

Aline330 21/11/2021

É um livro com muitas referências, exige bastante, definitivamente não serve pra somente "passar o tempo". Sobre a história em si, os personagens Guilherme e Adso são muito interessantes e os diálogos e debates filosóficos são lindos demais. Gostei muito mesmo.

Renata Rezende 14/11/2021

Um livro muito bonito
Mas cansativo e lento. A história principal é muito interessante, mas a paralela não me fisgou e achei muito cansativo os sermões e debates.

Laura 05/11/2021

Gostei!
Li por indicação da professora de literatura e me surpreendi. Os capítulos finais são os melhores (e mais chocantes), já não sei mais o que é dormir...

Felipe.Goncalves 02/11/2021

Senhor... Que leitura complexa '-'
Acabei de ler esse livro e confesso... Terei que ler de novo kkkkk'
foi a leitura mais densa e complexa que já li, foi uma das melhora experiencias que já tive com esse tipo de narrativa, com textos em latins, em outras linguas todas agregadas no decorrer da historia, é aquele tipo de livro que você vai precisar ler com muuuuita calma pra entender toda a semiotica que o autor quis trazer com essa obra.
No geral amei esse livro ??

Vinicius.Lisieux 28/10/2021

O nome da rosa
Ótima história, porém, não soube lidar com as densas partes descritivas ao longo do livro, o que o torna cansativo de ler por vezes.

Paty 21/10/2021

Demorei pra ler, mas valeu a pena
O Nome da Rosa é um romance histórico, regado por crimes misteriosos e ambientado numa abadia no século XIII.
Achei impressionante como Umberto Eco consegue transportar o leitor para um ambiente medieval e monástico tão rico e verossímil, que é capaz de te fazer esquecer que ele foi escrito há pouco mais de 40 anos.
Admito que não consegui entender 100% das intrigas políticas e religiosas que se desenvolvem ao longo do livro, mas mesmo assim gostei bastante da experiência que tive com ele e pretendo relê-lo no futuro.

E pra completar, lendo os pós-escritos do autor no fim do livro, acho legal destacar que ele relata que as primeiras 100 páginas da história são mais lentas e arrastadas de propósito: é quase como um movimento que obriga o leitor a desacelerar e acompanhar o ritmo da abadia e da realidade de uma outra época, mas também é uma provação para que apenas os leitores realmente comprometidos com história possam ganhar acesso ao território sagrado do monastério. E a sensação de ler essas primeiras páginas é exatamente essa mesmo. Achei muito interessante...

Então, sim, é um livro mais lento, muitas vezes difícil, mas que também sabe recompensar aqueles que toparem o desafio de se embrenhar nos seus mistérios.
Alessander.Oliveira 21/10/2021minha estante
??????????

Octávio 17/10/2021

O nome da rosa
Já tinha assistido o filme algumas vezes, ótimo filme. O livro foi ainda melhor, conseguimos observar o funcionamento da inquisição a corrupção e o excesso de moralismo daqueles que se acham superiores. Sensacional
Fabricy 18/10/2021minha estante
Fiquei com vontade de ler também!!!

alm0fadiinhas 07/10/2021

Aquele que me perdeu mais do que me prendeu
O plot do livro é fantástico, isso é inegável, mas a enrolação toda me desconectou demais da história e me fez levar meses pra ler.

Toda hora o narrador para de contar o que tá acontecendo alí na história e começa a divagar sobre coisas da vida dele que não tem muito a ver com o plot atual alí. Se fosse só uma vez, beleza, mas é toda hora. Essa quebra faz com que se conectar com a história seja muito difícil, ainda mais pra quem já tem dificuldade de se concentrar como eu.

Se não fosse por isso, esse seria um dos melhores livros que já li, porque toda a questão do mistério e investigação envolvendo monges e a biblioteca me deixou bem instigada a ler.

No mais, o livro é uma verdadeira experiência, já que a versão que eu li não tinha tradução dos termos em latim e traduzir eles fez com que eu me sentisse mais dentro da história, como se eu eu também estivesse ali tentando solucionar aquele mistério ao lado dos personagens.

Dem 29/09/2021

Perfeito!
Que maravilha de história! Porque não li antes? A astúcia de Guilherme é impressionante! Um pouco parecido com um certo detetive...
Nem cheguei perto de descobrir quem era o assassino! Tem excelentes diálogos, Umberto Eco não decepcionou! Os textos em latim, não atrapalharam em nada o andamento da história!
Foi uma leitura instigante do começo ao fim! Se vale a pena ler? Sim, vale muita a pena! Nota 10/10

Thiago.Moreira 25/09/2021

Prefácio com o maior spoiler do livro
Parabéns pra editora que me botou um prefácio com o spoiler do assassino, a minha experiência de leitura foi uma bela bosta após isso. Tinha grandes expectativas mas não rolou pra mim. Sem contar que essas passagens em latin e as descrições excessivas enchem o saco. Não sei como consegui finalizar a leitura.

astrphysics2 21/09/2021

um porre
eu estava muito animada quando comecei mas só foi ficando entediante e o final foi de certa forma decepcionante porque por toda a trama se esperava algo a mais

eu lia ele antes de dormir pq aí ficava com sono...

Gabez 14/09/2021

Na biblioteca começa e nela termina.

Um livro excelente para quem gosta de suspense e ainda tem um bônus, para mim, cita alguns eventos e pessoas reais.
O livro gira em torno dos acontecimentos que acontecenceram e continuam a acontecer na abadia após a chegada de nosso narrador, vários suspeitos, vários motivos mas nem sempre o suspeito é o que parece, como disse é um excelente suspense que quando você chega no final pode se ter várias reações, no meu caso fiquei mais surpresa pelo como tudo se desenrola do que pelo motivo.
Mas devo dizer que em alguns momentos o livro pode ser um tanto quanto maçante e nessa versão que li me deixou meio aborrecida por não traduzir nem as frases em latim ou de outras línguas além do italiano.
Porém é um livro que recomendo!

Gabriel 08/09/2021

Que livro. Daqueles que te dão uma febre de leitura incontrolável. Fiquei com vontade de ler os outros do Eco.