O Nome da Rosa

O Nome da Rosa Umberto Eco

Resenhas - O Nome da Rosa

Oliveira 24/08/2010

O Nome da Rosa. Romance de estréia do escritor Umberto Eco. Uma narrativa Policial que conta a história de um noviço e seu mestre que chegam a um Mosteiro da Itália medieval. A morte de sete monges em sete dias desencadei a ação. Uma crônica da vida religiosa e dos movimentos heréticos do século XIV.

Bem passei no total três mêses para ler este livro... a leitura e muito cansativa, o autor e muito detalhista, muitas falas e textos em latim, a história e maravilhosa, amei isto não posso negar, foram três meses mais no fim fiquei triste pois não iria mais ter os personagens tão queridos.

Bem este não e um livro que eu irei recomendar a todos, a pessoa que se interressar digo que tem que gostar muito de ler, pois como disse e cansativo o autor e detalhista e chega a momentos que você cansa e deixa o livro de lado porque o que você está lendo acaba saindo do rumo da história em si. Pórem quando isto acontece apresenta-se ai a história da Igreja Católica e o movimento herético da época.
Quem gostar de Dan Brown assim como eu, este livro possui um tom de Dan mais e muito mais detalhista aonde Dan vai direto ao assunto aqui se fala muito e só depois se continua a trama...
Eu amei, não e um livro ruim pelo contrario e um ótimo livro, mais não e um livro que muitos ainda mais os jovens desta época louca que vivemos iriam gostar de ler (ainda mais os adoradores de Crepúsculo).
PS: O livro e muito melhor que o filme, quem já viu o filme e gostou, leia o livro pois o livro e facinante.

Sapphire.Moon 28/03/2023

Gostei do livro
Achei bem interessante, o narrador é o Adso já idoso, relembrando do passado quando tinha 18 anos, porém, o personagem mais interessante com toda a certeza é o Guilherme com suas suposições e discursos sem fim.
Interessante como se desenrola a trama, apesar de ser um romance policial tem diversos elementos, alguns diálogos que nos fazem refletir um pouco e que não deixam o livro ser tenso o tempo todo. Quanto ao final e ao assassino, não foi grande a surpresa, no meio do livro eu já havia descoberto quem era, mas mesmo assim achei interessante o desfexo final da obra.
Enfim, ótimo livro! Gostei muito dessa edição, muito confortavel de ler, nota 10.

Rita Nunes 18/04/2012

Este livro tem tudo que um bom livro precisa ter. Mistério, suspense, uma excelente ambientação, posicionamento histórico impecável, personagens maravilhosos. Não é à toa que é um doa maiores clássicos do mundo!

Rita 29/05/2012

Muito bom este livro. Misterioso, envolvente, muito suspense. Conta a estória de misteriosos assassinatos ocorridos dentro de um mosteiro e o abade pede ajuda para um frade experiente e astuto para descobrir, uma série de desventuras acontece com o frade e seu assistente até chegar em um final surpreendente. Recomendo a leitura.

André 30/11/2012

Os Porões dos Monastérios
Os Porões dos Monastérios

Os grandes encarcerados eram os saberes e os conhecimentos. A Igreja jogou o breu na Idade Média e confinou as grandes obras do mundo helênico às masmorras. A Terra tinha que ser quadrada, central e com abismos e dragões... Interesses e métodos, ou modus operandi, para manter essa ordem é intrigantemente mostrado em O Nome da Rosa. Tramas de rosários, terços e crimes em nome de Deus. Atual não?

theoflores12 12/02/2023

Um clássico
Uma obra clássica, agora em uma versão lindíssima (se esse livro fosse capa dura eu infartaria de tanta beleza)!
História relativamente simples, mas que te deixa interessado em saber mais sobre os segredos que a biblioteca guarda.
No entanto, a leitura é um pouco difícil. São períodos muito longos, com vários detalhes e palavras difíceis. Não raro você acaba se perdendo no meio dos monólogos. Não a toa eu demorei mais que o dobro do que geralmente demoro para ler um livro.
Não deixe a dificuldade te impedir de ler! É muito bom, escrito por um dos maiores historiadores que se conhece. Para quem, como eu, é apaixonado por idade média, é um prato cheio!

Dionisius 22/03/2023

Um mistério na abadia, recheado de história.
Romance histórico, escrito pelo maior mestre medievalista que já viveu.

Umberto Eco escreve com muita propriedade sobre a Itália do século XIV. Tanto sobre a situação política e religiosa quanto sobre aspectos da vida naqueles tempos. O livro também é carregado de teologia e discussões sobre o pensamento vigente naquela época.

É um ótimo livro para conhecer mais sobre o período, com uma trama bem amarrada à história.

Seu estilo literário é bem douto e por vezes encontrará parágrafos que passam de duas páginas, muito densos e difíceis de se digerir. Em certos momentos a leitura fluia muito bem (principalmente em alguns diálogos) mas em outros (poucos) ela estancava e ficava laboriosa.

Recomendo o livro até mesmo para quem já assistiu o filme (que é ótimo, por sinal), pois o livro mergulha mais profundamente na idade média e nos inúmeros simbolismos lá presentes.

Sobre esta edição específica: a tradução é boa e em momento algum me incomodou. Acho que é uma melhores edições, embora ainda seja ruim. Há uma listagem de trechos em latin que foram traduzidos para o português, mas a lista não é exaustiva.
Por vezes nos deparamos com trechos em latim (até mesmo a última frase do livro!) E não sabemos a tradução deles. Um grande vacilo e que impacta negativamente a leitura.
O mapa da abadia contém várias letras utilizadas para indicar os estabelecimentos, mas a legenda não fala o que é cada letra! Simplesmente, é um mapa com meia legenda.
A nota da revisão contém alguns spoilers sobre um dos personagens, que também não é legal, e poderia ter sido colocada ao final do livro, e não no começo.

Wes Janson 21/06/2016

Imperdível!!!
Umberto Eco se tornou um escritor best-seller desde esse primeiro livro, na verdade um suspense policial ambientado na Idade Média. Tendo inclusive uma versão de Sherlock Holmes, no monge Guilherme de Baskerville, talvez não por coincidência também ingles.
A trama é extremamente inteligente e conta com detalhes o ambiente vivido pela Igreja naqueles conturbados anos onde ainda se vivia sob a sombra da Inquisição.
Na edição que li apenas senti falta de traduções das citações em latim, que são muitas. Mas isso não atrapalhou de forma alguma o prazer em ler.
Livro sensacional, mais ainda para quem ama livros e História!! Se trata de um libelo em prol da sabedoria e do conhecimento disseminados pelos livros ao longo dos séculos.
Matheus_Lago 31/03/2023minha estante
O filme faz justiça ao livro?

Wes Janson 01/04/2023minha estante
Como toda adaptação tem seus problemas, mas é boa e vale a pena sim. Mas hoje, com a minha volta a Igreja Católica, faria outro tipo de resenha...rs...

Matheus_Lago 01/04/2023minha estante
Ja ouvi algo nesse sentido, que na verdade Humberto Eco tinha por objetivo criticar a Idade das Trevas, promovida pela igreja cristã.

Wes Janson 01/04/2023minha estante
Sim, correto, afinal Umberto Eco é um clássico representante da intelectualidade de esquerda. Mas há uma certa honestidade, pois afinal de contas da mesma Igreja vem a pessoa que quer destruir o saber e quem quer salvar.

Alan.Paganelli 28/08/2016

Incrível
Um livro incrível. Desde o começo nos deparamos com a grande percepção de Guilherme e seus conhecimentos ao resolver o enigma do cavalo fujão. Com o passar do livro ficamos cada vez mais angustiados a cada tentativa falha de chegar à uma solução e ficamos imersos em profundas discussões filosóficas, principalmente acerca do riso. O místico entra em cena no imaginário dos monges quando relaciona-se os ocorridos à chegada da Besta. Todos esses fatores juntos e uma grande descrição fiel à história da época, tornam este livro uma das melhores obras de Umberto Eco.

Leticia.Pereira 25/09/2016

Para quem procura um Romance Policial sensacional
O Nome da Rosa, de Umberto Eco, é, sobretudo, um livro que possui diversas camadas sobrepostas e interligadas por um fio narrativo. Pode-se considerar, portanto, que a trama policial é apenas a camada mais superficial e evidente da obra (enredo, contudo, que, por si só, já garante sua excelência). O livro, no entanto, aborda questões históricas, religiosas e filosóficas, dedicando, por vezes, capítulos inteiros a esses assuntos.
O grande mérito de Umberto, contudo, é criar um cenário quase tangível. Ouso até mesmo afirmar que ele nos transporta diretamente para a mente de um homem medieval. O objetivo não é que o leitor julgue estes personagens, mas que consiga compreendê-los a partir de suas vivências.
Livro que entra na lista dos melhores romances policiais que já li.

Marcos Bobco 09/04/2023

Um romance policial sem igual
O nome da rosa é um dos poucos livros que consegue ser um romance histórico, filosófico e policial ao mesmo tempo, sendo excelente em tudo e ainda por cima um sucesso de crítica e de público.
O mistério em si é muito bommm! Amei o clímax, porém, é meio óbvio desde a metade quem é o assassino, ainda assim o final surpreende em algumas coisas.
Na parte de romance histórico, o contexto é muito bem trabalhado, ao ponto de ter me perdido no meio. A mesma coisa acontece com o caráter filosófico do livro. Acredito que u,a releitura seja enriquecedora, não aproveitei tanto do livro quando poderia.
Concluindo, O Nome da Rosa é um romance único, e sua leitura é uma experiência maravilhosa.

Erika Pereira 15/01/2017

Foi difícil
Foi difícil, não só pelo tema, não só pela linguagem foi difícil pela origem. Mas foi maravilhoso.
Cleuzita 16/01/2017minha estante
E por que deu zero estrelas?

Erika Pereira 16/01/2017minha estante
Por Umberto Eco não tem nada a provar. É que sou eu para julgar tal obra, apenas me abstive.

Nessa 06/03/2017

Vida aos póstumos
Eco empreende uma narrativa histórica, relatando antigos acontecimentos de uma abadia na Itália medieval, na forma de 1 pessoa de forma estratégica e cativante. Os acontecimentos da antiga abadia, onde diversos crimes estão a ocorrer, são elucidados pelos olhares do noviço Adso. Dessa forma, Eco nos permite ter acesso apenas as suas ideias, ocultando as descobertas que o seu mestre, Guilherme, fazia com mais facilidade, devido seu intelecto superior, oriundo de mais experiencias devida idade. O caráter de mistério da obra permite a construção de clímax excelentes, onde os ganchos feitos de um capítulo ao outro nos deixa sedento de novas aparições, além de ávidos por mais Umberto Eco.

Bru 10/11/2020

meu favorito da vida.

Uma história que se passa na Idade Média, em 1327, tratando sobre assassinatos e mistérios envolvendo a biblioteca de uma abadia, mas o que me prendeu na narrativa não foi nem a investigação dos crimes, e sim as discussões filosóficas e religiosas presentes na obra.

O local, a época, as passagens em latim, as referências, os diálogos sobre a inquisição, sobre pecado, disputas políticas da igreja, questões sobre conhecimento, liberdade e pobreza, são pontos que Umberto Eco trabalhou muitíssimo bem, inclusive nessa edição, que apresenta alguns textos extras, nós podemos conhecer um pouco de como foi a construção desse clássico da literatura italiana.

É um excelente livro para quem gosta de suspense, mas também para quem gosta de história, filosofia e teologia.

Bruna.Chiappetta 06/04/2021

Prolixo
Criei muita expectativa lendo as resenhas aqui e por ser tão famoso. Acho que o livro poderia ser resumido em 200 páginas, foi cansativo e não prendeu minha atenção em nenhum momento.
Yara Silva 14/05/2021minha estante
Estou lendo no momento e esse é um dos pontos que está me desagradando. Acho que a descrição é muito importante sim porém minha percepção é que nesse livro ela está em excesso,o que torna a leitura arrastada e chata. Mas nao quero desistir.

JoAo.Victor 24/07/2021minha estante
Respeito a sua opinião, mas discordo. Acho que o livro não precisava ser mais resumido. Se fosse mais curto, ficaria muitas pontas soltas por causa da proposta do autor de discutir teologia, filosofia e tantos outros assuntos que a obra aborda tenho como mote uma história policial. E, ao contrário do que aconteceu com você, o livro me prendeu do começo ao fim.

Yara Silva 13/12/2021minha estante
João,terminei o livro depois de meses. E posso dizer que foi uma das leituras mais torturantes que ja fiz. Adorei o tema, adorei o personagem do Guilherme,achei a trama inteligente,porem nao gostei do estilo do autor. Achei triste porque estava com muita expectativa com esse livro,o tema me agrada.Paciencia.